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quinta-feira, 2 de julho de 2015

SERMÃO BASEADO EM MARCOS 8.31-38

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 8.31-38
[31] Começou então a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muitas coisas, que fosse rejeitado pelos anciãos e principais sacerdotes e pelos escribas, que fosse morto, e que depois de três dias ressurgisse. [32] E isso dizia abertamente. Ao que Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo. [33] Mas ele, virando-se olhando para seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Para trás de mim, Satanás; porque não cuidas das coisas que são de Deus, mas sim das que são dos homens. [34] E chamando a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me. [35] Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á. [36] Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? [37] Ou que diria o homem em troca da sua vida? [38] Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também dele se envergonhará o Filho do homem quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.

INTRODUÇÃO
          A obra de Cristo em do pecador é descrita por Jonh Stot Como uma Obra Jurídica (Rm 5.1); Sacerdotal (Hb 1.1-3), e empresarial (Rm 6.18-22; I Co 6.20), no qual o príncipe dos teólogos disse que Ele nos absolveu no tribunal, ofereceu-se no santuário como sacrifício e nos comprou no mercado de escravos para nos dar carta de alforria, e nós nos tornamos escravos voluntários como era no VT o servo da orelha furada. Marcos nesta passagem relata esta grandiosa obra que Cristo apresenta em nosso favor, na qual Ele relata a necessidade desta obra em nosso favor para que o pecador possa aceitar esta obra pela fé e ser salvo. Gostaria de falar nesta obra gloriosa com base no tema esposado abaixo.

TEMA: A OBRA SALVADORA DE CRISTO EM FAVOR DO PECADOR.

1.    JESUS EXECUTA A SUA OBRA SALVADORA POR MEIO DO SEU PROPRIO CORPO. V.31, 38

1.1  A morte de Jesus no corpo foi necessária, pois cumpriu cabalmente a justiça de Deus sem deixar de demonstrar seu amor. V.31a
“Começou então a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muitas coisas, que fosse rejeitado pelos anciãos e principais sacerdotes e pelos escribas, que fosse morto [...]”

a)    Deus como um justo juiz não pode deixar de punir o culpado, pois sua justiça não permite.
“O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniqüidade e a transgressão; ao culpado não tem por inocente, mas visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração” (Nm 14.18).
Tu que és tão puro de olhos que não podes ver o mal, e que não podes contemplar a perversidade [...]” (Hc 1.13).

b)    Deus como um pai amoroso não quer condenar o pecador, pois seu amor é infinito. Mt 18.14
“Assim também não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que venha a perecer um só destes pequeninos.

c)    Deus como juiz justo e pai amoroso cumpriu sua justiça e manifestou seu amor em Jesus, pois Cristo ao mesmo tempo cumpre perfeitamente a justiça divina, sendo também a maior manifestação do amor de Deus.

“Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (II Co 5.21).
[6] Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. [7] Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. [8] Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós” (Rm 5.6-8).

1.2  A ressurreição de Jesus no corpo foi necessária para viver sempre conosco. 31b
“[...] e que depois de três dias ressurgisse”.

a)    Sua ressurreição aponta para a nossa ressurreição futura e gloriosa. I Co 15.20-21
[20] Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. [21] Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos”.

b)    Sua ressurreição atesta o valor da sua viva intercessão por nós. Hb 7.25
“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles”.

1.3  A segunda vinda de Jesus executará de maneira consumada a história da humanidade. V.38
“Portanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também dele se envergonhará o Filho do homem quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”.

a)    A sua segunda vinda será gloriosa, visível e corporal.
“[36] Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. [37] Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. [38] Ele, porém, lhes disse: Por que estais perturbados? e por que surgem dúvidas em vossos corações? [39] Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho. [40] E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. [41] Não acreditando eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus: Tendes aqui alguma coisa que comer? [42] Então lhe deram um pedaço de peixe assado, [43] o qual ele tomou e comeu diante deles. [44] Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. [45] Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; [46] e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; [47] e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. [48] Vós sois testemunhas destas coisas. [49] E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. [50] Então os levou fora, até Betânia; e levantando as mãos, os abençoou. [51] E aconteceu que, enquanto os abençoava, apartou-se deles; e foi elevado ao céu” (Lc 24.36-51).
[9] Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. [10] Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, [11] os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (At 1.9-11).
 “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” (Mt 24.30).
“Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém (Ap 1.7).

b)    A sua segunda vinda será para castigo dos ímpios e recompensa dos justos.  Mt 25.46
“E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.


2.    JESUS EXECUTA A SUA OBRA SALVADORA VENCENDO A OPOSIÇÃO DO INIMIGO. V.32-33
[32] E isso dizia abertamente. Ao que Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo. [33] Mas ele, virando-se olhando para seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Para trás de mim, Satanás; porque não cuidas das coisas que são de Deus, mas sim das que são dos homens.

2.1  Dois Extremos a ser evitados com relação as forças do mal, pois os dois são perigosos.

a)    Há os que superestimam as forças do mal, ou seja, tudo que acontece é por obra do diabo, porém, a Bíblia diz que o diabo não toca naqueles que pertencem ao Senhor. I Jo 5.18

b)    Há os subestimam as forças do mal, achando que o diabo não faz nada e vivem de qualquer maneira. A Bíblia diz que ele é astuto e sagaz, então tomemos cuidado! II Co 11.14
E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz.

c)    Como declarava John Stot, cuidado com os extremos, pois o diabo está nos extremos. Precisamos ser equilibrados e discernir os espíritos. I Jo 4.1
“Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo”.

2.2  O inimigo tenta cegar o entendimento dos incrédulos, mas Cristo ilumina os corações. II Co 4.3-6
[3] Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, [4] nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. [5] Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor; e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus. [6] Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo”.

a)    O diabo cega os homens sem Cristo de maneira que ouvem, mas não compreendem a mensagem do evangelho. V.3-4a
[3] Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, [4] nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho [...]”.

b)    O diabo cega os homens sem Cristo de modo que eles não buscam a glória de Cristo. V.4b
“[...] para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus”.

c)    A maneira que Cristo utiliza para combater o inimigo é a pregação fiel do evangelho de Cristo. V.5-6

·         A pregação fiel do evangelho é Cristocêntrica. V.5
“Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor; e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus”.

·         A pregação fiel do evangelho é graciosa. V.6
“Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, Ele mesmo é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo”.

2.3  O inimigo faz com que as pessoas não queiram o evangelho, mas Jesus neutraliza sua ação.

a)    A maneira que o diabo usa para levar as pessoas a não querer o evangelho é endurecendo o coração. Lc 8.12
“Os que estão à beira do caminho são os que ouvem; mas logo vem o Diabo e tira-lhe do coração a palavra, para que não suceda que, crendo, sejam salvos”.

b)    A maneira que Cristo usa para vencer as estratégias do inimigo é abrindo o coração e o entendimento das pessoas para crê Nele.
[14] E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. [15] Depois que foi batizada, ela e a sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso” (At 16.14-15).

c)    Devido a esta luta espiritual, não se pode evangelizar sem oração e consagração ao Senhor. Ef 6.18-20
[18] com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, [19] e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, [20] pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar”.

2.4  O inimigo tentou impedir Cristo de ir à cruz, mas Cristo o expôs ao desprezo e zombou dele e dos demônios, os vencendo na cruz. V.32; Cl 2.15; I Jo 3.3.8

a)    O foco principal do inimigo era desviar Cristo de sua missão de ir à cruz. V.32
“E isso dizia abertamente. Ao que Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo. [33] Mas ele, virando-se olhando para seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Para trás de mim, Satanás; porque não cuidas das coisas que são de Deus, mas sim das que são dos homens”.

b)    O foco principal de Cristo era destruir as obras do inimigo, triunfar sobre o mal e nos dá a vitória.
“E tendo despojado os principados e as potestades, os expôs publicamente à vergonha, triunfando deles na cruz” (Cl 2.15).
“Quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.

2.5  O inimigo está sob o domínio de Cristo que tem as chaves da morte e do inferno, pois até no inferno é Jesus quem manda. Ap 1.18
“E o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do inferno”.

3.    CRISTO EXECUTA A SUA OBRA SALVADORA CONVIDANDO PECADORES PARA INGRESSAREM NO SEU REINO. V.34-37

3.1  Por meio do convite de Cristo o homem é chamado à segui-lo com compromisso.V.34

“E chamando a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me”.

3.2  Por meio do convite de Cristo o homem é alertado a pensar na vida e pós-vida. V.35

“Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á”.

3.3  Por meio do convite de cristo o homem é levado a calcular o valor da sua alma. V.36-37

[36] Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? [37] Ou que daria o homem em troca da sua vida?”

CONCLUSÃO
          Esta mensagem trouxe para nossa vida a realidade da obra salvadora de Cristo em nosso favor. Foi exposta que Jesus executou a obra salvadora por meio do seu próprio corpo; vencendo a oposição do inimigo e; convidando o pecador para ingressarem no seu reino. Gostaria de fazer algumas aplicações: 1. Como você encara a obra de Cristo? 2. Qual a sua visão da ação do inimigo na pregação do evangelho? 3. Voce convida pessoas para ingressarem no reino de Deus? 4. Você já faz parte do reino de Deus? Convido você a orar e também agir para que pessoas possam ser alcançadas pelo reino de Deus e se ainda não faz parte convido você para fazer parte deste reino neste instante.


Autor: Veronilton Paz da Silva

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