Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de junho de 2015

SERMÃO BASEADO EM MARCOS 8.1-10

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 8.1-10
[1] Naqueles dias, havendo de novo uma grande multidão, e não tendo o que comer, chamou Jesus os discípulos e disse-lhes: [2] Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que eles estão comigo, e não têm o que comer. [3] Se eu os mandar em jejum para suas casas, desfalecerão no caminho; e alguns deles vieram de longe. [4] E seus discípulos lhe responderam: Donde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto? [5] Perguntou-lhes Jesus: Quantos pães tendes? Responderam: Sete. [6] Logo mandou ao povo que se sentasse no chão; e tomando os sete pães e havendo dado graças, partiu-os e os entregava a seus discípulos para que os distribuíssem; e eles os distribuíram pela multidão. [7] Tinham também alguns peixinhos, os quais ele abençoou, e mandou que estes também fossem distribuídos. [8] Comeram, pois, e se fartaram; e dos pedaços que sobejavam levantaram sete alcofas. [9] Ora, eram cerca de quatro mil homens. E Jesus os despediu. [10] E, entrando logo no barco com seus discípulos, foi para as regiões de Dalmanuta.

INTRODUÇÃO
          O Evangelho de Marcos é um dos escritos narrativos que junto com Mateus, Lucas e João narravam os fatos da vida de Cristo bem como sua morte, ressurreição e ascensão ao céu, estes livros tinham por objetivo levar a mensagem de Cristo a um público especifico. Marcos foi escrito para apresentar Jesus ao público romano, estes evangelhos trazem seqüência de curas, libertação, milagres, com o fim de apresentar o reino de Deus por meio de Jesus, tudo que ele faz é por compaixão das pessoas. Nesta passagem trata sobre a segunda multiplicação dos pães e peixes, que foi um milagre literal, mesmo nós crendo em milagres, focaremos a causa do milagre que foi a compaixão de Cristo pelas pessoas e faremos isto extraindo algumas lições preciosas sobre a compaixão de Cristo, que serão aplicadas a partir do tema abaixo.

TEMA: VERDADES VERIFICADAS SOBRE A COMPAIXÃO DE JESUS EXTRAÍDA NA SEGUNDA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E PEIXES

1.     JESUS TEM COMPAIXAO DAS PESSOAS. V.1-3
“[1] Naqueles dias, havendo de novo uma grande multidão, e não tendo o que comer, chamou Jesus os discípulos e disse-lhes: [2] Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que eles estão comigo, e não têm o que comer. [3] Se eu os mandar em jejum para suas casas, desfalecerão no caminho; e alguns deles vieram de longe [4] E seus discípulos lhe responderam: Donde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto?

1.1   Jesus tem compaixão das pessoas porque elas estão totalmente distantes dele pelo pecado. Mt 9.36
Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor.

1.2   Jesus tem compaixão das pessoas e prova esta compaixão com atitudes de amor. Mt 18.23-27
[23] Por isso o reino dos céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos; [24] e, tendo começado a tomá-las, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; [25] mas não tendo ele com que pagar, ordenou seu senhor que fossem vendidos, ele, sua mulher, seus filhos, e tudo o que tinha, e que se pagasse a dívida. [26] Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, tem paciência comigo, que tudo te pagarei. [27] O senhor daquele servo, pois, movido de compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida.

2.     JESUS TEM COMPAIXAO DAS PESSOAS POR MEIO DA IGREJA. V.5-7
“[5] Perguntou-lhes Jesus: Quantos pães tendes? Responderam: Sete. [6] Logo mandou ao povo que se sentasse no chão; e tomando os sete pães e havendo dado graças, partiu-os e os entregava a seus discípulos para que os distribuíssem; e eles os distribuíram pela multidão. [7] Tinham também alguns peixinhos, os quais ele abençoou, e mandou que estes também fossem distribuídos”.

2.1   Jesus utiliza a igreja como instrumentalidade da sua misericórdia com aquilo que ela tem. V.5, 7a
“[5] Perguntou-lhes Jesus: Quantos pães tendes? Responderam: Sete. [7] Tinham também alguns peixinhos, os quais ele abençoou [...]”

2.2   Jesus utiliza a igreja como instrumentalidade da sua misericórdia reunindo pessoas em redor de si. V.6a
“Logo mandou ao povo que se sentasse no chão [...]”

2.3   Jesus utiliza a igreja como instrumentalidade da sua misericórdia entregando aquilo que recebeu de Cristo.6b, 7b
[6] “[...] e tomando os sete pães e havendo dado graças, partiu-os e os entregava a seus discípulos para que os distribuíssem; e eles os distribuíram pela multidão [...]. [7] Tinham também alguns peixinhos [...] e mandou que estes também fossem distribuídos”.

3.     JESUS TEM COMPAIXÃO DAS PESSOAS DE MANEIRA COMPLETA. V.8.10
[8] Comeram, pois, e se fartaram; e dos pedaços que sobejavam levantaram sete alcofas. [9] Ora, eram cerca de quatro mil homens. E Jesus os despediu. [10] E, entrando logo no barco com seus discípulos, foi para as regiões de Dalmanuta.

3.1   Jesus na sua compaixão nos satisfaz totalmente porque Ele é totalmente bom. Jo 10.11
“Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.

3.2   Jesus na sua compaixão nos satisfaz totalmente porque Ele é totalmente imutável. Tg 1.17
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”.

3.3   Jesus na sua compaixão nos satisfaz totalmente porque Ele é totalmente poderoso. Ap 1.8
“Eu sou o Alfa e o ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”.

CONCLUSÃO
          Esta mensagem buscou extrair algumas lições na segunda multiplicação dos pães e peixes, especificamente sobre a compaixão de Cristo. Vimos que Cristo tem compaixão das pessoas; exerce esta compaixão por meio da igreja que vive o evangelho e; tem esta compaixão de maneira completa. A pergunta que fica é: Você já experimentou a compaixão de Cristo na sua vida? Se ainda não, então entregue sua vida a Cristo e você passará a enxergar o quanto ele tem compaixão de ti. Amém!


Autor: Veronilton Paz da Silva (Presbítero, missionário e teólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário