Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I TESSALONICENSES 1.3-5

TEXTO: I TESSALONICENSES 1.3-5

INTRODUÇÃO

Paulo escreveu esta carta entre 50 - 51 a. D. A mensagem anterior tratou sobre a carta orientando a igreja que Deus usa homens, fala à igreja e nos convida a ter uma vida de oração. A atual mensagem traz Paulo descrevendo a igreja, e esta descrição será aqui dirimida tendo como base o tema exposto a seguir.

TEMA: UMA CARTA PARA DESCREVER A IGREJA

1. UMA IGREJA COM UM TESTEMUNHO FORTE. V.3

A Palavra de Deus fala do testemunho desta igreja de uma maneira muito importante, conforme observamos: “Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo” (v.3). Vejamos algumas lições importantes.

A. Ela tinha uma fé operosa. v.3a

Paulo recebia acusações de defender uma fé que abria frouxidão para uma vida de pecado, ele afirma que a fé nos leva à ação (Gr. “Ergou”, ação, labor), vejamos: “Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé” (v.3a). A fé é acompanhada de uma vida de boas obras (Ef 2.10), as obras não causam a fé, elas mostram a fé (Tg 2.18), pois a salvação não é pelas obras, mas para uma vida de boas obras, Deus faz as obras em nós (Is 26.12; Fp 2.13). A fé da igreja de Tessalonica era operosa!

B. Ela tinha um amor abnegado. v.3b

Aquela igreja tinha uma dedicação no amor ao Senhor e a sua obra, conforme o texto nos indica: “Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai [...] da abnegação do vosso amor [...]” (V.3b). O termo abnegado (Gr. “Kopou”, serviço dedicado a outros). este termo indica alguém que renuncia às benesses para si em favor de algo ou alguém, no caso aqui em favor da obra de Deus e das pessoas. Eles se doavam em favor das pessoas. Qual seu nível de abnegação, isto é, negar-se a si mesmo para servir a Deus e aos outros?

C. Ela tinha uma esperança certa. v.3c

Paulo vai dizer que aquela igreja tinha uma esperança segura, segundo observamos: “Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai [...] da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo” (v.3c). A palavra esperança (Gr. “Elpides”, confiança ou espera certa). A esperança da igreja não deve ser vacilante, mas firme (Firmeza), e tem uma base segura (Jesus Cristo). Nossa esperança não está no braço carnal ou riquezas deste mundo, mas na pessoa bendita de Jesus Cristo! Nossa esperança está segura, pois Cristo está VIVO!!!

2. UMA IGREJA ELEITA POR DEUS. V.4

A doutrina da eleição não é uma decisão de concílios ou encíclicas humanas, mas um ensino fortemente alicerçado nas Escrituras, e o apóstolo aqui trata disso, vejamos: “Reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição” (v.4). Paulo enfatiza que a vida cristã é fruto da eleição divina e não o contrário, a seguir veremos algumas lições sobre este tema.

A. A eleição é incondicional. Rm 9.11-13

Deus nos informa a eleição incondicional no caso de Esaú e Jacó, vejamos: 11 E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), 12 já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço. 13 Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú” (Rm 9.11-13). Lições: 1. Deus já havia escolhido um e rejeitado o outro antes de nascer (v.11). 2. Deus já havia escolhido um e rejeitado o outro sem que tivessem realizado qualquer obra (v.11). 3. A eleição não foi por obras, mas pelo chamado soberano de Deus (v.11-13). A eleição foi incondicional segundo a Bíblia!

B. A eleição é graciosa. Rm 11.5-6

A Escritura vai nos informar sobre a eleição que ela aconteceu, não por uma fé prevista, mas pela graça de Deus, vejamos: 5 Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. 6 E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça” (Rm 11.5-6). O texto nos afirma algumas verdades sobre a eleição: 1. Deus tem um remanescente fiel que foi eleito por Ele (v.5). 2. Deus elegeu este segundo a graça (v.5). 3. Qualquer eleição que tenha como previsão obras humanas extingue a graça (v.6). Qualquer ensino da eleição que coloque as obras como condição é uma afronta à graça de Deus.

C. A eleição é evidente. V.4; II Tm 2.19

Paulo informa que a eleição daquela igreja era reconhecida ou evidenciada pelas pessoas, segundo se observa: “Reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição” (v.4). A eleição é vista diante das pessoas através de uma vida de distanciamento do pecado conforme o texto a seguir informa: “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor” (II Tm 2.19). Deus é quem conhece os eleitos, mas essa eleição pode ser evidenciada através de uma vida de santidade, apartando-se de todo o pecado.

3. UMA IGREJA QUE CAUSA IMPACTO NA SOCIEDADE. V.5

A Escritura afirma que a Igreja de Tessalônica causou um grande impacto na sua região e também em outras como está registrado: “Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós” (v.5). Observemos algumas lições sobre o impacto daquela igreja na sociedade.

A. O impacto gerado por aquela igreja veio pela voz do evangelho. V.5a

A igreja impactou a sociedade por causa do evangelho que acançou aquelas pessoas consoante podemos verificar: “Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra (v.5a). A voz do evangelho chegou naquele lugar, conforme nos ensina o hino 304 do Hinário Novo Cântico: “A voz do evangelho/Já se fez ouvir aqui,/Publicando em som alegre,/O que Deus já fez por ti./Pois tanto ao mundo amou,/E ao perdido pecador,/Que do céu lhe deu seu Filho/Para ser seu redentor”. O evangelho causa impacto na nossa vida para também impactarmos outros. Que impacto o evangelho causou em você? O que você tem feito?

B. O impacto gerado por aquela igreja veio pelo poder do Espírito Santo. V.5b

O evangelho pegado ali não foi somente um discurso, mas teve uma ação poderosa do Espírito Santo: “[...] o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo [...]” (v.5b). O poder do Espírito Santo pôe fogo no coração do pregador e espalha esta chama entre seus ouvintes, então os corações são derretidos na presença do Senhor. Adonirâ Judson na Birmânia, D. L. Moody na América; George Whitefield na Grâ Bretanha; Ronaldo lidório nos Konkombas; Erlo Stegen no povo Zulu na África do Sul experimentaram esta chama do Espírito que se traduziu em inúmeras conversões. O Espírito age na missão!

C. O impacto gerado por aquela igreja veio trazendo convicção. V.5c

O impacto que Deus causou naquela igreja touxe uma profunda conviçcão da presença de Deus: e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós” (v.5c). O evangelho traz para o povo uma convicção tremanda da santidade de Deus e do nosso pecados, como aconteceu com Isaías (Is 6.1-8), Pedro (Lc 5.8-9) que se tornaram missionários. Aquela igreja de Tessalônica recebeu esta convicção para seguir causando impacto na sociedade. Que convicção você tem sobre Deus? E sobre você?

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem que a carta foi escrita para descrever a igreja, ela foi descrita como tendo um testemunho forte, tendo sido eleita por Deus e causando impacto na sociedade. Aplicação: Crentes: Como está seu testemunho na sociedade, você crê na eleição? Vive em santidade ou uma vida de pecado? O eleito é conhecido por sua vida de santidade. Que impacto você recebeu do evangelho? Tem impactado a sociedade? Quer ser usado com poder para impactar as pessoas? Não Crentes: Nós vimos nesta mensagem no versiculo 3 sobre a esperança que há em Jesus. Você tem certeza de vida eterna (salvação)? Se sua resposta é negativa, renda-se a Cristo hoje e receba Dele a esperança segura de vida eterna. Você quer fazer isso hoje?

REFERÊNCIAS

Bíblia de Estudo de Genebra. Textos e Notas de Rodapé. 2 Ed. Ampl. Barueri - SP: Sociedade Bíblica do Brasil; São Paulo: Cultura Cristã, 2009.

CHAMPLIN, Russel Norman. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo V. 5. 1. Ed. São Paulo: Editora Candeia, 1995

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico do Novo Testamento. Rio de Janeiro - RJ: CPAD, 2008.

LOPES, Hernandes Dias. Comentário de 1 e 2 Tessalonicenses: Como se Preparar para a Segunda Vinda de Cristo. 1 Ed. São Paulo: Hagnos, 2008.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário