Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de junho de 2015

SERMÃO BASEADO EM MARCOS 8.27-30 (PRIMEIRA MENSAGEM)

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 8.27-30
[27] E saiu Jesus com os seus discípulos para as aldeias de Cesaréia de Filipe, e no caminho interrogou os discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? [28] Responderam-lhe eles: Uns dizem: João, o Batista; outros: Elias; e ainda outros: Algum dos profetas. [29] Então lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo, Pedro lhe disse: Tu és o Cristo. [30] E ordenou-lhes Jesus que a ninguém dissessem aquilo a respeito dele.

INTRODUÇÃO
          O que seria uma confissão? Para que ela serve? A resposta parece ser simples, pois seria declarar uma doutrina ou um pensamento. Todos nós já confessamos algo sobre alguma coisa. Mas, a maior confissão que podemos fazer é nós declararmos que nossa vida pertence a Jesus. Marcos nesta passagem trata de uma das mais belas confissões da histórias que foi a confissão de Pedro, na qual ele declarou que Jesus era o Cristo (v.29), vamos aprender um pouco com esta confissão feita pelo Apostolo Pedro, faremos isto baseados no tema abaixo.

TEMA: O QUE APRENDEMOS COM A CONFISSÃO DE PEDRO?

1.     FOI UMA CONFISSÃO DA EXCLUSIVIDADE DE JESUS. V.28-29
“[28] Responderam-lhe eles: Uns dizem: João, o Batista; outros: Elias; e ainda outros: Algum dos profetas. [29] Então lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo, Pedro lhe disse: Tu és o Cristo”.

1.1   Quando Cristo é exclusivo para nós temos Ele como nosso único Senhor. RM 10.9-10
[9] Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; [10] pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

1.2   Quando Cristo é exclusivo para nós temos Ele como nosso único Salvador. At 4.12
 “E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos”.

1.3   Quando Cristo é exclusivo para nós temos Ele como nosso único intercessor. Hb 7.25
“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles”.

2.     FOI UMA CONFISSÃO DA DEPENDENCIA DE DEUS. Mt 16.17
“Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus”.

2.1   A pessoa só pode confessar a Cristo por meio da ação do Senhor por seu Espírito. I Co 12.3
“Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo”.

2.2   A pessoa só pode confessar a Cristo porque o Senhor abriu seu coração, colocou a fé e o arrependimento para a vida no homem.
“E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia” (At 16.15).

“[8] Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, isso não vem de vós, é dom de Deus; [9] não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).

“[9] agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque o fostes para o arrependimento; pois segundo Deus fostes contristados, para que por nós não sofrêsseis dano em coisa alguma. [10] Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte” (II Co 7.9-10).

3.     FOI UMA CONFISSÃO DA UNIÃO COM O SENHOR. Mt 16.19
“Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus”.

3.1   O Senhor nos uniu com Ele por meio da morte de Cristo. Jo 11.49-52
“[49] Um deles, porém, chamado Caifás, que era sumo sacerdote naquele ano, disse-lhes: Vós nada sabeis, [50] nem considerais que vos convém que morra um só homem pelo povo, e que não pereça a nação toda”. [51] Ora, isso não disse ele por si mesmo; mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus havia de morrer pela nação, [52] e não somente pela nação, mas também para congregar num só corpo os filhos de Deus que estão dispersos.

3.2   O Senhor nos uniu com Ele e nos deu autoridade em Cristo. II Co 13.10
“Portanto, escrevo estas coisas estando ausente, para que, quando estiver presente, não use de rigor, segundo a autoridade que o Senhor me deu para edificação, e não para destruição”.

3.3   O Senhor nos uniu com Ele para proclamamos a salvação em Cristo. I Pe 2.9
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”

CONCLUSÃO
          Esta mensagem tratou de maneira temática sobre a confissão de Pedro e foi exaurido que FOI UMA CONFISSÃO DA EXCLUSIVIDADE DE JESUS; DA DEPENDENCIA DE DEUS e; DA UNIÃO COM O SENHOR. Como você está confessando a Cristo, com exclusividade, dependendo Dele e, em união com Ele? Se não, está na hora de você confessá-lo como seu único Senhor e Salvador, faça isto e verá como sua vida estará cheia de paz.


Autor: Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário