Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de junho de 2015

SERMÃO BASEADO EM MARCOS 8.11-13

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam *

TEXTO: MARCOS 8.11-13
[11] Saíram os fariseus e começaram a discutir com ele, pedindo-lhe um sinal do céu, para o experimentarem. [12] Ele, suspirando profundamente em seu espírito, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não será dado sinal algum. [13] E, deixando-os, tornou a embarcar e foi para o outro lado.

INTRODUÇÃO
          Há muitas igrejas que estão realizando a cruzada do milagre, campanha da vitória financeira e outras aberrações do gênero. Mas, não vejo preocupados em pregar contra o pecado, avareza, prostituição, etc. Infelizmente, muitos agem da mesma forma dos fariseus da época de Cristo, foram em busca de sinais, ao invés de buscar Cristo. Marcos traz estas narrativas para apresentar a forma como Cristo agia, e como as pessoas reagiam a isto, alguns queriam apenas ver os sinais, mas Cristo nos traz algumas lições preciosas desta passagem e gostaria de fazer isto baseado no tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES APRENDIDAS NESTE TEXTO

1.   JESUS É MAIS IMPORTANTE DO QUE OS SEUS MILAGRES.  V.11
“Saíram os fariseus e começaram a discutir com ele, pedindo-lhe um sinal do céu, para o experimentarem”.

1.1  Jesus quer que o homem creia Nele pelo que Ele é, e não por causa dos seus milagres. Jo 6.64-69
[64] Mas há alguns de vós que não crêem. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. [65] E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido. [66] Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele. [67] Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? [68] Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. [69] E nós já temos crido e bem sabemos que tu és o Santo de Deus.

1.2  Jesus quer que o pecador se aproxime Dele com fé salvadora e não apenas para receber bênçãos materiais. Hb 11.6
“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.

2.   JESUS NÃO ESTÁ PRESO A UMA AGENDA HUMANA PARA AGIR. V.12
“Ele, suspirando profundamente em seu espírito, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não será dado sinal algum”.

2.1  O Senhor Jesus age não conforme o desejo humano, mas segundo o conselho de sua própria vontade soberana. Ef 1.11
“Nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade”.

2.2  O Senhor Jesus nunca se atrasa no seu agir, mas chega conforme a hora certa que Ele mesmo marcou. Mc 6.48
“E, vendo-os fatigados a remar, porque o vento lhes era contrário, pela quarta vigília da noite, foi ter com eles, andando sobre o mar; e queria passar-lhes adiante”.

3.   JESUS ESTAVA PRÓXIMO DE UNS E LONGE DE OUTROS. V.13
“E, deixando-os, tornou a embarcar e foi para o outro lado”.

3.1  A proximidade com Jesus ou não tem relação com o reconhecimento que é pecador. Lc 5.8-11
[8] Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. [9] Pois, à vista da pesca que haviam feito, o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam, [10] bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão. Disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. [11] E, levando eles os barcos para a terra, deixaram tudo e o seguiram.

3.2  A proximidade com Jesus ou não tem relação com a nossa crença Nele. Jo 3.36
“Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.

3.3  A proximidade com Jesus ou não tem relação com o nosso compromisso com Ele. Lc 9.23        
“Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me”.

CONCLUSÃO
             Esta mensagem apresentou algumas lições baseadas no livro de Marcos. Vimos que Jesus que é mais importante do que os milagres; não está preso à agenda humana para agir e; Ele está próximo de uns e longe de outras pessoas. Você quer Jesus próximo de você? Então, entregue seu coração a Cristo neste instante.

Autor: Veronilton Paz da Silva                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário