Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de junho de 2015

ESBOÇO EM MARCOS 7.24-30

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 7.24-30
[24] Levantando-se dali, foi para as regiões de Tiro e Sidom. E entrando numa casa, não queria que ninguém o soubesse, mas não pode ocultar-se; [25] porque logo, certa mulher, cuja filha estava possessa de um espírito imundo, ouvindo falar dele, veio e prostrou-se-lhe aos pés; [26] (ora, a mulher era grega, de origem siro-fenícia) e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio. [27] Respondeu-lhes Jesus: Deixa que primeiro se fartem os filhos; porque não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.[28] Ela, porém, replicou, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas dos filhos. [29] Então ele lhe disse: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha. [30] E, voltando ela para casa, achou a menina deitada sobre a cama, e que o demônio já havia saído.

INTRODUÇÃO
          Outro dia li a história de um homem que foi atingido por um incêndio, ele se queimou quase por completo, sofreu muito e escapou com vida, porém, perdeu a vista e os movimentos dos braços e das pernas. Aquele homem que parecia está perdido, iniciou os tratamentos e com muito esforço voltaram os movimentos de uma perna, com os dedos desta perna ele aprendeu braile e leu toda a Bíblia em Braile. A vida deste homem foi uma lição para nós, e a nossa tem sido para os outros?
          O evangelho de Marcos é um dos evangelhos sinóticos (similares, parecidos) junto com Mateus e Lucas. Eles trazem relatos seqüenciais dos feitos de Jesus e também é possível aprender com as atitudes das pessoas que o procuravam. Uma destas personagens que nos trazem lições preciosas é uma mulher, e esta história também está registrada no evangelho de Mateus (Mt 15.21-28; ), ele  a chama de Cananéia (Mt 15.22) e Marcos de siro-fenicia (v.26), mesmo sendo anônima e não fazendo parte do povo de Israel, o povo escolhido, ela por meio de Cristo passou a fazer parte do Israel celeste, a igreja, e as suas atitudes com relação a Jesus nos trazem várias lições importantes para toda a nossa vida que serão expostas tendo com base o tema abaixo.

TEMA: LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER COM A MULHER SIRO-FENÍCIA

1.    ERA UMA PESSOA QUE BUSCAVA A CRISTO COM DEVOÇÃO. V.24-25
“[24] Levantando-se dali, foi para as regiões de Tiro e Sidom. E entrando numa casa, não queria que ninguém o soubesse, mas não pode ocultar-se; [25] porque logo, certa mulher, cuja filha estava possessa de um espírito imundo, ouvindo falar dele, veio e prostrou-se-lhe aos pés”.

1.1  A devoção a Cristo precisa ter exclusividade da parte do devoto. Mt 6.24
 “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”.

1.2  A devoção a Cristo precisa ter a valorização de Cristo acima de tudo por parte do devoto. Lc 14.26
“Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo”.
   
1.3  A devoção a Cristo precisa ter uma percepção na vida e não apenas nas palavras do devoto. Tg 2.12
“Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade”.

2.    ERA UMA PESSOA QUE BUSCAVA A CRISTO COM ORAÇÃO. V.26
“(ora, a mulher era grega, de origem siro-fenícia) e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio”.

2.1  A oração é uma ordenança de Deus para os cristãos. I Ts 5.17
“Orai sem cessar”.

2.2  A oração é um santo oferecimento do cristão a Deus. Ap 8.1-4
“[1] Quando abriu o sétimo selo, fez-se silêncio no céu, quase por meia hora.[2] E vi os sete anjos que estavam em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas. [3] Veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para que o oferecesse com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono. [4] E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos”.

2.3  A oração é um meio de graça, pela qual Deus responde-nos unicamente por meio do nome de Jesus.
Depois do anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o lançou sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto (Ap 8.5)
“E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho” (Jo 14.13)
“Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda” (Jo 15.16).
[23] Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome [24] Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo. [26] Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai” (Jo 16.23, 24, 26).

3.    ERA UMA PESSOA QUE BUSCAVA A CRISTO COM HUMILHAÇÃO. V.27-28
“[27] Respondeu-lhes Jesus: Deixa que primeiro se fartem os filhos; porque não é bom tomar o pão dos filhos e lança-lo aos cachorrinhos.[28] Ela, porém, replicou, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas dos filhos”.

3.1  A humilhação de uma pessoa diante de Deus, a aproxima de Deus.
“Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (I Pe 5.5)
“Ainda que o Senhor é excelso, contudo atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe” (Sl 138.6).

3.2  A humilhação de uma pessoa diante de Deus faz que seu coração tenha temor ao Senhor e sua palavra. Is 66.2
“A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra”.

3.3  A humilhação de uma pessoa diante de Deus demonstra que ela busca parecer com Jesus. Fp 2.5-8
“[5] Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, [6] o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, [7] mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; [8] e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

4.    ERA UMA PESSOA QUE BUSCAVA A CRISTO COM FÉ CONFIANTE. V.29-30
“[29] Então ele lhe disse: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha. [30] E, voltando ela para casa, achou a menina deitada sobre a cama, e que o demônio já havia saído”.

4.1  A fé é um requisito essencial para se aproximar do Senhor. Hb 11.6
“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.

4.2  A fé é um requisito essencial para uma vida de santificação ao Senhor. At 26.18
“Para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim”.

4.3  A fé é um requisito essencial para exercer o amor cristão. Gl 5.6
“Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor”.

4.4  A fé é um requisito essencial para receber a vida eterna (salvação) do Senhor. Ef 2.8-9
“[8] Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; [9] não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

CONCLUSÃO
          Esta mensagem expôs algumas lições sobre a mulher siro-fenicia. Vimos que aquela mulher buscava a Cristo com devoção, oração, humilhação e fé confiante. Você tem buscado a Cristo? Saiba que Jesus deseja que você o busque, que clame a Ele por sua misericórdia e se entregue totalmente aos seus cuidados. Faça isso hoje em nome de Jesus. Amém!


Autor: Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário