Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de julho de 2015

SERMÃO BASEADO EM MARCOS 8.27-30 (SEGUNDA MENSAGEM)

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 8.27-30
[27] E saiu Jesus com os seus discípulos para as aldeias de Cesaréia de Filipe, e no caminho interrogou os discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? [28] Responderam-lhe eles: Uns dizem: João, o Batista; outros: Elias; e ainda outros: Algum dos profetas. [29] Então lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo, Pedro lhe disse: Tu és o Cristo. [30] E ordenou-lhes Jesus que a ninguém dissessem aquilo a respeito dele.

INTRODUÇÃO
          Existiu um general chamado Alexandre da macedônia, também conhecido como Alexandre, o Grande, devido as suas conquistas que se estenderam até a Índia, palestina, Egito e uma vasta região. Um soldado seu estava chorando como medo de ir à batalha e ele foi avisado, chamou o jovem alistado e o repreendeu severamente, depois perguntou seu nome, e para sua surpresa o cidadão respondeu que era chamado Alexandre, o general alexndre puxou o soldado xará seu e o jogou na parede, depois disse a frase: “Ou muda de conduta ou muda de nome”. Se Jesus fizesse esta pergunta a nós como será que nos sairíamos? Marcos nesta passagem narra a “Confissão de Pedro”, esta passagem está situada em Mateus 16.13-20 e Lucas 9.18-21, algumas religiões tentam aqui dizer que Jesus tornou Pedro o primeiro Papa, o que não é verdade, dizem que aqui Jesus também fundou determinada religião, mas a religião que dizem ser fundada por Jesus segundo a história surgiu em 380 d.C., seria a mesma coisa que dizer que o ovo veio depois da galinha que o botou. Este trecho traz algumas confissões que os homens fizeram sobre Jesus e nos desafia a confessá-lo diante das pessoas, esta mensagem tratará sobre o referido assunto baseado no tema abaixo.

TEMA: QUAL O CRISTO QUE VOCÊ TEM CONFESSADO?

1.     CRISTO EXIGE QUE OS HOMENS O CONFESSEM. V.27
“E saiu Jesus com os seus discípulos para as aldeias de Cesaréia de Filipe, e no caminho interrogou os discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou?”

1.1    Confessarmos a Cristo aqui é uma garantia que Ele nos confessará lá no céu. Mt 10.32-33
[32] Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. [33] Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”.

1.2    Confessarmos a Cristo aqui é uma garantia que o nosso coração pertence a Ele. Lc 6.45
“O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca”.

1.3    Confessarmos a Cristo aqui é uma garantia de que podemos viver com Ele. I Pe 2.24-25
[24] levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. [25] Porque éreis desgarrados, como ovelhas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.

2.     CRISTO É CONFESSADO POR ALGUNS DE MANEIRA EQUIVOCADA. V.28
“Responderam-lhe eles: Uns dizem: João, o Batista; outros: Elias; e ainda outros: Algum dos profetas”.

2.1    Alguns querem confessá-lo apenas da boca para fora sem conhecer Ele. At 19.13-16
“[13] Ora, também alguns dos exorcistas judeus, ambulantes, tentavam invocar o nome de Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega. [14] E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, um dos principais sacerdotes. [15] respondendo, porém, o espírito maligno, disse: A Jesus conheço, e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? [16] Então o homem, no qual estava o espírito maligno, saltando sobre eles, apoderou-se de dois e prevaleceu contra eles, de modo que, nus e feridos, fugiram daquela casa”.

2.2    Alguns querem confessá-lo apenas como um ser histórico, quando Ele é eterno. Jo 8.56-58
[56] Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; viu-o, e alegrou-se. [57] Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão? [58] Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. [59] Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo”.

2.3    Alguns querem confessá-lo apenas como mais um senhor, quando só há um Senhor. Is 42.8
“Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem a minha honra às imagens de escultura”.

3.     CRISTO SÓ É CONFESSADO DE MANEIRA VERDADEIRA PELOS QUE LHE PERTENCEM. V.29-30
“[29] Então lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo, Pedro lhe disse: Tu és o Cristo. [30] E ordenou-lhes Jesus que a ninguém dissessem aquilo a respeito dele”.

3.1    Somente os que o pertencem Ele os selou, conhece-os de maneira especial e eles se afastam do pecado. II Tm 2.19
“Todavia o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor”.

3.2    Somente os que o pertencem podem oferecer “sacrifícios de louvor por meio Dele. Hb 13.15
“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome”.

3.3    Somente aqueles que já o pertencem poderão convidar os pecadores a se reconciliar com Ele. II Co 5.17-20
[17] Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. [18] Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; [19] pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. [20] De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.

CONCLUSÃO
          A mensagem trabalhou baseado neste trecho que trata sobre a confissão de Pedro. Tratou-se baseado na pergunta: QUAL O CRISTO QUE VOCÊ TEM CONFESSADO?  Foram trabalhadas algumas questões, tais como: CRISTO EXIGE QUE OS HOMENS O CONFESSEM; CRISTO É CONFESSADO POR ALGUNS DE MANEIRA EQUIVOCADA e; CRISTO SÓ É CONFESSADO DE MANEIRA VERDADEIRA PELOS QUE LHE PERTENCEM. Você já confessou Jesus como seu único e suficiente Senhor e Salvador? Se já o fez, Deus te abençoe e te fortaleça; mas se a resposta é não você pode fazer isto agora e terás paz na tua alma aqui e no porvir a vida eterna. Amém!

Autor: Veronilton Paz da Silva (Presbítero, Teólogo e Missionário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário