Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de setembro de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I TESSALONICENSES 1.8-9

TEXTO: I TESSALONICENSES 1.8-9 

INTRODUÇÃO

Paulo escreveu esta carta para orientar os cristãos quando è a vida cristã e a volta de Cristo. Na sequência de mensagem examinamos que Paulo escreveu esta carta para orientar á igreja (vv.1-2), descrever à Igreja (vv.3-5), apresentar um modelo para igreja (vv.6-7), a partir deste momento nós trataremos sobre mais uma intenção da carta que é incentivar a fé da igreja, faremos isso a partir do tema exposto.

TEMA: UMA CARTA ESCRITA PARA INCENTIVAR A FÉ DA IGREJA

1. A FÉ VIVENCIADA E CONHECIDA. V.8

A fé(Gr.pistis, confiança) é a definição que se dá à entrega a Cristo para salvação, podendo ser vivenciada por uma vida de boas obras - fé operosa (I Ts 1.3), devendo causar um santo espanto na sociedade (repercusão), divulgando a fé doutrinária (Escrituras), vejamos algumas verdades.

A. Eles testemunharam sua fé por várias regiões, fizeram missões tranculturais. V.8

Aqueles homens saíram da incredulidade para fé e uma prova disso é que seu cristianismo ficou conhecido em todo império, vejamos: Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma” (v.8). O evangelho a partir daqueles irmãos se expandiu de modo transcultural por vários lugares, Deus quer que sejamos instrumento paara divulgação da fé com palavras e vida.

B. Eles testemunharam sua fé exaltando Deus, sua missão é Teocêntrica. V.8

Algo que a passagem deixou claro é que a vida daqueles irrmãos demonstrava, uma confiança, não em si mesmos, mas em Deus, segundo está escrito: “Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma” (v.8). Eles demonstravam com a sua vida que Deus é que era digno de ser louvado, jogue fora qualquer mensagem que exalte o homem, pois somente Deus merece glória!

C. Eles testemunharam sua fé de forma impctante, sua missão é cheia de poder. V.8

Paulo também diz que o evangelho pregado por aqueles irmãos causava impacto, repercutindo no império, consoante nos diz a passagem: Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma” (v.8). Repercusão (Gr. “Exeketai”, produzir som e luz de modo vivo). O significado da palavra indica que o evangelho trouxe ao vivo e à cores, o poder do evangelho na vida deles!

D. Eles testemunharam a fé de forma totalmente fiel, sua missão foi completa. V.8

A vida daqueles homens era o próprio evangelho de modo vibrante, ao passo de Paulo atesta a sua fidelidade, afirmando que não precisou acrescentar nada. Vejamos: “Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se “divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma (v.8). A fé deles era fiel e tão viva que Paulo não precisou dizer mais nada. Pregue o evangelho com palavras, mas que nossa vida seja o próprio evangelho!

2. UMA FÉ QUE GERA TRANSFORMAÇÃO. V.9a

A fé daqueles irmãos não é aquela que se manifesta em uma marcha e depois não se observa nenhuma mudança de vida, a fé que eles demonstraram em Cristo trouxe transformação, mudança significativa, sobre esta verdade vejamos algumas lições.

A. A transformação é gerada pela pregação dos missionários. V.9

A pregação missionária de Paulo e dos seus colaboradores causou um impacto tão grande que outras pessoas Pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus [...]” (v.9a). A Igreja precisa pregar o evangelho, pois lá na frente verá o alcance inimaginável que a mensagem de transformação causou nas pessoas. Não pare de pregar

B. A transformação é vista no abandono do falso ensino. V.9

As Escrituras ainda nos afirmam que o evangelho pregado ali em tessalônica fez com que aquelas pessoas abandonassem o falso ensino das falsas religiões, e se voltassem para Deus, segundo observamos: “Pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus [...]” (v.9b). Alguém que volta ao falso ensino da idolatria, das tradições humanas e pagãs, pode ter sido pastor, professor de seminário, mas nunca foi um verdadeiro crente.

C. A transformação é fruto de uma veradeira conversão. V.9

A palavra de Deus continua tratando da transformação que o evangelho trouxe em Tessalônica, vejamos: “Pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus [...]” (v.9c). A conversão (G. “Epestrepsate”, virar, dar meia-volta). Eles foram transformados, dando uma volta de 180º, saindo da direção errada para direção certa, saindo do pecado e dos ídolos para Deus. Você pode fazer isso ainda hoje, voltando-se para o Senhor!

3. UMA FÉ TRADUZIDA EM SERVIÇO DIVINO. V.9d

A passagem conclui afirmando que aqueles irmãos quando depositaram sua fé em Cristo, eles vieram ao evangelho para servir e não para ser servidos, observemos: “[...] para servirdes o Deus vivo e verdadeiro” (v.9d). Vir ao evangelho significa servir ao Deus que é vivo e verdadeiro, não servir aos ídolos, como alguns fazem mundo afora, sobre este serviço ao Senhor iremos destacar algumas verdades.

A. O serviço cristão deve ser exclusivamente para Deus.V.9; Mt 4.10

O serviço a Deus é exclusivo, vejamos: “[...] para servirdes o Deus vivo e verdadeiro” (v.9d). O termo servir (Gr. “Douleuin”, servir como escravo), indica que temos um Senhor e somente a Ele servimos. Jesus também falou sobre isso: “Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto” (Mt 4.10). Sobre o serviço exclusivo ao Senhor aprendemos algumas lições: 1. Está registrado nas Escrituras (v.10a). 2. Servir a alguém é adorá-lo (v.10b). 3. Servir a alguém é lhe cultuar (v.10c). Você serve somente a Deus?

B. O serviço cristão deve ser feito com o melhor. Rm 12.1

Paulo nos informa que devemos servir ao Senhor com o melhor que temos, da mesma forma que era feita no sacrificio do Velho Testamento, segundo está registrado: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12.1). A nossa vida inteira é um culto a Deus, pois corpo (Gr. Sômata, totalidade), mas também deve ser um sacrificio, isto é, com o melhor que temos. Temos servido ao Senhor com o melhor ou as sobras?

C. O serviço cristão deve ser realizado na sua totalidade. Mt 22.37

A passagem se se refere ao serviço ao Senhor comoalgo inteiro, com todo o nosso ser, o prórpio Jesus explicando a Lei disse: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mt 22.37). O termo “todo - toda”, Gr. “Holê”, indica tudo, 100%, do que temos deve estar a serviço do Senhor. Tudo que temos vem de Deus, tudo é Dele e tudo entregamos a Ele! Tudo vem do coração, entregue-o a Cristo e todo o resto será Dele!

CONCLUSÃO

Vimos que Paulo escreveu esta carta para incentivar a fé da Igreja. A fé daqueles irmãos deveria ser vivida e conhecida, transformadora e serviça. Aplicação: Crentes: Você precisa ser um crente como um farol, sua vida deve apontar o caminho às pessoas. Você precisa ter experimentado uma verdadeira transformação, uma conversão verdadeira, sua vida deve ser para servir a Deus e não a você mesmo. Não Crentes: Nós vimos que uma conversão é dar volta de 180º, virar do lado errado que é o pecado para o lado certo, que é Cristo. Entregue-se a Cristo ainda hoje e receba paz, alegria e certeza de salvação. Você quer fazer isso hoje?

REFERÊNCIAS

Bíblia de Estudo de Genebra. Textos e Notas de Rodapé. 2 Ed. Ampl. Barueri - SP: Sociedade Bíblica do Brasil; São Paulo: Cultura Cristã, 2009.

CHAMPLIN, Russel Norman. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo V. 5. 1. Ed. São Paulo: Editora Candeia, 1995

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico do Novo Testamento. Rio de Janeiro - RJ: CPAD, 2008.

LOPES, Hernandes Dias. Comentário de 1 e 2 Tessalonicenses: Como se Preparar para a Segunda Vinda de Cristo. 1 Ed. São Paulo: Hagnos, 2008.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário