Total de visualizações de página

domingo, 5 de fevereiro de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM JOÃO 1.15-18 (TESTEMUNHO DOS HOMENS - PRIMEIRA PARTE)


TEXTO: JOÃO 1.15-18
15 João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim. 16 Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. 17 Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. 18 Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”.

INTRODUÇÃO
Uma revelação é algo que ainda não veio á tona, que ainda falta chegar aos olhos e ouvidos. João nesta parte do evangelho está revelando Jesus como a única revelação do Pai de modo válido para a salvação da humanidade, pois Ele é ápice da revelação divina, é a revelação perfeita do Pai, sobre esta tão sublime e auspiciosa revelação iremos tirar alguns aprendizados.

ASSUNTO: A REVELAÇÃO DOS HOMENS SOBRE JESUS – JOÃO BATISTA (PRIMEIRA PARTE)

TEMA: JESUS, A REVELAÇÃO VÁLIDA DO PAI PARA A HUMANIDADE

1. A SUA REVELAÇÃO DO PAI TEM VALIDADE POR CAUSA DA SUA IMPORTÂNCIA. V.15
15 João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim”.

Jesus revela o Pai para nós, não é qualquer revelação, é a única válida para nos levar à presença de Deus, pois a sua importancia é elevadíssima, sobre esta importância de Jesus, algumas questões serão enfatizadas.

a) A importancia de Jesus é testemunhada por Joao (v.15a)
15 João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim”.

João testemunha sobre Jesus, a palavra testemunha vem do grego “martys” que significa alguém que fala do viu e ouviu, ser testemunha de Jesus é falar de algo real que já aconteceu na sua vida, sobre esta verdade o Rev. Arival Casimiro disse que “testemunhar é dar a vida pela sua fé, contar a verdade sobre quem é Jesus e o que Ele pode fazer pelos pecadores”, ou seja, para ser uma testemunha é preciso ter experimentado Jesus na sua vida, ter passado pelo novo nascimento. João Batista foi uma testemunha da importância de Jesus e nós também devemos fazê-lo, pois Ele tem a importância máxima para nós, se de fato somos cristãos.

b) A importancia de Jesus se dá porque Ele tem a primazia (v.15b)
15 João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim”.

João Batista vai declarar que Jesus tem a primazia. A palavra primazia vem do grego emprosthen e significa superioridade, excelencia, preferencia, prioridade. João Batista diz que a importancia de Jesus se dava porque Ele era superior, sobre esta verdade podemos examinar o complemento sobre esta mensagem do profeta em outra passagem “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3.11), ou seja, João estava dizendo que Jesus era superior a ele, pois o profeta batizava com agua e Ele com o Espírito Santo. Jesus é superior a todos os homens e por isso deve ser a principal prioridade nas nossas vidas.

c) A importância de Jesus se dá porque Ele é eterno (v.15c)
15 João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim”.

 João Batista fez uma declaração que podia parecer controversa para as pessoas, pois ele declarou: “porquanto já existia antes de mim” (v.15c), porque humanamente falando João Batista veio antes de Jesus seis meses, aqui somente cabe uma verdade, a do profeta está falando da eternidade de Jesus, ou seja, Ele já existia eternamente como Deus, Ele não é um ser que passou a existir, Ele sempre existiu, o próprio Jesus afirmou: “Antes que Abraão existisse Eu Sou” (Jo 8.58), Jesus é eterno e sendo eterno a felicidade que nos dá é eterna, a salvação que nos presenteia é eterna, mas a condenação vinda sobre os que o rejeitam também é eterna.

2. A SUA REVELAÇÃO DO PAI TEM VALIDADE POR CAUSA DA SUA PLENITUDE. V.16
16 Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça”.

A palavra plenitude vem do grego “pleromatos e significa totalmente preenchido, cheio em abundancia. Jesus não apenas revelou o Pai por causa da sua importancia, mas também por causa da sua plentitude, pois a sua revelação do Pai é plena, sem necessidade de nenhuma nova revelação, sobre este plenitude apredemos que:

a) A plenitude de Cristo é uma realidade e não um mito (v.16a)
“Porque todos nós temos recebido da sua plenitude [...]”

Jesus não quer apenas que o conheçamos, mas que este conhecimento seja pleno. Jesus está disponivel não apenas para salvar, Ele quer que tenhamos intimidade com Ele, deseja que sejamos cheios Dele, cheios com a sua presença. Ter a plenitude de Cristo não é uma utopia, é uma realidade. Eu e você podemos receber a plenitude de Cristo? Seria você colocar Ele em primeiro lugar, tê-lo como a mais importante pessoa da sua vida, ter as suas orações respondidas, ser cheio do Espírito Santo. isto pode acontecer conosco ainda hoje. Precisamos buscar esta plenitude!

b) A plenitude de Cristo é para todos os crentes e não para alguns especiais (v.16b)
“Porque todos nós temos recebido da sua plenitude [...]”

João vai dizer que todos nós podemos receber da plenitude de Cristo, podemos examinar isto no trecho “porque todos nós temos recebido da sua plenitude” (v.16b), Jesus não quer encher alguns crentes “especiais”, porque para Ele todos nós somos especiais e Ele quer trazer sua plenitude para todos desde o doutor até o analfabeto, desde o rico até o pobre. Todos os crentes têm a sua disposição a maior ferramenta de proximidade de Deus que é a sua plenitude, sobre isso o Rev. Hernandes Dias Lopes disse “aquele que é a plenitude de Deus veio para oferecer-nos sua plenitude a todos os crentes”. Peça a Jesus a sua plenitude, diga a Ele quer ser cheio Dele, convide-o para te encher!

c) A plenitude de Cristo é derramada sobre nós por causa da graça de Deus (v.16c)
“Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça”.

A plenitude de Cristo é um fruto da graça, Deus não nos enche por merecimento, mas por graça. Buscar a Deus é uma responsabilidade nossa, mas Deus somente nos enche porque Ele é gracioso. A palavra graça usada aqui vem do grego “Káritos” e significa disposição favorável. Sobre a graça F. F. Bruce comentou: “Nele temos não apenas graça, mas graça sobre graça. A graça está encarnada nele, e quem está nele tem graça abundante. O que os seguidores de Cristo tiram do oceano da plenitude divina é graça - cada onda é constantemente substituída por outra. Não há limites no suprimento de graça que Deus coloca à disposição do seu povo”, por causa da sua graça, Jesus nos oferece a sua pleninude, Ele quer nos encher do seu Espírito, porque Ele nos ama e não porque merecemos.

3. A SUA REVELAÇÃO DO PAI TEM VALIDADE POR CAUSA DA SUA SUPERIORIDADE. V.17
17 Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo’.

Jesus é superior a moisés, a graça Dele é superior a Lei, a sua verdade é superior á que Moisés apresentou. Iremos trabalhar sobre a superioridade de Cristo, pois Ele é elevado acima de todos os povos, acima de todos os anjos, elevado acima do céu, vamos aprender este versículo 17.

a) Moisés foi quem promulgou a Lei, o que isto significa? (v.17a)
“Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés [...]”

Moisés foi o que estabeleceu a Lei e a promulgou, Segundo William S. Smith “a lei é a base de todo o AT, pois esta traz o modo de buscar a Deus, os Escritos trazem as pessoas se afastando da Lei, e os profetas convidam o povo de volta à Lei”, Moisés promulgou a Lei, mas a Lei apontou o pecado e não o modo de vencê-lo (Rm 9.7), por isso que Moisés já profetizava sobre a primeira vinda de Cristo e que o povo deveria ouvi-lo (Dt 18.15), Moisés trouxe a Lei que condenava o pecado humano, dizendo que Ele estava vivendo em miséria espiritual, pois a Lei de Moisés serviu apenas para nos conduzir a Cristo (Gl 3.24). Portanto, quando Moisés promulgou a Lei, ele estava apontando e dizendo: ‘você está condenado e amaldiçoado, mas em Cristo você tem perdão.

b) Jesus nos outorgou a graça e verdade, o que isto nos ensina? (v.17b)
“[...] a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo”.

Jesus veio para cumprir na sua propria vida todas as exigencias da Lei, Ele assim o fez e nos entregou a sua graça e a sua verdade, sobre isso Warren Wiersbe diz que, “em sua vida, morte e ressurreição, Jesus Cristo cumpriu todos os requisitos da lei; agora, Deus pode compartilhar a plenitude da graça com os que creem em Cristo”. Porém Jesus não trouxe apenas a graça, mas também a verdade, pois, a graça sem a verdade seria enganosa, e a verdade sem a graça seria condenatória, quando o Senhor nos trouxe a sua verdade estava dizendo que Moisés foi mediador da Lei, Jesus além de mediador, Ele personalisou a graça, esta graça é verdadeira, pois a palavra verdade (Gr. “aletéia”, sig. reallidade, sem dissimulação), ou seja a graça de Jesus é real e não apenas aparente. Em Jesus a Graça é real e sua salvação é realidade. Já tens certeza da salvação? Se sua resposta é negativa, entregue-se a Cristo ainda hoje. Se você responde que sim, eu lhe digo que viva em santidade, pois a evidencia de quem alguem é salvo é uma vida real de santidade.

4. A SUA REVELAÇÃO DO PAI TEM VALIDADE POR CAUSA DA SUA DIVINDADE. V.18
18 Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”.

Jesus revelou o Pai de modo tão real porque Ele é exatamente Deus com o Pai, sobre isso o autor aos hebreus disse que 1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. 3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas (Hb 1.1-3), iremos explicar este versiculo 18 dizendo que a reveção que Jesus fez do Pai tem validade por causa da sua divindade.

a) O Pai não pode ser visto por ninguem, o que traz de explicação para mim? (v.18a)
“Ninguém jamais viu a Deus [...]”

Deus é espírito, não pode ser visto por ninguem, as Esccrituras afirma exatamente esta verdade, que Deus não pode ser visto pelos olhos humanos, Paulo afirmou esta invisibilidade de Deus ao dizer: Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!”, nem os serafins se atreviam a olhar para Ele, eles cobriam o rosto na sua presença (Is 6.2), assim sendo, o ser humano não pode contemplar o Senhor, Ele é invisivel! Nossos olhos não suportam olhar para Ele. Ele não pode ser visto por olhos pecadores! Ver a Deus para o pecador significava morrer, ser fulminado, somente poderiamos ver a Deus por meio de Jesus, fato trabalhado nas proximas linhas.

b) O Pai pode ser visto através do Filho, o que isto me traz de lição? (v.18b)
“[...] o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”.

Jesus revela o Deus invisivel de maneira perfeita aos nossos olhos porque Ele é Deus com Ele, podemos atestar isso na passagem “o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (v.18b), Ele já havia dito que quem vê a Ele vê o Pai (Jo 14.9), depois vai afirmar que é um com o Pai (Jo 10.30), Jesus como Deus revelou o Deus invisivel aos olhos humanos, Ele afirmou em outra passagem: “Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mt 11.25), ou seja, somente podemos conhecer a Deus por meio de Jesus porque Ele está no seio do Pai e nos traz a revelação perfeita do céu, devido a isto que Ele disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). Se você quer receber a revelação salvadora de Deus, precisas entregar a vida a Jesus.

CONCLUSAO
Vimos nesta mensagem que Jesus é unica revelação valida de Deus para a humanidade. Entizamos alguns aprendizados: Primeiro, a sua revelação do Pai tem validade por causa da sua importância: A importancia de Jesus é testemunhada por Joao, se dá porque Ele tem a primazia e porque Ele é eterno. Aplicação: Nós precisamos testemunhar da importancia de Jesus, se de fato, Ele é importante para nós, se Ele não é importante para nós não somos cristãos. Se somos cristãos precisamos dar a primazia a Cristo na nossa vida priorizando Ele em toda a nossa vida. Devemos viver sempre para termos uma felicidade eterna porque Cristo é eterno, Ele sendo eterno sua salvação e felicidade são eternas, mas sua condenação a quem o rejeita também é eterna.Segundo, a sua revelação do Pai tem validade por causa da sua plenitude: Esta plenitude é uma realidade e não um mito, é para todos os crentes e não para alguns especiais e é derramada sobre nós por causa da graça de Deus. Aplicação: Ser cheio de Cristo, ter intimidade com Ele não é algo ilusório, é real, você pode buscar, pois qualquer cristão pode buscar a presença de Cristo hoje e ser cheio Dele, receber da plenitude de Cristo não é por merecimento, mas pela graça de Deus, busque a plenitude de Cristo ainda hoje, seja cheio da sua presença. Terceiro, a sua revelação do Pai tem validade por causa da sua superioridade: Moisés foi quem promulgou a Lei e Jesus nos outorgou a graça e verdade. Aplicação: Moisés promulgou a Lei, esta apontava para Cristo, Jesus é o conteudo principal de toda a Escritura. Jesus nos trouxe a graça de Deus de modo real e intenso (graça sobre graça), sua graça nos traz vida de paz e vida eterna, para desfrutar desta paz no coração e salvação eterna de modo gracioso e real precisamos entregar a vida a Cristo. Quer fazer isso agora? Quarto, a sua revelação do pai tem validade por causa da sua divindade: Pai não pode ser visto por ninguem, mas se revelou através do seu Filho Jesus que é Deus com o Pai. Aplicação: Nós consseguimos aproximar dde Deus por nossas forças ou por nossos méritos, mas nos aproximamos do Senhor por meio da pessoa Divina de Jesus Cristo, Ele é a ponte, o elo, a ligação perfeita entre a terra e o céu. Somente por meio Dele temos livre acesso ao céu. Receba a Jesus como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador para que tenhas livre entrada no céu. Faça isso hoje!

AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário