Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM COLOSSENSES 1.15-17 - PARTE 2 (A PRIMAZIA DE CRISTO NA CRIAÇÃO)

TEXTO: COLOSSENSES 1.15-17

ASSUNTO: JESUS, A PRIMAZIA SOBRE TODAS AS COISAS.

TEMA 2: JESUS TEM A PRIMAZIA NA OBRA DA CRIAÇÃO.

INTRODUÇÃO

Além de informar que Jesus tinha a primazia sobre a salvação de pecadores, Paulo também vai revela que Ele a tinha igualmente sobre a criação, conforme observaremos: 15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste” (Cl 1.15-17). Já vimos que Primazia (Gr. “Proteuon”, preferência, preeminência). Ele tem a preeminência sobre as coisas criadas, segundo veremos a seguir.

1. JESUS É A IMAGEM REAL DE DEUS. V.15a

I. Ele é a imagem de Deus. Cl 1.15

O apostólo Paulo vai apresentar Jesus como a imagem real do Deus que não podemos ver, conforme podemos observar: “Este é a imagem do Deus invisível” (v.15a). Para entender isso devemos voltar para o início, pois o primeiro Adão foi criado à imagem de Deus (Gn 1.27), , Cristo o segundo Adão restaura a imagem de Deus no homem (Ef 4.24), foi nosso representante para salvação (Rm 5.17), sendo a imagem de Deus trouxe a revelação real de Deus (Jo 1.18), Ele é superior a toda a criação, pois é a imagem real de Deus.

II. Ele é imagem que é a expressão exata do ser de Deus. Hb 1.3

A Escritura vai afirmar que Jesus é a expressão exata de Deus, vejamos: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas” (Hb 1.3). Jesus é divino, pois é exatamente o ser o Deus (v.3), Ele é igual a Deus (Jo 5.18), Jesus é o Deus verdadeiro (Jo 1.1; I Jo 5.20).

III. Ele é a imagem que Deus coloca nos salvos. Rm 8.29

Todos os homens tiveram a imagem original de Deus manchada, os que recebem a Cristo esta imagem é restaurada neles, vejamos: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8.29). Algumas lições: 1. Os que receberam a Cristo foram por Deus conhecidos e escolhidos na eternidade (v.29a). 2. A imagem de Cristo é reautarada nos salvos (v.29b). 3. Eles se tornam filhos de Deus (v.29c).

2. JESUS OCUPA A MAIOR HONRA NA CRIAÇÃO. V.15b

I. Primogenito não significa que foi o primeiro ser criado, mas que recebeu a maior honra. V.15b

O termo primogênito nesta passagem não pode significar a primeira criatura, pois o contexto imediato indicaque Ele já existia antes da criação, conforme está escrito: Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste” (v.17). Já verificamos que primogenitura neste contexto significa maior honra sobre a criação.

II. Primogenito indica que Jesus tem a preferência sobre tudo e sobre todos.Hb 1.6

As Escrituras também nos indicam que o termo primogênito indica também sua honra sobre tudo, inclusive sobre os anjos, vejamos: “E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem” (Hb 1.6). A Bíblia afirma que os os anjos adoraram (Gr. “Proskyneos”, prestar culto, servir, prostrar-se). Criaturas não podem ser adoradas, somente o criador (Rm 1.25), se Jesus é adorado Ele não é criatura, mas Deus criador (Hb 1.6).

III. Primogênito aponta para a obra da salvação, Nele nos tornamos filhos de Deus. Rm 8.29

O texto aponta Jesus como sendo a razão da nossa adoção como filhos de Deus, vejamos: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8.29). A Bíblia diz que Jesus é o Filho Unigênito de Deus (Jo 3.16), nós fomos adotados como filhos de Deus quando cremos em Jesus (Jo 1.12), Jesus nos quer como seus irmãos. Jesus tem a honra maior na salvação de pecadores, nos tornando seus irmãos.

3. JESUS É O AUTOR DA CRIAÇÃO. V.16

I. Jesus é a fonte de toda a criação. V.16a

A Escritura afirma que Jesus foi o criador, junto ao Pai (Jo 1.2), e com o Espírito Santo (Gn 1.2), aqui Paulo vai nos alertar esta verdade: Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades [...]” (.16a). Jesus é a origem da criação, tudo que existe teve origem Nele, pois Ele é a causa primária de todas as coisas. Nada existe sem que Ele decreta ou permita. Ele deu origem à vida visível e invisível. Jesus é a fonte da criação!!!

II. Jesus é o agente de toda a criação. V.16b

Além de Paulo informar que Jesus é a fonte, também diz que ele é o agente de toda a criação, conforme o texto continua indicando: “[...] Tudo foi criado por meio dele [...]” (v.16b). A origem da criação não foi uma evolução de bilhões de anos, mas as mãos poderosas de Jesus. Ele é quem executou a criação. Ele não é criatura, mas criador!

III. Jesus e sua glória é o alvo de toda a criação. V.16c

O texto continua dizendo que a criação além de ter origem em Jesus, execução por Ele, também tem como alvo a sua glória, vejamos: ” [...] Tudo foi criado por meio dele e para ele” (v.16c). O fim último de tudo que existe é que Ele seja glorificado, conforme Paulo afirma noutra passagem: “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm 11.36). Toda a criação visa glorificar ao Senhor! Você tem glorificado a Ele com a sua vida!

4. JESUS É SUPREMO SOBRE A CRIAÇÃO. V.17

I. Ele preexiste a criação. V.17a

O texto anuncia a verdade bendita de que Jesus é eterno, pois Ele já existia antes de todas as coisas, vejamos: Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste” (v.17). Ele não teve sua origem no nascimento, pois já existia antes de Abraão (Jo 8.58), e antes de toda criação (Cl 1.17), tinha uma glória com o Pai antes que houvesse mundo (Jo 17.5). Jesus é eterno, pois é um com o Pai (Jo 10.30). Ele sempre existiu e sempre existirá (Hb 13.8), pois nunca teve principio de dias e nem terá fim de existência (Hb 7.3)

II. Ele é maior do que toda a criação. V.17b

Sendo antes de toda a criação, Ele também é maior do que toda criação, pois como Criador, Ele existe antes da criação, assim sendo Ele é supremo sobre toda a criação, ou seja, é transcendente, maior e distinto da criação. Jesus está acima de tudo que existe, devido a isto o nome Dele está acima de todo nome (Fp 2.9), sendo maior de tudo quanto existe.

III. Jesus sustenta toda a criação. V.17

A Escritura afirma que além Dele existir antes da criação, sendo maior que toda ela, também a sustenta, conforme o texto diz: ”Nele, tudo subsiste” (v.17)., faz isto da seguinte forma: 1. Sustenta pela palavra do seu poder: “[...] sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder [...]” (Hb 1.3b). 2. Sustenta para que ela se mova e exista: “Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos [...]” (At 17.28a). 3. Sustenta para que seja manifesta a sua glória: Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos” (Ap 5.13).

APLICAÇÃO:

Jesus tem a primazia sobre toda a criação, pois é a imagem real do Deus criador, possui a maior honra (primogenitura) sobre toda a obra criada, é autor e supremo sobre toda a criação. Ele sempre existiu antes da ccriação. Este Senhor que tem a primazia sobre a criação, deve ser louvado e obedecido por todos nós, além disso pode fazer de você uma nova criação para a salvação, como diz: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (II Co 5.17). Desejas ser nova criatura para salvação? renda-se a Cristo hoje!

REFERÊNCIAS

Barclay, William. Filipenses, Colosenses, I e II Tesalonicenses. Buenos Aires: La Aurora, 1973.

Bíblia de Estudos de Genebra. Textos/Notas de Rodapé. 2 Ed. Ampl. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2010.

Hendriksen , William. Colosenses e Filemon. Grand Rapids, 1982.

LOPES, Hernandes Dias. Colossenses: A Suprema Grandeza de Cristo, o cabeça da igreja. 1 Ed. São Paulo: Hagnos, 2008.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário