Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM COLOSSENSES 1.18-23 - PARTE 4 (A PRIMAZIA DE CRISTO SOBRE A MORTE)

TEXTO: COLOSSENSES 1.18-23

ASSUNTO: JESUS, A PRIMAZIA SOBRE TODAS AS COISAS.

TEMA 4: CRISTO TEM A PRIMAZIA SOBRE A MORTE

INTRODUÇÃO:

A palavra primazia (Gr. “Proteuon”: preeminência, prioridade, supremacia), vimos que Cristo tem a primazia sobre a obra da salvação (vv.13-14), criação (vv.15-17), igreja (vv.18-19), a partir deste insttante veremos que Cristo tem a supremacia sobre a própria morte, conforme observamos: 18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, 19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude”. (vv.18-19). Algumas lições lições

1. ELE VENCEU A MORTE DE UMA VEZ POR TODAS. V.18a

A passagem afirma sobre a supremacia de Cristo sobre a morte da seguinte forma: 18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia” (v.18). O texto nos aponta o termo primogênito, dentre os mortos para indicar a sua vitória sobre a morte, indica que Ele não morreria, mas estaria vivo para todo o sempre. Algumas verdades expostas:

I. Ele venceu a morte para sempre porque a morte não é paréa para Ele.

Pedro trata sobre a sobre a ressurreição de Cristo como uma vitória definitiva, vejamos: “Ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela” (At 2.24). Algumas implicações importantes: 1. Cristo rompeu os grilhões da morte, isto é, quebrou as suas cordas (Gr. Lysas) (v.24a). 2. A vitória de Cristo sobre a morte implicava que a morte não podia detê-lo, não era paréa para Ele (V.24b). Ele é maior que a morte, por isso está VIVO!

II. Ele venceu a morte de uma vez por todas e trará os mortos á vida novamente.

Por causa da ressurreição de Cristo a nossa ressurreição futura está garantida: “Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda” (I Co 15.23). O cristão não teme a morte, pois a ressurreição de Cristo garante que nossos corpos danificaddos pelos efeitos do tempo um dia será glorificado (Fp 3.20-21), a ressurreição de Cristo nos traz esperança até mesmo em face da morte, pois venceu a morte, também a venceremos e diremos: “Onde está ó morte, a tua vitória!” (I Co 15.55).

III. Ele venceu a morte de uma vez por todas para garantir nossa eterna salvação.

A vitória de Cristo sobre a morte garante a nossa salvação de forma segura para sempre, vejamos: “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.25). Aprendemos que: 1. Cristo venceu a morte para nos salvar totalmente (v.25a); 2. Cristo venceu a morte para nossa ponte ao céu (v.25b), 3. Cristo venceu a morte para ser nosso intercessor vivo, constante e e ficaz (v.25c). A ressurreição de Cristo garante que nossa salvação está segura para sempre!

2. ELE POR VENCER A MORTE TEM A PRIMAZIA. V.18b

Cristo por sua vitória sobre a morte é supremo sobre todas as coisas, conforme observamos: “Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia” (v.18). Vejamos o que a Escrutura fala sobre esta primzia de cristo sobre tudo.

I. Ele tem a primazia sobre tudo porque sempre existiu. Jo 1.15

A passagem imdica que Cristo é superior a tudo porque Ele sempre exsitiu, conforme nos ensina João Batista: “João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim” (Jo 1.15). A passagem aqui somente pode indicar a eternidade de Jesus, pois humanamente João veio antes de Jesus seis meses (), o texto está então indicando que Jesus é preexistente, isto é, existe antes de todas as coisas (Cl 1.17).

II. Cristo tem a primazia sobre tudo porque Ele está vivo para sempre.

O que indica a primazia de cristo sobre tudo seria visto através da sua ressurreição, comforme podemos observar: “Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia” (v.18). Cristo ao ressuscitar estava nos apresentando a sua supremacia sobre tudo que existe, até mesmo sobre a morte e o inferno (Ap 1.17-18). Quão grande é Jesus! Magnifico Ele é!

III. Cristo tem a primazia porque Ele é Deus pleno. v.19; Cl 2.9

tendo a primazia (supremacia) sobre todas as coisas, Jesus possui a plenitude, vejamos: “Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude” (v.19). Jesus tem em si toda a plenitude da divindade, pois Ele é Deus, observemos: “Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade” (Cl 2.9). Jesus tem toda a plenitude, assim sendo somente Ele pode satisfazer o vazio da nossa alma e nos conceder alegria, salvação e prazer espiritual. Como é bom conhecer a Jesus! Maravilhoso é sentir sua presença e plenitude!

3. ELE POR VENCER A MORTE NOS RECONCLIOU COM DEUS. VV.20-23

Jesus por causa da sua supremacia sobre a morte trouxe a nossa reconciliação com Deus de modo perfeito, vejamos algumas lições a este respeito.

I. A fonte da reconciliação é Deus. v.20

O texto lido nos ensina que Deus, e não o homem, é a fonte da reconciliação, vejamos: “E que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus (Cl 1.20). I. O homem estava separado de Deus precisando de reconcliação (v.20). II. O homem não tomou a iniciativa da reconcliaçao e sim Deus (v.20). III. O homem foi reconcliado com Deus tendo como base o sangue de Cristo (v.20).

II. O alcance da reconcliação é extensa. VV.20-21

A passagem bíblica nos indica que a obra da reconciliação é extensa, vejamos: 20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. 21 E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas’ (Cl 1.20-21). 1. A reconciliação de Cristo tem poder para alcançar o mundo inteiro (V.20). 2. Alcança de modo eficaz oee pecadores perdidos alançados pelo evangelho (v.21). 3. Alcança os céus e a terra (v.20), reconciliando a humanidade com Deus (II Co 5.17-21), a criação (Rm 8.18-21), vencendo o poder do mal (Cl 2.15; Jd v.6).

III. O resultado da reconciliação é benéfico. VV.20,22

A reconciliação que Cristo nos trouxe por sua morte e ressurreição traz benefícios para aqueles que são alcançados, vejamos: 20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. 22 Agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis” (Cl 1.20,22). Os benefícios que a reconciliação com Deus nos trouxe foram os seguintes: 1. Traz paz com Deus quanto os pecados do passado (v.20). 2. Traz a certeza de salvação agora no presente (v.22a). 3. Nos pferece esperança para o futuro (v.22b). Cristo ao nos reconcliar com Deus nos oferece certeza de salvação agora e no futuro. Você já tem certeza da sua salvação?

IV. A reconcliação é evidenciada na nossa vida. V.23

A reconciliação é algo que Deus realiza no coração, mas pode ser evidenciada através de uma vida prática, segundo podemos observar: “Se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro” (Cl 1.23). Vejamos as evidências: I. Através de uma fé firme (v.23a). II. Tendo uma vida constante no evangelho (v.23b). III. Deve ser pregado para outros pelos reconciliados (v.23c).

APLICAÇÃO:

Cristo tem a supremacia sobre a morte. Pois Ele venceu a morte de uma vez por todas, por causa dessa vitória sobre a morte Ele tem a primazia sobre tudo e por causa da sua morte nos reconciliou com Deus. Cristo está vivo, assim sendo sua vida faz sentido e seu culto deve ser vivo e empolgante, divulgue este evangelho com alegria e fervor, pois O nosso Jesus está VIVO!!! Se você ainda não tem certeza de vida eterna, o Cristo que venceu a morte para todo o sempre te oferece salvação eterna ainda hoje, basta você crê e se entregar a Jesus recebendo-o como o seu Único e Suficiente Senhor e Salvador. Quer fazer isso hoje?

REFERÊNCIAS

Barclay, William. Filipenses, Colosenses, I e II Tesalonicenses. Buenos Aires: La Aurora, 1973.

Bíblia de Estudos de Genebra. Textos/Notas de Rodapé. 2 Ed. Ampl. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2010.

Hendriksen , William. Colosenses e Filemon. Grand Rapids, 1982.

LOPES, Hernandes Dias. Colossenses: A Suprema Grandeza de Cristo, o cabeça da igreja. 1 Ed. São Paulo: Hagnos, 2008.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário