TEXTO: I CORÍNTIOS 1.26-31
INTRODUÇÃO
Estamos encerrando esta sequência de mensagens na carta de Paulo aos Coríntios no capítulo 1, vimos que que a igreja é dirigida por homens, chamada para ser santa, universal e ser cuidada por Deus (vv.1-3). A igreja é o depositório da graça de Deus, espera a vinda de Jesus e aguarda na fidelidade de Deus (vv.4-9). A igreja comete pecados: Divindindo o corpo de Cristo, batizando pessoas com base em homens e anulando a cruz na pregação (vv.10-17). Examina-se também que a igreja ensina a mensagem da cruz, a sabedoria de Deus e convida pessoas para Cristo (vv.18-25). Iremos terminar esta sequência explicando a partir dos versículos 26 a 31, para isso queremos extrair mais algumas lições sobre a igreja de Deus, tendo como base o tema exposto a seguir.
TEMA: A IGREJA DE DEUS NA TERRA (PARTE V)
1. DEUS CHAMOU, DE MANEIRA EFICAZ, AS PESSOAS DA IGREJA. V.26
a) Há apenas um chamado eficaz, este é realizado por Deus. V.26a
O chamado de Deus é eficaz, somente pode ser realizado por Deus, vejamos: “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação [...]” (v.26a). Deus quem nos vocacionou para a salvação, conforme está escrito que Deus nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus (II Tm 1.9-10a), Ele quem abre o coração do pecador (At 16.14-15), concede arrependimento (At 5.31; 11.18). O chamado eficaz para salvação é realizado por Deus.
b) Há apenas um chamado eficaz, este não é segundo a sabedoria humana. V. 26b
A Escritura vai dizer também que aqueles que Deus chamou eficazmente, não foi por causa da sabedoria humana, vejamos: “[...] visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne [...]” (v.26b). Os homens naturais não entenderão nem aceitarão as coisas de Deus, pois, elas se discernem espiritualmente (I Co 2.14), Cristo quem revela o Pai para o ser humano (Mt 11.27; Jo 1.18), sem esta revelação divina, o homem jamais conheceria a Deus. Devido a isto, o homem não vai até Cristo por suas próprias forças, mas é o Pai que traz o pecador até seu Filho (Jo 6.44), conhecer ao Senhor não é um fruto da mente humana, mas, Deus abre nosso entendimento para que você e eu o conheçamos (Lc 24.45).
c) Há apenas um chamado eficaz, este não se dá pela influência humana. V.26c
O chamado eficaz de Deus para a salvação não se realiza por intervenção humana, vejamos: “[...] nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento [...]” (v.26c). As Escrituras ainda vão afirmar que os que passaram pelo novo nascimento foi, não por ação humana, mas divina, vejamos: “Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1.13), assim sendo, a influência humana não atinge o céu, pois, a vocação de Deus para a salvação não acontece porque o homem moveu o coração de Deus, mas porque Deus interviu no coração humano, esta vocação nao depende da sua linhagem humana, mas da ação de Deus no seu coração.
2. DEUS ESCOLHEU, DE MANEIRA INCONDICIONAL, AS PESSOAS DA IGREJA. VV.27-29
a) O modo incondicional de Deus chamar o homem, anula a sabedoria humana para a salvação. V.27a
Paulo trata da salvação como um soberano de Deus para que o homem seja salvo, ele explica que não foi por causa da intelectualidade que o homem foi salvo, como exaurimos: “pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios [...]” (v.27a). Paulo diz que Deus escolheu as coisas loucas em lugar das sábias, mas, o que ele está dizendo? Está afirmando que não foi o homem que entendeu o evangelho para a salvação, mas, Deus que o fez entender este evangelho. Os sábios segundo o mundo o rejeitam e os loucos, ou seja, aqueles desprovidos de intelectualidade foram iluminados por Deus para compreender o evagelho e ser salvo.
b) O modo incondicional de Deus chamar o homem, anula a força humana na salvação. V.27b
O apóstolo vai dizer aqui que aqueles homens que integravam o evangelho não eram os mais fortes, mas os mais fragéis e pequeninos, consoante se verifica: “[...] escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (v.27b). Deus não veio para buscar os fortes, mas, os fracos. Ele veio fazer que os fortes sejam envergonhados com ação de Deus nos fracos. Ele não escolheu homens da elite religiosa ou do alto escolão do governo, escolheu pescadores, publicanos, pessoas desprezadas e consideradas fracas e indignas para transformar essas pessoas e demonstrar seu poder por meio delas. Ex: Davi e Golias.
c) O modo incondicional de Deus chamar o homem, anula a aparência humana na salvação. V.28
Deus não aceita aparência humana na salvação, não aceita a soberba do ser humano, por isso não escolheu aquelas que pareciam alguma coisa, mas, as que parecem ser nada, sobre isso vejamos: “E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são” (v.28). Deus pega o homem que parece não ser nada, que está jogado na sarjeta da vida, que ninguém dá nada por ele, graciosamente transforma, modifica e quem olha para ele fica boquiaberto com a transformação que Deus fez em sua vida. Aqueles que pensam que são, nada são e aqueles que nada são, Deus transforma em servos para a sua glória.
d) O modo incondicional de Deus chamar o homem, anula a glória humana na salvação. V.29
A salvação, bem como o seu chamado incodicional retira todo orgulho humano na salvação, como vemos aqui: “A fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus” (v.29). Pois, não há como o homem se orgulhar da salvação, esta é uma obra inteira de Deus, pois Deus convence (Jo 16.8), abre o coração para fé (At 16.14-15), coloca o arrependimento (At 5.31; 11.18; Rm 2.4), doa a fé (Ef 2.8; Tt 1.1), leva o homem a confessar Jesus com a boca para ser salvo (I Co 12.3; Rm 10.9-10). Assim sendo, o que o apóstolo está dizendo que nenhum salvo pode se orgulhar por ser salvo, mas se humilhar e adorar ao Deus que o salvou!
3. DEUS FEZ PARA SI, PROPRIEDADE EXCLUSIVA, AS PESSOAS DA IGREJA. VV.30-31
a) Deus fez homens propriedade Dele por meio de Jesus Cristo, por causa da sua missão. V.30a
O texto inicia dizendo que nós pertencemos a Deus, mas este pertencimento se dá por causa da missão de Cristo na igreja, vejamos: “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus [...]” (v.30a). O termo grego “christus” é o equivalente do hebraico “Messiah” que significa “ungido”, este termo é veterotestamentário e indicava a missão profetica, sacerdotal e real que o Cristo teria, pois, Ele pregaria a Palavra com o profeta, faria o sacrifício e inttercessão como o sacerdote e venceria toda a resistencia do nosso coração e nos levaria á conversão como o rei vencia seus adversãrios. Somos propriedade Dele por que Ele nos conquistou para si mesmo, por meio da missão de Cristo que nos salvou!
b) Deus fez homens propriedade por meio de Jesus, por causa da sua ação. V.30b
Paulo vai falar sobre nós como propriedade de Deus, não apenas por causa da missão de Cristo, mas por causa da sua ação, como vemos: “[...] o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (v.30b). O que significa esse texto? De modo básico verificamos que afirmar que Cristo se tornou sabedoria é afirmar que foi sua sabedoria que nos levou a ser salvos, ele abriu o nosso coração e colocou o entendimento da palavra para salvação. Quando diz que Ele se tornou nossa justiça, está dirimindo que a sua justiça foi colocada sobre nós e Deus quando olhar para nós vê a justiça de Cristo. Ao indicar que Jesus se tornou nossa santificação, esta destacando que a santidade perfeita de Cristo nos garante a salvação e nós nos santificamos porque Ele nos aperfeiçou para sempre (Hb 10.14). Ao declarar que Cristo se tornou nossa redenção, na verdade está informando que Cristo nos comprou e deu-nos liberdade. Pertencemos a Deus por causa da sua ação salvadora em nós e por nós!
c) Deus fez homens propriedade Dele para que reflitam a sua glória. V.31
Paulo encerra esta seção falando sobre o resultado da ação de Deus, por meio de Cristo, salvando-nos, que é a sua glória, vejamos: “Para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (v.31). Todos aqueles que foram salvos não devem se orgulhar, mas render toda a glória a Cristo. Se você é orgulhoso não está glorificando a Deus, mas, a si mesmo, praticando idolatria. Deus seja glorificado pela salvação de pecadores indignos.
CONCLUSÃO
Vimos nesta mensagem sobre a igreja de Cristo na terra que Ele chamou de maneira eficaz, incondicional e para sermos propriedade exclusiva Dele. Não podemos nos orgulhar deixando de perdoar os que nos ofenderam, pois, Cristo nos perdou e salvou eficaz e incondicionalmente. Fomos chamados para pertencermos somente a Ele, pois quando temos a Cristo, não há lugar para mais nada. Cristo oferece salvação a todos aqueles que abandonam tudo e passam a pertencer somente a Ele. Você que já foi alcançado por Cristo precisa pregar esta Palavra e se você ainda não tem certeza da sua salvação, basta render o seu coração a Jesus neste instante. Você quer?
AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva
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