Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de maio de 2015

ESTUDANDO OS EVANGELHOS – MATEUS 18

INTRODUÇÃO
          O estudo é uma continuação sobre o reino de Deus e seu principal representante, que é o messias, o qual revela este reino aos homens e os modelos que este reino traz para o ser humano, esclarecendo sobre o modo de vida que as pessoas precisam ter neste reino e a presença constante de Cristo neste reino. O ser humano precisa de modelos em sua vida  e este reino revelado em Jesus traz estes modelos que serão trabalhados com base no tema abaixo.

TEMA: TEMA: A REVELAÇÃO DO MESSIAS E SEU PAPEL NO REINO DE DEUS (CONTINUAÇÃO)

1.     JESUS REVELA O REINO DE DEUS E SEU MODELO DE LIDERANÇA. V.1-5

a)     Mateus trata aqui que os ____________se ______________ de ____________ e lhe perguntaram quem seria o ___________ no reino de ______________. Nesta passagem os discípulos que eram homens imperfeitos como eu e você foram contaminados pelo modelo de liderança do mundo, em que os que lideram dominam os outros, pisam nos mais humildes e se apoderam da função em proveito próprio, oprimindo os irmãos da igreja e muitos se intitulando donos da igreja, mas não são, pois o dono da igreja teve suas mãos e pés perfurados e sua fronte ferida por uma coroa de espinhos, o Senhor da igreja veio aqui como servo (Mc 10.45), então não há razão dos lideres da igreja ser mais importantes que os membros nem  buscarem ser os maiores no reino de Deus (V.1).

b)     Aqui Mateus disse que ________chamou uma ____________ e a colocou no __________ __________, disse que se eles não se ___________________ e não se tornassem como ______________, não entrariam no __________ dos _____________. Aqui ele trata de se tornar como criança, o que quis dizer? Ele estava dizendo que da forma como as crianças dependiam dos pais, nós precisamos depender de Deus; também as crianças também não fingem ser aquilo que não são, bem como a liderança da igreja não deve ser fingida, mas autentica e buscar conhecer mais a Deus, uma liderança que dependa de Deus e que viva uma vida séria no evangelho, sem fingimentos, é o modelo de liderança do reino de Deus que Jesus veio realizar (V.2-3)

c)     Jesus disse que _________ que se ___________ como essa ______________, esse é o ______________ no _____________ de _____________. Disse que o que ___________ uma criança tal como __________, em seu _____________, estaria recebendo a _______ mesmo. Jesus aqui continua exortando seus discípulos sobre o valor da humildade, quem se achegasse a Ele com humildade como aquela criança, pequena, sem forças físicas, mas confiante em Deus, seria o maior no reino de Deus, no sentido de que esta pessoa teria livre acesso a Deus (Rm 5.2), ao passo que o orgulhoso não teria, pois não estava dependendo de Deus e sim da sua própria força. Nós precisamos depender de Deus! Outra lição é quando diz que quem receber uma criança como aquela em seu Nome, estava recebendo a Ele próprio, o que Jesus ensinou aqui é que como os discípulos haviam se tornado como crianças (humildes e dependentes Dele) e entrado no reino de Deus, eles se tornaram representantes do seu reino e por isso quem os recebesse receberia o seu representante (Cristo), e quem os negasse, estaria negando também a Cristo. Como temos recebido os que pregam verdadeiramente a Palavra de Deus? (V.4-5).

2.     JESUS REVELA O REINO DE DEUS E O SEU MODELO DE TESTEMUNHO. V.6-9

a)     Nesta parte Mateus cita a continuação do discurso de Jesus dizendo que qualquer que fizer __________ a um destes ___________ que ______ Nele, seria melhor que fosse ___________ ao ___________ uma grande ________ de __________, e fosse ___________ na profundeza do _____________. Ele continua dando um alerta, dizendo que _____ do __________ por causa dos _______________, porque é _______________ que venham ___________________, mas ai do ____________ por meio de quem vem o ______________! Nesta passagem o Senhor Jesus está falando do perigo para quem vive a escandalizar as pessoas com suas práticas errôneas e fazendo irmãos caírem por causa de sua libertinagem. Escandalizar um irmão é algo muito grave, mesmo que seja por coisas que nós consideremos sem importância, Paulo mais à frente vai dizer que até mesmo comer carne, se escandalizar o irmão não deve ser feito, pelo menos, não na frente Dele. Precisamos estar preocupados com o irmão que tem limitações e buscar respeitá-lo dentro de suas limitações, pois ele mesmo com suas fraquezas também crê em Cristo. Neste reino de Deus não devemos escandalizar os irmãos, aqui o testemunho tem uma preocupação com o outro (V.6-7).

b)     Agora Mateus continua narrando este discurso de Jesus dizendo que se a sua  _______ ou o seu ______ o fizer tropeçar, deveria _______ e _______ para ____ de si, pois melhor seria que entrasse na ________ manco ou aleijado do que tendo as duas _______ ou dois _______, ser __________ no fogo ___________. Disse ainda que se um dos seus _________ o fizer __________, ele deveria ____________ e _________ para longe de si, pois é melhor entrar na _______, com um dos __________ do que, tendo ______, ser __________ no ___________ de __________. O que Jesus quis ensinar aqui? Ele está mandando a pessoa arrancar os membros do seu corpo? Jesus aqui usa uma figura de metonímia que troca a parte pelo todo, assim o que Ele está ensinando não é mutilar os membros do corpo, mas mudar as atitudes no coração que fazem estes membros físicos praticarem, pois não são as mãos, pés e olhos que causam a maldade, mas tudo vem do coração que é o todo do ser humano, assim deve acontecer uma cirurgia espiritual no coração do ser humano, no qual o Espírito Santo faz essa cirurgia e ele passa a ter novas mãos, pés e olhos, ou seja, uma nova vida com atitudes novas (V.8-9).

3.     JESUS REVELA A O REINO DE DEUS E O SEU MODELO DE CUIDADO. V.10-14

a)     O Senhor Jesus fala nesta parte que não se deve ___________ a qualquer destes _________________; porque os seus ________nos _____ vêem ____________ a face de meu ___________ _____________. Disse mais que o ___________ do ____________ veio _____________ o que estava ____________. Aqui Jesus estava falando sobre a obra cuidadosa que Deus tem para com seus servos, Ele tem anjos que se acampam ao redor dos seus servos para os livrar (Sl 34.7), estes anjos vêem incessantemente a face de Deus e ao mesmo tempo estão a serviço nosso, são conservos nossos (Ap 22.9), estão para servir ao povo de Deus e não para interceder ou ser adorado como algumas religiões querem afirmar. Este cuidado começa quando Deus pega o perdido pecador, envia seu filho para morrer e salvá-los. Como você trata as pessoas que estão buscando a Cristo, acolhe ou rejeita? (V.10-11).

b)     Agora Jesus diz que se um homem tiver cem _____________, e uma delas se _________________, não deixará ele nos ____________ as ______________________, indo procurar a que se _______________. Aqui o termo ovelhas se refere aquele que creu em Jesus, ovelha extraviada é aquela pessoa que se afastou dos caminhos do Senhor, Jesus está ensinando que Ele não desiste dos seus servos, mesmo quando estão caídos, Ele não deixa de amá-los, procura a sua ovelha extraviada até que a encontra (Lc 15.4), Ele não desiste de nós! Que ensino maravilhoso! (V.12).

c)     Jesus continuando falando sobre a ovelha disse que se porventura a _______________, diz que na verdade ________ prazer sentirá por causa ________ do que pelas ______________________ que não se ______________. Conclui dizendo que não é da _____________ do vosso ____________ Celeste que pereça um só destes _______________. Aqui continuando trata do prazer que Jesus tem em salvar o pecador, aqueles que já foram alcançados são para Ele motivo de alegria, mas maior alegria sente quando um perdido se converte, noutro lugar Ele diz que há uma festa no céu quando um pecador se arrepende. Ele tem prazer em salvar, e se alegra em trazer salvação ao ser humano. Você deseja esta salvação? Quer que aconteça uma festa no céu? Entregue o teu coração a Jesus (V.13-14).

4.     JESUS REVELA O REINO DE DEUS E O SEU MODELO DE DISCIPLINA. V.15-20

a)     Nesta passagem Jesus fala que o se o teu __________ pecar contra ____, vai _______ entre ___ e ___ só. Se ele te ___________, ganhastes a teu ____________. Se porém não te _________, toma ainda ___________ uma ou duas __________, para que, pelo _______________ de duas ou três ___________________, toda a palavra se ________________. E, se ele não os ______________, dize-o à ___________, e, se recusar ouvir também a ____________, considera-o como __________ e ______________. Esta passagem tratando da disciplina de um irmão deve-se levar em conta que o papel principal da disciplina é a correção e restauração do faltoso, por isso que precisa ser feito alguns estágios antes de chegar ao afastamento da pessoa, tais como: 1. A disciplina particular, vista no trecho “tu e ele só”, se ele mudar de atitude, a questão se encerra ali; 2. A disciplina particular testemunhada, vista na frase “toma uma ou duas pessoas”; 3. A disciplina eclesiástica, vista na expressão “dize-o à igreja”, assim a igreja por meio dos seus representantes legais deve conversar com a pessoa para trazê-lo de volta para a lucidez espiritual; 4. A exclusão da igreja, que pode ser verificada quando se diz “se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano”, assim a pessoa que não quer se arrepender e deixar o pecado deve sofrer a exclusão, segundo disse o Senhor Jesus. Vejamos que antes da exclusão a igreja deve dar oportunidade para a pessoa se arrepender, aqui o modelo de disciplina no reino de Deus é buscar a correção do faltoso primeiramente, somente se aplicando a pena mais dura se depois de várias tentativas ele se manter rebelde e impenitente. Deus está dando várias oportunidades ao ser humano de mudar de vida, somente exercendo seu juízo quando este recusar de maneira obstinada seu amor e com a morte findar todas as chances de mudança. Você deseja o quê, a presença de Deus ou ser expulso da sua presença para sempre? (V.15-17).

b)     Jesus aqui disse que _______ que ___________ na terra terá sido ___________ nos céus, e ______ que ________ na __________ terá sido _____________ nos _____. Disse mais que se _____ dentre _______, sobre a _______, concordarem a _____ de qualquer coisa que, porventura ________________, ser-lhes-á ____________ por meu ____ que está nos ____________. Terminou dizendo que onde __________ dois ou ______ reunidos em meu __________, ali estou no meio ________. Aqui trata sobre a autoridade da igreja para ligar e desligar pessoas do reino dos céus, a igreja aqui não é denominação ou religião, mas a igreja de Cristo, composta dos que lhes são fieis e estão unidos a Cristo, adorando, servindo, prestando culto e orando somente a Ele. A Igreja que está sendo fiel às Sagradas Escrituras tem autoridade para ligar e desligar pessoas do reino de Deus, mas está autoridade se dá somente porque é feita em concordância com a vontade do Pai e porquê o Senhor Jesus está presente no meio da Igreja e agindo por meio dela. Você já faz parte da Igreja de Cristo? Para fazer parte da Igreja de Cristo precisa-se receber Jesus como seu único e suficiente Senhor, Salvador e Mediador. Já fez isso? (V.18-20).

5.     JESUS REVELA O REINO DE DEUS E O SEU MODELO DE PERDÃO. V.21-35

a)     Aqui Nesta passagem Mateus diz que _______, aproximando-se, lhe perguntou: _______, _____ _________ _______________ meu irmão _______ contra mim. Que eu lhe ________? Até _____ vezes? Jesus contrariou Pedro dizendo: Não te ______ que até _____ vezes, mas até _________ vezes _________. Pedro queria saber sobre a intensidade do perdão, pois naquela época era dito que o perdão deveria ser três vezes, depois disso não teria mais a necessidade de conceder perdão ao faltoso, Pedro foi além do que era dito pelos religiosos da época, ele chegou a mais do que duplicar as vezes  que deveriam perdoar, pensando com isso chegar a um numero justo de perdão. Porém, Jesus contraria Pedro dizendo que deveria multiplicar aquela quantidade de vezes por setenta, tudo isto seria em um dia (Lc 17.4), na verdade Jesus estava dizendo que o perdão não tem um numero de vezes para ser praticado, se precisasse perdoar três vezes, sete vezes, setecentos e noventa vezes ou quantas vezes a pessoa ofensora o procurasse para pedir que o perdoasse. Quantas vezes Deus já perdoou os nossos pecados desde que nascemos e pecamos contra Deus Ele tem nos perdoado? Basta que a pessoa se arrependa. Se você desejar ter os seus pecados perdoados você precisa clamar a Jesus, pois Ele é o nosso advogado justo (I Jo 2.1), estando unido com Cristo podemos nos aproximarmos de Deus e ter nossos pecados perdoados. Você deseja ter este encontro com Cristo para ter seus pecados perdoados? (V.21-22).

b)     Jesus disse que o __________ de ___________ é ____________ a um ______ que resolveu ajustar contas com os seus ___________. Então um devia a ele ______ talentos e ele não tendo com que _______, ordenou que fosse ___________, ele, a ________, os _________ e tudo quanto __________ e que a dívida fosse _________. O servo, prostrou-se  _____________, rogou: Sê _____________ comigo, e tudo te _____________. O Senhor daquele ___________, compadecendo-se, mandou-o ____________ e ___________ a divida. A verdade é que a divida que nós teríamos que pagar a Deus, nunca conseguiríamos saldá-la e Ele perdoou nossa divida (pecado) por meio de Jesus nos dando uma nova chance de vivermos com Ele. Você já pensou no tamanho da sua dívida (pecado) diante de Deus? Já pensou que somente Jesus pode pagar ela para você? Então o que está esperando para clamar a Jesus que ele cancele, perdoe a sua divida? com esta divida você e eu merecemos a condenação, mas se confessarmos nossos pecados, Ele nos concede perdão. (V.23-27).

c)     Qual foi a reação daquele homem perdoado? Saiu e encontrou um dos seus _______ que lhe devia _____ denários; e ____________, o __________, dizendo, paga-me o que me ______. O seu ____________ caiu aos seus ___________ e lhe implorava: Sê ______________ comigo, e te ____________. Ele não quis e o __________ na ___________, até que saldasse a ___________. Os seus ______________ vendo o que se havia ______________, entristeceram-se muito e foram _________ ao seu _______ tudo o que ____________. O seu __________ o chamou e lhe chamou de servo ____________ porque o havia ________ a divida porque ________, ele então disse que Ele deveria ____________ do seu ___________ como havia se ____________ dele. Então, o _______ o entregou aos __________, até que pagasse toda a ________________. Ele conclui com um alerta dizendo que: Assim também meu ________ Celeste fará se do _________ não ____________ cada um a seu ________. Aqui o ensino de Jesus é que como fomos perdoados por Deus, assim também devemos perdoar nosso irmão que falhou conosco, mas como nós somos ingratos para com o Senhor, pois mesmo Ele tendo pagado uma divida que nós não poderíamos pagar, quando alguém com uma ofensa bem menor do que a que fomos perdoados, nos negamos a conceder o perdão. Muitas vezes, o Senhor usa os verdugos da vida para nos ensinar o significado do perdão, muitas vezes passamos por problemas de doenças como depressões, gastrites, dores por causa da falta de perdão. Assim como O pai celeste o perdoou, também libere perdão para seu próximo! (V.28-35).

CONCLUSÃO
          Jesus nos revelou o reino de Deus e trouxe modelos a serem seguidos como: Liderança segundo a humildade; testemunho não apenas religioso, mas com nova vida e motivações novas vindas do coração transformado; o cuidado de Deus por nós, mesmo quando caímos; a disciplina que Ele usa para nos corrigir e restaurar; o seu modelo de perdão que também deve ser o nosso, perdoando assim como o Senhor em Cristo nos perdoou. Você já faz parte deste reino? Se você desejar fazer parte deste reino, faça isto agora e terás paz na alma no presente e no futuro um lugar nas mansões celestiais.

REFERENCIAS
A Bíblia de Estudo de Genebra. 2 ed. São Paulo: Ed. Cultura Cristã, 2010.
Herman N. RIDDERBOS, Herman N. O Testemunho de Mateus Acerca de Jesus Cristo, Patrocínio, MG: CEIBEL, 1980.
SMITH, William . Introdução ao Novo Testamento. Patrocínio, MG: CEIBEL, 1983.


Autor: Veronilton Paz da Silva (Presbítero, Missionário e Teólogo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário