Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de junho de 2015

ESBOÇO BASEADO EM MARCOS 8.14-21

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 8.14-21
[14] Ora, eles se esqueceram de levar pão, e no barco não tinham consigo senão um pão.[15] E Jesus ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e  do fermento de Herodes. [16] Pelo que eles arrazoavam entre si porque não tinham pão. [17] E Jesus, percebendo isso, disse-lhes: Por que arrazoais por não terdes pão? não compreendeis ainda, nem entendeis? Tendes o vosso coração endurecido? [18] Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais? [19] Quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes? Responderam-lhe: Doze. [20] E quando parti os sete para os quatro mil, quantas alcofas cheias de pedaços levantastes? Responderam-lhe: Sete. [21] E ele lhes disse: Não entendeis ainda?

INTRODUÇÃO
          O fermento é um ingrediente muito conhecido pelas pessoas que trabalham com culinária, uma vez que se usa em bolos, tortas, omeletes, pizza, etc. O fermento faz que o produto pareça maior do que realmente é, por isso Jesus usa este elemento de maneira figurativa para se referir aos fariseus e a Herodes, mas nem mesmo seus discípulos de início estavam entendendo do que se tratava (v.14-16) e Jesus os repreendeu pela falta de atenção e por ficarem preocupados com pão depois do milagre da multiplicação (v.17-19) e também nos exorta a prestar atenção quando Ele fala conosco. Você sabe o que significa o fermento dos fariseus e de Herodes? (Mt 16.12) Senão, vamos aprender juntos a partir do tema abaixo.

TEMA: O QUE É O FERMENTO DOS FARISEUS E DE HERODES?

1.     É A DOUTRINAÇÃO RELIGIOSA CEGA CRIADA PELO DESPREZO DA PALAVRA DE DEUS.

1.1   Eles desprezavam a Palavra de Deus colocando sua doutrina religiosa acima dela. Mc 7.9
“Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de Deus, para guardardes a vossa tradição”.

1.2   Eles desprezavam a Palavra de Deus criando doutrinas religiosas pela deturpação dela. II Pe 3.15-16
[15] e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; [16] como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição”.

1.3   Eles desprezavam a palavra de Deus negando Jesus que é revelado nela. Jo 5.37-40
[37] E o Pai que me enviou, ele mesmo tem dado testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua forma; [38] e a sua palavra não permanece em vós; porque não credes naquele que ele enviou. [39] Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; [40] mas não quereis vir a mim para terdes vida!

2.     É A DOUTRINAÇÃO RELIGIOSA CEGA SEM, NO ENTANTO, TER VIDA PIEDOSA.

2.1   A religiosidade deles apresentava um exterior que não condizia com o interior. Mt 23.27-28
[27] Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. 28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade”.

2.2   A religiosidade deles apresentava um conhecimento teórico sem pratica de vida. Mt 23.3
“Portanto, tudo o que vos disserem os fariseus, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam”.

2.3   A religiosidade deles apresentava uma tentativa de salvação por méritos próprios desprezando a graça de Deus. Gl 5.4
“Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes”.

3.     É A DOUTRINAÇÃO RELIGIOSA CEGA, SEM AMOR, QUE QUERIAM IMPOR ÀS PESSOAS.

3.1   A religião que busca agradar a Deus precisa anunciar a verdade em amor. Ef 4.15
“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.

3.2   A religião que busca agradar a Deus precisa viver a verdade amando. Jo 13.35
Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.

CONCLUSÃO
          Esta mensagem trouxe um pouco de explicação do que seria o “fermento dos fariseus e de Herodes”, examinou-se que a este “fermento” seria a DOUTRINAÇÃO RELIGIOSA CEGA CRIADA PELO DESPREZO DA PALAVRA DE DEUS; SEM, NO ENTANTO, TER VIDA PIEDOSA; SEM AMOR, QUE QUERIAM IMPOR ÀS PESSOAS. A Pergunta que fica é: Você segue uma doutrina religiosa mesmo que ela negue ou deturpe a Palavra de Deus? Se a resposta for sim, lamento em dizer que sua religiosidade é falsa e não agrada a Deus. Mas, se você desejar ter uma religiosidade verdadeira, basta entregar-se a Cristo, pois Ele é a única religião verdadeira. Que o Senhor te abençoe e que você possa viver para Cristo em tua vida!


Autor: Veronilton Paz da Silva

2 comentários:

  1. Amém!!!!! É verdade,quero sempre a verdadeira busco sempre pra não cair no da religiosidade sega, porque Deus nos quer puro e sem mistura.Que Deus também te abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz! Obrigado por acessar. Deus nos quer puros e operosos na sua igreja. Deus abençõe!

    ResponderExcluir