Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de março de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 30.22-24

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GENESIS 30.22-24
[22] Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda. [23] Ela concebeu, deu à luz um filho e disse: Deus me tirou o meu vexame. [24] E lhe chamou José, dizendo: Dê-me o SENHOR ainda outro filho”.

INTRODUÇÃO
Você já precisou de alguma intervenção de alguém em seu favor? Se você pensa que não, saiba que todos os dias você tem a intervenção da mão providencial de Deus e uma prova disto é que você está vivo, sem Ele nada faremos (Jo 15.5). Raquel era a esposa muito amada por seu marido (Gn 29.30), só que ela tinha um problema: Era estéril (Gn 29.31), à época a esterilidade era vista como uma maldição, os homens achavam que uma mulher que não desse filhos seria de segunda classe (Gn 30.1-2). Porém, este texto diz que foi o próprio Deus que agiu na vida dela, hoje também Ele é o mesmo que pode agir na minha e na tua vida. Sobre a ação de Deus na vida daqueles que o servem vamos exaurir algumas lições, tendo como base o tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES QUE APRENDEMOS SOBRE A AÇÃO DE DEUS NA VIDA DO SEU SERVO.

1.        DEUS É QUEM AGE NA VIDA DOS SEUS SERVOS. V.22

1.1     O Senhor se lembra dos seus servos, Ele não os esquece. V.22a
“Lembrou-se Deus de Raquel [...]”

1.2     O Senhor ouve o clamor dos seus servos. V.22b
“[...] ouviu-a [...]”

1.3     O Senhor faz frutificar os seus servos. V.22c
“[...] e a fez fecunda”.

2.        DEUS É QUEM EXALTA OS SEUS SERVOS. V.23
“Ela concebeu, deu à luz um filho e disse: Deus me tirou o meu vexame”.

2.1     Ele exalta os seus servos quando se humilham perante a sua presença. Lc 18.9-14
[9] Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: [10] Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. [11] O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; [12] jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. [13] O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! [14] Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado”.

2.2     Ele exalta os seus servos quando se confiam na sua potente mão. I Pe 5.6
“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte”.

3.        DEUS É QUEM ACRESCENTA BENÇÃOS NA VIDA DOS SEUS SERVOS. V.24
“E lhe chamou José, dizendo: Dê-me o SENHOR ainda outro filho”.

José deriva do nome hebraico “Yosef” que significa “o que acrescenta”, benção acrescentada, ou “descobridor das coisas ocultas”. É um nome bastante popular nos idiomas latinos, incluindo o português e o castelhano. Entre os personagens Bíblicos com este nome, dois se destacam que são: José do Egito e José o pai adotivo de Jesus, iremos trabalhar o segundo significado do nome de José dizendo que:

3.1     Deus acrescenta as bênçãos aos seus servos quando são obedientes. Dt 28.1-6
[1] Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. [2] Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: [3] Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo. [4] Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. [5] Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. [6] Bendito serás ao entrares e bendito, ao saíres.

3.2     Deus acrescenta as bênçãos aos seus servos e esta se estende a quem está a sua volta. Gn 39.1-6
[1] José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. [2] O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. [3] Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos, [4] logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha. [5] E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do SENHOR estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo”.

3.3     Deus acrescenta as bênçãos aos seus servos para que estes vivam na plenitude de Cristo. Rm 15.29
“E bem sei que, ao visitar-vos, irei na plenitude da bênção de Cristo”.

CONCLUSÃO
A presente mensagem tratando sobre ação de Deus na vida de Raquel, extraímos algumas lições sobre esta ação na nossa vida, vimos que: Primeira, Deus É quem Age na Vida dos Seus Servos: Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda” (v.22); Segunda, Deus É quem Exalta os Seus Servos: “Ela concebeu, deu à luz um filho e disse: Deus me tirou o meu vexame” (v.23); Terceira, Deus É quem Acrescenta Bençãos na Vida dos Seus Servos: “E lhe chamou José, dizendo: Dê-me o SENHOR ainda outro filho” (v.24). Precisamos confiar na ação poderosa deste Deus e esperar que Ele aja em nossa vida, nos exalte no seu tempo e derrame suas bênçãos sobre nós. Porém, sabemos que a maior benção que podemos receber de Deus é a certeza de salvação, você já tem esta certeza? Se não busque hoje mesmo se entregar a Cristo hoje, a salvação é para hoje, para agora, para o presente, entregue-se a Cristo neste instante.


AUTOR: Missionário Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário