Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I TESSALONICENSES 1.10

TEXTO: I TESSALONICENSES 1.10

INTRODUÇÃO

Até agora vimos que a carta foi escrita para orientar (vv.1-2), descrever (vv.3-5), deixar modelo (vv.6-7), incentivar a fé da igreja (vv.8-9). Paulo ao escrever esta carta tinha como um dos objetivos alertar sobre a segunda vinda de Cristo, sobre esta verdade que será tratado em outra parte do livro, o apóstolo aqui dá um relance, sobre o assunto que será tratado a partir do tema exposto.

TEMA: UMA CARTA PARA ALERTAR SOBRE A VOLTA DE JESUS

I. A VINDA DE CRISTO DEVE SER AGUARDADA ANSIOSAMENTE.V.10a

O Texto começa falando que devemos aguardar a volta de Cristo, vejamos: “E para aguardardes dos céus o seu Filho [...]” (v.1a), vejamos algumas lições:

A. Aguardamos a vinda de Jesus porque neste dia Ele nos dará um corpo glorificado. Fp 3.20-21

A Palavra de Deus nos informa que nós estamos esperando a volta de Jesus e Ele nos transformará, vejamos: 20 Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21 o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas” (Fp 3.20-21). O texto nos traz algumas verdades: I. Nossa pátria permanente não é aqui é no céu (v.20). II. O salvador virá do céu (v.20). III. Nosso corpo mortal será transformado em um corpo imortal (v.21). Teremos um novo corpo, semelhante ao de Cristo.

B. Aguardamos a vinda de Jesus porque naquele dia o veremos como Ele é. I Jo 3.2

A Escritura nos afirma que, além de sermos semelhantes a Ele, nós o veremos como Ele é, observemos: “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (I Jo3.2). A Escritura afirma que nós o veremos como Ele é, ou seja, o maior desejo de irmos ao céu não são as benesses que lá teremos, mas a presença de Jesus lá, pois o veremos como Ele é!

C. Aguardamos a vinda de Jesus porque naquele dia iremos para o nosso lar permanente. Hb 11.16

Nós aguardamos a vinda de Cristo, pois nós deixaremos esta pátria passageira para uma eterna e permanente, conforme o texto nos indica: “Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade” (Hb 11.16). Nossa pátria ceeleste é a nossa morada eterna ao lado do Senhor, devido a isto, não devemos nos apegar às coisas deste mundo, mas colocarmos nosso coração nos tesouros do céu que eternos e seguros (Mt 6.19-21).

2. A VINDA DE CRISTO TEM COMO BASE A SUA VITÓRIA SOBRE A MORTE. V.10b

A Escritura afirma que a nossa esperança da volta de Jesus tem como base a sua ressurreição, observemos: “[...] a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus [...]” (v.10b). Verdades sobre o referido assunto.

A. A ressurreição de Cristo nos traz a esperança viva da sua vinda. I Pe 1.3-5

A nossa esperança é viva e atual porque Cristo está vivo para todo o sempre, consoante o texto nos aponta: 3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros 5 que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo” (I Pe 1.3-5). Algumas lições: A. A ressurreição de Cristo garante a nossa esperança vindoura (v.3). B. A ressurreição de Cristo nos garante que nossa esperança em Cristo não termina aqui, continua no céu (v.4). C. A ressurreição de Cristo garante a nossa segurança pelo poder de Deus (v.5). Temos esperança em Cristo Jesus!

B. A ressurrreição de Cristo foi corporal e a sua vinda também será. At 1.10-11

A Palavra de Deus nos ensina que a vinda de Jesus será corporal, da mesma forma que Ele subiu, conforme podemos conferir: 10 E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles 11 e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (At 1.10-11). Jesus voltará novamente, de modo corporal, nós o veremos vindo nas nuvens dos céus.

C. A ressurreição de Cristo foi para julgar todo o mundo na sua vinda. At 17.30-31

A palavra de Deus nos informa que na sua vinda, Jesus trará o julgamento final, segundo se registra: 30 Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; 31 porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (vv.30-31). Algumas lições sobre o julgamento: 1. Ele convida todos ao arrependimento antes do julgamento (v.30). 2. Ele virá para julgar o mundo com justiça (v.31a). 3. A base do julgamento é a pessoa e obra de Cristo (v.31b). Quem recebe a Cristo está preparado para aquele grande dia, e quem o rejeita está despreparado!

3. A VINDA DE CRISTO TRAZ A VITÓRIA FINAL PARA O SEU POVO. V.10c

A Palavra de Deus afirma que Jesus nos dá a vitória final, nos livrando da ira futura de Deus, segundo está escrito: “[...] Jesus, que nos livra da ira vindoura” (v.10c). Vejamos alguns ensinamentos importantes:

A. Há uma ira de de Deus atual contra todo o pecado e perversidade humana. Rm 1.18

A Esscritura nos traz a justa ira de Deus, sobre isto lemos: “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça” (Rm 1.18). Sobre este assunto tão sério e bíblico extraíremos algumas verdades: 1. Deus não é apenas amor, Ele é ira (v.18). 2. A ira de Deus se revela do céu contra todo pecado (v.18). 3. A ira de Deus se derrama não apenas contra o pecado, mas sobre os homens que o cometem (v.18). Deus está irado contra o pecado e contra o pecador. Arrependa-se!!!

A. Há uma ira vindoura de Deus que alcancará todos os que rejeitam Jesus. Mt 3.7; Jo 3.36

Deus já está irado contra o pecado, mas haverá uma juízo vindouro de Deus, conforme observamos: I. Não adianta uma religiosidade para fugir da ira vindoura: “Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?” (Mt 3.7). II. Rejeitar Jesus é permanecer debaixo da ira de Deus: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo 3.36). III. A ira vindoura de Deus ocorrerá no inferno: “Serpentes, raça de víboras!Como escapareis da condenação do inferno?” (Mt 23.33). Todos aqueles que rejeitam a Jesus receberão a ira vindoura de Deus!

B. Há um livramento da ira de Deus para os que creem em Jesus Cristo. V.10c; Rm 5.9

A Palavra de Deus nos informa que Todos aqueles que servem a Jesus estarão livres da ira vindoura de Deus, vejamos: “[...] Jesus, que nos livra da ira vindoura” (v.10c). Quando recebemos a Cristo jáfomos salvos da ira de Deus, conforme a passagem afirma: Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Rm 5.9), assim sendo, a única maneira de sermos salvos desta ira de Deus é recebendo a Cristo como nosso Senhor e Salvador!

CONCLUSÃO

Vimos aqui sobre a volta de Cristo, que ela deve ser aguardada ansieosamente, tem como base a ressurreição de Cristo e garante a vitória final para o seu povo. Aplicação: Crentes: Cristo voltará em breve, se nós temos esta esperança, devemos agurdar a sua vinda em santidade, trabalhando para o Senhor. Você está preparado para volta de Cristo. Não Crentes: Jesus é quem nos livra da ira vindoura, da condenação do inferno, se você não tem certeza de vida eterna, estás caminhando a passos largos para o inferno, mas podes ainda hoje render sua vida a Cristo e terás a certeza de vida eterna, estando preparados para a vinda de Cristo.

REFERÊNCIAS

Bíblia de Estudo de Genebra. Textos e Notas de Rodapé. 2 Ed. Ampl. Barueri - SP: Sociedade Bíblica do Brasil; São Paulo: Cultura Cristã, 2009.

CHAMPLIN, Russel Norman. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo V. 5. 1. Ed. São Paulo: Editora Candeia, 1995

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico do Novo Testamento. Rio de Janeiro - RJ: CPAD, 2008.

LOPES, Hernandes Dias. Comentário de 1 e 2 Tessalonicenses: Como se Preparar para a Segunda Vinda de Cristo. 1 Ed. São Paulo: Hagnos, 2008.

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário