Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de junho de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM COLOSSENSES 1.3-8

TEXTO: COLOSSENSES 1.3-8

INTRODUÇÃO

Paulo escreveu esta carta para combater um falso evangelho, que era uma mistura de gnosticismo com judaísmo, pois eles exigiam obediência as leis cerimoniais para ser salvo e ao mesmo tempo cultuavam anjos, baseando-se em visões (Cl 2.18), Paulo então combate o judaísmo apresentando todas as leis mosaicas como sombras de Cristo (Cl 2.16-17), bem como apresenta Jesus como superior a todos. Sobre o evangelho de Cristo pregado por Paulo extraíremos algumas lições baseados no tema abaixo.

TEMA: O EVANGELHO DE NOSSO SENHOR CRISTO.

1. O EVANGELHO REQUER VIDA DE ORAÇÃO. V.3

a) A nossa oração deve vir acompanhada sempre de gratidão. V.3

Paulo tratando sobre oração nos informa que quando orarmos não devemos apenas pedir, mas agradecer ao Senhor, conforme está escrito: “Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós” (v.3). A gratidão deve estar presente na vida do cristão, pois muitos de nós temos uma lista de pedidos enorme, mas quando recebemos os pedidos que fizemos, sequer lembramos de agradecer, sejamos gratos!

b) A nossa oração deve ser feita a Deus Pai na autoridade do nome de Jesus. V.3

Além de falar sobre sobre a gratidão que devemos ter ao buscarmos a Deus em oração, também vemos Paulo falando a quem devemos orar (Deus Pai), e a autoridade da oração (o nome de Jesus), vejamos: Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós” (v.3). A oração não deve ser feita aos santos, anjos ou qualquer outro ser, mas somente a Deus, a autoridade por meio da qual nossa oração é respondida é Jesus , Ele é mediador (I Tm 2.5), intercesssor (Rm 8.34), meio de buscar (Jo 14.6).

c) A nossa oração deve ser feita também pelos outros e não apenas por nós mesmos. V.3

A oração além de ser feita com gratidão, a Deus e na autoridade de Jesus, deve ser feita sem egoísmo, isto é, ao levantarmos nossa voz a Deus em oração, devemos orar também pelos outros e não apenas pensando no nosso próprio umbigo, vejamos: “Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós (v.3). Quando formos orar precisamos colocar as necessidades alheias nas orações.

2. O EVANGELHO EXIGE FÉ DE PARTE DO CRISTÃO. V.4

a) A fé do cristão deve ser evidenciada por outras pessoas. V.4a

As Escrituras afirmam que a fé daqueles irmãos era tão real que as pessoas davam notícias dela, vejamos: Desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos” (v.4). A sua fé deve ser tão real que as pessoas ao se aproximar de ti, compartilhem da grandeza de Deus através da sua fé. Sua fé pode apresentar Cristo às pessoas de modo evidente e poderoso!

b) A fé do cristão precisa ser depositada em Jesus. V.4b

A fé do cristão não deve ser depositada nos santos, anjos ou qualquer outro ser, mas somente na pessoa bendita de Jesus, segundo está registrado: “Desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos” (v.4). A fé do cristão somente é válida se for depositada em Jesus, pois Ele é o autor e consumador da nossa fé (Hb 12.2), assim sendo, não faz sentido depositar sua fé em outras pessoas, mas somente Nele!

c) A fé do cristão deve ser demonstrada através do amor. V.4b

A fé cristã somente será levada a sério pelas pessoas se ela for demonstrada através de uma vida de amor aos nossos irmãos, vejamos: “Desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos” (v.4). Muitos cristãos dizem ter fé, mas falta amor pelas pessoas, A Palavra de Deus afirma que aquele que não ama seu irmão a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê (I Jo 4.20). Fé se expressa com amor a Deus e ao próximo!

3. O EVANGELHO TRAZ ESPERANÇA ESCATOLÓGICA PARA O CRISTÃO. V.5

a) A esperança do cristão não é ilusória, mas real. I Tm 1.1

A Escritura afirma que Cristo é a nossa única esperança, conforme está escrito: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança” (I Tm 1.1). A única esperança para o cristão é Cristo, esta esperança é real, pois Cristo está vivo, sendo real em nosso viver, então precisamos depositar somente Nele nossa esperança.

b) A esperança do cristão não está na terra, mas no céu. V.5a

A esperança do cristão não se encontra nesta terra, mas no céu, conforme o texto nos indica: “Por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho” (v.5a). A esperança (Gr. “Elpida, espera confiante) do cristão não está depositada nos governantes terrenos, forcas humanas, mas no Senhor Jesus e o alvo da esperança cristã é o céu, isto é, não devemos nos embaracar com as coisas daqui, mas aguardar o céu! A palavra preservada (Gr. Apokeimenên, guardada segura).

c) A esperança do cristão veio por causa da pregação fiel da Escritura. V.5b

A pregação do evangelho deve trazer esperança para o ser humano, conforme podemos examinar na passagem: “Por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho” (v.5b). A Escritura sendo pregada na sua fidelidade gera fé, pois a fé vem pelo ouvir a pregação da Palavra (Rm 10.17). é preciso informar que existe salvação para quem crê em Jesus e condenação para os que rejeitam Jesus (Jo 3.18). Devemos pregar a verdade bendita do evangelho, mesmo que desagrade alguns!

4. O EVANGELHO PRECISA SER CONHECIDO PELO MUNDO. V.6-8

a) A pregação do evangelho deve ser feita por honens que entenderam a graça. V.6

Homens que reconheceram que nada podiam fazer pela sua salvação, mas a receberam de graça, pregaram: “Que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade” (v.6). Algumas lições importantes: I. Antes de pregar para outros o evangelho precisa ter chegado em mim (v.6a). II. O evangelho vai se espalhar por todo o mundo por meio dos convertidos (v.6b). III. O evangelho vai ao coração do pecador que faz entender que tudo foi pela graça (v.6c). Você já entendeu a graça? Pregue!

b) A pregação do evangelho deve ser feita por homens que são fíéis. V.7

Paulo cita um irmão chamado Epafras, seu cooperador que era um pregador do evangelho, vejamos: “Segundo fostes instruídos por Epafras, nosso amado conservo e, quanto a vós outros, fiel ministro de Cristo” (v.7). Aqui aprendemos sobre a pregação do fiel Epafras: I. Ela instruía os homens na Palavra. Instruir (Gr. Emathete”, Discipular). (v.7a). II. Estava sob a supervisao de um tutor, pois é um conservo (Gr. Syndoulos, Servo de servo). III. Era ministro de Cristo, pregava somente o que Cristo ordenara. Ministro (Gr. Diakonos, serviçal). Sejamos pregadores fieis do evangelho.

c) A pregação do evangelho deve ser feita por homens para gerar amor nos que crêem. V.8

A Escritura nos afirma que toda a vida cristã se resume no amor (v.8). Sobre este amor veremos algumas lições: I. O amor deve ser demonstrado a Deus sobre tudo: Respondeu-lhe Jesus: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mt 22.37). II. O amor deve ser também dado ao próximo como a si mesmo: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.39). III. O amor somente pode ser gerado pelo Espírito Santo: “O qual também nos relatou do vosso amor no Espírito” (v.8; Rm 5.5).

CONCLUSÃO

Esta mensagem trouxe algumas verdades sobre o evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo, observamos que: O evangelho requer vida de oração, exige fé do homem, traz esperança escatológica para o cristão e precisa ser conhecido pelo mundo. Aplicação: É impossivel um cristão viver sem uma vida de oração, se você não ora, precisa rever a sua fé. O evangelho traz a exigência da fé sendo assim. ninguém será salvo sem depositar sua fé em Cristo. Há uma esperança segura para o homem que deposita sua fé em Cristo, você já fez isso? Precisamos fazer que o evangelho seja conhecido pelo mundo pela pregação fiel da Escritura. Você precisa receber a Jesus depositando Nele sua fé para ter certeza de vida eterna, quer fazer isso agora?

REFERÊNCIAS

Barclay, William. Filipenses, Colosenses, I e II Tesalonicenses. Buenos Aires: Editorial La Aurora, 1973.

Bíblia de Estudos de Genebra. Textos e Notas de Rodapé. 2 Ed. Ampl. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2010.

Hendriksen , William. Colosenses e Filemon. Grand Rapids, 1982.

LOPES, Hernandes Dias. Colossenses: A Suprema Grandeza de Cristo, o cabeça da igreja. 1 Ed. São Paulo: Hagnos, 2008. 

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário