Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de junho de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM COLOSSENSES 1.9-12

TEXTO: COLOSSENSES 1.9-12

INTRODUÇÃO

O escritor E. M. Bounds no livro poder através da oração diz que a pregação da letra mata, mas a pregação banhada pelo Espírito através da oração traz vida e poder de Deus. Paulo trata nesta seção sobre o poder obtido através da oração, iremos buscar meditarmos neste texto tendo como base o temaa abaixo.

TEMA: VIDA DE ORAÇÃO, VIDA DE PODER!!!

1. O CONTEÚDO DA ORAÇÃO É CONHECER O PODER. V.9

a) O cristão precisa connhecer a vontade de Deus pela oração. V.9

Para nós conhecermos a vontade de Deus, devemos ler as Escrituras, mas também vivermos em oração, isto está indicado na passagem aqui referida: “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual” (v.9). Para conhecermos a vontade de Deus devemos orar, muitos crentes não conhecem a vontade de Deus, fazem a vontade da carne porque não vivem uma vida de oração.

b) O cristão precisa conhecer a plenitude de Deus pela oração. V.9

Deus não quer apenas que o conheçamos, mas que este conhecimento inunde nossa vida de modo que toda nossa vida esteja recheada da sua vontade, vejamos: “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual” (v.9). Paulo para tatar sobre o assunto usa duas palavras “Transbordar” (Gr. “Plerothetes”, ser totalmente preenchido) e Pleno (Gr. “Pleros”, cheio, preenchido), estas duas palavras indicam que toda a vida de um homem ou mulher de oração é totalmente cheia da vontade de Deus.

c) O cristão precisa conhecer o discernimento espiritual pela oração. V.9

As Escrituras nos ensina que uma vida de oração nos leva a ter discernimento espiritual, segundo veremos no texto: “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual” (v.9). Aprendemos aqui algumas lições sobre o discernimento espiritual alcançado pela vida de oração: I. O discernimento espiritual se recebe por uma vida constante de oração (v.9). I. O discernimento espiritual se recebe pela sabedoria dada por Deus (v.9). II. O disccernimento espiritual se recebe quando recebemos entendimento espiritual (v.9). Ore e receba discernimento espiritual dado por Deus.

2. O PROPOSITO DA ORAÇÃO É BUSCAR O PODER. VV.10-11

a) A oração visa adquirirmos poder para viver para Deus. V.10

A passagem nos indica que o poder de Deus que vem sob nós quando oramos nos leva à uma vida próxima do Senhor, vejamos: “A fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus” (v.10). Viver de modo digno do Senhor é viver como aalguém que foi salvo por Ele, é querer sempre fazer a vontade Dele. Viver para o inteiro agrado do Senhor é viver em Cristo, pois todo prazer do Pai está em Jesus (Mt 3.16-17). Viva para Ele, agrade-o!

b) A oração visa poder para produzirmos boas obras. V.10

Além de afirmar que devemos viver para Deus, Paulo também diz que devemos viver uma vida de de boas obras: “A fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus” (v.10). A salvação não é pelas boas obras (Ef 2.9), mas é para as boas obras (Ef 2.10), mas estas obras é Deus que produz nos salvos (Is 26.12). Aqueles que dizem que a salvação é por merecimento estão erraddos, mas os que defendem que os salvos podem viver na pratica do pecado também estão errados, pois os que pertencem a Cristo se apartam da iniquidade (II Tm 2.19).

c) A oração visa poder para crescermos no conhecimento de Deus. V.10

A oração ajuda-nos a ter uma vida de crescimento no conhecimento pessoal com Deus, observemos: “A fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus (v.10). O conhecimento de Deus aqui descrito não é saber sobre Deus, ter informações a respeito do Senhor, mas ter intimidade com Ele. Conhecer a Deus é ter confiança Nele, tendo a convicção que ele está no controle . Um vôo deu turbulência e uma menino disse tranquilo: “Não se preocupem, tudo ficará bem, eu conheço o piloto, ele é meu pai”. O piloto da história é Deus, conheça e confie!

d) A oração visa poder para sermos fortalecidos espiritualmente. V.11

Ainda podemos aprender que a oração nos traz fortaleza espiritual, conforme o texto nos aponta: “Sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria” (v.11). O Senhor é a nossa força, Ele nos orienta a nos fortalecermos Nele e na força do seu poder para vencermos todas as ciladas preparadas pelo maligno. Se você está sem forças, ore que forças virão do céu em seu favor. Não desista, não pare, ore, espere em Deus, fortaleça seu coração em oração. DELE VEM A RESPOSTA!!! ALELUIA!!!

3. O RESULTADO DA ORAÇÃO É VIVER O PODER. VV.11-12

a) Quando vivermos o poder recebemos forças para perseverarmos nas horas dificéis. V.11

A passagem bíblica indica que a oração nos fortalece para perseverarmos nas lutas, vejamos: Sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria” (v.11). A palavra perseverança (Gr. “Hupomonên”, resistência, constância, insistir), isto é, uma vida de oração nos traz o poder para não desistirmos. Quando deixamos de orar, vmos nos deixando levar pelo pecado, quanto mais oramos, uma força vem de Deus e resistimos contra o mundo, carne e diabo.

b) Quando vivermos o poder conseguimos tratar de modo cristão pessoas complicadas. V.11

o poder obtido na oração nos leva para uma vida de paciencia mesmo quaando vivenciamos situações adversas, vejamos: “Sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade com alegria” (v.11). A palavra longanimidade (Gr. “Makrothumia”, paciencia com pessoas complicadas) nos indica que nossa impaciência é gerada pela falta de oração. Quanto menos você ora, mesmo peciente você fica! Ore mais ee receba paciência para ajudar complicadas a se descomplicar.

c) Quando vivemos o poder passamos a ter alegria ultracircunstancial no Senhor. V.11

Paulo era um homem de profunda oração, quaando se converteu a Cristo passou três dias em oação e jejum (At 9.9,11), uma alegria indizivel invadiu seu coração, a ponto de estar preso, mas escrever uma carta aos filipenses de 4 capítulos falando 16 vezes sobre alegria. Esta esta carta aos Colossenses também esccrita da prisão, Paulo atesta que o poder de Deus recebido em oração traz alegria, vejamos: “Sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria (v.11). Quando temos vida de oração, o poder de Cristo inunda nosso coração e nos enche de alegria!!!

d) Quando vivemos o poder olhamos mais para o céu do que para terra. V.12

“Dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.: I. Devemos ser gratos a Deus pela existência do céu: “Dando graças ao Pai [...]” (v.12a). II. Devemos entender que Deus é quem nos prepara para a herança no céu “Dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança [...] (v.12b). III. Precisamos olhar, não para o que o mundo oferece, mas para a herança no céu: “Dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos [...]” (V.12c). IV. Precisamos observar que somente os que abandonam o pecado para viver em santidade é que irão morar no céu: “Dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz” (v.12d).

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem que vida de oração é vida de poder, observamos que: O CONTEÚDO DA ORAÇÃO É CONHECER O PODER: Para Conhecer a vontade, plenitude de Deus, bem como receeber discernimento espiritual. O PROPOSITO DA ORAÇÃO É BUSCAR O PODER: Para viver para Deus, produzir boas obras, crescermos no conhecimento de Deus e recebermos poder espiritual. O RESULTADO DA ORAÇÃO É VIVER O PODER: Para perseverar nas horas dificeis, paciencia para lidar com pessoas difíceis, ter alegria indizível e olhar mais para terra do que para o céu. APLICAÇÃO: Precisamos orar mais para vivermos uma vida de poder, não apenas teoricamente, mas de modo pratico. Se você orar, força vem do céu para você, as situações mais complicadas serão vencidas pela oração. Se você entrou aqui e não tem certeza de vida eterna, faça uma oração sincera entregando-se a Ele e serás aceito. Você quer?

REFERÊNCIAS

Barclay, William. Filipenses, Colosenses, I e II Tesalonicenses. Buenos Aires: Editorial La Aurora, 1973.

Bíblia de Estudos de Genebra. Textos e Notas de Rodapé. 2 Ed. Ampl. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2010.

Hendriksen , William. Colosenses e Filemon. Grand Rapids, 1982.

LOPES, Hernandes Dias. Colossenses: A Suprema Grandeza de Cristo, o cabeça da igreja. 1 Ed. São Paulo: Hagnos, 2008. 

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário