Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM JOÃO 1.32-34 - TESTEMUNHO DOS HOMENS SOBRE JESUS - JOÃO BATISTA (PARTE 4)

TEXTO: JOÃO 1.32-34

32 E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele. 33 Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo. 34 Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus”.

 

INTRODUÇÃO

O conceito grego de ser filho de um deus era também ser um deus da mesma essência do deus que o gerara e o novo testamento utilizando-se deste conceito grego traz a verdade de Jesus como Filho do Deus Único e Verdadeiro, assim apresentando a sua divindade. João Batista ao batizar Jesus viu a primeira manifestação sobrenatural, no texto paralelo de Mateus apresenta a seguinte narrativa: 16 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. 17 E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.16-17). Nesta passagem pode ser vista a presença da Trindade, na qual Jesus sendo apresentado em um palco cósmico como o Filho de Deus, em quem tudo se converge, em quem a vontade do Pai se realiza, continuando sobre a sua propaganda sobre Jesus, João agora traz Ele como o Filho de Deus e traz uma relação Dele com o Espírito Santo, sobre este assunto trataremos seguindo a temática sugerida no esboço do evangelho de João, falando sobre o testemunho dos homens sobre Jesus.

 

ASSUNTO: O TESTEMUNHO DOS HOMENS SOBRE JESUS

 

TEMA: JESUS, O DOADOR DO ESPÍRITO SANTO

 

1. JOÃO BATISTA DECLAROU QUE JESUS POSSUI A PLENITUDE DO ESPIRITO SANTO. V.32

E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele.

 

João Batista viu o Espirito Santo descer sobre Jesus, aqui podemos examinar que o Espírito veio do céu (v.32a) e pousou (Gr. “emeinens”, habitar, permanecer) sobre Cristo, ou seja, Ele veio do céu e não dos homens, habitando em Cristo permanentemente (v.32b), Jesus tem, assim, a plentitude do Espírito Santo e sobre esta verdade algumas lições precisam ser extraídas.

 

a) Jesus pode nos fazer plenos do Espírito Santo, porque Ele quem enviou o Espírito Santo. Jo 15.26

 

Jesus tem Espírito Santo, e Ele nos envia este Espírito para sua igreja, conforme está está escrito: “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim” (Jo 15.26), Jesus tem o Espírito Santo, pois a Bíblia chama Ele de Espírito de Cristo (Rm 8.9), assim sendo Ele pôde dar o Espírito Santo para sua igreja, Ele pode nos tornar plenos do Espírito Santo, nos encher plenamente da sua presença, para ser cheio do Espírito Santo é preciso estar aos pés de Jesus, orando (At 4.31), consagrando com jejum (At 13.1-3), o resultado é um testemunho poderoso do evangelho (At 1.8). Você já é cheio do Espírito Santo? Quer ser cheio do Espirito Santo? Busque agora!

 

b) Jesus pode nos fazer plenos do Espírito Santo, porque Ele não dá o Espírito por medida. Jo 3.34

 

Jesus pode dar a plenitude do Espírito Santo para a igreja, quando Ele dá, faz de uma forma intensa e abundante, sobre isso diz a Palavra: Pois o enviado de Deus fala as palavras dele, porque Deus não dá o Espírito por medida” (Jo 3.34), isto é, Deus pode fazer infinitamente mais como fez em Moody, Withfield, Wesley, Knox, homens que foram usados poderosamente na sua geração. Deus pode nos usar ainda hoje porque não dá o seu Espírito por medida, Ele age poderosamente, basta que nos coloquemos na dependência Dele! Jesus pode te usar poderosamente porque Ele tem a plenitude do Espírito e pode te dar. Busque agora!

 

c) Jesus pode nos fazer plenos do Espírito Santo, Porque Ele nos reveste de poder pelo Espírito Santo. Lc 24.49

 

Jesus nos reveste de poder quando nós obedecemos a Ele, conforme está escrito: Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49), ou seja, eles deveriam obedecer e ficar esperando ser revestido de poder para sair e espalhar as boas novas do evangelho. Jesus, tem poder para nos revestir e encher-nos de seu poder. Para ter o poder do alto é preciso buscar a Jesus e ser obediente, pois se você vive uma vida de descompromisso com Deus não pode ser revestido do Espírito Santo. Não há plenitude do Espírito santo onde há pecado, abandone todo e pecado e peça a Cristo que lhe revista do Espírito Santo. Busque ainda hoje este revestimento de poder!

 

2. JOAO BATISTA DECLAROU QUE JESUS É QUEM BATIZA COM O ESPIRITO SANTO. V.33

 

João Batista vai ensinar que Jesus é quem batiza com o Espírito Santo como se observa: “Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo” (v.33), sobre esta verdade J. C. Ryle disse que “este batismo não é com água, não pode ser feito por nenhuma igreja, pois é Jesus quem executa incorporando a pessoa no corpo de Cristo”, portanto, somente Jesus dispensa do batismo com o Espírito Santo sobre seu povo, sobre este batismo dado por Jesus algumas lições precisam ser enfatizadas.

 

a) O batismo com o Espírito Santo introduz o salvo no Corpo de Cristo que é a Igreja. I Co 12.13

 

O batismo com o Espírito Santo não é uma segunda benção após a conversão como afirma alguns, tambén não é somente para quem fala em línguas, pois Paulo disse: Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito” (I Co 12.13), ou seja, todos aqueles que se converteram a Cristo, nasceram de novo, já são batizados com o Espírito Santo, o batismo com o Espírito Santo é a entrada do salvo no corpo de Cristo, a igreja. Se você é convertido, já é batizado com o Espírito Santo. As Escrituras não mandam você buscar o batismo com o Espírito Santo, mas nos ordena buscar o enchimento com o Espírito Santo.

 

b) O batismo com o Espírito Santo capacita o salvo para dizer não ao pecado e viver vida santa. Rm 6.1-6

 

O batismo com o Espírito Santo nos capacita a dizer não ao pecado e viver uma vida santa, sobre isso Paulo disse: 1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? 2 De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? 3 Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. 5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, 6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos” (Rm 6.1-6), ou seja, embora alguns usem este texto para se referir ao batismo com agua, este texto se refere ao batismo com o Espírito Santo, que acontece na hora da conversão. Este batismo nos leva a morrer para o pecado (vv.1-3), aconteceu na morte e sepultamento de Cristo e nós também morremos com Ele e ressuscitaremos com Ele (vv.4-5), o nosso velho homem então morreu e ficamos livres do pecado (v.6). Dizer que este texto siginifica morte e sepultamento pelo batismo é distorcer o texto, aqui trata do batismo com o Espírito Santo que nos livrar da escravidão do pecado. Isto acontece na hora da conversão”.

 

c) O batismo com o Espirito Santo traz igualdade entre os que foram alcançados por Cristo. Gl 3.26-29

 

Quando você conhece a Cristo é batizado com o Espírito Santo e passa a ser nivelado com todos os crentes da igreja, vejamos com Paulo ensinava sobre isso: 26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; 27 porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. 28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (Gl 3.26-29), Paulo está nos dizendo que quando tivemos fé em Cristo, fomos batizados Nele e revestidos Dele (vv.26-27), ou seja, aqui trata sobre o batismo com o Espírito Santo que veio quando chegamos a fé em Cristo (Ef 1.13-14). Este batismo iguala todos os crentes quanto as nações: judeus, gregos; quanto a classe social: escravos ou livres; quanto ao gênero: homem ou mulher, todos são um em Cristo (v.28). Estes que foram batizados com o Espírito Santo por Jesus na conversão pertencem a Ele e são herdeiros das promessas de salvação (v.29). Jesus é quem batiza com o Espírito Santo todos os que se entregaram a Ele, no momento que creram.

 

3. JOÃO BATISTA DECLAROU QUE JESUS É O FILHO DE DEUS GERADO PELO ESPIRITO SANTO. V.34

“Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus”.

 

João vai declarar aqui sobre a filiação divina de Jesus, pois Ele foi gerado pelo Espírito Santo no ventre da bendita virgem Maria (Lc 1.26-31), aqui João vai dizer que não apenas ouviu, mas Ele viu e testificou que Ele é o Filho de Deus (v.34). A realidade de Jesus como Filho de Deus traz algumas implicações teológicas e práticas para nós, tais como:

 

a) Jesus como Filho de Deus, sendo gerado pelo Espírito Santo, implica dizer que Ele não tem pecado. Hb 4.15

 

Jesus sendo gerado de Deus mediante o Espírito Santo não pode ter qualquer mancha de pecado, sobre isso o autor aos Hebreus diz que: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hb 4.15), assim sendo, Jesus como Filho de Deus, veio a este mundo sem pecado e permaneceu nele sem pecado, apesar de, a nossa semelhança, ser tentado em tudo. É a Ele que devemos recorrer quando somos tentados, pois se compadece das nossas fraquezas.

 

b) Jesus como Filho de Deus, sendo gerado pelo Espírito Santo, implica dizer que Ele não tem pai nem mãe humanos. Hb 7.1-3

 

Jesus como Filho de Deus já existia antes de haver mundo (Jo 17.5), então Jesus é o Filho eterno de Deus, mas para Ele assumir a natureza humana precisava nascer de mulher, assim sendo Maria é mãe de Jesus na sua natureza humana, assim vejamos sobre o Filho de Deus enquanto divindade se Ele tinha pai ou mãe humanos, para observar isso leremos Hebreus: 1 Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou, para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz; 3 sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente” (Hb 7.1-3), nesta passagem tratando sobre a aparição de Melquisedeque que era um tipo de Cristo, vejamos: a) Ele era sacerdote do Deus altissimo (v.1; Hb 4.15), b) Ele era Rei de paz (vv.1,2; Jo 14.27); c) Ele era sem pai, mãe, genealogia (v.3); d) Ele não teve principio de dias e nem fim de existência (v.3); e) Ele era semelhante ao Filho de Deus, ou seja, a Jesus (v.3); f) Ele permanece sacerdote para sempre (v.3). Todas estas caracteristicas de Melquisedeque são de Cristo, ou seja, como Filho eterno de Deus Ele não teve mãe ou pai humanos, a Bíblia diz isso.

 

c) Jesus como Filho de Deus, sendo gerado pelo Espírito Santo, implica dizer que Ele é igual a Deus. Jo 5.18

 

Muitos possuem uma ideia errada sobre o termo Filho de Deus se referindo a Jesus, acham que isso significa que Jesus é menor que Deus, mas as Escrituras dizem o contrário, vejamos o que João escreve sobre este assunto: “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus”.(Jo 5.18), assim sendo, quando Jesus é chamado Filho de Deus significa que Ele é igual a Deus e não o contrário.

 

d) Jesus como Filho de Deus, sendo gerado pelo Espírito Santo, implica dizer que Ele é o mais excelente modo de Deus se comunicar com os homens. Hb 1.1-3

 

Deus nos falou de muitas maneiras pelos profetas, mas um dia cessando o ministerio profético, Deus nos fala de modo excelente através de seu Filho Jesus, sobre vejamos o testemunho da Palavra de Deus: 1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. 3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas (Hb 1.1-3). Porque motivo a revelação de Cristo é superior aos profetas: a) O ministério profetico cessou e Deus continua falando através do Filho (v.1-2; Jo 5.39); b) O Filho é herdeiro de todas as coisas e criador do universo (v.2); c) O Filho e resplendor da gloria e expressão exata do ser de Deus (v.3); d) O Filho sustenta o universo criado (v.3); e) O Filho fez a purificação dos pecados de modo perfeito e definitivo (v.3). Jesus é o modo último e mais excelente de Deus se comunicar com os homens através das Escrituras (Jo 5.39).

 

CONCLUSÃO

Nesta mensagem sobre o testemunho dos homens sobre Jesus, continuamos tratando deJesus como o doador do Espírito Santo. Trabalhamos sobre as declarações de João Batista sobre Jesus que foram: Primeira, João Batista Declarou que Jesus Possui a Plenitude Do Espirito Santo: “E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele” (v.32); Segunda, Joao Batista Declarou que Jesus é quem Batiza com o Espirito Santo: Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo (v.33); Terceira, João Batista Declarou que Jesus é o Filho de Deus Gerado Pelo Espirito Santo: “Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus” (v.34). Aplicação: Voce já pertence a Jesus? Se pertence a Jesus precisa estar pleno do seu Espírito, batizado com o seu Espírito e unido a Ele como Filho de Deus, pois quem não tem o Espírito Santo não pertence a Ele. Se você ainda não tem o Espírito Santo atuando em você, precisa hoje mesmo voltar-se para Deus e se arrepender dos seus pecados que Jesus te torna pleno de paz e alegria por meio do seu Espírito. Faça isto hoje em Nome de Jesus! Quer fazer isso agora?


AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva

 

Um comentário:

  1. Parabéns gostei por demais deste esboço , esboçando vida , muito obrigado pelo empenho de uma tão rica mensagem . Deus continue te usando para gloria do seuveterno nome. Muito me edificou .

    ResponderExcluir