Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de março de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 33.20

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 33.20
“E levantou ali um altar e lhe chamou Deus, o Deus de Israel”.

TEXTO DE APOIO: GÁLATAS 6.16
“E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus”.

INTRODUÇÃO
A definição de povo de Deus precisa ser trazida à luz do chamado de Abraão que ao sair da sua terra, da sua parentela ele atendeu a voz de Deus e foi para uma terra que Deus lhe prometeu entregar, a promessa também seria que a sua descendência ia ser numerosa e todas as nações da terra seriam alcançadas, ou seja, Deus quis que seu povo tivesse judeus e não judeus. Este versículo 20 tem como contexto o encontro de Esaú e Jacó, Jacó estava com medo de seu irmão por causa do passado (v.1-17), depois do encontro ter acontecido sem nenhum mal estar, ele erigiu um altar e chamou Deus, de o Deus de Israel (.18-20), não iremos trabalhar de maneira expositva, mas tópica sobre o povo que pertence a Deus, para isto serão extraídas algumas verdades do tema abaixo.

TEMA: DEUS TEM UM POVO APENAS

1.     ESTE POVO É ESCOLHIDO POR ELE. I Pe 2.9
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

1.1  Este povo foi escolhido para a salvação. II Ts 2.13
“Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade”.

1.2  Este povo foi escolhido para ser o povo exclusivo de Deus. V.9b
“[...] povo de propriedade exclusiva de Deus [...]”

1.3  Este povo foi escolhido pela misericórdia de Deus. I Pe 2.10
“Vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia”.

1.4  Este povo foi escolhido e formado de pessoas fracas e pequenas para o mundo. I Co 1.26-30
[26] Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; [27] pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; [28] e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; [29] a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. [30] Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, [31] para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor”.

2.     ESTE POVO É SANTIFICADO POR ELE. Ef 5.26-27
[26] para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, [27] para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”.

2.1  Deus santifica este povo pela Palavra. Jo 17.17
“Santifica-os na verdade; a tua Palavra é a verdade”.

2.2  Deus santifica este povo por meio de Cristo. Hb 10.10-14
[10] Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas. [11] Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; [12] Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, [13] aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. [14] Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados”.

2.3  Deus santifica este povo por meio do Espírito Santo. Ez 36.25-27
[25] Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. [26] Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. [27] Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis”.

3.     ESTE POVO É SALVO POR ELE. Ef 2.8-10
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
9 não de obras, para que ninguém se glorie.
10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

3.1  A salvação tem como causada a graça de Deus. Ef 2.8a
“Porque pela graça sois salvos [...]”

3.2  A salvação é adquirida mediante a fé em Jesus sem as obras. Ef 2.8b-9
[8] [...] mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; [9] não de obras, para que ninguém se glorie.

3.3  A salvação resulta em uma vida de boas obras. Ef 2.10
“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

4.     ESTE POVO É QUE ANUNCIA ELE. I Pe 2.9b
“[...] a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

4.1  A Palavra deve anunciada de maneira verbal. At 18.9-10
[9] Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; [10] porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade”.

4.2  A Palavra deve ser anunciada de maneira pratica.
“Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade”.

4.3  A Palavra deve ser anunciada de maneira fiel. Mt 5.19
“Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus”.

CONCLUSÃO

Esta mensagem trouxe uma verdade central de que DEUS TEM UM POVO APENAS, desta derivaram verdades essenciais para a fé cristã, que foram: Primeira, ESTE POVO É ESCOLHIDO POR ELE; Segunda, ESTE POVO É SANTIFICADO POR ELE; Terceira, ESTE POVO É SALVO POR ELE; Quarta, ESTE POVO É QUE ANUNCIA ELE. Você é povo de Deus? Você já é igreja? O mais importante não é freqüentar à igreja, embora seja importante, o mais importante é ser igreja, é ter Cristo habitando dentro do seu coração. Você já se entregou a Cristo? Já é igreja de Cristo? Se não, faça isto hoje e busque entregar a sua vida a Cristo.

AUTOR: Missionário Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário