Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM COLOSSENSES 1.18-20 - PARTE 3 (A PRIMAZIA DE CRISTO NA IGREJA)

TEXTO: COLOSSENSES 1.18-20

ASSUNTO: JESUS, A PRIMAZIA SOBRE TODAS AS COISAS.

TEMA 3: JESUS TEM A PRIMAZIA SOBRE A IGREJA.

INTRODUÇÃO

Paulo vai nos informar sobre a primazia de Cristo sobre a salvação de pecadores, na criação do universo, e agora ele vai dizer que Cristo também é a primazia sobre a igreja, conforme observamos: 18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, 19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude 20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. (vv.18-20). Sobre este assunto iremos observar algumas lições importantes que serão expostas a seguir.

1. JESUS É A CABEÇA DA IGREJA. V.18,19

O texto afirma que Jesus é o cabeça da igreja, conforme está registrado, segundo observamos:”Ele é a cabeça do corpo, da igreja” (v.18a). Ao afirmar que Cristo é o cabeça da igreja, Paulo usou a palavra grega “Kephalê” que indica origem, chefia e sustento, iremos observar algumas lições sobre o assunto a seguir.

I. Como cabeça Ele é a origem da igreja. V.18; At 4.11

A Igreja tem origem em Cristo que é o seu fundamento e a sua Pedra fundamental, segundo a passagem indica: “Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular” (At 4.11). Jesus como o cabeça da igreja é também seu fundador, assim sendo estamos diante de uma verdade que precisa ser falada, a igreja não teve origem em outra pessoa, senão em Cristo que é seu cabeça e supremo.

II. Como cabeça Cristo é chefe da igreja. Ef 5.24

A Escritura também vai nos informar que Jesus como cabeça é o chefe da igreja, pois, a igreja deve ser submissa a Ele, conforme observamos: “Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido” (Ef 5.24). A Escritura afirma que Jesus é o cabeça da igreja, esta deve ser sujeita a Ele, então, Cristo ser cabeça da igreja indica que Ele é quem tem o direito de mandar na igreja e esta deve lhe obedecer. A Igreja não tem dono ou fundamento humano, pois somente Jesus é.

III. Como cabeça Cristo sustenta a igreja. Ef 5.29-30

A Escritura também afirma que Jesus como cabeça é que supre as necessidades da igreja, segundo observamos: 29 Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; 30 porque somos membros do seu corpo” (Ef 5.29-30). O texto nos indica algumas verdades sobre o sustento de Cristo pela igreja: I. Sustento emocional - Ao invés de ódio, amor (v.29a). I. Sustento do alimento espiritual (v.29b) - Bíblia, oração e consagração. III. Sustento de cuidado (v.29c) - guia, guarda. IV. Sustento dos membros no corpo (v.30) - Ele incorpora pessoas no corpo e as mantém no corpo.

IV. Como cabeça, Cristo traz sua plenitude para igreja. V.19

Paulo descreve que Jesus possui toda a plenitude, seegundo está escrito: “Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude (v.19). Tendo a plenitude, o Senhor está disposto para trazê-la para sua igreja, assim sendo Cristo como cabeça da igreja tem o prazer de encher sua igreja de modo pleno, nada pode preencher nosso ser até nos deixar plenos, somente Jesus Cristo.

2. CRISTO É A FONTE DE ONDE SE ORIGINA A IGREJA. V.18a

Paulo nos informa que Cristo é o principio da Igreja, segundo está registrado: 18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio [...] 20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus” (Cl 1.18a,20). Sobre esta origem da igreja, podemos examinar algumas lições.

I. A origem da igreja é o plano eterno em Cristo. I Pe 1.2

O texto bíblico nos traz a verdade de que a igreja já estava nos planos eternos de Deus, segundo podemos observar: “Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas” (I Pe 1.2). A igreja foi eleita por Deus antes da eternidade, esta eleição teve como causa o amor de Deus e não as qualificaçoes humanas (Dt 7.7,8), pela graça e não pelas obras (Rm 11.5-6). Desde toda a eternidade (Ef 1.4-5), Deus já escolheu os membros da igreja (I Co 12.27).

II. A origem da igreja tem como fundamento a obra de Cristo na história.

O texto lido da primeira carta de Pedro capítulo 1 e versículo 2 nos indica que a origem da Igreja tem como firme fundamento a obra de Cristo, segundo podemos observar: “Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas” (I Pe 1.2). A obra de Cristo fundamenta e sustenta a Igreja.

III. A origem da igreja tem como prosseguimento a obra do Espírito Santo.

A Igreja tem seu progresso na obra de santificação do Espírito Santo, segundo a Bíblia relata: “Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas” (I Pe 1.2). A Escritura afirma que o Espírito Santo é quem aplica esta obra salvadora através da santificação. A base e fonte de onde vem tudo isso é Cristo!

3. CRISTO É O RESGATADOR DA IGREJA. V.20

Cristo tem a primazia sobre a Igreja porque é seu resgatador, o versículo a seguir nos indica esta verdade: “e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus” (v.20). Sobre esta verdade observamos algumas lições importantes.

I. Cristo resgatou a Igreja pelo seu sangue. V.20

O apóstolo Paulo nos informa que Cristo ao derramar o seu sangue na cruz, consoante o texto nos indica: “e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus” (v.20). Algumas lições importantes: a) O resgate de Cristo na cruz nos traz a paz que precisamos (v,20a). b) O resgate de Cristo na cruz reconciliou o céu e a terra (v.20b). Não há resgate sem Cristo, somente Ele pode resgatar a humanidade e unir céu e terra.

II. Cristo resgatou a Igreja de maneira eterna. Hb 9.12

A Escritura vai nos informar que que o resgate que Cristo fez por nós é eterno, sobre isto podemos observar: “Não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção” (Hb 9.12). Este resgate se deu da seguinte: a) Não foi por sacrificios paliativos, mas pelo sangue de Cristo(v.9a). b) Já está plenamente realizado, pois Cristo entrou no Santo dos Santos, lugar último da presença de Deus (v.9b). c) Cristo já realizou a redenção de forma definitiva e eterna (v.9c).

III. Cristo resgatou a Igreja da maldição da Lei. Gl 3.13

Pela sua morte na cruz, Jesus resgatou a Igreja “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro )”. Cristo assumiu a nossa maldição, para que nós recebésemos as bênçãos espirituais da aliança, dentre estas a redenção eterna.

APLICAÇÃO:

Cristo tem a primazia sobre todas as coisas, inclusive sobre a igreja, aprendemos que Cristo é o cabeça da Igreja; a onte de onde origina a igreja e; resgatou a Igreja. A maior honra na igreja é de Cristo, pois somente Ele tem a primazia, devemos honrá-lo com uma vida de meditação nas Escrituras, oração, anunciando sua grandeza. Para fazer parte do povo de Deus, necessitas receber a Jesus como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador, receberás certeza de vida eterna, fazendo parte do povo sob o dominio de Cristo. Você quer?

REFERÊNCIAS

Barclay, William. Filipenses, Colosenses, I e II Tesalonicenses. Buenos Aires: La Aurora, 1973.

Bíblia de Estudos de Genebra. Textos/Notas de Rodapé. 2 Ed. Ampl. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2010.

Hendriksen , William. Colosenses e Filemon. Grand Rapids, 1982.

LOPES, Hernandes Dias. Colossenses: A Suprema Grandeza de Cristo, o cabeça da igreja. 1 Ed. São Paulo: Hagnos, 2008.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário