Total de visualizações de página

domingo, 5 de março de 2017

JOÃO 1.35-42 - O TESTEMUNHO DOS HOMENS SOBRE JESUS - QUINTA PARTE

TEXTO: JOÃO 1.35-42

35 No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos 36 e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! 37 Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus. 38 E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes?39 Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima. 40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), 42 e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

 

INTRODUÇÃO

O rainha inglesa Maria Tudor chamada de “Maria Sanguinária”, que tinha este nome por ter feito um banho de sangue no seu pais matando crentes ela queimou vivos na fogueira, em acordo com o Papa Julio III, os três maiores lideres cristãos do país Cranmer, Latimer e Ridley, tudo isto porque eles se negaram a aceitar os dogmas contrários às Escrituras, estes homens continuaram fieis a Cristo, apesar da maldade daquela rainha, o evangelho cresceu e com as perseguições um grupo fugiu formando a Nova Inglaterra, que hoje é os Estados Unidos da América, o testemunho cristão não é em vão. Aqui nesta passagem de João trata do resultado do testemunho de João Batista, Ele apontou Jesus desde o inicio como a aquele que tem a primazia (Jo 1.15, 30), o cordeiro de Deus (Jo 1.29, 35), aquele que batiza com o Espírito Santo (Jo 1.33), o Filho de Deus (Jo 1.34), tudo isto resultou em pessoas dentre os seus discípulos saindo das suas fileiras para seguir a Jesus, mas isto não era problema para João, pois seu objetivo era engrandecer a Cristo (Jo 3.30), André e outro foram procurar Jesus para se tornarem seus discípulos, vamos extrair mais algumas lições sobre os homens testificando sobre quem é Jesus, faremos isto com base no tema abaixo mencionado.

 

ASSUNTO: O TESTEMUNHO DOS HOMENS SOBRE JESUS

 

TEMA: O OBJETIVO DO TESTEMUNHO DOS HOMENS SOBRE JESUS

 

1. O TESTEMUNHO TEM O OBJETIVO DE APONTAR PARA JESUS. V.35-36

35 No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos 36 e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus!

 

João havia dito que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29), um dia após aquele, ele repete o mesmo testemunho sobre Ele (v.35). O profeta aponta para Jesus como o cumprimento do plano redentivo de Deus para perdoar os pecados. João repetindo o seu testemunho está nos ensinando que não devemos desistir de apontar para Jesus como a solução de Deus a fim de perdoar a humanidade, a respeito do testemunho sobre Jesus podemos aprender algumas lições:

 

a) O testemunho dos homens deverá aponta para Cristo como a única saída para o homem pecador. At 4.12

 

Quando João Batista aponta para Jesus como o cordeiro de Deus estava tratando da salvação exclusiva em Jesus, pois Ele é o cordeiro (v.36), sobre a impossibilidade do homem pecador, Pedro afirma: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.12), ou seja, Jesus é a única saída, a única porta de salvação para o homem, nosso testemunho deve divulgar isso para o homem. Temos feito isso?

 

b) O testemunho dos homens sobre Cristo deverá apontar para Cristo através Escrituras. Jo 5.39

 

A base do nosso testemunho precisa ser tudo que Deus revelou nas Escrituras, pois o próprio Senhor Jesus disse: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5.39), eu e você precisamos ler e estudar as Escrituras, pois muitos estão distorcendo os textos bíblicos para defender doutrinas enganosas e antibiblicas, para seu testemunho ser eficaz na salvação de pecadores precisas ler a Palavra de Deus e se dedicar a conhecer e praticar o que está escrito. Temos sido assim?

 

c) O testemunho dos homens sobre Cristo deverá apontar para Cristo a partir de uma experiência pessoal com Ele. Jo 1.16

 

Além de apontar para Jesus e falar segundo o que está escrito na Bíblia, necessitamos dizer que o nosso testemunho sobre Jesus será relevante se nós experimentamos o agir transformador de Jesus sobre nossas vidas, sobre essa verdade vemos nas Escrituras: “Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça” (Jo 1.16), ou seja, aqui João se incluiu naqueles que receberam da plenitude de Cristo e da sua graça. Para falar da salvação que há na pessoa de Jesus precisamos que esta salvação seja verdade na nossa vida. Você já experimentou a salvação de Cristo de modo real na sua vida? Se a resposta for negativa, podes receber ainda hoje!

 

2.     O TESTEMUNHO TEM O OBJETIVO DE LEVAR PESSOAS A SEGUIR A JESUS. V.37-39

37 Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus. 38 E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes? 39 Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima.

 

Quando João Batista falou que Jesus era o Cordeiro de Deus pela primeira vez (Jo 1.29)vez não há relato que alguém tenha seguido Jesus, mas ele não desistiu e novamente divulga Jesus como o cordeiro de Deus pela segunda vez (Jo 1.35-36), desta vez duas pessoas seguiram Jesus (Jo 1.37-39). Não desistamos de pregar na primeira difuculdade, pois Deus irá fazer a sua obra em pecadores. Quando pregamos com o intuito de levar pessoas a Jesus precisamos dizer algumas verdades, expostas abaixo:

 

a) Para seguir a Jesus o discípulo precisa negar a si mesmo. Lc 9.23

 

É impossível seguir a Jesus sem que a pessoa se esvazie de si mesmo para que Deus o preencha, sobre isso vemos que Jesus: Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lc 9.23), isto é, neste versiculo aprendemos com Jesus que para segui-lo é preciso fazer voluntariamente (Se alguem quer vir), negar as vontades do coração quando estas se choquem com a de Deus (negue-se a si mesmo), matar o velho homem diariamente (dia-a-dia tome a sua cruz), após isso é que podemos segui-lo (siga-me). Você está disposto a abrir mão das suas vontades para seguir Jesus?

 

b) Para seguir Jesus o discípulo precisa calcular o preço do discipulado. Lc 14.28-33

 

Aprendemos que para seguir o Senhor além de negar a sua propria vontade precisamos calcular o preço da decisão, sobre esta verdade Jesus nos convida a calcular o preço antes de segui-lo, vejamos, pois, as palavras de Jesus: 28 Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? 29 Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, 30 dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar.31 Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? 32 Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz. 33 Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” (Lc 14.18-33). Jesus usa o exemplo de uma construção e as despesas para conclui-la, pois se começar se conseguir concluir será motivo de zombaria (vv.28-30); após trata sobre uma batalha e o dever de calcular se é possível vencer a batalha, como vencer e o momento de pedir paz (vv.31-33). A verdade este texto está dizendo que seguir Jesus exige uma decisão pensada e refletida, Spurgeon diz que aquele segue Jesus sem calcular o preço se decepciona. Seguir Jesus é melhor coisa que podemos fazer, mas há espinhos na vida cristã, porém, vale a pena, por isso que Santo Agostinho disse: “Dura coisa é te servir, impossível coisa é te deixar!!!”. Você quer seguir Jesus mesmo sabendo que vai enfrentar lutas? Porém, as vitórias são superiores as lutas!!!

 

c) Para seguir Jesus o discípulo deve fazê-lo com urgência. Mt 8.21-22

 

O seguidor de Jesus precisa entender que não há tempo a esperar, que é tolice protelar sua decisão, devido a esta verdade vemos Mateus narrando: 21 E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai. 22 Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos” (Mt 8.21-22). Spurgeon disse que “ele queria esperar o pai morrer para depois seguir Jesus e o Senhor disse que ele deveria segui-lo urgentemente antes de seputar seu Pai”. A T. Robertson disse que “embora seja nobre enterrar os mortos, seguir Jesus é a melhor das prioridades”. Não adie sua decisão, pois amanhã pode ser tarde demais!


3.     O TESTEMUNHO TEM O OBJETIVO PREPARAR MISSIONÁRIOS DENTRE OS DISCIPULOS. V.40-42

40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus.41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo),42 e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”.

 

Quando João Batista testemunhou sobre Jesus, houve não apenas um engajamento dos que creram de, seguir Jesus, mas além disso quiseram também comunicar o evangelho para que outros o conhecessem. André procurou levar mais um para perto de Cristo, eles se envolveram na obra missionária, sobre este assunto iremos extrair alguns aprendizados.

 

a) Os discípulos alcançados por Jesus querem falar desta boa noticia para outros. V.40-41

 

Nesta passagem nós vemos André externando o seu desejo de que outros conheçam a Cristo, pois o texto diz: 40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus.41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo)” (vv.40-41), isto é, alguém que conheceu Jesus não ficará acomodado, desejará que outros o conheçam, Ele procurou Pedro e disse achamos o Messias, você já achou o Messias? Então porque fica em silêncio e não divulga para outras pessoas? Faça isso, divulgue Jesus e o que Ele fez na sua vida!!!

 

b) Os discípulos alcançados por Jesus querem iniciar o testemunho nas pessoas mais próximas. V.41

 

Além do texto dizer que André já procurou alguém, quando encontrou Jesus, para falar sobre o Senhor, também o texto informa quem ele procurou, vejamos o que o texto diz: 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo)” (v.41). A primeira pessoa que ele buscou evangelizar foi uma pessoa próxima, seu irmão Pedro. Muitos de nós querem sair porque dizem que receberam um chamado para fora do Brasil, como diz certo ditado missionário: “Se você quer evangelizar na Bolívia, comece evangelizando Dona Olívia, sua vizinha”. Nós começamos e fazer missões e evangelismo na nossa família, trabalho, amigos, se não conseguimos evangelizar nem a familia como falaremos de Cristo ao mundo. pense nisso!

 

c) Os discípulos alcançados por Jesus querem a todo custo levar pessoas a Jesus. V.42

 

André não ficou não se conteve apenas por falar de Jesus, ele se esfoçou para levar Pedro a Jesus, conforme diz o versiculo seguinte: “E o levou a Jesus” (v.42), nosso papel é nos esforçamos para levar as pessoas até Cristo, pregarmos as Escrituras, orarmos pelas pessoas, testemunhar com a vida para elas, pois Jesus poderia poderia trazer Pedro sobrenaturalmente, mas permitiu que ele viesse pela instrumentalidade do seu irmão André. Jesus somente declarou o que Pedro seria futuramente depois que André o conduziu à sua presença, vejamos: “Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)” (v.42). Ou seja, Jesus muda a trajetória das pessoas (Simão = Ouvinte), depois Cefas (Pedro = pedrinha, pedra pequena, indica firmeza), porém Ele fez isso depois que André o levou até sua presença. Leve pessoas a Cristo para que sejam transformadas por Ele e recebam vida eterna!

 

CONCLUSÃO

A presente mensagem tratou que o testemunho do cristão: Primeiro, tem o objetivo de apontar para Jesus: 35 No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos 36 e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus!” (v.35-36). Segundo, tem o objetivo de levar pessoas a seguir a Jesus37 Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus. 38 E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes? 39 Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima” (v.37-39). Terceiro, tem o objetivo preparar missionários dentre os discipulos40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), 42 e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)” (v.40-42). Aplicação: a) O nosso testemunho tem apontado para Jesus ou para nós mesmos? b) O nosso testemunho tem levado pessoas a seguir a Jesus ou a se afastar Dele? c) O nosso testemunho tem levado discípulos a se envolver com a obra missionária ou a ser omisso e negligente? Desafio1. Que o testemunho nosso como discípulos aponte para Jesus. 2. Que o nosso testemunho como discípulos leve pessoas a seguir a Jesus. 3. Que nosso envolvimento com a obra de Cristo possa induzir outros a fazer o mesmo. Que Deus nos abençoe em Nome de Jesus!


Autor: Missº Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário