Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de agosto de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM TIAGO 1.17-18

TEXTO: TIAGO 1.17-18

17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. 18 Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas”.

INTRODUÇÃO

Deus é chamado de Pai nas Escrituras, é o Pai supremo, devemos olhar para Ele como o cúmulo da perfeição, Tiago falou que Deus é o Pai das luzes e descreve algumas ações Dele como Pai, vistas a partir do tema a seguir.

TEMA: DEUS, O MAIOR EXEMPLO DE PAI.

1. ELE É A FONTE DE TODO BEM. V.17a

Deus não é autor do pecado (Tg 1.13), assim sendo somente pode vir o que é bom, conforme o texto nos indica isso: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes [...]” (v.17a), vejamos algumas verdades.

a) Ele sendo a fonte de todo bem, podemos pedir a Ele. Leiamos o texto: “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” (Mt 7.11). 1. Pais terrenos são imperfeitos (v.11). 2. Pais terrenos dão boas coisas aos filhos quando lhe pedem (v.11). 3. Deus é o pai celeste de quem crê em Jesus e dará boas coisas, basta pedir (v.11; Jo 1.12).

b) Ele sendo a fonte de todo bem, podemos confiar Nele. Observemos a passagem: “Entrega o teu caminho ao Senhor , confia nele, e o mais ele fará” (Sl 37.5). O texto convida a algumas ações: 1. Entregar tudo a Ele (v.5). 2. Depois de entregar confiar (v.5). 3. Depois de entregar e confiar aguardar o seu agir (v.5).

c) Ele sendo a fonte de todo bem, tudo que recebemos de bom vem Dele. Vejamos o texto: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes [...]” (v.17a). Algumas verdades importantes: 1. Tudo que recebemos de bom são presentes de Deus, pois dadiva indicam isso (v.17). 2. Deus nos dá suas dádivas constantemente (Descendo, gr. katabaion, sempre descendo)

2. ELE É TOTALMENTE IMUTÁVEL. V.17b

O texto continua dizendo que o nosso Deus e Pai não sofre mudanças, vejamos: “[...] em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (v.17b), vejamos algumas verdades.

a) A sua imutabilidade nos preserva. A imutabilidade de Deus é apresentada no seguinte texto: “Porque eu, o Senhor , não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos” (Ml 3.6). Por causa dessa imutabilidade, Deus não nos destrói, mas aceita.

b) A sua imutabilidade nos assegura o cumprimento das suas promessas. Deus é fiel as suas promessas, sua fidelidade não muda, vejamos: “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu” (Js 21.45). Nenhuma promessa de Deus deixará se ser cumprida.

c) A sua imutabilidade garante a segurança da nossa salvação. A Escritura afirma que o Deus nos traz esperança de vida eterna não mente, vejamos; “Na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos” (Tt 1.2). A salvação já foi prometida antes dos tempos eternos por Deus, que não mente e nem muda.

3. ELE NOS REGENEROU PARA A SALVAÇÃO. V.18

A Escritura afirma que o Deus que é nosso Pai nos gerou para termos salvação, vejamos: “Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas” (v.18). Alguns ensinamentos importantes.

a) A regeneração acontece segundo a vontade de Deus. V.18a

A regeneração é Deus agindo na nossa vida e tirando a morte espiritual para uma nova vida, vejamos: “Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou [...]” (v.18a). Não foi o homem que se regenerou, mas Deus que regenera. O Pai nos gerou, conforme sua soberana vontade para salvação.

b) A regeneração acontece pelo contato com a Palavra de Deus. V.18b

A regeneração acontece no contato com a pregação da Escritura, segundo observamos: “[...] ele nos gerou pela palavra da verdade [...]” (v.18b). Deus por seu Espírito nos leva à Escritura (Jo 16.13), sem a Escritura não há salvação. Deus o Pai nos regeneração pelo nosso contato com a Escritura.

c) A generação nos separa para uma vida transformada para melhor. V.18c

O regenerado não deve viver uma vida mediocre e pecaminosa, vejamos: “[...] ele nos gerou [...] para que fôssemos como que primícias das suas criaturas” (v.18c). O termo primícias (Gr. “Aparkên”, primeiros e melhores frutos). Não basta dizer que é cristão, precisa viver o cristianismo com excelência.

CONCLUSÃO

Vimos que Deus é o nosso maior exemplo de Pai. Ele é a fonte de todo o bem, imutavel e nos regenerou para a salvação. Para ser um Filho deste Deus precisamos receber a Jesus como Senhor e Salvador, vejamos: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (Jo 1.12). Receba a Cristo hoje e seja um filho deste Deus.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário