Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM I CORINTIOS 1.10-17

TEXTO: I CORÍNTIOS 1.10-17

INTRODUÇÃO

Continuamos tratando sobre a igreja, vimos algumas caraterísticas da igreja, tratando sobre a Igreja de Corinto nesta série de mensagens bíblicas nesta carta de autoria do Apóstolo Paulo, estaremos exaaminando algumas falhas daquela igreja e que podem e até são cometidas hoje no meio evangélico, assim sendo, tomar cuidado, vamos observar isso fazer uma autoanálise.

TEMA: A IGREJA DE DEUS NA TERRA (PARTE III)

1. A IGREJA ESTAVA DIVIDINDO O CORPO DE CRISTO. VV.10-13

A Igreja de Corinto estava querendo dividir Cristo, ao invés de se unir em torno de Cristo, eles estavam vivendo em torno de si mesmos e das suas ideias, quebrando a unidade do Corpo de Cristo. Vejamos como eles estavam fazendo isso:

a) Eles estavam vivendo em desarmonia. V.10

Paulo vai, primeiramente, acabar com a desarmonia que havia naquela igreja, ele vai dizer: 10 Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer” (v.10). Paulo não está pedindo uniformidade de opinião mas, sim, uma atitude de amor que se empenha por harmonia e paz, pois sua atitude estava levando desarmonia, desunião e sectarismo. Simon Kistemaker cita Rupert Meldenius, um escritor do século 17, que falou as seguintes palavras: “Nas coisas necessárias – unidade; Em coisas não-essenciais – tolerância mútua; E, em todas as coisas, amor”. Se a igreja tomou uma decisão que você discordou, se ela não fere a Bíblia, não saia fomentando desarmonia entre os irmãos, se junte a igreja para glória de Deus!

b) Eles estavam vivendo em contendas. V.11

O apóstolo vai tratar com eles sobre os problemas de contendas da igreja com transparência, vejamos: 11 Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contendas entre vós” (v.11). Ele vai informar ou que ouviu sobre eles (contendas) e quem ddenunciou (casa de Cloe), muitas vezes as pessoas dizem: “Ouvi dizer”, ”as pessoas estão comentando”. Paulo foi direto e tratou sobre os problemas daquela igreja, dentre estes, a contenda. A palavra contenda vem do grego “eridês” e significa discussão acalorada, querelas. No Brasileiro popular, “criar barraco, “rodar a baiana”, eles não sabiam respeitar uns aos outros, mas, se ofendiam mutuamente. Como você trata seu irmão que tem algum pensamento divergente do seu?

c) Eles estavam vivendo em divisões. V.12-13a

Aquela igreja estava criando divisões em torno de homens, esquecendo do personagem principal que é Cristo, eles estavam exaltando homens“12 Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: “Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. 13 Acaso, Cristo está dividido?”. Os primeiros crentes que foram ganhos por Paulo para Cristo declaravam: “Eu Sou de Paulo”. Os que tinham um apego maior à filosofia e erudição, diziam: Eu sou de Apolo, pois este era muito bom com as palavras (At 18.24). Os que ainda guardavam as leis judaicas diziam: “Eu sou de Pedro, pois, Pedro era o apóstolo dos judeus. Havia uma outra parte que declaravam: Nós somos de Cristo”, estes eram os mais problemáticos, exclusivistas, que não pertenciam a Cristo na prática. Quando um crente deixa de frequentar a igreja porque mudou de pastor, ele não é crente em Jesus, mas no pastor. Quando você deixa de estar no culto porque quem vai pregar é fulano e não beltrano, você está colocando os homens acima de Cristo!

2. A IGREJA ESTAVA BATIZANDO PESSOAS COM BASE EM HOMENS. VV.13b-17

A Igreja de Corinto estava recebendo membros por meio do batismo. Nada que alegre mais uma igreja do que receber novos membros, batizar novos convertidos, aumentar o rol de membros, mas, por incrível que pareça, Paulo está condenando o recebimento de novos membros na Igreja de Corinto, pois estavam batizando pessoas, não com base em Cristo, sim nos homens, algumas liçoes:

a) O batismo não é por causa do ministro, mas de Cristo. V.13b-16

A mesma contenda anterior estava também presente no batismo, vejamos: “[...] Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo? 14 Dou graças [a Deus] porque a nenhum de vós batizei, exceto Crispo e Gaio; 15 para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. 16 Batizei também a casa de Estéfanas; além destes, não me lembro se batizei algum outro” (v.13b-16). Alguns receberam o batismo, não por causa do Cristo da mensagem, e sim, por causa do pastor, Paulo vai informar que o batismo não deve ser por causa do ministro, mas de Cristo (v.13b). Após isso, ele afirma que ele pregava, mas muitas vezes nem batizou aqueles que diziam ser dele (v.14). Ele batizou apenas alguns (vv.14-16). A glória maior de Paulo era ganhar almas para Cristo e não batizar. Se você se batizou ou veio fazer parte das igreja por causa de algum pastor, precisa se arrepender urgentemente e experimentar o novo nascimento em Cristo, pois você está no pastor e não em cristo.

b) O batismo não é a primeira missão do cristão, mas a pregação. V.17

Paulo vai dizer que Deus nos enviou, primeirmente, para pregar o evangelho e não para batizar como podemos ver: Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo” (v.17). Muitos pastores estão batizando pessoas sem nenhuma prova de que elas se arrependeram, sem discipular, ou seja, estão pulando as etapas, afinal, o correto seria levar o evamgelho e somente depois da pessoa demonstrar-se arrependido e transformado por Deus, passar pelo batismo. A pregação vem antes do batismo!

c) O batismo é o ritual de entrada na igreja visível. At 8.12

Não estamos dizendo que o batismo não seja importante, pois, na igreja primitiva, quando as pessoas ouviam o evangelho e passavama crer em Jesus, eram batizadas como se observa no texto seguinte: “Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres” (At 8.12). O modo da pessoa entrar na igreja visível é por meio do batismo, este sacramento era algo recebido pelos pais convertidos e por seus filhos (At 2.39), como acontecia na circuncisão (Gn 17.1-14) que foi substituída pelo batismo (Cl 2.10-12).

3. A IGREJA ESTAVA ANULANDO A CRUZ DE CRISTO PELA SABEDORIA HUMANA. V.17

"Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo”.

A igreja de Corinto estava anulando a cruz de Cristo na pregação, pois estavam buscando uma mensagem que agradasse aos corações humanos, seria uma tentativa de tornar o cristianismo uma filosofia de sabedoria humana e não apenas uma religião transcendental, sobre a pregação precisamos atentar para algumas verdades:

a) A pregação do evangelho é a missão principal da igreja depois da adoração. VV.17a

Paulo vai dizer: “Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho” (v.17a). Porém, precisamos entender que o cristão foi chamado para viver para a glória de Deus (Adoração): “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (I Co 10.31), também para promover esta glória entre os homens como está escrito: “Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas” (Sl 96.3). Somente irá evangelizar quem é um verdadeiro adorador, ou seja, se você não evangeliza, faça uma autoanálise se, de fato, és um verdadeiro adorador.

b) A pregação do evangelho é a revelação de Jesus Cristo e não da sabedoria humana. V.17b

Paulo declara ainda sua pregação não se baseou em sabedoria como está escrito: “Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo” (v.17b). A razão dele não falar segundo a sabedoria humana é que o evangelho que ele aprendeu foi por revelação de Jesus Cristo, vejamos: ”11 Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, 12 porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo” (Gl 1.11-12). O evangelho não é uma revelação humana, mas mediante Jesus Cristo, não deve ser pregado com a sabedoria do mundo, mas segundo a Palavra de Deus.

c) A pregação do evangelho não pode anular a cruz de Cristo. V.17c

Paulo traz outra verdade sobre a pregação, que ela não pode anular a cruz de Cristo como está escrito: “Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo (v.17c). O que seria anular a cruz de Cristo? J. C. Ryle diz que “anular a cruz seria querer adequar a Palavra de Deus aos gostos do coração humano”, ou seja, muitos querem atualizar a Bíblia para que pecados sejam acobertados, mas, os verdadeiros cristãos dizem que não abrimos mão da cruz, não retrocedemos quanto às verdades do evangelho.

CONCLUSÃO

Vimos nesta mensagem sobre a igreja de Deus na terra que ela tem pecados que precisam ser abandonados, como: Primeira, eles estavam dividindo o corpo de Cristo; Segunda, eles estavam batizando pessoas com base em homens e; Terceira, estavam anulando a cruz de Cristo pela sabedoria humana. Aplicação: Precisamos cuidar dos relacionamentos da igreja, pois, não podemos dividir a igreja. Façamos uma autoavaliação para sabermos se estamos na igreja por causa de Cristo ou dos pastores que estiverem, se alguém se ausenta da igreja porque a igreja mudou de pastor, seu Deus não é Jesus,mas o pastor. Você é crente em Jesus ou no pastor? Quando o pastor prega a verdade para você dentro da Bíblia e ao invés de mudar e abandonar o pecado, você fica raivoso contra o pastor ou quer mudar de igreeja, lamento dizer, mas você está anulando a Cruz de Cristo e caminhando para condenação. Arrependa-se ainda hoje!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário