Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I CORÍNTIOS 1.1-3

 TEXTO: I CORÍNTIOS 1.1-3

1 Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes, 2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: 3 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.

 INTRODUÇÃO

A palavra Igreja vem do grego “Eklesia” e significa Assembléia dos chamados para fora”, indicando que a comunidade cristã é um grupo de pessoas chamados para fora das práticas pecaminosas e para fora das quatro paredes onde estão as pessoas. A autoria desta carta é do apóstolo Paulo. Ele escreveu esta carta para combater a rebeldia, divisões, falta de amor e orgulho na igreja de Corinto. Esta passagem escolhida trata da saudação de Paulo àquela igreja, A igreja de Corinto é atual no nosso século, porque a Igreja é formada de homens falíveis que precisam estar aprendendo do Senhor, iremos trazer uma sequência sobre a igreja, para isso traremos algumas lições tendo como base o tema exposto.

 TEMA: A IGREJA DE DEUS NA TERRA (PARTE I)

 1. A IGREJA É LIDERADA POR HOMENS. V.1

 A igreja sempre foi liderada por homens, Deus exerce o primado sob a Igreja, mas Ele deixa homens que são responsavéis por liderar a igreja, sobre os homens que exercem esta função de direção na igreja, algumas lições precisam ser enfatizadas.

 a) Os homens que lideram a igreja são chamados pelo proprio Deus. V.1a

 O apóstolo Paulo declara está verdade ao declarar: “Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes” (v.1a). Paulo usada para chamado é a palavra grega “Kletos” que significa chamado pessoal e interno. Os líderes precisam ser chamados internamente pelo próprio Deus e não externamente por vantagens que o ministério possa oferecer. A grande crise ministerial da atualidade é que tem muitos pastores sem chamado de Deus que são chamados pelo seu coração ganansioso, não para viver para obra, mas, da obra.

 b) Os homens que lideram a igreja devem fazer a vontade de Deus e não dos homens. V.1b

 O servo de Deus vai ainda dizer que o chamado se deu pela vontade de Deus, conforme podemos examinar: “Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes” (v.1b). Ele está dizendo que o chamado para servir à igreja não se dá por causa da vontade de homens, mas de Deus. Se nós dependéssemos de homens para servir à igreja, estaríamos frustrados e decepcionados, mas como este chamado se dá por vontade de Deus, o próprio Deus se encarrega de nos arregimentar para fazer a sua obra!

c) Os homens que lideram a igreja devem estar ligados em Cristo. V.1c

 Paulo vai falar de um quesito indispensável para ser um líder da igreja que é estar ligado a Cristo, vejamos suas palavras: “Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes” (v.1c). Ele não foi chamado para ser apóstolo da igreja nem de um movimento, mas de Cristo. O líder precisa estar ligado ao cabeça, que é Cristo. Temos tido muitos problemas na igreja, pois, muitos líderes são ímpios, são pastores, mas não experimentaram uma verdadeira conversão, lideram a igreja, mas, sua escollha não foi de Deus, e sim da politicagem humana, da trama sórdida, da avareza, líderes que estão à frente da igreja, mas em pecado às escondidas. Arrependa-se parede branqueada, pois Deus sabe que teu coração não é reto diante Dele! Seja um líder segundo a vontade de Deus, a vontade Dele é a santidade!!!

d) Os homens que lideram a igreja devem saber que precisam da ajuda de outros homens. V.1d

Paulo vai nos informar ainda que um líder não trabalha sozinho, precisa de outras pessoas na igreja, vejamos: “Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes” (v.1d). O líder precisa da sua ajuda, você pode ajudar muito na igreja, há muito trabalho a ser feito, desde ajuda na reforma do templo, evangelismo de casa em casa, nas praças, no comércio, assumir liderança de jovens, homens, mulheres, departamento infantil, Escola Bíblica Dominical, tudo isso precisa de ajuda, o líder não consegue fazer sozinho, Deus permitiu que Paulo citassse um dos seus cooperadores (Sóstenes) para quê nós entendamos que a missão da igreja não é somente do líder, é nossa também. Assuma seu posto!!!

 2. A IGREJA É CHAMADA PARA SER SANTA. V.2

A santidade é um tema que, como afirmava o Bispo Anglicano J. C. Ryle, “não está em voga nos círculos evangelicos modernos”, muitos confundem santidade com usos e costumes farisaícos e outros dispensam este tema, mas, sem santidade ninguém verá a Deus (Hb 12.14), Paulo afirma que a Igreja não é salva para viver em pecado, mas para ser santa. Existem três aspectos sobre a santificação: Definitiva, progressiva e final. Iremos ver cada um deles a seguir.

 a) A Igreja é santificada por Cristo de maneira definitiva. V.2a

 O servo de Deus vai informar que a igreja já foi santificada em Cristo Jesus, vejamos: à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (v.2a). Todos aqueles que já foram salvos por Cristo Jesus já estão santificados definitivamente. Esta santificação definitiva é o perdão de pecados que recebemos quando nos rendemos a Jesus como nosso Único e Suficiente Senhor e Salvador. Se você já entregou sua vida a Jesus Cristo, você já é santo, mas precisa continuar se santificando como veremos a partir de agora..

 b) A Igreja é santificada por Cristo de maneira progressiva. V.2b

 A igreja além de já está santificada em Cristo Jesus, deve continuar se santificando, conforme o texto atesta: “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (v.2b). A santidade da igreja acontece também no dia-a-dia, é uma progressão, a cada dia nós vamos buscando a Cristo usando os meios de graça como a Palavra, oração, sacramentos, consagração, entrega, dia após dia, Deus vai tirando de nós o pecado, pois santidade progressiva significa cada dia despir-se do velho homem (Ef 4.22-24), todos os dias lutar contra o pecado (I Co 9.26), desenvolver a salvação (Fp 2.12), até chegar à glória quando seremos finalmente santos sem nenhum resquício do pecado, assunto este tratado a partir deste instante.

c) A Igreja será santificada por Cristo finalmente no céu. I Jo 3.2-3

A Palavra de Deus atesta que além de ser santificados definitivamente na hora da conversão, santificados progressivamente durante toda nossa vida aqui, um dia seremos totalmente santos na presença de Jesus, vejamos: 2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro” (I Jo 3.1-3). Nesta passagem está escrito algumas verdades sobre quando estivermos em nosso estado de santidade final: a) Nós seremos semelhantes a Cristo, receberemos um corpo semelhante ao seu corpo glorioso (v.2a; Fp 3.20-21); b) Nós veremos como Ele é (v.2b; Jó 19.25-27); c) Nós chegaremos neste estado de santidade plena se vivermos uma vida pura aqui (v.3). É impossível ver o Senhor sem andar em santidade aqui (Hb 12.14).

 3. A IGREJA É CHAMADA PARA SER UNIVERSAL. V.2 

A Igreja de Cristo não foi feita para ficar estagnada, mas para crescer e se espalhar por toda a face da terra, assim sendo, vejamos algumas características sobre esta igreja.

 a) A Igreja invoca o nome de Jesus em todo lugar. V.2

 A igreja de Cristo está centralizada na pessoa de Jesus e invoca o seu Nome sobre a sua vida, vejamos: “[...] com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo [...]” (v.2c). Onde não se invoca o nome de Cristo ou divide sua glória com outros tantos, atribuindo a estes funções que pertencem somente a Cristo, não pode se designar como Igreja de Cristo. A Igreja de Cristo não reúne em torno de líderes, personalidades, mas somente ao redor do glorioso nome de Jesus!!!

 b) A Igreja prega o nome de Jesus em todo lugar. Lc 24.46-47

 Jesus orientou a igreja que o seu nome seria pregados a todas as nações da terra, confira: 46 e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia 47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém”. (Lc 24.46-47). A igreja somente poderá pertenceer a Cristo se ela por onde estiver pregar somente o Nome de Jesus e convidas as pessoas para crê Nele, se além do nome de Cristo divulgar outros nomes, não poderá ser chamada igreja de Cristo, temos a missão de anunciar o BomNome de Jesus, temos feito isto?

c) A Igreja reconhece Jesus como Senhor em todo lugar. V.2

A Igreja de Cristo em todo lugar que está espalhada, deve reconhecer que Jesus é o Senhor, examinemos: “[...] com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (v.2d). As Escrituras afirmam categoricamente que somente existe um Senhor (Ef 4.5), ou seja, não pode agradar a Deus e ser igreja de Cristo quem possui outros senhores ou senhoras conjuntamente com Cristo. A Igreja verdadeira de Cristo não prestar louvores ou cultos a outros senhores, pois não podemos ser devotos de dois senhores (Mt 6.24). Quem de fato é seu Senhor? Se for Jesus, precisas obedecer sua Palavra!!!

4. A IGREJA É CHAMADA PARA SER CUIDADA POR DEUS. V.3

Deus é quem chama a igreja, Ele quem chama aqueles que integrarão o seu povo, o chamado de Deus leva seu povo a uma experiencia de um cuidado especial de Deus, sobre este cuidado, algumas verdades serão percebidas.

a) Deus cuida da sua Igreja dispensando sua graça sobre ela. V.3a

A graça de Deus é que leva o cuidado de Deus para igreja, conforme Paulo afirma na sua saudação: Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (v.3a). A palavra Graça usada por Paulo aqui vem do grego “charis” significa favor, presente que não merecemos. Ou seja, o cuidado que Deus tem por nós é um fruto da sua graça, é algo que não merecemos. Oh Maravilhosa Graça de Jesus!!

b) Deus cuida da sua igreja dispensando sua paz sobre ela. V.3b

Paulo vai nos informar que o resultado do cuidado de Deus é que desfrutaremos da sua paz, segundo nos exaure a passagem: “graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (v.3b). Paulo usou a palavra grega “Eirene” para paz, significando bem-estar espiritual, satisfação interna. Portanto, o cuidado de Deus acalma o nosso coração, tranquiliza o nosso espírito. Você está com o coração aflito e a alma angustiada, renda-se aos cuidados de Jesus hoje e receba sua paz.

c) Deus cuida da sua Igreja dispensando sua presença, por meio de Jesus, sobre ela. V.3c

Por fim., Paulo atesta que o cuidado gracioso de Deus, resultando em paz para nossa alma, acontece somente, por causa da sua presença por seu Filho Jesus, conforme está escrito: “Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo (v.3c). Jesus presente é Deus conosco (Mt 1.23), Nele está a plenitude da graça de Deus (Jo 1.16), por meio de Jesus, Deus manifesta sua presença trazendo salvação. Já tens a presença de Jesus contigo? Já tens certeza de salvação

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem que Deus tem uma igreja na terra, examinamos as seguintes características desta igreja: Primeira, Ela é liderada por líderes humanos; Segunda, É chamada para ser santa; Terceira, É chamada para ser universal e; Quarta, É chamada para ser cuidada por Deus. Aplicação: Você precisa respeitar os líderes que o Senhor colocou na sua igreja, pois crente rebelde que vive afrontando a liderança está se colocando contra a obra de Deus. Devemos viver uma vida de santidadde, abandonar qualquer pecado, devemos pregar o evagelho e sustentar financeiramente a igreja para que ela possa enviar mais missionários e cumprir a universalidade da igreja de chegar a todas as regiões da terra. Precisamos estar juntos de Deus para sermos cuidados por Ele e desfrutamos da presença e salvação através de Jesus Cristo. Você já tem certeza da sua salvação? Se sua resposta é não, Jesus pode te garantir certeza de vida ainda hoje, renda-se sua vida e seu coração a Jesus! Oremos!

 AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva - Bacharel em Teologia, Licenciado em Letras - Língua Portuguesa; Mestrado em Teologia, Curso de Plantador de Igrejas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário