Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM COLOSSENSES 1.13-14 - PARTE 1 (A PRIMAZIA DE CRISTO NA REDENÇÃO)

TEXTO: COLOSSENSES 1.13-14

ASSUNTO: JESUS, A PRIMAZIA SOBRE TODAS AS COISAS.

TEMA 1: JESUS TEVE A PRIMAZIA NA OBRA DA REDENÇÃO

INTRODUÇÃO:

Jesus tem a primazia (Gr. “Proteuon”, preferência, preeminência), sobre todas as coisas, inclusive sobre a redenção dos pecadores, vejamos: 13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados” (vv.13-14). Jesus pagou o preço para a redenção através do seu sacrificio eficaz feito de uma vez por todas (Hb 10.10), esta obra da salvação que Jesus realizou em nosso lugar nos faz refletir em algumas verdades a partir desses versículos, vejamos a seguir.

1. ELE TROUXE A LIBERTAÇÃO DO IMPERIO DAS TREVAS. V.13

O texto começa falando da libertação que Jesus nos oferece através da sua obra na cruz em nosso lugar, conforme observamos isso no trecho: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (v.13). O termo libertar (Gr. “Eleutheros”, livrar um preso, abrir uma algema, tirar uma cadeia), Império (Gr. “Euxosia”) é um domínio que sobrepuja as pessoas. Jesus traz libertação espiritual sobre as pessoas e sobre esta ação divina podemos aprender algumas lições.

I. O império do mal é uma realidade nua e crua. II Tm 2.25-26

A Escritura afirma que o reino das trevas é real e traz males sobre as pessoas, vejamos: 25 Disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, 26 mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade” (II Tm 2.25-26). Este império traz alguns malefícios, descritos a seguir: 1. Leva as pessoas a se opor ao evangelho (v.25a). 2. Leva as pessoas a não conhecerem a verdade (v.25b). 3. Leva as pessoas à insensatez (v.26a). 4. Leva as pessoas cair cair em laços escravizadores (v.26b). O império das trevas é uma realidade, não brinque com isto!

II. O homem é impotente em si mesmo para se ver livre deste imperio. II Co 4.4

O império das trevas traz uma impotência para que os homens permaneçam longe de Deus, conforme o texto informa: “Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (II Co 4.4). A ação do império das trevas leva o homem sem Cristo à uma impotência quanto as questões espirituais, vejamos: 1) Ele recebe uma cegueira no coração (v.4a). 2) Ele fica incapacitado de entender o evangelho (v.4b). 3) Ele fica impedido de ir à Cristo (v.4c). A ação do mal impede o homem de buscar a deus, tornando-o incapaz de ir a Cristo ou se preparar para isto, somente uma ação de Cristo pode libertar este, assunto visto a seguir.

III. O Senhor é quem nos arranca deste imperio de uma vez por todas. Lc 4.18

Jesus veio a este mundo para desfazer as obras do Diabo (I Jo 3.8), quando Ele discursou na Sinagoga em nazaré, falou esta verdade, vejamos: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos” (Lc 4.18). Algumas verdades que precisamos enfatizar sobre esta libertação: 1. Ela vem pela obra do Espírito Santo (v.18a). 2. Ela vem pela evangelização e pregação do evangelho (v.18b). 3. Ela liberta a pessoa: Tirando as algemas espirituais (v.18c), retira a cegueira espiritual (v.18d), arranca toda a opressão (v.18e). Você deseja ser liberto? Renda-se a Cristo, Ele tem verdadeira libertação!

2. ELE NOS TRANSPORTOU DAS TREVAS PARA O REINO DE CRISTO. V.13

O texto vai nos informar que Jesus nos transportou das trevas para o reino do seu Filho amado, conforme o texto nos orienta: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (v.13). O termo transportar (Gr. “Metestesên”, arrancar pela raiz). Jesus um dia nos tomou, como se fossemos uma arvore e nos tirou pela raiz do reino das trevas e plantou no seu reino, sobre isso veremos algumas verdades.

I. Passamos da morte para a vida em Cristo. Jo 5.24

Jesus falando afirmou que aquele que crê recebe uma recompensa eterna, saindo de um estado de cadáver espiritual para uma nova vida em Cristo, vejamos: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24). Jesus afirma que a conversão é uma passagem de um estado de morte (Gr. Thanatos, separação de Deus), para a vida (Gr. “Zoe”, vida espiritual, eterna, salvação). Os homens sem Cristo estão mortos em pecados (sepoarados de Deus), quando conhecem a Cristo, recebem a vida eterna (salvação).

II. Passamos das trevas para a luz de Cristo. I Pe 2.9

O apóstolo Pedro afirma que quando conhecemos a Cristo nós somos retirados das trevas para luz, segundo está escrito: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (I Pe 2.9). Sair das trevas para a luz é ser liberto do pecado, pois trevas indica pecado (Jo 8.12), luz indica santidade (Fp 2.15). Cristo nos arrancou de uma vez por todas das trevas para a luz!

III. Passamos da condenação para salvação de Cristo. Rm 8.1

Paulo trata sobre um salvo como alguém que saiu de um estado de condenação para salvação, sendo livre da eterna condenação, vejamos: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8.1). O termo condenação vem do grego “Katakrima” e indica sentença condenatória de um juiz, isto é, aqueles que creem em Jesus se livram da sentença condenatória do justo juiz de toda a terra, os que creram em Jesus foram transportados da eterna condenação para eterna salvação (Jo 3.18). Creia!!!

3. ELE TROUXE O PERDÃO COMPLETO DOS NOSSOS PECADOS. V.14

Jesus trouxe o perdão pleno para o seu povo, conforme está registrado: “No qual temos a redenção, a remissão dos pecados” (v.14). Cristo oferece o perdão para todos os que, quebrantados, se voltem para Ele, o perdão dos nossos pecados não está em práticas religiosas como penitências, indulgências ou amuletos sagrados, pelo contrário, não há perdão fora de Cristo, somente seu sangue nos purifica de todo pecado (I Jo 1.7), sobre este perdão podemos observar algumas lições expostas a seguir.

I. Jesus fez a redenção, isto é, pagou a divida do nosso pecado. V.14a.

O termo redenção (Gr. “Apolytrosên”, saldar dívida de um escravo), para entender isso precisamos entender algumas questões: 1. O preço do pecado era impagável para o ser humano: (Sl 49.7-8). 2. Cristo pagou a divida do nosso pecado definitivamente (Cl 2.15). 3. Cristo ao pagar a divida do nosso pecado, nos redimiu da escravidão do pecado (Cl 1.1.14). Cristo pagou a divida da nossa redenção, definitivamente! Aleluia!!!

II. Jesus fez a remissão, ou seja, nos perdoou a dívida. .14b

Paulo também usa outra palavra para se referir ao perdão que Cristo oferece, o termo usado é “remissão” (Gr. “Afesina”, Perdão, liberação de culpa). Ele não apenas nos comprou da esravidão do pecado, mas nos liberou da dívida. A Escritura afirma que Ele nos justificou (Gr. “Dikaiothentes”, absolvido). Ele realizou uma obra de perdão completa.

III. Jesus já fez tudo para remissão, mas precisamos arrepender e converter para receber. At 3.19

Jesus já fez a redenção, isto é, pagou a dívida do nosso pecado, também nos remiu, ou seja, nos liberou da culpa do pecado, porém para tomarmos posse desta benção maravilhosa do perdão precisamos passar pelo arrependimento e conversão, vejamos: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (At 3.19). Arrepedndimento é o reconhecimento do erro, conversão é você voltar para Deus.

APLICAÇÃO: Nós observamos nesta mensagem que Jesus tem a primazia sobre todas as coisas, inclusive sobre a nossa salvação. Sobre este assunto observamos que: Jesus nos trouxe libertação do império das trevas; transportou-me das trevas para luz e; nos concedeu completo perdão de pecados. Se já temos certeza de vida eterna devemos viver em santidade e evangelizar pessoas. Para receber a salvação de modo certo seguro e eterna é preciso se arrepender dos seus pecados e experimentar uma verdadeira conversão, recebendo Jesus como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador. Faça isso agora! 

REFERÊNCIAS

Barclay, William. Filipenses, Colosenses, I e II Tesalonicenses. Buenos Aires: La Aurora, 1973.

Bíblia de Estudos de Genebra. Textos/Notas de Rodapé. 2 Ed. Ampl. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2010.

Hendriksen , William. Colosenses e Filemon. Grand Rapids, 1982.

LOPES, Hernandes Dias. Colossenses: A Suprema Grandeza de Cristo, o cabeça da igreja. 1 Ed. São Paulo: Hagnos, 2008.

 AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário