Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM GÁLATAS 4.4-7

TEXTO: GÁLATAS 4.4-7

INTRODUÇÃO

O Natal é atacado por alguns ditos “teólogos” que alegam ter esta festa uma alusão ao paganismo, porém, outros teólogos alegam que se pode comemorar esta data porque, não sabemos quando Cristo nasceu, mas, o mais importante não é a data, mas o fato, Ele nasceu, concordo com estes segundos e comemoro o Natal. Esta carta aos Gálatas foi escrita por Paulo para tratar da liberdade cristã que estava sendo impedida por judaizantes legalistas, estes alegavam que a fé em Cristo era insuficiente, tendo os cristãaos o dever de guardar a Lei como meio de ser salvos, neste trecho escolhido, Paulo vai explicar que Deus enviou seu Filho para nos livrar desta escravidão das leis cerimoniais, impostas ao povo por eles. Sobre a vinda de Cristo ao mundo iremos aaprender algumas lições, expostas a seguir.

TEMA: NATAL, DEUS ENVIANDO SEU FILHO AO MUNDO

1. DEUS, NO NATAL, ENVIOU SEU FILHO NO TEMPO CERTO. V.4

4 Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei”.

a) O tempo certo foi uma época de boas estradas, segurança e uma lingua universal.

O tempo era propício para o nascimento de Jesus, pois, o Império Romano havia chegado ao controle de toda aquela região e trazido para todas as partes do império boas estradas, segurança para que as pessoas pudessem transitar livremente, bem como, havia ali uma lingua falada facilmente por todas as pessoas, desde as pessoas do mais alto escalão do governo até pecadores, esta língua era o grego koinê, a mensagem de Cristo se espalhou facilmente em todo o império, porque no tempo certo, Deus enviou seu Filho, isto é, o Natal aconteceu na época certa.

b) O tempo certo foi na época determinada por Deus. V.2

Esta passsagem está trantando que aqueles que vivem sob a Lei, mesmo sendo filhos, estão iguais aos escravos, pois possuem os privilégios, mas ainda não desfrutam destes, pois estão sob cuidados de outros, como o texto indica: “Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai” (v.2). Ou seja, a escravidão acabou quando Deus determinou o tempo e enviou seu Filho ao mundo para livrar-nos.

c) O tempo certo foi no tempo de alcançar as nações gentilicas. Rm 15.12

As escrituras afirmam que Jesus veio para além de resgatar aqueles que estavãm sob a Lei, iria incluir os gentios no seu povo, conforme podemos observar: “Também Isaías diz: Haverá a raiz de Jessé, aquele que se levanta para governar os gentios; nele os gentios esperarão” (Rm 15.12). Gentios são todos os que não são judeus, portanto, no nascimento de Jesus, Deus estava abrindo a porta para que nós pudéssemos crer e servir a Ele, tendo vida eterna.

2. DEUS, NO NATAL, ENVIOU SEU FIHO NASCIDO DE MULHER. v.4

a) O nascimento de Jesus, no ventre de uma mulher, era para restaurar a descendência da mulher. Gn 3.15

A Bíblia afirma que a descendência da mulher foi atingida pelo veneno da serpente e Deus fez a promessa que enviaria o descendente da mulher que iria esmagar a cabeça da serpente, conforme observamos: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15). Quando Jesus foi gerado no ventre da bendita virgem Maria, era Deus restaurando a descendência da mulher.

b) O nascimento de Jesus, no ventre de uma mulher, era para esmagar a cabeça da serpente. Gn 3.15; Rm 16.20

O texto de Gênesis 3.15 diz que o descendente da mulher iria ferir a cabeça da serpente, pois está escrito: “Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15), aliás, Jesus quando veio aqui, Deus permitiu que nascesse de uma mulher, para que Jesus esmagasse a cabeça da serpente, a mulher dita em Genesis seria uma representante da igreja, pois a Escritura diz que Jesus esmagará a cabeça de satatás diante da igreja, veja: “E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco” (Rm 16.20). Jesus nascceu da mulher para que Ele cumprisse a promessa de esmagar a cabeça da serpente.

c) O nascimento de Jesus, no ventre de uma mulher, era para resgatar a dignidade da mulher. I Co 11.11

O nascimento de Cristo veio para tirar o opróbrio que os judeus colocaram sobre a mulher, pois, eles colocavam ela numa posição inferiorizada, impediam elas de integrar as assembléias religiosas, mas, Jesus traz as muheres para igualdade no reino como está escrito: “No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher” (I Co 11.11). Deus enviando seu Filho ao mundo, nascido de uma mulher, restaurou sua dignidade e importância no Reino de Deus.

3. DEUS, NO NATAL, ENVIOU SEU FILHO PARA NOS RESGATAR. vv.5-7

a) Cristo nasceu sob a Lei, nos resgatando da Lei e de suas maldições. VV.4-5

Além de Jesus nascer de uma mulher, yambém veio a este mundo sob a Lei, como o texto indica: 4 Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5 para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” (vv.4-5). O esta passagem estáindicando é que Jesus nasceu sobre a Lei, e outras passagens apontam que ele ao vir sob a Lei e a guardar livrou os que estavam debaixo da maldição e condenação da Lei, conforme podemos observar: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro )(Gl 3.13). Não existe mais nenhuma maldição sobre quem tem Cristo, pois para isso Ele veio aqui.

b) Cristo nasceu sob a Lei, nos resgatando da Lei e nos tornando filhos de Deus por adoção. VV.5-6

Cristo ao nascer nos resgatou da Lei e da condenação que a Lei nos trazia, vejamos: “para resgatar os que estavam sob a lei” (v.5a), ou seja, ou seja, não há mais nenhuma condenação para quem está em Cristo (Rm 8.1). Outra verdade que aprendemos aqui é que a vinda de Jesus tonou homens filhos de Deus, como o Paulo continua a falar: “a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” (v.5b), isto é, somente são filhos de Deus aqueles que entregam suas vidas a Jesus, crendo Nele (Jo 1.12). Esta filiação divina foi nos dada por Jesus, mediante o seu Espírito, conforme o texto diz: “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” (v.6). Cristo nos resgatou de toda condenação e nos tornou seus filhos para termos uma intimidade com Ele.

c) Cristo nasceu sob a Lei, nos resgatando da Lei e nos tornando herdeiros de Deus. V.7

O apóstolo Paulo vai afirmar que Deus nos livrou da escravidão, nos tornou seus filhos e nos garatiu uma herança eterna, vejamos: “De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus” (v.7). O nascimento de Jesus e a sua obra em nosso favor nos tornou herdeiros de Deus, esta herança é a vida eterna que Cristo oferece a todos os que o recebem, o autor aos hebreus fala que os anjos agem em favor dos herdarão a vida eterna (Hb 1.14), sobre esta herança Pedro diz: 3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros” (I Pe 1.3-4). Cristo nasceu e nos trouxe a filiação divina e um lugar eterno nas mansões celestiais.

CONCLUSÃO

Nesta mensagem vimos que no Natal, Deus enviou o seu Filho no tempo certo; nascido de mulher e para nos resgatar da madição. Quando cristo nasceu, veio para esmagar a cabeça da serpente, restaurar a dignidade da mulher, acima de tudo, Cristo veio para nos oferecer uma herança eterna, a salvação. Você já tem certeza que se partisse daqui hoje estaria salvo eternamente? Se sua resposta é negativa, renda seu coração a Cristo ainda hoje e receba certeza de vida eterna nao apenas agora, mas eternamente.

 

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário