Total de visualizações de página

sábado, 5 de abril de 2014

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM APOCALIPSE 10.1-11


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: APOCALIPSE 10.1-11
Os anjos e os sete trovões - João come o livrinho trazido do céu. 
     [1] E vi outro anjo forte que descia do céu, vestido de uma nuvem; por cima da sua cabeça estava o arco-íris; o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo, [2] e tinha na mão um livrinho aberto. Pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra, [3] e clamou com grande voz, assim como ruge o leão; e quando clamou, os sete trovões fizeram soar as suas vozes. [4] Quando os sete trovões acabaram de soar eu já ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, que dizia: Sela o que os sete trovões falaram, e não o escrevas. [5] O anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita ao céu, [6] e jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora, [7] mas que nos dias da voz do sétimo anjo, quando este estivesse para tocar a trombeta, se cumpriria o mistério de Deus, como anunciou aos seus servos, os profetas.
     [8] A voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livro que está aberto na mão do anjo que se acha em pé sobre o mar e sobre a terra. [9] E fui ter com o anjo e lhe pedi que me desse o livrinho. Disse-me ele: Toma-o, e come-o; ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel. [10] Tomei o livrinho da mão do anjo, e o comi; e na minha boca era doce como mel; mas depois que o comi, o meu ventre ficou amargo. [11] Então me disseram: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas, e reis.

EXÓRDIO
          O jornal escrito ou falado passa por uma espécie de reciclagem, eles escolhem as notícias, entrevistas ou documentários que estarão indo ao AR. Muitos destes são escolhidos e outros, excluídos, porque não é do interesse da emissora ou de quem banca a mesma que o povo chegue a conhecer noticias que não lhe sejam interessantes. Ao mesmo tempo que querem revelar a comunidade coisas que as façam pensar positivamente sobre a empresa ou sobre quem está por trás dela. Deus nos revelou tudo que precisamos saber sobre nossa salvação e como ter uma vida de comunhão com ELE. Temos buscado ver o que Deus nos revelou na sua Santa Palavra?

NARRAÇÃO
          O nome Apocalipse vem do grego “apocalypsis” e significa revelação, foi escrito em uma época em que parecia tudo perdido para a igreja frente a opressão do império romano que parecia invencível, mas nesta revelação Deus apresenta a vitória da sua igreja sobre satanás e seus seguidores. João estava preso na Ilha de Patmos, porque pregou a Palavra de Deus e testemunhou de Jesus (Ap 1.9). Jesus convidou João para ver as glórias das mansões celestiais, pois com Jesus o pior lugar se torna uma porta aberta para o céu (Ap 4.1). Ele havia visto Jesus agonizando na cruz e agora estava vendo Cristo no seu esplendor e glória, vivo para sempre (Ap 1.18), Ele viu Cristo no trono (Ap 5.6) e também passeando dentro da igreja (Ap 1.12-13). Jesus revelou a João coisas inefáveis e pediu que as transmitisse à sua igreja. A partir de agora veremos mais um pouco sobre esta revelação, baseada no tema abaixo:

TEMA: A REVELAÇÃO QUE O SENHOR DESEJA TRANSMITIR A SUA IGREJA.

1.      É VINDA DO CÉU PARA SUA IGREJA. V.1-5

1.1   Trata sobre a aliança de Deus com seu povo. V.1
“E vi outro anjo forte que descia do céu, vestido de uma nuvem; por cima da sua cabeça estava o arco-íris; o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo”.

1.2   Trata sobre os propósitos que Deus quis dá a conhecer a sua igreja. V.2
“E tinha na mão um livrinho aberto. Pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra”.

1.3   Trata sobre a plenitude do poder de Deus para cumprir todos os seus propósitos estabelecidos. V.3
“E clamou com grande voz, assim como ruge o leão; e quando clamou, os sete trovões fizeram soar as suas vozes”.

1.4   Trata ainda sobre os mistérios que Ele encobriu ao conhecimento humano. V.4
“Quando os sete trovões acabaram de soar eu já ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, que dizia: Sela o que os sete trovões falaram, e não o escrevas”.

1.5   Trata sobre a centralidade de Deus no cumprimento da história. V.5
“O anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita ao céu”.

2.      CUMPRIR-SE-Á NO TEMPO DETERMINADO POR DEUS. V.6-7

2.1   Da mesma forma que Deus consumou a obra da criação, Ele cumprirá seu propósito no universo. V.6
“E jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora”.

2.2   Ele cumprirá seu propósito conforme expresso na sua Palavra. V.7
“Mas que nos dias da voz do sétimo anjo, quando este estivesse para tocar a trombeta, se cumpriria o mistério de Deus, como anunciou aos seus servos, os profetas”.

3.      ESTÁ SOB NOSSA RESPONSABILIDADE, FAZER A SUA PROCLAMAÇÃO. V.8-11

3.1   Deus dá a ordem para o servo de Deus se alimentar do seu livro. V.8-9a
“[8] A voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livro que está aberto na mão do anjo que se acha em pé sobre o mar e sobre a terra. [9] E fui ter com o anjo e lhe pedi que me desse o livrinho. Disse-me ele: Toma-o, e come-o [...]”.

3.2   A mensagem nem sempre é agradável quando a recebemos. V.9b
“[...] ele fará amargo o teu ventre [...]”.

3.3   A mensagem que sai da nossa boca deve expressar a doçura de Cristo. V.9c
“[...] mas na tua boca será doce como mel”.

3.4   Deus dá a ordem para que o seu servo obedeça ao chamado. V.10
“Tomei o livrinho da mão do anjo, e o comi; e na minha boca era doce como mel; mas depois que o comi, o meu ventre ficou amargo”.

3.5   O chamado de Deus dura toda a vida do servo de Deus. V.11
“Então me disseram: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas, e reis”.

CONCLUSÃO:
          Nesta mensagem foi apresentada a revelação que o Senhor deseja transmitir à sua igreja, foram trabalhados os seguintes pontos: A revelação é vinda diretamente do céu para a igreja de Cristo; que ela cumpre-se no dia determinado por Deus e que está sob nossa responsabilidade fazer sua proclamação. Temos aceitado o que Deus tem revelado para nós em sua Palavra? Nossa vida tem estado em conformidade com a revelação que Ele já nos deu a conhecer? O que temos feito com esta revelação de amor que o senhor tem nos transmitido temos ficado calados ou passado adiante para os que ainda não conhecem o Senhor? Poderíamos fazer inúmeras perguntas, mas a verdade é que somos desafiados a responder ao que o Senhor já nos mostrou. Que façamos isso em nome de Jesus!

APLICAÇÃO:
“Aquilo que Deus não revelou pertence só a Ele, mas o que Ele revelou, a nós e a nossos filhos” (Dt 29.29).
“Que o Senhor nos ajude a obedecer sua revelação escrita e inspirada por seu Espírito”.

REFERENCIAS
LOPES, Hernandes Dias. Estudos no Livro de Apocalipse. Hagnos, 2011.
SILVA, Severino Pedro da. Apocalipse Versículo por Versículo. São Paulo-SP: CPAD, 2005.
WILCOCK, Michael. A mensagem de Apocalipse : eu vi o céu aberto. 3 ed. São Paulo-SP: ABU, 2003.

Autor: Veronilton Paz da Silva – Presbítero, Missionário e Teólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário