Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de maio de 2015

SERMÃO BASEADO EM MARCOS 7.1-23

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 7.1-23
[1] Foram ter com Jesus os fariseus, e alguns dos escribas vindos de Jerusalém, [2] e repararam que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar. [3] Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente; [4] e quando voltam do mercado, se não se purificarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como a lavagem de copos, de jarros e de vasos de bronze. [5] Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar? [6] Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim; [7] mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. [8] Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens.[9] Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de deus, para guardardes a vossa tradição. [10] Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. [11] Mas vós dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor, [12] não mais lhe permitis fazer coisa alguma por seu pai ou por sua mãe, [13] invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes; também muitas outras coisas semelhantes fazeis. [14] E chamando a si outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós todos, e entendei. [15] Nada há fora do homem que, entrando nele, possa contaminá-lo; mas o que sai do homem, isso é que o contamina. [16] Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. [17] Depois, quando deixou a multidão e entrou em casa, os seus discípulos o interrogaram acerca da parábola. [18] Respondeu-lhes ele: Assim também vós estais sem entender? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, [19] porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e é lançado fora? Assim declarou puros todos os alimentos. [20] E prosseguiu: O que sai do homem , isso é que o contamina. [21] Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, [22] a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; [23] todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.

INTRODUÇÃO
          Foi dito pelo pastor Batista Reformado John Piper que “a religião é o homem em busca de Deus, enquanto que o evangelho é Deus em busca do homem”, também pode-se observar que a palavra religião vem do latim “religare” que significa religar, quem pode nos religar a Deus, senão Jesus. Marcos nesta passagem trata de um embate de Jesus com os escribas e fariseus, sobre o descumprimento de uma tradição religiosa deles que era “comer sem lavar as mãos”, Jesus utiliza este fato para ensinar sobre quão falsa e incoerente era a religiosidade daquelas pessoas, ora oprimindo outros com pesados fardos, ora distorcendo os textos para descumprir ensinos claros da Palavra de Deus, veremos um pouco sobre este assunto baseados no tema abaixo.

TEMA: CARACTERÍSTICAS DA FALSA RELIGIÃO

1.   A FALSA RELIGIÃO É BASEADA EM TRADIÇÕES HUMANAS. V.1-7
[1] Foram ter com Jesus os fariseus, e alguns dos escribas vindos de Jerusalém, [2] e repararam que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar. [3] Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente; [4] e quando voltam do mercado, se não se purificarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como a lavagem de copos, de jarros e de vasos de bronze. [5] Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar? [6] Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim; [7] mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.

1.1  As tradições humanas recebidas dos homens são vãs, sem valor algum contra o pecado. Cl 2.20-23
“[20] Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, [21] tais como: não toques, não proves, não manuseies [22] (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens? [23] As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne”.

1.2  As tradições humanas somente terão valor se observar segundo as Escrituras,sendo estas o medidor espiritual de todo e qualquer ensino. I Sm 15.23,23
“[22] Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros [23] Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei”

2.   A FALSA RELIGIÃO NÃO LEVA EM CONSIDERAÇÃO A PALAVRA DE DEUS. V.8-13

2.1  Ela rejeita a Palavra de Deus para ficar com a sua tradição aprendida de homens. V.8,9
[8] Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens.[9] Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de Deus, para guardardes a vossa tradição”.

2.2  Ela distorce a Palavra de Deus para buscar manter seus interesses pessoais. V.10-13
[10] Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. [11] Mas vós dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor, [12] não mais lhe permitis fazer coisa alguma por seu pai ou por sua mãe, [13] invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes; também muitas outras coisas semelhantes fazeis.

3.   A FALSA RELIGIÃO VALORIZA SÓ O EXTERIOR E NÃO O INTERIOR. V.14-23
[14] E chamando a si outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós todos, e entendei. [15] Nada há fora do homem que, entrando nele, possa contaminá-lo; mas o que sai do homem, isso é que o contamina. [16] Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. [17] Depois, quando deixou a multidão e entrou em casa, os seus discípulos o interrogaram acerca da parábola. [18] Respondeu-lhes ele: Assim também vós estais sem entender? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, [19] porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e é lançado fora? Assim declarou puros todos os alimentos. [20] E prosseguiu: O que sai do homem, isso é que o contamina. [21] Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, [22] a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; [23] todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.

3.1  A falsa religião quer ocupar o lugar de Deus, julgando pela aparência e não pela reta justiça da Palavra de Deus. V.14-17; Jo 7.24
“[14] E chamando a si outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós todos, e entendei. [15] Nada há fora do homem que, entrando nele, possa contaminá-lo; mas o que sai do homem, isso é que o contamina. [16] Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. [17] Depois, quando deixou a multidão e entrou em casa, os seus discípulos o interrogaram acerca da parábola”.
“Não julgueis pela aparência mas julgai segundo a reta justiça”.

3.2  A falsa religião usa paliativos para explicar a espiritualidade, não indo a fonte desta, que é o coração. V.18-22
“[18] Respondeu-lhes ele: Assim também vós estais sem entender? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, [19] porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e é lançado fora? Assim declarou puros todos os alimentos. [20] E prosseguiu: O que sai do homem, isso é que o contamina. [21] Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, [22] a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; [23] todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem”.

CONCLUSÃO
          Esta mensagem trouxe à luz algumas características da falsa religião dos fariseus e escribas, que pode também ser aplicada ao presente. Vimos que a falsa religião é baseada em tradições humanas, não leva em consideração a Palavra de Deus e, valoriza só o exterior e não o interior. Como é a sua religiosidade, baseada na Palavra de Deus ou em tradições humanas? No inicio vimos que a palavra religião vem do latim “religar”, assim Jesus é a única e verdadeira religião, pois só Ele é quem nos religa a Deus (I Tm 2.5), somente por meio Dele é que nós nos apresentamos a Deus (Hb 13.15) e Ele é o nosso perfeito sacerdote junto ao Pai (Hb 4.14-16). Convido você a ter Jesus como sua única e verdadeira religião. Amém!
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (I Tm 2.5).
“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome” (Hb 13.15).
[14] Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. [15] Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. [16] Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno”.


Autor: Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário