Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de maio de 2015

SERMÃO BASEADO EM MARCOS 6.45-52

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 6.45-52
[45] Logo em seguida obrigou os seus discípulos a entrar no barco e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. [46] E, tendo-a despedido, foi ao monte para orar. [47] Chegada a tardinha, estava o barco no meio do mar, e ele sozinho em terra. [48] E, vendo-os fatigados a remar, porque o vento lhes era contrário, pela quarta vigília da noite, foi ter com eles, andando sobre o mar; e queria passar-lhes adiante; [49] eles, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e gritaram; [50] porque todos o viram e se assustaram; mas ele imediatamente falou com eles e disse-lhes: Tende ânimo; sou eu; não temais. [51] E subiu para junto deles no barco, e o vento cessou; e ficaram, no seu íntimo, grandemente pasmados; [52] pois não tinham compreendido o milagre dos pães, antes o seu coração estava endurecido.

INTRODUÇÃO
          Estive pregando a Palavra de Deus na Igreja Presbiteriana de Sumé-PB, depois do culto fui à casa do irmão Josemar e ali assistíamos uma reportagem sobre uma  tempestade que aconteceu nos Estados Unidos da América, gerando uma tromba d’água, ela parecia que iria engolir tudo à sua frente, quando terminou as pessoas foram refazer o que sobrou. Também passamos por tempestades na vida, como temos reagido diante delas?
          O evangelho de Marcos nesta passagem escolhida narra uma tempestade no mar, que aconteceu depois de uma multiplicação de pães e peixes (Mc 6.30-44), agora Cristo vai ao monte orar e os apóstolos pegam o barco e nesta viagem aconteceu uma violenta tempestade em que o barco era açoitado pelo vento contrário (Mt 14.24; v.48), aqueles homens mesmo sendo experientes pescadores e acostumados as variações do mar, chegaram a um momento que pensaram não ter mais solução para eles, neste ínterim Jesus entrou em ação para lhes trazer a vitória (v.51). Será analisada de maneira analógica esta tempestade literal com as tempestades que enfrentamos na nossa vida, isto far-se-á baseado no tema abaixo.

TEMA: AS TEMPESTADES NA VIDA DO CRENTE

1.     JESUS PERMITE QUE AS TEMPESTADES ACONTEÇAM NA VIDA DO CRENTE. V.45-48a

1.1  As tempestades nem sempre acontecem por desobediência, mas muitas vezes por obedecermos a voz do mestre. V.45-47
“[45] Logo em seguida obrigou os seus discípulos a entrar no barco e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. [46] E, tendo-a despedido, foi ao monte para orar. [47] Chegada a tardinha, estava o barco no meio do mar, e ele sozinho em terra”.

          Quando passamos por lutas porque fizemos algo errado, devemos arrependermo-nos e buscar ajuda em Deus. Porém, nesta passagem os discípulos não passavam por tempestades por desobediência, mas porque obedeceram a voz do mestre e entraram no barco. Muitas vezes a nossa obediência gera tempestades em nossa vida, em nossa casa, em nosso trabalho. Porém devemos entender que se padecermos por sermos fiéis a Cristo somos bem-aventurados. Asafe passou por tempestades financeiras em sua vida, e diz no Salmo 73 que quase desvia do caminho do Senhor por ficar observando a prosperidade dos perversos, Deus falou com Asafe dizendo que aqueles homens só tinham riqueza, mas diante de Deus eles não tinham nada, e Asafe chega a conclusão que era mais rico do que eles porque ele tinha Deus, esta declaração do salmista é vista no trecho a seguir: [25] A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. [26] A minha carne e o meu coração desfalecem; do meu coração, porém, Deus é a fortaleza, e o minha herança para sempre” (Sl 73.25,26). Aqueles apóstolos naquele barco passaram por uma tempestade e Cristo os permitiu passar por isto para que aprendessem a confiar no seu mestre. Davi passou por tempestades na sua vida, na sua casa, no seu reinado, e disse que foi bom ter passado por aflições para aprender a valorizar os decretos de Deus (Sl 119.71-72), e nós como reagimos quando passamos por tempestades na vida?

1.2  As tempestades que enfrentamos não estão ocultas aos olhos do mestre, ele está nos contemplando. V. 48a
 “E, vendo-os fatigados a remar, porque o vento lhes era contrário [...]”

          Jesus é onisciente, ele sabe todas as coisas, ele sabia que aqueles discípulos iam passar por aquela tempestade no mar. Jesus não é o deus limitado do teísmo aberto que retira sua onisciência, e torna ele igual a um homem falível, Jesus não é o deus de algumas religiões, nas quais ele precisa da ajuda de outros intermediários, pelo contrário, ele vê todas as coisas (Pv 15.3), contempla e decreta, sustenta e governa o universo com o seu governo soberano (Hb 1.3). Ele contemplou o sofrimento daqueles homens no mar, quando parecia desfalecer a esperança de salvamento, Jesus foi ao seu encontro. Ele também contempla nossas lutas, sofrimentos e angustias, bem como também vem ao nosso encontro, segundo passaremos a expor a partir deste instante.

2.     JESUS VEM AO ENCONTRO DO CRENTE DURANTE A TEMPESTADE. V.48b

2.1  Deus não nos livra da tempestade, mas durante a tempestade.
“[...] foi ter com eles [...]”.

          Neste trecho os servos de Cristo passaram pela tempestade, o texto não diz que eles foram livrados sem a tempestade, mas passaram e experimentaram-na, diferente do que dizem os “teólogos da prosperidade”, eles não decretaram o fim o da tempestade, nem determinaram que a tempestade sumisse, eles lutaram aproximadamente 10h contra a tempestade, Deus não promete nos livrar das aflições (Jo 16.33), mas promete sua presença conosco durante todos os momentos (Mt 28.20), segundo a sua vontade ele pode nos livrar se Ele quiser (Dn 3.16-18), porém, a verdade é que Ele vem ao nosso encontro em meio as tempestades e lutas da vida. Nós não estamos sozinhos durante as lutas, ele está conosco. Paulo também experimentou a presença do Senhor em suas aflições, nos quais foi abandonado pelos homens, mas o Senhor permaneceu com Ele (II Tm 4.16-18). Ele está conosco mesmo nas lutas. ALELUIA!!

2.2  Deus vem em nosso socorro não segundo a nossa agenda, mas de acordo com seu plano soberano. V.48b
“[...] pela quarta vigília da noite [...]”.

          A noite era dividida em quatro vigílias: A 1ª vigília ia de 6h - 9h; a 2ª de 9h - 12h (meia-noite); a 3ª de 12h (meia noite) – 3h; a 4ª de 3h – 6h da manhã. Os discípulos remaram de 6h da noite às 3h da madrugada, quando parecia que Jesus não viria livrar eles, ele aparece depois das 3h da madrugada para acalmar a tempestade. Se estamos passando por tempestades, devemos esperar o livramento do Senhor. Ele não se esqueceu de nós, mas ele virá ao nosso encontro, ainda que seja pela quarta vigília da noite.

2.3  Deus vem ao nosso encontro para que aprendamos que os problemas que parecem impossíveis estão debaixo dos pés de Jesus.
“[...] foi ter com eles, andando sobre o mar; e queria passar-lhes adiante”.

          O trecho aqui diz que ele foi ao encontro deles “andando sobre o mar”, aquele mesmo mar que parecia que iria engolir eles vivos, agora estava literalmente abaixo dos pés de Jesus, talvez você esteja pensando que os seus problemas irão sufocá-lo, que você está imerso pelas lutas, e que chegou ao fim do túnel. Mas, da mesma forma que aquele mar que parecia invencível e foi parar debaixo dos pés dos pés do Mestre, os seus problemas podem ser grandes para você, mas eles estão debaixo dos pés de Jesus. Creia nisso e confie no Senhor!

3.     JESUS EXIGE UMA REAÇÃO DO CRENTE DURANTE E DEPOIS DA TEMPESTADE. V.49-52

3.1  Durante e depois da tempestade devemos ter animo e não se entregar aos problemas. V.49-50a
“[49] eles, porém, ao vê-lo andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e gritaram; [50] porque todos o viram e se assustaram; mas ele imediatamente falou com eles e disse-lhes: Tende ânimo; sou eu [...]”.

          Examinamos que aqueles homens ao ver Jesus andando por cima do mar ao invés de se alegrar se assustaram e ao invés de estar animados se esvaíram pensando estar vendo um fantasma, ou seja, aqueles homens ainda tinham estas crenças populares, apesar de Cristo e das Escrituras de modo geral falar da impossibilidade de comunicação entre vivos e mortos (Lv 19.31; 20.6; Lc 16.30-31), parece que não entenderam alguns ensinamentos de Cristo, mas mantinham crenças populares como esta de espíritos entre nós, o que é antibiblica. Também vemos que aqueles homens precisavam se animar em Cristo, por isso Cristo disse “sou eu”, “tende bom ânimo”, para que eles vissem que era Ele e tivessem animo. A razão do nosso ânimo deve ser a presença de Cristo. Durante e depois da tempestade a presença de Cristo deve ser a razão do nosso ânimo e da nossa alegria. Qual tem sido a razão do seu animo, da sua alegria e da sua euforia? Não se deixe entregar aos problemas, mas tenha ânimo na Pessoa de Jesus!

3.2  Durante e depois da tempestade os servos de Deus não devem ter medo, mas ter uma fé confiante em Cristo. V.50b-52
[50] [...] não temais. [51] E subiu para junto deles no barco, e o vento cessou; e ficaram, no seu íntimo, grandemente pasmados; [52] pois não tinham compreendido o milagre dos pães, antes o seu coração estava endurecido.

          A fé é o meio que Deus nos deu para nos aproximarmos Dele em Cristo. Aqueles homens estavam incrédulos, mesmo tendo visto os milagres da multiplicação dos pães e peixes (V.30-44), e do milagre do mar que estava bravio e agora estava calmo, Aqueles homens não deveriam ter medo, e sim, ter fé, acreditar que aquele que estava com eles no barco é o Senhor do Universo, que sabe o numero das estrelas do céu (Sl 147.4), controla o mar (Is 40.12) e acalma os ventos contrários (Mc 4.39). Quando Cristo entrou no barco aconteceu o que diz a canção antiga: “Com Cristo no meu barco, tudo vai muito bem”, se você tem Cristo, as tuas tempestades ele vai acalmar, não porque estou dizendo, mas porque a sua Palavra diz que ele acalma as tempestades. Creia e confia Nele que Ele tem poder para te livrar!

CONCLUSÃO
          Esta mensagem trouxe à luz algumas verdades sobre as tempestades na vida dos servos de Deus. Vimos que Deus permite que seus servos passem por tempestades em sua vida; que Ele vem ao encontro dos seus servos e que Ele exige uma reação dos seus servos durante e depois das tempestades. Jesus deseja está presente no barco da tua vida durante as tempestades que você enfrentar, porém você precisa confiar Nele e entregar-se aos cuidados Dele. Você deseja ter a presença de Jesus no barco da sua vida? Convide-o para ser o guia do barco do teu viver e verás que Ele tem poder para acalmar as tuas tempestades. Amém


Autor: Veronilton Paz da Silva

Um comentário: