Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de março de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 31.42

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 31.42
“Se não fora o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o Temor de Isaque, por certo me despedirias agora de mãos vazias. Deus me atendeu ao sofrimento e ao trabalho das minhas mãos e te repreendeu ontem à noite”.

INTRODUÇÃO
A palavra suficiência significa “característica daquilo que é suficiente; qualidade que baste ou plenitude”, e nós não teremos suficiência espiritual em nós mesmos, somente Deus pode nos fazer plenos. Esta passagem é rodeada pelo contexto da fuga de Jacó, ele foi enganado pelo seu sogro Labão desde que chegou ali, quando trabalhou sete anos por Raquel e lhe deram outra mulher chamada Lia, depois teve que trabalhar mais sete anos por Raquel (Gn 29.1-30), continuando com o engano ele teve seu salário mudado dez vezes, mudavam o seu salário para cabras salpicadas e Deus fazia os animais darem crias de salpicados, quando viam que os animais davam salpicados, mudavam o seu salário para os animais malhados, Deus fazia elas darem á luz malhados e assim foi enganado por dez vezes (31.7, 41), porém, Deus fez com que Jacó enriquecesse apesar de não ser um exemplo de servo, porque já havia enganado o pai e o irmão antes, Deus sendo gracioso o supriu de maneira especial de modo que podemos dizer que a sua suficiência vinha de Deus somente. Sobre isto queremos falar extraindo algumas lições do tema abaixo.

TEMA: A PLENA SUFICIÊNCIA DO CRENTE

1.     É ENCONTRADA SOMENTE EM DEUS E NÃO NOS HOMENS. V.42a
“Se não fora o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o Temor de Isaque, por certo me despedirias agora de mãos vazias [...]”.

1.1  O ser humano na sua ignorância poderá tentar satisfação em outras fontes que não podem satisfazer. Jr 2.13
“Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

1.2  O ser humano quando tocado pelo Senhor encontrará plena satisfação em Deus. Jo 7.37-39
[37] No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. [38] Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

1.3  O ser humano como a sua alma plenamente satisfeita em Deus influenciará outros a conhecer o Senhor. Jo 4.28-30; 39-42
[28] Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: [29] Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! [30] Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele. [39] Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. [40] Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias. [41] Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, [42] e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo”.

2.     É ENCONTRADA SOMENTE EM DEUS QUE NOS ATENDE QUANDO CLAMAMOS. V.42b
Deus me atendeu ao sofrimento e ao trabalho das minhas mãos [...]”

2.1   A resposta de Deus não é sempre a que esperamos, mas segundo a sua vontade. Mt 26.39
“Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres”.

2.2   A resposta de Deus muitas vezes não é compreendida pelos que a recebem. Jo 13.7
“Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois”.

2.3   A resposta de Deus sempre realiza a sua vontade para sua glória. II Cr 7.1-3
[1] Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa. [2] Os sacerdotes não podiam entrar na Casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a Casa do SENHOR. [3] Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do SENHOR sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o SENHOR, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”.

3.     É ENCONTRADA SOMENTE EM DEUS QUE REPREENDE OS NOSSOS INIMIGOS. V.42c
“[...] e te repreendeu ontem à noite”.

3.1   Deus nos ajuda a vencer os nossos inimigos por meio de uma vida de oração. Ef 6.10-11, 18-20
[10] Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. [11] Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; [18] com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos [19] e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, [20] pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo”.

3.2   Deus nos ajuda a vencer os nossos inimigos por meio do contato com a Bíblia. Ef 6.10-11, 17
[10] Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. [11] Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; [17] Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”.

3.3   Deus nos ajuda a vencer os nossos inimigos por meio da sua Igreja. Mt 16.18
“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

3.4   Deus nos ajuda a vencer os nossos inimigos por meio da intervenção do Espírito Santo.

3.4.1        Na oração, O Espírito intercede por nós. Rm 8.26
“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”.

3.4.2        Na Bíblia, Ele nos guia a verdade bíblica. Jo 16.13
“Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir”.

3.4.3        Na Igreja, Ele nos batiza e introduz no corpo de Cristo. I Co 12.13
Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

CONCLUSÃO
Esta mensagem nos trouxe algumas verdades sobre a PLENA SUFICIENCIA DO CRENTE, vimos que: Primeira, É ENCONTRADA SOMENTE EM DEUS E NÃO NOS HOMENS. V.42a; Segunda, É ENCONTRADA SOMENTE EM DEUS QUE NOS ATENDE QUANDO CLAMAMOS. V.42b; Terceira, É ENCONTRADA SOMENTE EM DEUS QUE REPREENDE OS NOSSOS INIMIGOS. V.42c. Você já está pleno em Cristo? Já tem alegria completa na pessoa de Jesus? Já tem certeza de salvação? Se ainda não está com plena certeza da salvação, então se entregue aos cuidados do Senhor Jesus e receberás Dele a vida eterna.


AUTOR: Veronilton paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário