Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de maio de 2015

SERMÃO BASEADO EM MARCOS 6.30-44

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 6.30-44
[30] Reuniram-se os apóstolos com Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado. [31] Ao que ele lhes disse: Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer. [32] Retiraram-se, pois, no barco para um lugar deserto, à parte. [33] Muitos, porém, os viram partir, e os reconheceram; e para lá correram a pé de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles. [34] E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas. [35] Estando a hora já muito adiantada, aproximaram-se dele seus discípulos e disseram: O lugar é deserto, e a hora já está muito adiantada; [36] despede-os, para que vão aos sítios e às aldeias, em redor, e comprem para si o que comer. [37] Ele, porém, lhes respondeu: Dai-lhes vós de comer. Então eles lhe perguntaram: Havemos de ir comprar duzentos denários de pão e dar-lhes de comer? [38] Ao que ele lhes disse: Quantos pães tendes? Ide ver. E, tendo-se informado, responderam: Cinco pães e dois peixes. [39] Então lhes ordenou que a todos fizessem reclinar-se, em grupos, sobre a relva verde. [40] E reclinaram-se em grupos de cem e de cinqüenta. [41] E tomando os cinco pães e os dois peixes, e erguendo os olhos ao céu, os abençoou; partiu os pães e os entregava a seus discípulos para lhos servirem; também repartiu os dois peixes por todos. [42] E todos comeram e se fartaram. [43] Em seguida, recolheram doze cestos cheios dos pedaços de pão e de peixe. [44] Ora, os que comeram os pães eram cinco mil homens.

INTRODUÇÃO
           A Igreja na sua missão de apresentar o evangelho deve fazê-lo à totalidade do homem: espírito e corpo. Segundo Líniker Henrique dos Santos, “missão integral é a preocupação com a salvação humana sem negligenciar o cuidado ou atendimento das privações materiais básicas daqueles que são comprovadamente carentes” (SANTOS, Liniker Henrique dos. Missão Integral da Igreja. Os reformadores sabiam muito bem o que era a missão da igreja, pois além de pregar a Palavra de Deus fundaram escolas, creches, clínicas, asilos, orfanatos, ofereciam aos necessitados alimentação, vestuário etc.     
          Para o Rev. Sergio Lyra a igreja deve apresentar a mensagem de salvação em Cristo e também cuidar da área social que envolve ajudar carentes, mas também influenciar nas diversas áreas da sociedade como educação, política, saúde, etc. Marcos nesta passagem narra a primeira multiplicação dos pães e peixes, apresenta a forma como Jesus saciava tanto a fome espiritual quanto a física, ouvia os problemas das pessoas e as tratava com compaixão, vamos examinar nesta mensagem a missão de Jesus e sua preocupação com o ser humano, isto far-se-á com base no tema abaixo.

TEMA: JESUS SE PREOCUPA COM O SER HUMANO COMO UM TODO

1.     TRATANDO DOS PROBLEMAS ESPIRITUAIS. V.30-34

1.1  Jesus investiu seu tempo nos homens para tratar dos seus problemas espirituais. V.30-31
[30] Reuniram-se os apóstolos com Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado. [31] Ao que ele lhes disse: Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer.

1.2   Jesus atraiu para si os homens para tratar dos seus problemas espirituais. V.32-33
[32] Retiraram-se, pois, no barco para um lugar deserto, à parte. [33] Muitos, porém, os viram partir, e os reconheceram; e para lá correram a pé de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles.

1.3   Jesus Sentiu compaixão dos homens e quis tratar dos seus problemas espirituais. V.34a
E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor [...]”.

1.4   Jesus com o seu ensino aos homens trata das suas necessidades espirituais. V.34b
“E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão [...] e começou a ensinar-lhes muitas coisas”.

2.     TRATANDO DOS SEUS PROBLEMAS SOCIAIS. V.35-37
[35] Estando a hora já muito adiantada, aproximaram-se dele seus discípulos e disseram: O lugar é deserto, e a hora já está muito adiantada; [36] despede-os, para que vão aos sítios e às aldeias, em redor, e comprem para si o que comer. [37] Ele, porém, lhes respondeu: Dai-lhes vós de comer. Então eles lhe perguntaram: Havemos de ir comprar duzentos denários de pão e dar-lhes de comer?

2.1  As necessidades sociais do ser humano são importantes, pois nelas Deus revelar o seu poder. I Co 1.26-30
[26] Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados. [27] Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; [28] e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; [29] para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus. [30] Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; [31] para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.

2.2  As necessidades sociais do ser humano são importantes, pois nelas Deus revela seu cuidado amoroso. Sl 40.17
Eu, na verdade, sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu.

3.     TRATANDO POR MEIO DA IGREJA, O HOMEM E SEUS PROBLEMAS SOCIAIS E ESPIRITUAIS. V.38-44

3.1  A igreja trata as pessoas utilizando aquilo que ela tem nas mãos. V. 38
“Ao que ele lhes disse: Quantos pães tendes? Ide ver. E, tendo-se informado, responderam: Cinco pães e dois peixes”.

3.2  A igreja trata as pessoas reunindo-as em torno de Jesus. V.39-40
“[39] Então lhes ordenou que a todos fizessem reclinar-se, em grupos, sobre a relva verde. [40] E reclinaram-se em grupos de cem e de cinqüenta”.

3.3  A igreja trata as pessoas entregando a elas aquilo que já recebeu de Jesus. V.41
“E tomando os cinco pães e os dois peixes, e erguendo os olhos ao céu, os abençoou; partiu os pães e os entregava a seus discípulos para lhos servirem; também repartiu os dois peixes por todos”.

3.4  A igreja trata as pessoas levando-as a uma experiência pessoal com Cristo. V.42-44
“[42] E todos comeram e se fartaram. [43] Em seguida, recolheram doze cestos cheios dos pedaços de pão e de peixe. [44] Ora, os que comeram os pães eram cinco mil homens”.

CONCLUSÃO
          Nesta mensagem foi tratada sobre a missão de Cristo e a sua preocupação com o ser humano. Verificou-se que Ele se preocupa com o ser humano nas suas necessidades espirituais (salvação) e também físicas (fome, sede, nudez), e que isto o Senhor realiza por meio da sua igreja que somos eu e você. O desafio que fica para nós é: Será que estamos pensando na salvação dos homens apenas e deixando de lado suas necessidades materiais? Se isto é verdade, nós não estamos realizando a missão de Cristo aqui na terra, e precisamos arrependermo-nos da nossa negligencia e começarmos a fazer a diferença onde nós estamos inseridos. Você que ainda não teve um encontro com Cristo, Ele deseja tratar você física e espiritualmente, porém você precisa se aproximar Dele com fé.



Autor: Veronilton Paz da Silva (Presbítero, Teólogo e Missionário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário