Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de março de 2017

MANÁ DIÁRIO (JOÃO 3.16) - QUE AMOR É ESTE?

Leitura Bíblica: João 3.16
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Que Amor É Este?
     A palavra amor possui algumas palavras gregas que o dividem em sentidos diferentes, a palavra “Eros” refere-se á paixão sexual, outra palavra que descreve o amor é a palavra “Filos” que indica um gostar, amor fraternal, a terceira palavra que traz uma descrição sobre o amor é “ágape”, que significa amor incondicional, sacrificial em favor de outrem. Este Versículo 16 do Capítulo 3 do evangelho de João é chamado por vários estudiosos de “O evangelho em resumo”, pois este pequeno trecho das escrituras nos traz um plano resumido da salvação de Deus para o ser humano, este plano é uma obra de amor de Deus para a humanidade caída. Por meio do seu filho, Ele nos amou apesar de não merecermos tão grande amor, sobre este amor podemos aprender algumas verdades benditas:

Primeira, Deus ama de uma maneira livre (v.16a).
     O texto diz “porque Deus amou [...]”, esta passagem denota que a causa do amor de Deus nos amar, está Nele e não em nós. Ele não teria razão para nos amar se Ele olhasse para nós, estávamos mortos em delitos e pecados (Ef 2.1), éramos seus inimigos por causa dos nossos pecados (Rm 5.10), todos nós estamos nesta situação de pecadores, Deus poderia nos condenar, porém, escolheu amar de maneira livre, Deus não é forçado a amar o ser humano, Ele ama porque Ele quer, mesmo nós sendo pobres e fracos pecadores. Que amor é este?

Segunda, Deus ama de uma maneira extensiva (v.16b).
     Continuando o versículo diz que “[...] Deus amou o mundo”, este trecho está afirmando que o amor se estende a todos os cantos da terra, Deus não amou somente os judeus, Ele amou o mundo, ele amou judeus e gentios. Ele ama o rico e o pobre, doutores e analfabetos, o prefeito é o gari da prefeitura, Ele ama sem acepção de cor, posição social, etnia, etc. O seu amor se estende ao mundo inteiro. Deus ama você! Se está se sentindo-se só e abandonado, saiba que Deus se importa com você! Que amor é este?

Terceira, Deus ama de uma maneira inexplicável (v.16c).
     Ele continua dizendo que “Porque Deus [...] amou de tal maneira [...]”, o que se entende aqui é que seu amor não é explicado de maneira satisfatória pela mente humana, o homem natural não vai entender o que acontece na vida de alguém que foi alcançado pela graça de Deus, Ele pega o pecador jogado na sarjeta da vida, aquele que ninguém dá nada por ele, livra-o do pecado, das drogas, do roubo, do assassinato e devolve ele recuperado para a sociedade. Para Deus não há pessoa irrecuperável, Ele pode pegar o mais desgraçado dos pecadores e o transformar em um servo de Deus. Seu amor não tem explicação. Que amor é este?

Quarta, Deus ama de uma maneira comprovada (v.16d).
     A conversa continua e Jesus agora fala da grande prova que Deus deu do seu amor ao enviar seu Filho para ser rejeitado, escarnecido, pendurado numa cruz, uma morte para criminosos. Ele falou: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito [...]”. Jesus passou por todo o sofrimento nos substituindo. Muitas pessoas dizem que amam, mas Deus não apenas disse, Ele provou seu grande amor ao enviar seu filho para morrer por nós, pobres pecadores (Rm 5.8), o amor de Deus não é uma teoria falaciosa, é algo bem comprovado pela morte do seu Filho em lugar de pecadores iguais a nós. Que amor é este?

Quinta, Deus ama de uma maneira salvadora (v.16e).
     Deus pelo seu amor salvador salva todo aquele que crê na pessoa do seu Filho Jesus Cristo, sobre isso Jesus disse que sua morte foi “para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”, ou seja, a maneira de você obter a vida eterna é aceitar o sacrifício de Jesus na cruz do calvário, no teu lugar. Crendo no seu santo Nome, você está livre da condenação e entrarás salvo nas moradas celestiais, aqui se exclui a necessidade de qualquer outro salvador, mediador ou intercessor, nossa crença precisa estar alicerçada somente em Jesus. Você já crê em Jesus Cristo? Ele morreu para te dá vida eterna. Que amor é este?

Conclusão
     Gostaria de te dizer, querido amigo, que o amor de Deus pode te alcançar hoje, agora mesmo você pode ser salvo, pois a salvação que Ele oferece é para este momento, foi o próprio Senhor Jesus que falou noutra passagem quando estava em casa de Zaqueu: “Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Gostaria de perguntar: Você já conhece o amor de Deus? Já teve um encontro com Cristo? Já tem certeza de salvação? Se você diz crê em Jesus e não tem certeza de sua salvação, tem alguma errada, não com Jesus, nem com a Bíblia, mas com a sua fé. Entregue-se a Cristo ainda hoje e experimentarás o amor de Deus na sua vida, se desejar fazer isto agora, faça esta oração e depois procure uma igreja histórica para servir a Deus:

Oração:

     “Senhor Deus, observando esta mensagem verifiquei que eu preciso do Senhor, entendi que o Senhor me ama e deseja me dá certeza da salvação. Eu quero ter esta certeza! Senhor entra no meu coração e faz de mim uma nova criatura, modifica todo o meu ser, retira de mim tudo que não te agrada. Tudo isto te peço em Nome de Jesus! Amém!”

Autor: Missionário Veronilton Paz da Silva

2 comentários:

  1. De fato não dá para entender Que Amor é Este, mas eu creio neste amor!!! Nós não merecemos.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz! Deus abençõe! Não dá para explicar o amor de Deus. É maravilhoso demais!

    ResponderExcluir