Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de maio de 2015

ESBOÇO BASEADO EM MARCOS 6.53-56

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 6.53-56
[53] E, terminada a travessia, chegaram à terra em Genezaré, e ali atracaram. [54] Logo que desembarcaram, o povo reconheceu a Jesus; [55] e correndo eles por toda aquela região, começaram a levar nos leitos os que se achavam enfermos, para onde ouviam dizer que ele estava. [56] Onde quer, pois, que entrava, fosse nas aldeias, nas cidades ou nos campos, apresentavam os enfermos nas praças, e rogavam-lhe que os deixasse tocar ao menos a orla do seu manto; e todos os que a tocavam ficavam curados.

INTRODUÇÃO
          O Rev. Hernandes Dias Lopes diz em uma de suas mensagens que “a maior necessidade do homem não é de dinheiro, status, prazer físico ou qualquer outra coisa, a maior necessidade do ser humano é de Deus, a obra de Deus, as bênçãos de Deus e as pessoas de Deus não substituem Deus, eu e você precisamos é do próprio Deus”. Marcos narra uma sequencia de ações praticadas por Jesus como a multiplicação dos Paes e peixes, cessando uma tempestade e indo em busca de pessoas para ajudar, pregar e curar. Jesus tinha compaixão das pessoas necessitadas e buscava demonstrar-lhes amor e cuidado, faremos uma analise deste cuidado de Cristo por aqueles que necessitavam de sua ajuda baseado no tema abaixo.

TEMA: COMO JESUS CUIDAVA DOS NECESSITADOS?

1.     ELE IA PARA ONDE ESTAVAM OS NECESSITADOS. V.53-54
“[53] E, terminada a travessia, chegaram à terra em Genezaré, e ali atracaram. [54] Logo que desembarcaram, o povo reconheceu a Jesus”.

1.1   Jesus vai ao encontro dos necessitados para que eles entendam que a sua maior necessidade é Dele. Sl 42.1-2
“[1] Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus! [2] A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus?

1.2   Jesus vai ao encontro dos necessitados para que eles depositem sua fé Nele. Mt 9.2
E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus, pois, vendo-lhes a , disse ao paralítico: Tem ânimo, filho; perdoados são os teus pecados.

1.3   Jesus vai ao encontro dos necessitados para que eles reconheçam a sua ação em suas vidas. Dt 5.15
“Lembra-te de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado”.

2.     ELE USAVA PESSOAS PARA LEVAR OS NECESSITADOS ATÉ SUA PRESENÇA. V.55-56a
“[55] e correndo eles por toda aquela região, começaram a levar nos leitos os que se achavam enfermos, para onde ouviam dizer que ele estava. [56] Onde quer, pois, que entrava, fosse nas aldeias, nas cidades ou nos campos, apresentavam os enfermos nas praças [...]”

2.1   O Senhor envia pessoas para que os necessitados ouçam sobre Ele. Rm 10.14-17
“[14] Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? [15] E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! [16] Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? [17] Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo”.

2.2   O Senhor envia pessoas para que os necessitados sejam trazidos até Ele. Jo 1.40-42
“[40] André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus. [41] Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo). [42] E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”.

2.3   O Senhor envia pessoas para que os necessitados vejam sua vida de boas obras e glorifiquem a Ele. Mt 5.15-16
“[15] nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. [16] Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.

3.     JESUS SE DEIXAVA TOCAR DE MANEIRA TERAPEUTICA PELOS NECESSITADOS. V.56b
“[...] e rogavam-lhe que os deixasse tocar ao menos a orla do seu manto; e todos os que a tocavam ficavam curados”.

3.1   O toque em Jesus só será feito por quem reconhece sua necessidade de Deus. Sl 40.17
“Eu, na verdade, sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu”.

3.2   O toque externo em Jesus é um toque gerado pelo toque interno Dele no coração.I Sm 10.26
“E foi também Saul para sua casa em Gibeá; e foram com ele homens de valor, aqueles cujo coração Deus tocara”.

3.3   O toque em Jesus traz vida eterna para os que fazem com uma fé confiante Nele. Mc 5.27-34
[27] tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto; [28] porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada. [29] E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal. [30] E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes? [31] Responderam-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e perguntas: Quem me tocou? [32] Mas ele olhava em redor para ver a que isto fizera. [33] Então a mulher, atemorizada e trêmula, cônscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade. [34] Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal.

CONCLUSÃO
  Esta mensagem trouxe à tona a necessidade que o ser humano tem de Deus, se analisou que Jesus ia para onde estavam os necessitados; usava pessoas para levar os necessitados a Ele e; se deixava tocar de maneira terapêutica pelos necessitados. Jesus se deixa tocar por aqueles que reconhecem sua necessidade de Deus. Você reconhece sua necessidade de Deus? Então busque a este Deus maravilhoso que Ele pode satisfazer todas as tuas necessidades. Amém!


Autor: Veronilton Paz da Silva: Presbítero da IPB Monteiro-PB, Missionário na Congregação do Povoado Serrote; formação de evangelista pelo CEIBEL (Curso Extensivo do Instituto Bíblico Eduardo Lane); de Obreiro pelo CPO/IBN/JMN (Curso de Preparação de Obreiros do Instituto Bíblico do Norte e Junta de Missões nacionais); Bacharel em Teologia pelo ITG (Instituto Teológico Gamaliel), bacharel em Teologia com Enfase em Missões pelo IHT (Instituto Batista Teologico Hebron); Graduando em Letras – Lingua Portuguesa na UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). Contato: cristaoreformado@gmail.com Cel. (083) 99713627

Nenhum comentário:

Postar um comentário