Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de março de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÊNESIS 36.31-36

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: GÊNESIS 36.31-39
[31] São estes os reis que reinaram na terra de Edom, antes que houvesse rei sobre os filhos de Israel. [32] Em Edom reinou Belá, filho de Beor, e o nome da sua cidade era Dinabá. [33] Morreu Belá, e, em seu lugar, reinou Jobabe, filho de Zerá, de Bozra. [34] Morreu Jobabe, e, em seu lugar, reinou Husão, da terra dos temanitas. [35] Morreu Husão, e, em seu lugar, reinou Hadade, filho de Bedade, o que feriu a Midiã no campo de Moabe; o nome da sua cidade era Avite. [36] Morreu Hadade, e, em seu lugar, reinou Samlá, de Masreca. [37] Morreu Samlá, e, em seu lugar, reinou Saul, de Reobote, junto ao Eufrates. [38] Morreu Saul, e, em seu lugar, reinou Baal-Hanã, filho de Acbor. [39] Morreu Baal-Hanã, filho de Acbor, e, em seu lugar, reinou Hadar; o nome de sua cidade era Paú; e o de sua mulher era Meetabel, filha de Matrede, filha de Me-Zaabe”.

INTRODUÇÃO
O livro de Salmos traz uma oração de Moisés que transcrevemos a seguir: “Tu reduzes o homem ao pó e dizes: Tornai, filhos dos homens. Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite. Tu os arrastas na torrente, são como um sono, como a relva que floresce de madrugada; de madrugada, viceja e floresce; à tarde, murcha e seca. Pois somos consumidos pela tua ira e pelo teu furor, conturbados. Diante de ti puseste as nossas iniqüidades e, sob a luz do teu rosto, os nossos pecados ocultos. Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos” (Sl 90.3-10). Este texto fala sobre a eternidade de Deus e a limitação e finitude humana. Como será que temos reagido ao olhar para o poder de Deus e para nossa limitação? Esta passagem traz alguns reis e príncipes de Edom, uma frase que é recorrente é “morreu [...] e em seu lugar reinou em seu lugar [...], ou seja, os reis e príncipes eram impedidos de continuar o reinado pela morte e outro reinava em seu lugar. A vida humana possui prazo de validade, o homem não vai viver eternamente aqui, um dia esta vida vai findar, para muitos isso é desesperador, para o cristão não pode ser motivo de desespero, mas de aprendizado, assim queremos trazer algumas lições sobre a vida passageira do ser humano e as reações que devemos ter ao saber disto. Para isto o ponto de partida será o tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM A TRANSITORIEDADE DA VIDA HUMANA

1.     DEVE LEVAR-NOS A UMA VIDA DE HUMILDADE. I Cr 29.14-15
[14] Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos. [15] Porque somos estranhos diante de ti e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e não temos permanência”.

1.1    A humildade nos leva a reconhecer a limitação humana. Jo 42.1-6
[1] Então, respondeu Jó ao SENHOR: [2] Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. [3] Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. [4] Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. [5] Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. [6] Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza”.

1.2    A vida de humildade nos leva a reconhecer a supremacia divina.
“É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim” (Jo 1.30). “Convém que ele cresça e que eu diminua” (3.30).

2.     DEVE LEVAR-NOS A UMA VIDA DE GENEROSIDADE. I Tm 6.17-18
[17] Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; [18] que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir”

2.1    Alguém que é generoso abre a mão ao necessitado. Pv 31.20
“Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado”.

2.2    Alguém que é generoso faz para o outro, o que Cristo faria. At 20.35
“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber”.

3.     DEVE LEVAR-NOS A UMA VIDA DE SANTIDADE. I Pe 1.15-17
[15] pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, [16] porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. [17] Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação”.

3.1    A santidade do crente é feita com o auxilio de Deus. Lv 20.8
Guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o SENHOR, que vos santifico”.

3.2    A santidade do crente é feita de maneira progressiva. Fp 3.12-14
[12] Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. [13] Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, [14] prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

3.3    A santidade do crente é feita para apresentar Cristo ao mundo. I PE 2.12
“Mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”.

4.     DEVE LEVAR-NOS A UMA VIDA DE CONFIANÇA EM DEUS. Jr 17.5-8
[5] Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! [6] Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. [7] Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. [8] Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto”.

4.1    Quando confiamos em Deus somos satisfeitos Nele. Sl 37.3-4
[3] Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. [4] Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração”.

4.2    Quando confiamos em Deus glorificamos a Ele.
[1] Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. [2] Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. [3] E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR. [4] Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.

4.3    Quando confiamos em Deus nos entregamos a Ele. Sl 37.5
“Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará”.

CONCLUSÃO
Esta mensagem trouxe algumas lições sobre a transitoriedade humana, as quais foram assim exauridas: Primeira, DEVE LEVAR-NOS A UMA VIDA DE HUMILDADE; Segunda, DEVE LEVAR-NOS A UMA VIDA DE GENEROSIDADE; Terceira, DEVE LEVAR-NOS A UMA VIDA DE SANTIDADE; Quarta, DEVE LEVAR-NOS A UMA VIDA DE CONFIANÇA EM DEUS. Você tem olhado para a limitação humana com humildade, generosidade, santidade e confiança em Deus? Quando aprendemos a olhar para a nossa limitação devemos aprender algo de bom para a nossa alma, tornarmo-nos mais sábios e vivermos mais próximos de Deus como disse o salmista: Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio (Sl 90.12). Faça isto hoje, amanhã pode ser muito tarde, porém, hoje Cristo pode te restaurar em Nome de Jesus. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário