TEXTO: COLOSSENSES 1.1-2
INTRODUÇÃO
O chamado é uma convocação para uma missão, quando o exército chama soldados, eles largam tudo para cumprir sua missão. Paulo escreveu esta carta no ano 60 d. C. para defender a supremacia de Cristo, combater os falsos ensinos e convocar os cristãos para viver na dependencia do Senhor. Ele chama seu povo para realizar a sua missão. Nós iremos tratar sobre este chamado tendo como base o tema exposto a seguir.
TEMA: DEUS TEM UM CHAMADO PARA O SEU POVO
1. O AGENTE DO CHAMADO DE DEUS: HOMENS. V.1
Deus sempre chamou homens ao longo da história, Paulo foi um destes homens que o Senhor chamou da iniquidade para o perdão pela graça, Todo cristão é chamado para frutificar dentro de uma missão, sobre este chamado algumas lições
a) Paulo foi enviado para uma missão apostólica. V.1a
O texto vai informar que Deus fez um chamado para Paulo com uma missão, vejamos: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus [...]” (v.1a). A palavra apóstolo vem do grego “Apostolew” e significa ser enviado para divulgar Cristo Onde Ele ainda não fora conhecido. Não existem apóstolos como ofício da igreja hoje, pois para ser apóstolo precisava ter andado com Jesus literalmente e ser testemunha ocular da ressurreição de Jesus (At 1.15-26). Porém, existe a missão apostólica para toda a igreja anunciar Jesus para que Ele seja conhecido.
b) Paulo foi chamado pelo próprio Deus. V.1b
O texto continua nos informando que o chamado de Paulo aconteceu porque o próprio Deus interviu, observemos: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus [...]” (v.1b). O chamado de Paulo não foi humano em nenhum aspecto, pois o próprio Deus revelou seu Filho ao seu coração (Gl 1.15-16), quando Paulo foi alcançado por Cristo, não foi desobediente ao chamado (At 26.19), Deus interveio e o chamou de modo soberano para salvação e proclamação do evangelho. Todo salvo é chamado para pregar! E aí vai encarar?
c) Paulo foi chamado para trabalhar em equipe. V.1c
Paulo foi chamado e enviado por Deus para levar Cristo para os homens que ainda não o conheciam, tudo isso aconteceu pela vontade de Deus, bem como aprende desde cedo que a vida cristã não é isolada, conforme examinamos: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo” (v.1c). Paulo reconhece que a obra deve ser feita em parceria, pastores precisam de ajuda, crentes precisam de ajuda. Paulo precisou de Timóteo, bem como de outros cooperadores. E você vai ajudar ou apenas assistir?
2. O DESTINO DO CHAMADO: À IGREJA. V.2a
O chamado de Deus para divulgar o evangelho não era apenas pregar e deixar as pessoas entregues às baratas, mas agregar elas em uma comunidade cristã chamada igreja, pois da mesma forma que o pastor não consegue fazer a obra sozinho, o cristão não consegue viver isolado do povo da aliança. Vejamos algumas características que a igreja deve ter.
a) A igreja deve ser conhecida por sua santidade. V.2a
A igreja precisa incentivar os seus membros para que vivam em santidade, segundo a passagem indica: “Aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos [...]” (v.2a). A palavra santo vem do grego Hágion e significa separado e transformado para o uso de Deus. Santo não significa impecável, mas alguém que luta contra o pecado e quando peca se entristece pelo pecado, arrepende-se e retorna ás primeiras obras. Como está sua santidade nas vestes, fala, relacionamentos, motivações? Vigiem santos!!!
b) A igreja deve ser conhecida por sua fidelidade. V.2a
Além de tratar sobre a santidade da igreja, Paulo também trata sobre sua fidelidade, consoante o texto nos informa: “Aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos [...]”. O termo fiéis deriva do grego “Pistóis” e significa “correto com a fé”, isto é, precisamos não apenas crer na verdade das Escrituras, mas viver à verdade da Palavra de Deus. Devemos viver Cristo de tal forma que as pessoas possam vê-lo em nós!
c) A igreja deve ser conhecida por sua irmandade. V.2a
Os integrantes da comunidade cristã devem viver o evangelho de tal forma que se pareçam uma família, pois são chamados irmãos segundo o texto da Escritura nos apresenta: “Aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos [...]”. A palavra irmão é oriunda do grego “adelfos” e tem um sentido de irmão de sangue, isto é, a igreja é uma familia. Quando você fica fomentando contendas nos bastidores contra a igreja, contra o pastor, falando mal da sua igreja para pessoas de fora, você demonstra que não está agindo como crente e precisa se consertar urgentemente!
d) A igreja deve ser conhecida por sua acessibilidade. V.2a
A igreja precisa ser acessível, isto é, chegar às cidades onde estão as pessoas, consoante o texto sagrado infirma: “Aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos [...]”. A igreja precisa chegar às cidades, nações, tribos, línguas não alcançadas, devido a isto, precisamos concentrar esforços para chegar onde Cristo ainda não foi anunciado. Há muitos lugares que ainda não foram alcançados. A IPB investe mais de 54% da arrecadação em missões e evangelização, quando você não contribui com seu dízimo e oferta está dificultando a igreja chegar mais longe e levar o acesso ao evangelho aos que ainda não conhecem a Cristo!
3. O RESULTADO DO CHAMADO: PREGAÇÃO FIEL DO EVANGELHO. V.2bc
O resultado do chamado de Deus na vida do homem é que este, além de salvo, vai pregar o evangelho que está exposto nas Escrituras, Ele não vai falar daquilo que pensa, mas da Escritura, sobre o evangelho que deve ser pregado pela igreja, veremos algumas lições expostas a seguir.
a) O evangelho exalta a graça de Deus. V.2b
Observemos que na saudação de Paulo, ele utiliza primeiramente a Graça e depois a paz, pois o evangelho exalta a salvação pela graça, vejamos: “[...] graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai”. Tudo que acontece na vida do cristão desde a salvação (Ef 2.8), santificação (Hb 10.14) e até a perseverança (Jd v.1,24) é um fruto da graça de Deus. Se nós dependéssemos pelo menos um segundo de nós mesmos estaríamos perdidos, mas dependemos da graça e misericórdia de Deus (Rm 9.16).
b) O evangelho resulta na verdadeira paz. V.2b
O verdadeiro evangelho traz a verdadeira paz para a vida de quem é alcançado por ele, “[...] graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai”. A palavra paz é derivada do grego “Eirene” e significa satisfação plena, bem-estar total, ainda conciliação entre partes em desarmonia. O evangelho nos trouxe a paz, pois satisfez totalmente nosso coração com a presença de Cristo e também nos reconciliou com Deus quando éramos seus inimigos. Que benção é ter a paz do evangelho de Cristo!
c) O verdadeiro evangelho centraliza Deus. V.2c
O evangelho centraliza Deus como o centro, não os prazeres e caprichos humanos, devido a isto podemos observar o que Paulo disse: “[...] graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai”. A salvação teve início em Deus, pois Ele já planejou ela antes dos tempos eternos (I Pe 1.20), também executou na história por meio da obra do seu Filho na cruz derramando seu sangue na Cruz (I Pe 1.2), e Ele aplica esta salvação através do Espírito Santo que nos santifica (II Ts 2.13). As orações, músicas, pregações, leituras no culto devem centralizar Deus. Quando uma igreja precisa ter dia profético, dia de libertação, dia do Espírito Santo, dia da prosperidade, é porque falta evangelho! O evangelho centraliza Deus e não o homem!!!
CONCLUSÃO:
Vimos nesta mensagem que Deus chama homens para seu serviço, os homens chamados devem edificar a igreja e também pregar fielmente o evangelho. A nossa maior missão é servir a Deus seja no culto (independente se eu estiver na liturgia ou nao) bem como na evangelização de pessoas. Servindo ao Senhor no chamado, precisamos pregar o evangelho conforme apontam as Escrituras. Você tem servido ao Senhor neste chamado? Algo que precisamos ainda informar é que o primeiro chamado que Deus tem para nós é para salvação, assim sendo você e eu precisamos ter certeza da nossa salvação. Você já tem? Se sua resposta é positiva, então adore a Deus e evangelize. Porém, se sua resposta for negativa ainda hoje se renda a Cristo!
REFERÊNCIAS
Barclay, William. Filipenses, Colosenses, I e II Tesalonicenses. Buenos Aires: Editorial La Aurora, 1973.
Bíblia de Estudos de Genebra. Textos e Notas de Rodapé. 2 Ed. Ampl. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2010.
Hendriksen , William. Colosenses e Filemon. Grand Rapids, 1982.
LOPES, Hernandes Dias. Colossenses: A Suprema Grandeza de Cristo, o cabeça da igreja. 1 Ed. São Paulo: Hagnos, 2008.
AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário