Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM II CORINTIOS 1.1-2

TEXTO: II CORINTIOS 1.1-2

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda a Acaia, 2 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.

 INTRODUÇÃO

A salvação é um dom de Deus pela graça, por meio da fé, mas, ela é evidenciada ao mundo por meio de uma vida de boas obras, afinal de contas, as pessoas não vêem o que está no nosso coração, mas examinam as nossas atitudes. Paulo escreve esta Segunda Carta aos Coríntios para defender o seu apostolado e condenar o falso evangelho ensinado pelos falsos mestres. Ele na saudação inicial faz uma apresentação da sua pessoa e traz algumas caraterísticas que ele tinha como servo de Jesus Cristo, nós iremos tratar sobrer este assunto, através do tema exposto.

TEMA: CARACTERÍSTICAS DE QUEM SERVE A CRISTO

1. É UM REPRESENTANTE DE CRISTO NA TERRA. V.1

a) Paulo era um apóstolo, ou seja, um desbravador do evangelho. V,1a

 Paulo vai se identificar como um representante de Cristo para levar o nome do Senhor onde Ele ainda não tinha sido conhecido, por isso se autointitula apóstolo, conforme vemos: Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda a Acaia”. O termo apóstolo vem do grego “apostolew” e significa enviado, os apóstolos foram os desbravadores do cristianismo, levaram o evangelho onde Ele ainda não fora conhecido. Hoje não existe apóstolos, mas existe a missão apostólica da igreja de levar Cristo até os confins da terra.

b) Paulo era um apóstolo de Jesus Cristo, isto é, Ele pertencia a Cristo. V.1b

O apóstolo vai declarar ainda que tinha um pertencimento a Cristo, conforme podemos observar: Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda a Acaia”. Calvino diz que ali haviam falsos apóstolos que se intitulavam “apostolos de Cristo”, quando Paulo diz que é apóstolo de Cristo, está afirmando que tinha convicção do seu chamado, diferente daqueles falsos mestres. Ele pertencia a Cristo e eles aos seus próprios interesses, ninguem pode fazer algo para Cristo de modo eficaz sem pertencer a Ele.

c) Paulo era um apóstolo segundo a vontade de Deus e não de homens. V.c

Paulo teve o chamado feito diretamente por Cristo para o apostolado, não foram os homens que o chamaram,mas Deus, examinemos: Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda a Acaia”. Paulo aprendeu diretamente de Jesus Cristo, pois, ele prórpio afirma que o que ele aprendeu não veio de homens, mas por revelação de Jesus Cristo (Gl 1.11-12), então, seu chamado se dá por uma determinação divina e não humana. Você está na igreja por causa de Cristo ou por causa de homens?

2. É COLOCADO PARA O BEM DA IGREJA. V.1c

a) A igreja pertence a Deus e não ao líder.

A igreja é uma propriedade de Deus, conforme analisamos: “[...] à igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda a Acaia”. Simon Kistemaker afirma que “a igreja é o ajuntamento do povo de Deus para louvor, adoração e comunhão”, ou seja, em qualquer lugar onde se reúnem pessoas lavadas pelo sangue de Cristo, ali está presente a igreja de Deus. Deus é o dono da igreja, foi Ele quem a fundou, dirige e sustenta. A igreja não pode ter donos, pois, o seu legítimo dono teve suas mãos, pés e frente perfuradas pela igreja, assim sendo, aqueles que se intitulam donos de igreja são falsos. Somente Deus é proprietário da igreja.

b) A igreja reune os crentes localmente.

A igreja de Cristo está presente nas cidades diversas, no caso aqui, em Corinto, consoante nos aponta o texto indica: “[...] à igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda a Acaia”. Os crentes precisam frequentar uma igreja local, pois, nesta época de pandemia ficou provado que a maioria das pessoas não acessam a live da igreja local, ou seja, muitos nos horários dos cultos estavam assistindo outras coisas e até mesmo fazendo aglomeração, sem máscaras, com parentes e outras pessoas, usando a desculpa do “fique em casa”. As pessoas precisam ser pastoreadas de perto, este papel é feito pela igreja local, através do pastor e dos seus membros, Valorize a igreja local!

c) A igreja deve influenciar toda a região com sua santidade.

A igreja é chamada para ser santa (I Co 1.2), ou seja, viver uma vida de santidade, fugir do pecado, mas, esta santidade da igreja é importante porque ela influencia as pessoas e isto se espalha, pois, a igreja deve seer influenciadora, vejamos: “[...] à igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos em toda a Acaia”. Paulo era estrategista na plantação de igrejas, ele plantava igrejas nas cidades-pólos e aquelas igrejas influenciavam toda a região, mas, a influencia somente poderia ser boa se a igreja vivesse em santidade. Aquela região da Acaia foi infuenciada pela vida de pessoas crentes.

3. É UM AGENTE DA GRAÇA SOBERANA DE DEUS. V.2

a) A graça vem antes da paz, pois, é a graça que gerra a paz.

A nossa vida e todas as dádivas recebidas é um fruto da graça de Deus, Paulo nas suas saudações usa, intencionalmente o termo graça anterior á paz, conforme vemos: “Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”. O objetivo de Paulo é nos mostrar que sem a graça não tem paz nem salvação. A palavra graça (Gr. “charis”, dom imerecido) indica que a graça é a causa das bençãos e da vida eterna recebidas.

b) A paz vem depois da graça, pois, a paz é resultado da graça.

Paulo aponta que a paz é um fruto da graça, resultado na vida de quem foi salvo, consoante se verifica: “Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”. Colin Kruse afirma que o termo paz (gr. “eirene”, bem-estar espiritual e interno) está depositado por Deus em todos aqueles que pertencem a Ele, ou seja, os santos (v.1), somente pode ter paz com Deus aqueles que foram justificados pela fé em Jesus (Rm 5.1), estes recebem esta paz interior e eterna. Você tem paz interior? Tem certeza de salvação? Se sua resposta é negativa, saiba que uma coisa está ligada á outra, você não terá paz se não sabe para onde vai. Quer receber esta paz, renda-se a Cristo agora!!!

c) A Graça e a paz são transmitidas pela presença de Deus, mediante Jesus Cristo.

O apóstolo Paulo traz a graça e a paz como resultado da presença de Deus mediante Jesus na vida da igreja, vejamos: “Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”. Tudo que nós recebemos não foi por causa do que fizemos, mas, porque a presença de Deus se manifestou a nós. Quem nos revelou a presença do Pai foi Jesus (Jo 1.18), assim sendo, a graça veio por meio Dele (Jo 1.), e a paz também (Jo 14.27), nós éramos pobres para com Deus, mas através da graça de Jesus, Ele nos tornou ricos nos céu, vejamos: “Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos” (II Co 8.9). Por meio Dele, nós podemos ter paz na alma e certeza plena de salvação.

CONCLUSÃO

Esta mensagem tratou sobre as características de alguém que serve a Deus, que são: Primeira, é um representante de Cristo na terra; Segunda, é colocado para o bem da igreja; Terceiro, é um agente da graça soberana de Deus. Aplicação: 1. Nós somos representantes (embaixadores) de Cristo na terra, estamos aqui para anunciar o evangelho, convidar pessoas para render-se a Cristo, temos sido realmente isso? 2. Deus nos chamou para o bem da igreja, qual o bem que você e eu temos feito à igreja? Será que quando criticamos a igreja em casa ou falamos mal do pastor ou irmãos, estamos fazendo bem á igreja? Quando deixamos vir aos cultos da igreja local estamos fazendo bem à igreja? Que influencia estamos deixando para nossos filhos, netos, bisnetos que virão depois de nós. 3. Você quer ter paz na alma e certeza de salvação? Então você precisa ter um encontro real com Jesus, Ele te oferece isto hoje graciosamente por meio de Jesus!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário