Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de junho de 2015

ESTUDANDO OS EVANGELHOS – MATEUS 19

INTRODUÇÃO
          Jesus revela o reino de Deus e como é a vida neste reino, em todos os âmbitos da nossa vivencia. Devemos enquadrar nossa vida no viver deste reino e buscar fazer que outros se enquadrem nesta vida que está no Rei Jesus. Vamos ao estudo!

TEMA: A REVELAÇÃO DO MESSIAS E SEU PAPEL NO REINO DE DEUS (CONTINUAÇÃO)

1.     JESUS REVELA O REINO DE DEUS E O MODELO DE CONSTITUIÇÃO DE FAMILIA DOS QUE FAZEM PARTE DESTE REINO. V.1-15

a)     Marcos inicia este capitulo dizendo que __________ Jesus estas ________ (ou seja, discurso anterior), deixou a ___________ e foi para o território da _____________, além do __________. Como sempre acontecia, seguiram-nas muitas _____________ e __________ ali. Ao chegar ali ___________ a _________ alguns ___________ e o _______________, perguntando se era _________ ao __________ repudiar a sua ___________ por qualquer _____________. Aqui o evangelista continua tratando das viagens de Cristo em busca de ajudar pessoas, como pessoas que foram curadas por Ele (v.2), porém havia um grupo terrível chamado de fariseus que sempre queriam experimentá-lo para terem de quê o acusar (v.3; Lc 6.7), estas pessoas em todo lugar que Cristo chegava eles estavam ali para tentar atrapalhar sua mensagem, agora eles fizeram uma pergunta sobre o repúdio ou divórcio, porém sua pergunta estava cheia de maldade, pois o repúdio não pode ser por qualquer motivo, porque naquela época se uma mulher quebrasse um copo, queimasse o feijão, queimasse uma roupa ao passar ferro, eles já queriam divorciar-se. Mas, será que Deus concorda com isso? (V.1-3).

b)     A resposta de Jesus iniciou com uma pergunta: Não tendes __________ que o ___________, desde o ___________, os fez ________ e __________ e que disse: Por esta causa __________ o ______________ pai e mãe e se ___________ à sua _____________, tornando-se os ______ uma só ____________? Continua sua resposta dizendo que ____ não são ________, porém uma só ___________, o que Deus ___________ não _____________ o homem. A resposta de Jesus aos fariseus traz para nós algumas lições preciosas sobre o casamento: 1. O casamento segundo o padrão de Deus é heterossexual, visto na expressão “homem e mulher”, assim a relação homossexual é uma afronta a Deus e a sua Palavra e não deve ser praticado nem defendido pelo verdadeiro cristão; 2. O casamento é uma separação para união perene, conforme diz que “deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher”, não é padrão bíblico morar na casa da sogra nem da mamãe, nem deixar ninguém ditar as regras de sua casa, como diz o ditado “quem casa quer casa”; 3. O casamento é o lugar da relação sexual, relatado por Jesus quando disse que “serão os dois uma só carne”, assim sendo o sexo antes ou fora do casamento é pecado contra Deus e contra a pureza cristã e deve ser evitado, somente sendo desfrutado dentro do matrimonio e com seu cônjuge (V.4-6).

c)     Os fariseus continuaram insistindo na questão do divórcio e perguntaram: Porque ________, então, Moisés dar __________ de ________e ____________? Jesus respondeu: Por causa da ____________ do ____________ coração é que ________ vos ___________ repudiar _________ mulher; entretanto, não foi assim desde o ___________. Ele continuou dizendo que __________ repudiar sua ___________ não sendo por causa de _______ sexuais _________, e casar com ________ comete _________ e o que casar com a __________ comete ___________. A resposta de Jesus bateu de frente no coração hipócrita daqueles fariseus, eles queriam continuar repudiando sua mulher por qualquer motivo e tentando distorcer o que Moisés disse sobre divórcio, Jesus dá o verdadeiro sentido do que Moisés falou sobre o divórcio que era apenas em casa de traição (v.9), mais tarde Paulo vai expor mais dois motivos que é deserção do lar (I Co 7.15) o que é abandonado é vítima, e falta de paz (I Co 7.15) casamento em que não há paz também é motivo para divórcio, fora disto não há base bíblica para o divórcio, quem divorcia sem ser por razões bíblicas não poder casar novamente, por isso pense bem antes de casar (V.7-9).

d)     Os discípulos disseram que se essa é a _____________ do _____________ relativamente à sua ___________, não convém __________. A resposta de Jesus foi que nem _______ são ________ para receber este ____________, mas apenas aqueles a quem é ________. Continuando ele disse que há ____________ de ____________, outros que os _______ fizeram _______e há outros que a si mesmo se fizeram ___________, por causa do ________ dos _________, quem é apto para o _________ admita. Aqui Jesus estava dizendo que há pessoas que não casam, alguns por falta de aptidão física, outros que os homens os tornaram assim como os que eram guardas das princesas daquela época eram feitos eunucos para não fazer nenhuma traquinagem, outros que preferiram não casar para se dedicar só ao reino de Deus, como foi mais tarde o caso de Paulo (I Co 7.8), ele orientou aos solteiros que “não se casem (I Co7.8) e aos casados que “não se separem” (I Co 7.10), Jesus estava dizendo que se você achar que suporta, então case, pois homem e mulher tem suas virtudes e suas falhas, o homem é relaxado, não liga para nada, é cheio de jacutinga, mão-de-porco e a mulher faladeira e para se manter é caro, então pense bem antes de casar. Casar é bom, mas tem um preço a ser pago (V.11-12).

e)     Depois trouxeram algumas __________, para que lhes ___________ as mãos e ___________, mas os _____________ os ______________. Mas, Jesus disse: _______ os ______________, não os ____________ de vir a __________, porque dos ________ é o _______ dos ________. Depois de haver lhes __________ as mãos, retirou-se dali. Aqui Cristo fala de uma parte muito importante da família, que são as crianças. Cristo deixa bem claro que o privilégio de participar da aliança não é apenas de adultos, mas também das crianças. Este texto traz uma grande responsabilidade dos pais de levar as crianças a Cristo, os pais daquelas crianças as levaram a Cristo, nós temos a responsabilidade de levar os filhos a Cristo. As crianças dependem dos seus pais, e Cristo quer que todos sejam como crianças (Mt 18.3), ou seja, dependentes dele. As crianças também precisam se converter a Cristo e elas se convertem mesmo, pregue o evangelho para seus filhos, irmãos pequenos, eles entendem se você falar na linguagem deles (V.13-15).

2.     JESUS REVELA O REINO DE DEUS E A MANEIRA DE TOMAR POSSE DA SALVAÇÃO QUE HÁ NESTE REINO. V.16-26

a)     O narrador fala aqui sobre ___________ que __________________ de Jesus lhe chamou de _______ mestre e perguntou o que _________ para herdar a vida ________. Jesus o responde com outra pergunta: Porque me __________ acerca do que é ______? Diz mais que ______ só existe um que é _______. Jesus disse mais que para ______ na _______ deveria _______ os mandamentos. O jovem perguntou quais eram os ______________ e Jesus cita alguns como: Não __________, não ____________, não ______________, não dirás ________ testemunho; honra a teu _____ e a tua ____________ e ___________ o teu __________ como a ti ________. Aquele jovem respondeu dizendo que __________ isso ele já tinha ___________ e perguntou o que lhe __________ ainda. Aquele jovem tinha uma falsa ideia de salvação baseada em merecimentos humanos, por isso disse “que farei para herdar a vida eterna?” e “tudo isto observado, que me falta ainda?”, semelhante a este jovem muitos estão hoje querendo ter algum merecimento na salvação, um certo “irmão” chegou a dizer que quando vem a tempestade ele levanta a salvação e quando a tempestade passa, ele baixa, ou seja, a salvação dele é um mérito dele. A salvação é dada de graça (Ef 2.8), ela não é comprada por obras e nem merecida (Cl 2.14; Ef 2.8, 9), assim aquele jovem conhecia a lei, mas nada entendia dela, pois ela aponta para a plena suficiência de Cristo e não deveria ser motivo de orgulho para quem guardasse ela (V.16-20).

b)     Jesus então dá o xeque mate naquele jovem, diz que se ele quiser ser ________ deve _______ os seus _______, dá aos _________ para ter um ___________ no céu, só depois disso deveria ________ Jesus. O jovem tendo ___________ esta ___________, retirou-se ________por ser dono de muitas ____________. Então Jesus disse aos seus ____________ que um ________ dificilmente entrará no _______ dos ______. Ele ainda disse que é mais ________ passar um ___________ pelo fundo de uma ___________ do que entrar um ______ no _______ de _______. Nesta passagem Jesus fez um desafio para o jovem vender os seus bens e dá aos pobres, mas Ele queria mesmo que o rapaz vendesse tudo que tinha? Lógico que não, ele fez um teste para saber onde estava o coração daquele rapaz, semelhante como fez com Abraão no sacrifício de Isaque. Ele alerta sobre o perigo de colocar o coração nas riquezas e esquecer de Deus. Ele disse que é mais fácil o camelo passar no fundo de uma agulha do que o rico entrar no reino de Deus, o que quis dizer? Que agulha essa? Há uma janelas baixas à altura do chão, o nome delas é agulha, o camelo só atravessa por elas ajoelhado, aqui há um ensino que o rico orgulhoso tem que se humilhar para obter o favor do Senhor. Nós precisamos confiar no Senhor e nos humilharmos ante a sua potente mão (V.21-25).

c)     Até os discípulos ficaram espantados e perguntaram: Sendo _______ quem pode ser _________? Jesus fitando neles o _________, disse que isto é ____________ aos ___________, mas para Deus tudo é ____________. O ensinamento de Jesus para seus discípulos é que o ser humano jamais não pode ser salvo por seus próprios esforços, pois ele é pecador e totalmente incapaz de se aproximar de Deus por seus méritos próprios, mas somente por meio de Jesus é que o homem pode se aproximar de Deus, pois é Deus que abre o coração do pecador (At 16.14-15), dá vida ao pecador morto em pecado (Ef 2.1); coloca o arrependimento no homem (At 5.31; At 11.18; II Co 7.9-10), convence do pecado, justiça e juízo (Jo 16.8), coloca a fé salvadora no homem (Ef 2.8), assim a salvação não é para quem faz obras para merecer, mas aquele que confia sua vida nas mãos do Senhor Jesus, pois só ele pode nos salvar (V.25-26).

3.     JESUS REVELA O REINO DE DEUS E AS BENÇÃOS QUE HÁ PARA AQUELES QUE POR SEU INTERMÉDIO FAZEM PARTE DESTE REINO. V.27-30

a)     Pedro pergunta a Jesus: Eis que nós tudo ____________e te _____________; que será de ________. Aqui Pedro parece que ainda não tinha uma total confiança em Cristo, pois estava tendo duvidas quanto á sua segurança no futuro, estava preocupado porque haviam deixado seus trabalhos, fontes de rendas para seguir a Cristo. Pedro só entendeu que deveria confiar em Cristo depois da ressurreição do Senhor. Talvez você não tenha um chamado para largar tudo, mas com certeza tem um chamado para deixar toda a sua vida nas mãos do Senhor e confiar que Ele tem poder para guiar toda sua vida, como dizia o Rev. Nisã Baía: “Se Deus mandou você sentar, sente, nem precisa olhar se tem cadeira, confie Nele”. Busque confiar em Cristo, descanse Nele! Se estamos em Cristo as bênçãos estão garantidas para nós (V.27).

b)     Jesus respondeu a ele que aqueles que _______ a ele, quando na ____________, o __________ do ____________ se assentar no trono da sua ____________, os seus servos se ____________ em ___________ tronos para julgar as ___________tribos de ___________. Disse mais que quem tiver deixado ________, ou __________, ou _____________, ou __________ ou ___________ [ou ____________], ou __________, ou ___________, por causa do seu ____________receberá ___________ vezes _________ e herdará a __________ ___________. Quando Jesus falou aqui em deixar não no sentido de abandono, mas de não priorizar acima Dele, e as recompensas para aqueles que deixam tudo em segundo plano para seguir Cristo como prioridade, seriam receber suas bênçãos aqui como decorrentes da obediência, por isso os cristãos verdadeiros não necessitam correr atrás de bênçãos, pois elas nos acompanham e ainda no porvir temos a segurança de salvação eterna. Você já tem certeza de salvação, de morar no céu? Se ainda não tem, você precisa seguir Jesus (V.28-29).

c)     Ele termina dizendo: Porém, muitos _____________ serão _______________, e os _______________, primeiros. Aqui ele trata de que a posição da terra não implica em semelhante posição no céu, não há pessoas mais ou menos importantes para Deus, todos os salvos possuem um valor especial, muitos últimos aqui na terra podem ser os primeiros no céu. Conta-se uma estória de uma senhora que passava boa parte do culto dormindo, o pastor e o presbíterro sempre comentavam que era melhor aquela mulher ficar em casa para não ficar dormindo no culto, um dia o pastor sonhou que ia com o presbítero no carro e deram uma carona à senhora, no sonho acontecia um acidente e os três morriam, chegando no céu, um anjo chamou e disse irmã Maria venha comigo, com pouco tempo a irmã passou numa Rylux e entrou numa mansão belíssima, o pastor disse que a irmã que dormia no culto recebeu tanto, ele iria receber muito mais, pois era pregador do evangelho. O anjo chamou o presbítero e com pouco tempo voltou ele de bicicleta e entrou numa casa menos bonita que a da irmã, o pastor chamou o anjo e disse: - Que brincadeira é essa? Aquela irmã que dormia no culto recebeu um carro e uma mansão mais bonita que o meu presbítero, espero que o meu seja melhor. O anjo disse: - Tome, aqui está o seu. E deu a ele um par de patins mostrou um apartamento com um quarto e um banheiro, ele pediu uma explicação e o anjo disse: - Seu ministério teve tantas conversões porque aquela mulher passava grande parte da noite orando por você e por isso dormia no culto e o presbítero era quem evangelizava e você nunca deu uma chance a ele de crescer no ministério da pregação. Aquele pastor acordou, chorou e foi imediatamente procurar o presbítero e a irmã para pedir perdão. Lembre-se que os mais importantes aos olhos humanos não são aos olhos de Deus. (V.30)

CONCLUSÃO
          Este estudo teve a incumbência de continuar o estudo sobre Jesus e o reino de Deus. Vimos sobre a vida familiar no reino de Deus; a maneira que se tomar posse da salvação no reino divino e; como receber as bênçãos que há neste reino. Precisamos entender que o reino de Deus foi revelado em Cristo e necessitamos está em Cristo para entrar neste reino. Faça isto hoje!

REFERENCIAS
A Bíblia de Estudo de Genebra. 2 ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico do Novo Testamento: Mateus a João. 1 ed. Rio de janeiro: CPAD, 2008.


Autor: Veronilton Paz da Silva (Presbítero, Missionário e Teólogo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário