Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de setembro de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I TESSALONICENSES 1.6-7

TEXTO: I TESSALONICENSES 1.6-7

6 Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, 7 de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.

INTRODUÇÃO

O termo modelo sgnifica ser espelho para outros seguir. Paulo escreveu esta carta entre os anos 50 - 51 a.D. Nós vimos na primeira mensagem que Paulo trouxe uma carta para orientar a igreja (vv.1-2), na segunda mensagem vimos que Paulo escreveu a carta para descrever a Igreja (vv.3-5), nesta mensagem iremos tratar sobre o modelo que a igreja deve seguir e ser tornar, faremos isso de acordo com o tema a seguir.

TEMA: UMA CARTA PARA APRESENTAR UM MODELO A SER IMITADO PELA IGREJA

1. A IGREJA DEVE IMITAR O MODELO DE HOMENS FIÉIS. V.6

A. Os homens devem ser imitados quando imitam Cristo. V.6a

A Palavra de Deus nos convida para que nós imitemos os homens de Deus até o ponto deles espelharem Cristo na sua vida, segundo está registrado: “Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor [...]” (v.6a). A palavra imitar vem do grego “Mimêtai” e indica espelhar teorias e ações corretas de outras pessoas, isto é, sesomos feitura de Cristo, devemos imitar os homens se estes espelharem Jesus Cristo.

B. Os homens devem deixar exemplo para ser imitados. Hb 13.7

Nós temos o dever de deixar modelos corretos a ser seguido, vejamos: “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram” (Hb 13.7). Os homens precisam de modelos a serem seguidos, vejamos lições: a) Os homens devem ser exemplo guiando outros homens (v.7). b) Os homens devem ser exemplo na pregação fiel do evangelho (v.7). c) Os homens devem deixar exemplo a seguir seguido mesmo depois de partirem daqui (v.7).

C. Os homens devem imitar, principalmente o Senhor. Ef 5.1

Os filhos possuem traços do pai, nós fomos, de forma sobrenatural, feitos filhos de Deus, e devemos buscar ser parecidos com nosso Pai, por isso que a Escritura afirma nosso dever de imitar ao Senhor, segundo está escrito: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (Ef 5.1). O filme “Em seus Passos, o que Faria Jesus retrata bem esta verdade. Temos sido imitadores do Senhor, buscamos ser parecidos com Jesus?

2. A IGREJA DEVE IMITAR O MODELO DA PALAVRA DE DEUS. V.6

A. Recebendo a palavra com avidez. V.6; At 17.11

Precisamos receber a palavra de Deus como podemos observar: “Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo” (v.6). Os crentes de Beréia nos ensinam como receber a Palavra: “Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (At 17.11). Lições: 1.O recebimento da Palavra traz nobreza espiritual (v.11). 2. O recebimento da Palavra deve ser com ânimo (v.11). 3. O recebimento da Palavra deve ser todos os dias (v.110. 4. O recebimento da Palavra nos ajuda a distinguir o verdadeiro do falso ensino (v.11). Receba a palavra e imite seus ensinos!

B. Valorizando homens que soferam por pregar a Palavra fielmente. V.6

A palavra de Deus para chegar na nossa mão, pessoas foram mortas como William Tyndale, John Frith, John Tewkesbury, John Huss, morreram para que as Escrituras estivessem na nossa mão, Paulo trata sobre as tribulações sofridas por Ele e pelos missionários: “Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo” (v.6). Valorize a Palavra e a história dos homens que lutaram para que a tenhamos na mão. A Reforma Protestante, embora caluniada por falsos cristãos, colocou a Bíblia na mão do povo, antes proibida pelo papismo.

C. Recebendo a palavra com alegria. V.6

A Palavra deve ser recebida com alegria, não com raiva, nem indiferança, pois isto não aproveita em nada, vejamos: “Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo” (v.6). Para que a Palavra ser recebida com alegria no coração do ouvinte é preciso uma ação do Espírito Santo, pois Ele convence o pecador (Jo 16.8), abre o coração (Jo 16.14), abre os olhos do coração (Ef 1.18). A palavra deve ser recebida com alegria!

3. A IGREJA DEVE IMITAR CRISTO A TAL PONTO DE SE TORNAR MODELO. V.7

A. A Igreja deve ser modelo na Palavra. Cl 3.16

A Igreja precisa ser motivo de que outras pessoas a imitem na sua dedicação à palavra, vejamos: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Cl 3.16). A pregação, ensino, aconselhamento, música, e açoes de graças realizada pela Igreja deve ser fiel ás Escrituras. Se você está em uma igreja que sonega a verdade bíblica as pessoas, saia dela. Pois não é modelo a ser seguida!

B. A Igreja deve ser modelo no amor. Ef 5.1-2

A Escritura sagrada nos ensina que a igreja deve também ser modelo no amor de uns pelos outros, conforme observamos: 1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2 e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave” (Ef 5.1-2). O texto traz algumas razões para ser modelo no amor: I. Deus nos adotou como filhos amados (Gr. “Agapetos”, amados incondicionalmente) (v.1). II. Devemos amar como Cristo nos amou (v.2). III. Devemos nos buscar amar intensamente por causa do grande sacrificio de Cristo por nós (v.2). Imitemos o seu amor!

C. A Igreja deve ser modelo de forma intensa. V.7

Duas regiões foram impactados pelo modelo de vida dos cristãos de tessalônica, consoante observamos: “De sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia” (v.7). Não foi somente a cidade onde a igreja estava localizada que foi marcada pela vida cristã daqueles irmãos,mas toda a sua região e ainda outra localidade, não devemos poupar o nosso testemunho quanto ao evangelho para que possamos impactar o maior número possível de pessoas.

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem que a carta foi escrita para trazer um modelo para igreja seguir. O modelo da igreja seguir são homens fiéis, a Palavra de Deus e Cristo de tal modo a se tornar modelo. Aplicação: Crentes: Nós precisamos ser modelo seguindo as marcas deixadas por Cristo e por homens fiéis que o seguiram, bem como sua Palavra para ser modelo. Que modelo você tem seguido? De homens de Deus ou de homens mundanos? Você buscar modelar sua vida pela Palavra de Deus? Já és um modelo a ser seguido? Que marcas tens deixado para as futuras gerações. Não Crentes: Cristo é nosso maior modelo, pois deu sua vida na cruz para nos oferecer vida eterna. Você tem certeza dee vida eterna? Se sua resposta é negativa, podes hoje ainda receber Jesus para ter certeza de vida eterna. Quer fazer isso hoje?

REFERÊNCIAS

Bíblia de Estudo de Genebra. Textos e Notas de Rodapé. 2 Ed. Ampl. Barueri - SP: Sociedade Bíblica do Brasil; São Paulo: Cultura Cristã, 2009.

CHAMPLIN, Russel Norman. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo V. 5. 1. Ed. São Paulo: Editora Candeia, 1995

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico do Novo Testamento. Rio de Janeiro - RJ: CPAD, 2008.

LOPES, Hernandes Dias. Comentário de 1 e 2 Tessalonicenses: Como se Preparar para a Segunda Vinda de Cristo. 1 Ed. São Paulo: Hagnos, 2008.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário