Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de maio de 2015

ESTUDANDO OS EVANGELHOS – MATEUS 17

INTRODUÇÃO
          Um reino é um domínio de um soberano sobre determinado território, no qual todos os habitantes prestam obediência a Ele. O reino de Deus foi–nos revelado em Jesus e foi revelado de maneira bem clara nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, chamados de Sinóticos. Tratam da vinda do reino de Deus por meio de Jesus, aqui examinaremos em Mateus 17 alguns aspectos deste reino e da sua revelação por meio de Jesus, assim vamos colocar a mão na massa e estudar mais um pouco deste evangelho.

TEMA: A REVELAÇÃO DO MESSIAS E SEU PAPEL NO REINO DE DEUS (CONTINUAÇÃO)

1.     JESUS REVELA O REINO DE DEUS PRESENTE COMO UMA REVELAÇÃO DO REINO FUTURO. V.1-8

a)     Mateus narra que _______ dias ______, Jesus _______ consigo a ________ e aos irmãos _______ e ________ e os levou a um __________ monte. Ali ele foi _______________ diante _______; o seu rosto __________ como o __________ e as suas ________ tornaram-se _______ como a _______. Jesus levou os discípulos que tinham mais intimidade com Ele que eram: Pedro, Tiago e João, fez isso para mostrar que podemos ter intimidade com Ele aqui e no futuro. Também falou do brilho do seu rosto e da brancura da sua pele para indicar a pureza de Cristo, pois Ele nunca pecou (Hb 4.15) e nos convida para viver por meio Dele uma vida que agrade a Deus (Hb 13.15), como nós somos pecadores só podemos alcançar a vida eterna e desfrutar do reino futuro de Deus nos céus por meio de Jesus que é nosso pastor (sacerdote) e abriu o céu para nós no presente e no reino futuro de Deus. Para fazer parte do reino no futuro é preciso servir a Cristo no presente. Você já serve a Cristo no presente? Deseja fazer parte deste reino? Faça isto urgente, pois só vai presenciar a glória de Cristo no futuro que já faz no presente (V.1-2).

b)     Depois ele diz que apareceram __________ e ____________, falando com ______. Pedro disse a Jesus era _______ estar _____ e desejava fazer _______ tendas, uma para ________, outra para _________ e outra para ________. Interessante a aparição aqui de Elias e Moisés com Cristo e eles falavam com Ele, ou seja há uma esperança de que se morrermos em Cristo, na verdade, vivemos. Eles estavam vivos e cheios da glória de Cristo, este será o prazer de todo aquele que serve a Cristo, viver para sempre com Ele na glória. Outra aplicação interessante nesta passagem é que Pedro estava achando tão bom ali que não queria mais sair, o céu será um lugar bom, mas ainda não é nosso tempo de descanso, Pedro queria ficar ali mesmo, como muitos crentes que se acomodam com a igreja e não querem sair das quatro paredes, o descanso é no céu e enquanto aqui estivermos vamos trabalhar. Você já trabalha para Cristo? O Enquanto o reino futuro não vier precisamos trabalhar para o mestre aqui (V.3-4).

c)     Enquanto Pedro ainda ________ uma ________ luminosa os ____________, da nuvem saiu uma _____ que dizia: _____ ___ ___ ____ __________ _________, em quem me ___________, a ele ___________. Quando ouviram caíram de __________, tomados de grande ___________. Jesus se __________ deles e __________, ele também mandou eles se ___________ e para não __________. Quando levantaram os __________ não viram a ninguém só ________. Aqui podemos ver que os servos de Deus do passado tiveram seu valor, mas a única pessoa a quem nós devemos nos dirigir em oração é Jesus, o único que devemos ouvir é Jesus, a única maneira de ouvirmos Ele é pela sua Palavra, cuidado com a religiões que estão mandando você ir a outras pessoas, somente Jesus é o nosso mediador (I Tm 2.5), o único meio de chegarmos a Deus (Jo 14.6; Hb 7.25). Quem eles viram depois da voz do Pai falar da nuvem foi só Jesus que é a única maneira de nós agradarmos a Deus, foi Jesus quem os tocou, Elias e Moisés não tocaram nos apóstolos, só Jesus fez, Jesus é o único que pode nos tocar, nos abençoar. Cristo é superior a todos os santos, profetas e apóstolos, somente por Ele e a Ele devemos adorar e prestar culto. PS. Elias e Enoque não intercederam por ninguém aqui, nem houve aqui contato direto entre eles e os discípulos, então querer usar este texto para defender a intercessão dos santos é no mínimo desconhecimento da Bíblia. O reino futuro só é para quem no tempo presente já está em Jesus (V.5-8).

2.     JESUS REVELA O REINO DE DEUS PRESENTE COMO UMA PREPARAÇÃO DO REINO FUTURO. V.9-13

a)     E, descendo do ___________, ordenou-lhes que não ______ a visão à _______________, até que o ____________ do _____________ tivesse ressuscitado dos _____________. A palavra aqui visão se traduz do grego “horama” que significa “aquilo que viram”, o texto aqui trata que eles viram, não diz que eles falaram com Elias e Enoque, aqui não há houve uma comunicação com mortos, pois Cristo precisou ser transfigurado para ter contato com Elias e Enoque, os discípulos não falaram com os profetas falecidos, foi uma visão que tiveram. Jesus nesta passagem também está ensinando seus discípulos a falar na hora certa, se falassem fora da hora poderia levantar a fúria dos religiosos ainda mais contra Jesus. Outra lição nesta passagem é que Jesus iria ressuscitar, pois disse que poderiam divulgar a visão quando “tivesse ressuscitado dos mortos, como Ele prometeu, cumpriu. Se prometeu um reino futuro para os que o servem no presente ele cumprirá no reino futuro, pois Ele é fiel às suas promessas (V.9).

b)     Os seus _______________ o ________________ sobre o porquê dos _____________ diziam que _______ viria ____________. Jesus disse que de fato Elias _______________ e _______________ todas as ________________. Jesus disse que __________ já havia _______ e não o ___________, antes, ___________ com ele, tudo quanto ____________ e da mesma forma o ____________ do ______________ iria _____________ nas mãos ___________. Os ____________ entenderam que ele falava a respeito de _____________. Jesus aqui trata sobre uma profecia de Malaquias que dizia que antes da vinda de Cristo viria Elias para preparar o lugar (Ml 4.5-6), ele falava em uma linguagem figurada, pois o mesmo Deus que operava em Elias seria o mesmo que operaria em João Batista (Lc 1.17), o Espírito que operou em Elias era o mesmo que operava em João Batista, mas os escribas não creram nas suas palavras, não aceitaram o que ele pregou, nem receberam o arrependimento que ele ensinou para entrar no reino de Deus. Semelhante a João Batista há pessoas hoje preparando o “caminho do Senhor”, anunciando que Ele voltará um dia. Estão fazendo isto no poder do mesmo Deus que usou Elias e João Batista, e muitas pessoas também não estão dando ouvidos a eles. Qual a sua reação com relação a Palavra de Deus e aos que pregam estão anunciando esta Palavra? Para fazer parte do reino de Deus no futuro precisa dar ouvidos a Palavra de Deus no presente (V.10-13).

3.     JESUS REVELA O REINO DE DEUS PRESENTE COMO UMA MANIFESTAÇÃO PODEROSA DO REINO FUTURO. V.14-21

a)     Mateus continua dizendo que ____________ para junto da ____________ e aproximou-se Dele um _____________, que se ___________ e disse: ____________, compadece-te de meu ___________, porque é _________ e __________ muito, pois muitas vezes cai no _________ e outras muitas, na ___________. Jesus aqui apresenta o reino de Deus como um reino de um soberano rei em que as pessoas precisam ir a este rei (Jesus), com humildade (prostrando-se), pedindo sua compaixão, pois ele acolhe os humildes e se compadece dos que se aproxima Dele, e não os lança fora, pelo contrário, os acolhe. Você já se aproximou deste rei em busca de refúgio, se você se aproximar de Cristo, não voltará de mãos vazias, você voltará cheio de bênçãos, de vida e totalmente restaurado, se aproxime de Cristo agora e serás aceito no reino futuro Dele (V.14-15).

b)     Agora Mateus diz que aquele homem apresentou seu filhos aos __________ e eles não puderam __________. Jesus disse que eles eram uma geração ___________ e ______________ e perguntou: Até _______ estarei _________? Até _____ vos ___________? Mandou trazer o ____________. O que o menino tinha era um _____________ e Jesus expulsou aquele ____________, este saiu do _____________; e desde aquela _______, o menino ficou _______. Jesus aqui repreende a incredulidade dos presentes, inclusive dos seus discípulos, para se aproximar do seu reino e ver o seu poder precisamos ir até ele com fé sem incredulidade, pois a incredulidade afasta Ele de nós. Também fala da libertação de jovem possesso de demônio que foi liberto por Jesus, pois o mal não permanece de pé na presença de Jesus. Este reino é um reino  que se chega com fé e o mal não terá mais ação, para chegar no reino futuro precisamos ter fé no presente e não temer o mal, pois Cristo vence o mal agora para nos assegurar a vitória e lugar no reino futuro (V.16-18).

c)     O autor ainda diz que os ________ perguntaram a _______ porque ___________ não haviam conseguido ___________ o demônio. Jesus disse que era por causa da ________ da sua _____, se eles tivessem _______ como um ______ de mostarda, diriam a um monte para ______ daqui para _____ e ele ________. Disse mais que nada vos seria ____________. Concluiu dizendo que esta _______ (demônios) não se expele senão por meio de ________ e ________. Jesus aqui traz o ensinamento sobre como utilizar as ferramentas que Deus nos outorga como uma fé baseada na submissão a Deus e uma vida de consagração (jejum e oração), estas coisas faltaram aos discípulos naquele momento. Voce tem uma fé submissa a Deus e vive em consagração a Ele? Se não faça isto hoje. Para fazer parte do reino de Deus no futuro precisa-se está em intimidade e consagração a Ele no presente (V19-21).

4.     JESUS REVELA O REINO DE DEUS PRESENTE CUMPRINDO-SE NA SUA OBRA E ESTENDENDO-SE AO  REINO FUTURO. V.22-23

a)     Mateus fala ainda que Jesus __________ com seus discípulos na ____________ disse a eles que o _________ do _______________ estava para ser __________ nas mãos dos _____________ e eles o _______________. Jesus estava falando aqui do porquê da sua morte que foi em nosso favor (I Tm 1.15). Porque sua morte teve tanto valor? Porque Ele foi tentado em todas as coisas, mas não pecou (Hb 4.15). Será que outra pessoa poderia morrer em nosso lugar? Não porque Deus enviou Jesus com a missão de morrer por nós (Jo 3.16), sendo Ele o cordeiro providencial para nos livrar do poder do pecado (Jo 1.29; I Pe 1.18-20). Então, você se aproxime deste Cristo que morreu por você e você por causa da sua morte na cruz terá seus pecados perdoados (V.22-23a).

b)     Mateus encerra este discurso na Galiléia que ao ___________ dia, __________________ e os seus ___________ se ______________ grandemente. A obra de Cristo não terminou com a morte, pois se na morte ele perdoou os nossos pecados, ele ressuscitou para viver conosco (Mt 28.20), para interceder por nós (Rm 8.34; Hb 7.25), e a sua ressurreição nos dá a garantia que os que morreram voltarão à vida () e como Cristo venceu a morte nós também venceremos e seus discípulos que se entristeceram voltaram a se alegrar quando o viram ressuscitado. Para fazer parte do reino futuro é preciso ter sido alcançado pela obra salvadora de Cristo no presente. Você já foi alcançado pela obra de Cristo? Deseja fazer isto? (V.23b)

5.     JESUS REVELA O REINO DE DEUS PRESENTE NO QUAL SEUS SERVOS AGEM COM JUSTIÇA, POIS JÁ PERTENCEM AO REINO FUTURO. V.24-27

a)     Depois Jesus chegou em ________________ e de dirigiram a _________ os que cobravam _______________ das duas ____________ e perguntaram a Pedro se o ________ não pagava o imposto das ________ _______________, Pedro respondeu que _______, quando Pedro entrou, _______ se antecipou a ele e perguntou de quem os ________ da terra cobram ________ou ________, se seria dos ________ ou dos __________, Pedro respondeu que eram dos ____________, Jesus disse que logo estão isentos os ___________. Jesus aqui não trata da questão dos tributos que devem ser pagos à autoridade civil (Mt 22.21), Jesus aqui nos ensina a benevolência, a não se deixar levar pelas maldades das pessoas, aquelas pessoas eram maldosas e estavam o tentando e ele agiu corretamente mesmo não tendo obrigatoriedade de tributar, ele fez. Será que estamos tendo esta atitude de atitude de Jesus, perdendo para que o evangelho seja vivenciado e Deus glorificado? (V.24-26).

b)     Jesus finaliza dizendo que para que não os ___________________, enviou __________ ao __________, lançar o _________ e o primeiro __________ que __________, abrisse a sua ________, dentro estaria um ______________, Ele deveria __________ e entregar por ________ e por ________. Jesus estava agora ensinando Pedro a seguir seu exemplo, se Cristo pagou impostos, nós também devemos fazer o mesmo, pagar nossos impostos e nossas dividas, mesmo que estes sejam injustos, devemos fazer a nossa parte e o meio de agir legalmente não é na sonegação, mas na eleição. Você acha correto um cristão não pagar seus impostos? Deixar de cumprir suas obrigações? (V.27).

CONCLUSÃO
          Vimos nesta passagem uma analise do reino que está presente em Jesus e que nos prepara para que definitivamente estejamos no seu reino no futuro, sabendo que nós só faremos parte do reino no futuro se já fizermos aqui no presente. Você já faz parte deste reino? Deseja fazer parte deste reino?

REFERÊNCIAS
A Bíblia de Estudo Genebra. 2 ed. Ampl. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.
TASKER, R. V. G. O Evangelho Segundo Mateus. São Paulo: Vida Nova, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário