Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de março de 2017

SERMÃO BASEADO EM JOÃO 1.43-51 (TESTEMUNHO DOS HOMENS SOBRE JESUS - FILIPE E NATANAEL - SEXTA PARTE)

TEXTO: JOÃO 1.43-51

43 No dia imediato, resolveu Jesus partir para a Galiléia e encontrou a Filipe, a quem disse: Segue-me. 44 Ora, Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45 Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José. 46 Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê. 47 Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! 48 Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. 49 Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! 50 Ao que Jesus lhe respondeu: Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás. 51 E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.


INTRODUÇÃO

Testemunho é falar sobre algo ou alguém, dizer o que foi feito por outra pessoa, pode ser uma obra, pensamento, etc. Esta parte do evangelho de João chamado “O Testemunho dos Homens Sobre Jesus”, traz várias pessoas que falam algo sobre Jesus, como João Batista, André, Filipe, Natanael, neste intervalo aqui Filipe atendeu o convide de Jesus (v.43), quando encontrou Natanael quis apresentar Jesus, ele resistiu, mas foi convencido ir até Jesus (v.45-46), e Cristo antes que ele falasse já demonstrou ter um pre-conhecimento sobre ele, falando coisas que só Natanael e Deus sabiam (v.47-48). Natanael ali se quebranta e reconhece que estava perto de alguém que era mestre, Filho de Deus e Rei (v.49). Jesus diz que iria se revelar de maneira grandiosa para eles e que traria o céu para eles e os levaria a ter contato com o céu (v.50-51). O testemunho aqui trazem para nós lições solenes, serias e urgentes que queremos trazer á tona baseado no tema abaixo.


ASSUNTO: O TESTEMUNHO DOS HOMENS SOBRE JESUS – FILIPE E NATANAEL

 

TEMA: JESUS SE UTILIZA DE HOMENS PARA TESTEMUNHAR SOBRE ELE

 

1. JESUS SE SERVE DE HOMENS PARA TESTEMUNHAR SOBRE ELE. V.43-46

 

João Calvino disse que Deus não precisa de homens, mas se serve destes para realizar a sua vontade, a vontade de Deus é ser conhecido pelos homens, para isso Ele utliza pessoas para fazê-lo, sobre isto aprendemos que:

 

a) O Senhor antes do homem testemunhar sobre Ele, o convida para segui-lo. V.43-44

 

Jesus convida homens para segui-lo e o seu chamado é irresistivel, vejamos: 43 No dia imediato, resolveu Jesus partir para a Galiléia e encontrou a Filipe, a quem disse: Segue-me. 44 Ora, Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro” (vv.43-44), o versiculo 45 nos inidca que Filipe seguiu a Cristo logo que ouviu o chamado, pela declaração: “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas, Jesus” (v.45). Antes de falar sobre Jesus o homem precisa seguir Jesus, tornar-se seu seguidor, andar com Jesus, viver com Cristo, pois não há como testemunhar de Cristo sem tornar-se antees um seguidor Dele! Você já é um seguidor de Jesus?

 

b) O Senhor deseja se tornar conhecido por outros pelo testemunho dos seus servos. V.45

 

A primeira atitude de Filipe depois que conheceu e tornaou-se seguidor de Jesus foi procurar mais um para levar a Cristo, observemos: 45 Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José” (v.45), Jesus poderia, de modo sobrenatural, fazer a Palavra chegar as pessoas, mas Ele prefere, como afirma João Calvino, se servir de homens para executar a sua vontade, trazendo homens para segui-lo, tornando-se seu discípulo. Você já testemunha de Jesus para outros?

 

c) O Senhor requer que o nosso testemunho não seja apenas teórico, mas comprovado. V.46

 

O testemunho de Filipe não foi apenas por uma teoria de ouvir de falar, mas Ele experimentou e poderia por isso convidar pessoas para experimentá-lo também, conforme João narra: 46 Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê” (v.46). Natanael, como a maioria dos israelitas, tinha preconceito contra Nazaré e a Galiléia, e resistiu à pregação sobre Jesus. Filipe insistiu que ele deveria seguí-lo até Jesus para conferir o que estava afirmando sobre Jesus: “Vem e vê” (v.46), a seu testemunho não deve ser apenas teórico, mas comprovado.

 

2. JESUS CONHECE O SER HUMANO ANTES DESTE TESTEMUNHAR SOBRE ELE. V.47-48

47 Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! 48 Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira”.

 

Quando Natanaael se aproximou de Jesus, o Senhor falou sobre sua nacionalidade (v.47), Natanael tinha a mesma idade de Jesus e fez parte daquele periodo do assassino Herodes, quando ele mantou matar os meninos de dois anos para baixo, sua mãe o escondeu debaixo de um pé de figueira, envolto nas folhas, aos 15 anos sua mãe lhe falou isto, somente ele, Deus e sua mãe sabiam deste segredo, quando Jesus lhe disse “antes de Filipe te chamar eu te vi quando estavas debaixo da figueira” (v.48), ou seja, Jesus já o conhecia antes dele estar ali. Sobre a onissciência soberana de Jesus aprendemos que:

 

a) Jesus conhece o seu servo antes mesmo que ele nasça. Sl 139.13-16

 

O Senhor nos conhecia quando estavamos no ventre da nossa mãe, como afirma o salmista: 13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. 14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; 15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda” (Sl 139.13-16), ou seja, Ele nos conhecia, pois nos formou no ventre da nossa mãe (v.13-15), ela nos via, ou seja, cuidava de nós quando éramos o feto sendo gerado e Ele projetou todo o nosso futuro escrevendo e determinando cada um dos nossos dias, Ele nos conhecimento antes de sermos gerados, quando estamos sendo gerados, depois de gerados e todo o nosso futuro.

 

b) Jesus conhece o seu servo e o escolheu antes dele nascer. Gl 1.15-16

 

Além de nos conhecer antes de nascer, o Senhor também nos escolheu antes de virmos a este mundo, como afirma Paulo: 15 Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue” (Gl 1.15-16), devido a esta escolha ser antes de nascer ela é pela graça (v.15), ou seja, não depende do homem, e sim da misericordia de Deus. Aquele que Deus escolhe, chama para para salvação e ser testemunha do evangelho (v.16).

 

c) Jesus conhece o seu servo e exige que ele fuja do pecado. II Tm 2.19

 

Aqueles que Jesus conhece soberanamente, evidenciam este conhecimento e esta escolha divina por meio de uma vida santidade, como Paulo afirma para Timóteo: 19 Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor” (I Tm 2.19). Quando você ver alguem dizendo que nós reformados ensinamos que os salvos podem viver em pecado, saiba que esta pessoa está mentindo, pois, ensinamos o que está na Bíblia e esta diz que o Senhor conhece os que são seus e estes são conhecidos porque afasta-se da injustiça (pecado).

 

3. JESUS DESEJA QUE HOMENS CREIAM NELE ANTES DE TESTEMUNHAR SOBRE ELE. V.49

49 Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!”

 

Natanael creu em Jesus, confessou a Cristo diante Dele e de Filipe, Jesus deixa bem claro que todo o que confessa diante dos homens será confessado diante do Pai no céu, o que o negar será neegado diante do Pai no céu (Mt 10.32-33). Natanael estava diante de Jesus declarando com sua boca que pertencia a Jesus. Você já confessou Jesus diante dos homens? Sobre a confissão de Natanael, vamos aprender algumas lições.

 

a) Antes de testemunhar sobre Jesus o homem precisa está disposto a aprender com o mestre Jesus. V.49a

 

Antes de sair para testemunha Natanael entendeu que precisa aprender com Jesus, vemaos: “Então, exclamou Natanael: Mestre [...]” (v.49a), ou seja, se ele usou o termo “Mestre” (Gr. “Rhabbi), J. C. Ryle diz que “ele estava indicando que Jesus era alguém enviado para ensinar e os seus alunos deveriam lhe escutar e observar a sua vida”, se vamos falar do mestre precisamos aprender Dele primeiro paara depois falar, pois Ele trabalha em nós para depois trabalhar por nós.

 

b) Antes de testemunhar sobre Jesus o homem precisa está disposto a crê na sua filiação divina. V.49b

 

Além de declarar Jesus como Mestre, Natanael declaaração a sua filiação divina, vejamos: “Então, exclamou Natanael: [...] tu és o Filho de Deus [...]” (v.49b), ao declarar que Jesus era Filho de Deus, ele estava declarando que Jesus era Deus (Jo 5.18). Natanael cria na divindade de Jesus, ninguem pode ser salvo sem crer que Jesus é Filho de Deus - ou seja, Deus (Jo 20.30-31). Natanael declarou esta verdade e a igreja hoje também deve declarar a divindade de Jesus!

 

c) Antes de testemunhar sobre Jesus o homem precisa está disposto a aprender com o mestre Jesus. V.49c

 

Natanael também declarou que Jesus é o Rei de Israel, conforme se registra: “Então, exclamou Natanael: [...] tu és o Rei de Israel!” (v.49c), Natanael declarar Jesus como Rei de Israel tem um significado mais abrangente do que os judeus tinham, pois hoje não é o o Israel fisico que detém as promessas de Deus, mas o espiritual que é a igreja (), Jesus reina sobre todo o universo, mas de modo especial sobre a sua igreja, dizer que Jesus reina é afirmar que Ele nos conquistou para Ele, governando toda a nossa vida. Somente será salvo aquele que vive debaixo do reinado de Jesus. Você já vive debaixo do reinado de Jesus?

 

4.   JESUS SE REVELA DE MANEIRA INTIMA AO SEU SERVO QUE TESTEMUNHAR SOBRE ELE. V.50-51

Jesus não apenas salva, Ele deseja ter intimidade com os homens salvos. Pois, a intimidade com Deus deve ser uma característica dos que pertencem a Cristo. Alguns aprendizados serão enfatizados.

 

a) Cristo revela grandes coisas aos que Ele chamou. V.50

 

Jesus diz que Natanael creu ao ouvir as revelações de Jesus sobre sua vida, mas Ele veria coisas ainda maiores, vejamos: “Ao que Jesus lhe respondeu: Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás” (v.50), isto é, Jesus promete que nós não fomos chamados apenas para salvação, mas para vermos Ele fazer coisas grandes. Fomos convidados para ter intimidade com Ele, para vermos Ele fazer grandes coisas. Não podemos ficar abaixo do que Deus tem para nós!

 

b) Cristo dá livre acesso à presença de Deus aos que Ele chamou. V.51a

 

Nesta passagem vemos Jesus dando-nos a promessa de que os céus sse abririam para nós e teriamos acesso a Deus, veja a passahem “E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo [...] sobre o Filho do Homem” (v.51a), Quando fala sobre os anjos de Deus subindo sobre Ele estava tratando do acesso que temos a Deus, pois em Apocalipse tratando sobre a oração diz que o anjo leva as orações e apresenta diante de Deus (), quando Jacó teve a visão da escada, Ele viu anjos subindo e descendo por esta escada (), aquela escada é Jesus que nos dá livre acesso ao Pai como Jesus aponta aqui (v.51). Você pode ter livre a Deus hoje por meio de Jesus se você se entregar a Ele!

 

c) Cristo traz a presença de Deus para os que Ele chamou. V.51b

 

Nesta passagem Jesus ainda traz outra verdade que é Ele trazendo a presença de Deus para os homens conforme se registra: “E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus [...] descendo sobre o Filho do Homem” (v.51). Os anjos descendo sobre Jesus indica que Jesus traz o céu para a terra, imana a presença de Deus para nós. Ele é Emanuel, Deus conosco (Mt 1.23), está com Jesus é ter o céu na terra, a gloria celeste tocando o chão, como afirma o hino hinário: “Oh! Aleluia! Sim, é céu/É céu fruir perdão aqui!/Na terra ou mar, por onde for/Com o Senhor é céu ali”. Você precisa de Jesus para ter paz e alegria no no coração, pois quando a gente crê e entrega a vida a Jesus o céu vem habitar em nosso coração!


CONCLUSÃO

Nesta mensagem trouxe o testemunho de Filipe e Natanael, bem como uma conversa que tiveram com Jesus, extraímos algumas lições, tais como: Primeira, Jesus se Serve De Homens Para Testemunhar Sobre Ele; Segunda, Jesus Conhece o Ser Humano Antes deste Testemunhar sobre Ele; Terceira, Jesus Deseja que Homens Creiam Nele Antes de Testemunhar sobre Ele; Quarta, Jesus se Revela de Maneira Intima ao seu Servo que Testemunhar sobre Ele. Aplicação: Qual seu testemunho sobre Jesus? Voce já pertence a Ele? Se a resposta for negativa, gostaria de convidar você para tornar-se um discípulo Dele agora e passar a testemunhar sobre Ele. Como está seu coração? Está cheia de paz e alegria? Você? já tem certeza que se partisse daqui hoje iria morar no céu com Jesus, salvo (a)? Se sua resposta for negativa, quero lhe dizer que se você render a vida a Jesus hoje irás morar eternamente com Cristo, você quer isto para você? Então, entregue-se a Cristo hoje mesmo. Em Nome de Jesus. Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário