Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I CORÍNTIOS 1.4-9

TEXTO: I CORÍNTIOS 1.4-9 

INTRODUÇÃO

A carta à Igreja de Corinto é de autoria de Paulo, foi escrita para alertar a igreja contra divisões, imoralidade sexual, etc. Estamos nesta mensagem continuando a mensagem sobre a Igreja, então, nós precisamos conhecer a Igreja segundo as Escrituras, ou seja, precisamos observar a Palavra e vermos o que ela fala sobre a igreja. Iremos extrair algumas lições, tendo como base o tema abaixo.

TEMA: A IGREJA DE CRISTO NA TERRA (PARTE II)

1. A IGREJA É O DEPOSITÓRIO DA GRAÇA DE DEUS. VV.4-6

 A graça de Deus é oferecida ao ser humano, porém, esta graça é vista de modo abundante sobre sua igreja, precisamos atentar para a Palavra de Deus e extrair alguns ensinamentos sobre este ensino.

a) Devemos agradecer a Deus pela sua graça. V.4a

Paulo vai declarar que devemos ser gratos continuamente a Deus por causa da sua graça, vejamos: Sempre dou graças a [meu] Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus” (v.4a). Ou seja, precisamos ter um coração grato porque tudo que temos é fruto da graça de Deus, seja a vida, sustento, realizações, salvação, tudo são dádivas da graça de Deus, sejamos agradecidos pela imensurável graça do nosso Deus.

b) Devemos entender que a graça só existe em Jesus. V.4b

Além de agradecer a Deus por sua graça, devemos saber que ela somente acontece por causa de Jesus, conforme o texto registra: “Sempre dou graças a [meu] Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus (v.4b). Sem Jesus não há graça, pois, Ele é a manifestação visível da graça de Deus trazendo salvação ao mundo. Somente Jesus pode derramar da sua graça salvando e libertando o pecador.

c) Devemos entender que a graça nos enriquece na Palavra e conhecimento de Deus. V.5

A graça de Deus traz para nós uma riqueza de grande valor que é a Palavra e o conhecimento de Deus, como está escrito: “Porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento” (v.5). Somente podemos ter o conhecimento de Deus porque Ele se revelou primeiramente pela natureza (Sl 19.1; Rm 1.19-20), depois por seu Filho Jesus segundo as Escrituras (Jo 5.39). Por causa da graça de Deus, Ele se revelou para que nós o conhecéssemos.

e) Devemos entender que a graça nos concede dons para o serviço. V.7a

A igreja não é um lugar para quem quer ser servido, mas para quem deseja servir, mas, para servir Deus nos concede dons espirituais, conforme se observa: “De maneira que não vos falte nenhum dom [...]” (v.7a). Os dons não são para exibição, mas para edificação do corpo de Cristo, assim sendo, devemos buscar saber qual nosso dom no corpo de Cristo para que possamos ser um vaso de benção nas mãos do senhor.

2. A IGREJA É O POVO QUE ESPERA A VINDA DE JESUS. V.7

A igreja de Cristo é o povo que vive neste mundo com a esperançada vinda do Senhor, conforme examinamos: “De maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo” (v.7). A pregação do evangelho para ser porderosa precisa ser escatológica, para que seja cheia de esperança, ou seja, a pregação precisa apontar para a segunda vinda de Cristo, sobre esta vinda de Cristo queremos extrair três lições:

a) A vinda de Cristo será visível. Ap 1.7

Jesus virá, não de um modo secreto, mas visível a todas as pessoas, como João se expressa no Apocalipse: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!” (Ap 1.7). Todas as pessoas da terra serão ressuscitadas para comparecer diante Dele para ser condenados ou salvos (Jo 5.28-29). Se Cristo voltasse e você o visse nas nuvens do céu, qual seria sua sentença: Salvação ou condenação?

b) A vinda de Cristo será repentina. Mt 24.44

A vinda de Cristo acontecerá em uma hora que ninguém espera, consoante está escrito: “Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Mt 24.44). Não sabemos o dia nem a hora, devido a isto, devemos estar preparados todos os dias, pois sua vinda não será marcada em um calendário, mas, virá sem que ninguém o espere, de modo inesperado, pois, a verdade é que Ele virá e precisamos aguardar ansiosamente a sua vinda!

c) A vinda de Cristo deve ser aguardada em santidade. I Jo 3.2-3

Cristo virá, nós seremos semelhantes a Ele, o veremos como Ele é, mas para chegarmos lá, precisamos viver uma vida de santidade longe do pecado aqui, vejamos: 2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro” (I Jo 3.2-3). Sem santidade nunca veremos o Senhor. Então, se desejamos nesse grande dia, necessitamos abandonar toda e qualquer prática do pecado que sejamos encontrados puros ali.

3. A IGREJA É O POVO QUE ESPERA NA FIDELIDADE DE DEUS. VV.8-9

A igreja aguarda confiante na fidelidade de Deus, pois, esta asegura suas promessas. Iremoss extrair alguns aprendizados expostos a seguir.

a) Ele nos perserva salvos até o fim por sua fidelidade. V.8

 I. Ele nos salva e confirma nossa salvação até o fim. VV.6,8a

Por causa da sua graça, Deus confirma o que Cristo fez em nós, segundo dita o versículo: “assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós” (v.6). O verbo confirmar usado neste texto significa que Deus não apenas salva, mas confirma a nossa salvação, isto é, nos preserva salvos (Jo 10.28; Jd v.24-25). A nossa salvação é confirmada por Cristo, Ele nos assegura salvação eterna e segura! Para ter vida eterna segura agora e por toda a eternidade o ser humano precisa render-se a Cristo! A vida eterna também é um ato da fidelidade de Deus, pois, Ele é fiel e cumpre tudo o que nos promete, e então, como nos prometeu a salvação, não apenas efetivou, mas confirma a nossa salvação até o fim por causa da sua fidelidade, vejamos: “O qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo” (v.8a).

 II. Ele nos salva e nos purifica para que sejamos apresentados limpos na vinda de Jesus. V.8b

Jesus nos salva e nos apresentará limpos na sua vinda, pois, é Ele quem nos apresentará salvos e santificados, como podemos ver: “O qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo” (v.8b). Devido a isso que a teologia reformada ensina que preserva os salvos não apenas por um dia, mas, por toda a eternidade, pois, naquele dia, Ele mesmo nos apresentará santos para a salvação (Ef 5.25-27). Jesus é quem nos apresentará salvos e santos para sempre.

b) Ele nos salva para termos comunhão com seu Filho, por sua fidelidade. V.9

Deus nos chamou para a salvação e somente será salvo quem tiver comunhão com seu Filho Jesus, mas esta comunhão é um fruto da fidelidade de Deus, segundo se observa: “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (v.9). Para ter salvação, o ser humano necessita ter um encontro com Cristo, está ligado a Cristo. Você já tem sua vida ligada a Cristo? Já tem certeza de salvação?

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem que a igreja de Deus na terra tem algumas características: Primeira, A igreja é o depositório da graça de Deus; Segunda, A igreja é o povo que espera á vinda de Cristo; Terceira, a igreja é o povo que confia na fiddelidade de Deus. Aplicação: A graça de Deus está sobre o povo de Deus, para você experimentar esta graça necessita ter um encontro com Cristo e fazer parte do povo de Deus. Precisamos estar preparados para segunda vinda de Cristo, pois, Ele pode voltar a qualquer momento. Você estar preparado para comparecer perante o Senhor? Deus é fiel e devido a isto nos oferece salvação eterna. Você já tem certeza de salvação? Se sua resposta é negativa, entregue-se a Cristo ainda hoje!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário