Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I CORÍNTIOS 1.18-25

TEXTO: I CORÍNTIOS 1.18-25

INTRODUÇÃO

Estamos trazendo uma sequencia de sermões na carta de Paulo aos Coríntios no capítulo 1, nesta série estamos tratando sobre a Igreja de Deus, Paulo tratou antes sobre a igreja de Deus sendo dirigida por homens, chamada para santidadde, universalidade e para ser cuidada por Deus (vv.1-3), depois vimos que a igreja é o depositório da graça de Deus, que espera a vinda de Jesus e espera na fidelidade de Deus (vv.4-9). depois examinamos que a igreja alguns pecados da igreja: Divindindo o corpo de Cristo, batizando pessoas com base em homens e anulavam a cruz na pregação (vv.10-17). A parrtir de agora baseado nos versículos 18 a 25 iremos extrair mais algumas lições sobre a igreja de Deus, tendo como base o tema exposto a seguir.

TEMA: A IGREJA DE CRISTO NA TERRA (PARTE IV)

1. A IGREJA ENSINA A MENSAGEM DA CRUZ DE CRISTO. V.18

a) A cruz de Cristo é loucura para os perdidos. V.18a

A mensagem da cruz não pode ser compreendida por aqueles que a rejeitam, pois eles consideram que esta mensagem é uma coisa louca, conforme se explica: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem” (v.18a). Ou seja, o homem natural não pode entender as coisas do Espírito de Deus, elas se parecem loucura para eles (I Co 2.14), assim sendo, alguém que houve a Palavra e fica com raiva do pregador ao invés de mudar de vida, não é um verdadeiro convertido, não experimentou ainda o novo nascimento. Há pessoas que caminham para a condenação eternaa, pois, rejeitam a mensagem do evangelho.

b) A cruz de Cristo é poder de Deus para os que são salvos. V.18b

Aqueles que foram alcançados por Cristo irão olhar para as verdades bíblicas e examinar nelas o agir do poder de Deus, consoante podemos observar: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus” (v.18b). Quando observamos as Escrituras vemos nelas o poder de Deus, pois, inúmeras pessoas são transformadas por Deus através delas. Aqueles que tiveram seu entendimento aberto por Jesus para compreender a Palavra de Deus, estes entenderão a Palavra para a salvação e crerão que esta Palavra revela o poder de Deus para a salvação do pecador (Rm 1.16).

2. A IGREJA ENSINA A SABEDORIA DE DEUS. V.19-21a

a) A sabedoria de Deus destrói a sabedoria humana na vida. VV.19-20

O apóstolo Paulo vai afirmar que Deus anula a sabedoria humana, vejamos: 19 Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. 20 Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? 21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria [...]” (vv.19-21a). Aqui nesta pssagem Paulo irá declarar algumas verdades: a) Paulo está trazendo a mesma temática dos evangelhos que Deus escondeu as grandes revelações do Reino aos sábios e entendidos e revelou aos pequeninos (v.19; Mt 11.27); b) Paulo está ensinando que o homem entregue à sua própria sabedoria torna-se louco em seus próprios pensamentos, o ser humano com sua sabedoria se autodestrói com guerras, bombas, ganancia, eles renunciam Deus (v.20; Rm 1.21-22 ); c) Paulo disse que o mundo não pode conhecer a Deus por sua sabedoria, pois é Deus quem dá o conhecimento para salvação, pois, a sabedoria humana não leva ao conhecimento de Deus, nem aproxima Dele, ela faz o homem criar ídolos segundo seu próprio coração (v.21a; Rm 1.23). Definitivamente, Deus destuiu a sabedoria do mundo e estabeleceu sua própria sabedoria, somente quem se volta para este Deus tem a verdadeira sabedoria para salvação.

b) A sabedoria de Deus anula a sabedoria humana na salvação. V.21

Paulo vai dizer que o mundo não o conheceu por si mesmo, mas apenas aqueles que creram foram salvos, vejamos: “Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação” (v.21). Este texto está cheio de ironia, pois, Paulo, está dizendo que como aqueles incrédulos entendiam a pregação do evangelho da cruz como loucura, eles estavam fora da salvação que aquela pregação louca oferecia, mas aqueles que creram naquela “loucura da da pregação” receberam vida eterna. A melhor loucura que existe é crê em Jesus, pois, Ele é maravilhoso e salva o mais perdido e miserável dos pecadores. Você é louco por Jesus? Você é louco para morar eternamente com Ele? Eu sou louco e apaixonado pelo meu Jesus, pois, Ele fez na minha vida o que ninguem podia fazer.

3. A IGREJA CONVIDA AS PESSOAS PARA CRISTO. VV.22-25

a) O convite da igreja não se baseia nos conceitos humanos, mas em Cristo. VV.22-23

Paulo está aqui descrevendo o tipo de mensagem que as pessoas queriam ouvir, e o modo como Paulo pregou, vejamos: 22 Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; 23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios” (vv.22-23). Os judeus eram ávidos por sinais (Gr. “Semeion”), estes sinais seriam miraculosos, por isso eles consideravam a mensagem da cruz loucura, pois, para eles somente Jesus seria o Cristo se tivesse saído da cruz de modo miraculoso, devido a isto eram atraídos facilmente para falsos mestres por causa de falsos sinais, tropeçaram na cruz. Os gregos por sua vez queriam uma mensagem que tivesse uma lógica humana, para eles, se Jesus fosse o Cristo ele deveria ser entronizado e não crucificado, pois não entendiam que a cruz foi o palco da vitória, que o patíbulo era Cristo vencendo e não sendo vencido. Paulo não pregou sinais nem sabedoria humana, mas a Cristo crucificado. Bendito Jesus que venceu por nós naquela cruz! O conceito de Paulo é Cristo e sua cruz! Quem se converte é crucificado com Cristo para o mundo e renasce para uma nova vida!

b) O convite da igreja apresenta Cristo da maneira de Deus e não dos homens. V.24

Paulo está dizendo que não apresentou Jesus como os homens queriam, mas como precissavam ouvir: “Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus” (v.24). O apóstolo está dizendo que algumas pessoas foram chamadas (Gr. Kletos, chamado interno), estas pessoas pessoas que creram (judeus e gregos) receberam o esclarecimento que Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus, ou seja, Ele é o poder para salvação e a sabedoria para conhecimento da salvação (Lc 1.77). Alguns pregadores estão ensinando sobre um Cristo fraco sem poder que quer salvar e no final não salva, pois para estes a salvação depende dos homens, mas, as Escrituras ensinam que Dele vem a nossa salvação (Jn 2.9). Este é Cristo poderoso para nos salvar e nos dar conhecimento de Deus para sermos salvos.

c) O convite da Igreja se baseia na sabedoria e poder de Deus. V.25

Paulo aqui usa a ironia para demonstrar o poder e a sabedoria de Deus, vejamos: “Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (v.25). Como o plano de Deus para salvação da humanidade incluía a cruz, e como os judeus se escandalizavam por não enxergar nenhum sinal miraculoso na cruz, bem como os gregos viam loucura que um ser poderoso pudesse morrer naquela instrumento de punição, então, Paulo traz Deus ao nível deles para dizer que se Deus fosse fraco e louco, ele estaria acima de todos eles. Na verdade Paulo está afirmando aqui o contrário, que Deus é forte e sabio e eles fracos e loucos. Pois, a sabedoria de Deus não se pode medir (Sl 147.5), nem seu poder se comparar aa qualquer outro. Paulo diz que o convite que era feito a eles estava baseado em um poder tão elevado que para ser alcançado por eles, Deus desceu até eles para que o entendessem. Quando reconhecemos que somos fracos e nada sabemos, Deus nos alcança com sua graça e nos oferece salvação eterna.

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem sobre a Igreja de Deus na terra que: Primeira, a igreja ensina a mensagem da cruz de Cristo, a sabedoria de Deus e convida pessoas para Cristo. Aplicação: A Igreja não tem o direito de ensinar um evangelho sem cruz, pois, se retirar a cruz do evangelho, não haverá salvação, a igreja precisa saber que a salvação não se dá por causa da sabedoria humana, não foi porque você entendeu a salvação que fostes salvos, mas, Deus lhe abriu seu coração e entendimento para que você fosse chegasse à salvação. A igreja deve convidar as pessoas para que venham a Cristo. Você que está aqui neste instante, Cristo está te convidando para ter salvação eterna, ainda hoje. Você já tem certeza da sua salvação? Se sua resposta é não, você pode ainda hoje ter certeza de salvação. Jesus está te convidando, você quer?

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva - Igreja Presbiteriana do Brasil em Zé Doca - MA

 

Um comentário: