Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de abril de 2014

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 1.12-20


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam


TEXTO: MARCOS 1.12-20
12 E logo o Espírito o impeliu para o deserto, 13 onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás; estava com as feras, mas os anjos o serviam. 14 Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, 15 dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho. 16 Caminhando junto ao mar da Galileia, viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. 17 Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 18 Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. 19 Pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes. 20 E logo os chamou. Deixando eles no barco a seu pai Zebedeu com os empregados, seguiram após Jesus”.

INTRODUÇÃO

Assistindo uma maratona chamada de “Meia Maratona de Boston”, vencida pelo brasileiro Claudinei Quirino que em entrevista ele respondeu a pergunta sobre o porquê dele iniciar tão lenta e só depois ir acelerando, e o mesmo revelou que o seu treinador revelou que se gastar muita energia no início faltará no fim. Terminou dizendo que o bom atleta não é o que inicia rápido, mas o que termina rápido. O importante não é começar bem, mas terminar bem!

O evangelista João Marcos (Marcos) narra o inicio da carreira de um pregador da Galileia chamado Jesus, desde o seu batismo (1.9), passando por tentações (1.12-13), mas sempre pregando o evangelho e preparando outros para o serviço (1.16-20). Jesus cumpriu sua missão até o fim, sendo obediente até a morte e morte de cruz (Fp 2.8), não continuando na cruz, nem na tumba, pois ao terceiro dia voltou a viver (At 10.38-40). O pastor Frans Leonard Schalkwijk disse que a nossa trajetória na vida cristã é a mesma de Jesus, a diferença é que Jesus foi reto sem tropeçar em nada, nós vamos tropeçando, levantando, trombando, até chegar lá. Gostaríamos de falar um pouco sobre nossa carreira cristã, faremos isso tendo como a passagem lida e trabalharemos o tema proposto.

TEMA: CAMINHANDO A TRAJETÓRIA DA VIDA CRISTÃ

1.       NA TRAJETÓRIA DA VIDA CRISTÃ PASSAMOS POR TENTAÇÕES. V.12-13

Existe um ditado que diz: “A vida não é um mar de rosas”, porém, eu vos digo que a vida cristão é um “mar de rosas”, pois em todas as rosas existem os espinhos, se há muitas lutas, lágrimas e tentações na vida cristã, existem inúmeras vitórias que Deus tem nos concedido, é mister que iremos enfrentar tentações na nossa caminhada cristã como Jesus enfrentou. Sobre as tentações de Jesus expostas neste texto, algumas lições precisam ser examinadas:

a)       As tentações que passamos estão dentro de um plano soberano de Deus. V.12
12 E logo o Espírito o impeliu para o deserto”.

A palavra “logo” (Gr. “Euthos”, sig. Imediatamente), ou seja, assim que se batizou foi impelido pelo Espírito Santo para ir ao deserto. Mas, o interessante é que o Espírito Santo o conduziu ao deserto para ser tentado por satanás, conforme Mateus disse: 1 A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo” (Mt 4.1), ou seja, a tentação de Jesus estava dentro de um plano de Deus. As suas lutas, noites em claro e tentações não estão fora do controle de Deus. Tenha paciência, pois Deus está no controle de tudo. Lembre da história de José do Egito que foi traído, vendido como escravo por seus irmãos, chegando lá foi injustiçado por causa da mulher de Potifar, ficou esquecido na cadeia, mas um dia o Faraó teve um sonho e ninguém sabia decifrar, Deus deu a interpretação a José, ele tornou-se governador do Egito e um belo dia os seus irmãos, algozes que o venderam como escravo, quando ele podia vingar-se deles disse que “Deus me enviou adiante de vós”, ou seja, tudo aquilo que José passou, de um modo que não entendemos estava dentro dos planos de Deus, embora Ele não seja autor nem concorde com o pecado, mas tem poder de transformar o mal em bem. A confissão de Fé de Westminster afirmando sobre o pecado diz que: Nossos primeiros pais, seduzidos pela astúcia e tentação de Satanás, pecaram, comendo do fruto proibido. Segundo o seu sábio e santo conselho, foi Deus servido permitir este pecado deles, havendo determinado ordená-lo para a sua própria glória” (CFW, Cap. VI, Parágrafo I), ou seja,  nada na nossa vida acontece por acaso, a mão de Deus está sempre guiando o nosso destino. 

b)       As tentações fazem parte da vida cristã, pois até Jesus passou por elas. V.13a
13 onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás [...]”

O verdadeiro cristão passa por tentações. Ela faz parte da vida normal de todo verdadeiro discípulo de Jesus, pois se somos filhos de Deus, passaremos por momentos que seremos desafiados pelo inimigo para que abandonemos a nossa fé e entremos em uma vida. O próprio Jesus foi tentado em todas as coisas à nossa semelhança, mas não pecou (Hb 4.15), então todo crente é tentado no sentido de desobedecer a Deus, na própria oração do Pai Nosso, há a petição: “E não nos deixes cair em tentação” (Mt 6.13). A tentação é uma sugestão interna ou externa que vem sob o crente para fazê-lo cair e prejudicar seu relacionamento com Deus. É uma tentativa de realizar uma coisa licita de forma ilícita ou pervertida como o sexo, por exemplo. Tentações de Jesus: Primeira, Jesus foi tentado na área das necessidades: 3 Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. 4 Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4.3-4), o tentador lhe disse que se fosse Filho de Deus transformasse as pedras em pão, Jesus disse que não só de pão vivia o homem mas de toda Palavra que saísse da boca de Deus, ou seja, dependa mais do provedor do que da provisão; Segunda,  Na área de segurança: 5 Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo 6 e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. 7 Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus” (Mt 4.5-7), o inimigo queria que Jesus se exibisse jogando-se do pináculo do templo e Deus o guardaria, ele distorceu Salmo 91.11, mas Jesus respondeu que ninguém deveria tentar o Senhor, ou seja, a nossa vida está nas mãos de Deus, mas não devemos expor ela a perigos nem fazer coisas que Deus não ordenou no tocante à vida; Terceira, na área de adoração: 8 Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles 9 e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto” (Mt 4.8-10), o diabo queria receber adoração e culto que somente a Deus é devido, faz promessas mentirosas de quem daria prosperidade e riqueza material a quem o adorasse, Jesus disse que somente ao Senhor deve-se adorar e dar culto, então se entende que quem oferece riqueza e fama a quem o adora não é Deus, mas o diabo, também se infere que qualquer coisa que se colocar no lugar de Deus torna um ídolo e devemos fugir da idolatria. Jesus enfrentou tentações e nós também passaremos!!!

c)       As tentações que enfrentamos, não estamos sozinhos, Deus está conosco. V.13b
“[...] estava com as feras, mas os anjos o serviam.

Não enfrentamos tentações sozinho, pois Deus está conosco. Aqui os anjos serviam (Gr. Diakonia, servir) a Jesus numa demonstração que Jesus não estava sozinhos e nós também não estaremos. Deus nos deu ferramentas para vencer as tentações, vejamos algumas: Primeira, vivendo em vigilância e oração: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação (Mt 26.41), você deve orar e ficar atento nas coisas que acontecem, pois uma proposta pode ser uma seta maligna; Segunda, meditando Palavra de Deus: Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Ef 6.17), a Palavra de Deus é a arma de ataque e de defesa, a Palavra como capacete é uma defesa e como espada é um ataque contra os falsos ensinos; Terceira, confiança na fidelidade de Deus: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (I Co 10.13), Deus é fiel e junto com a tentação nos dará livramento; Quarta, Fugindo do que leva à tentação: “Foge, outrossim, das paixões da mocidade” (II Tm 2.22), você precisa fugir do pecado, não medir forças com a carne, corra daquilo que te afasta de Deus; Quinta, buscando ser cheio do Espírito Santo: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18), se você tiver cheio do Espírito Santo vai estar plenamente satisfeito e não será atraído pela embriaguez do vinho ou por qualquer outra sugestão do pecado, encha-se do Espírito e fique preparado com toda armadura de Deus para vencer o inimigo e suas tentações. Venceremos todas as tentações porque maior é o que está em nós do que o que está no mundo (I Jo 4.4), Ele está conosco! Creia e lute contra o pecado em nome de Jesus!!!

Resumindo: Na trajetória da vida cristã passamos por tentações. Aplicação: As tentações fazem parte de um plano soberano de Deus, fazem parte da vida cristã e, quando as enfrentamos não estamos sozinhos, Deus está conosco. Não desanime ao enfrentar lutas e dificuldades, Deus não saiu do trono continua no controle, nunca espere ter uma vida cristã sem lutas e tentações, elas fazem parte da caminhada aqui neste mundo, porém nós temos nas lutas enfrentadas a presença de Deus constante conosco. Confie no Senhor, Ele tem um escape para você nas tentações que enfrenta. Clame por Ele!

2.       NA TRAJETÓRIA DA VIDA CRISTÃ PRECISAMOS PREGAR O EVANGELHO. V.14-15

Como cristãos devemos pregar o evangelho, anunciar as Boas Novas de Cristo vindo ao mundo para salvar os pecadores. A pregação não é uma opção, mas uma ordem de Deus e deve ser o estilo de vida dos servos de Deus. Jesus soube da morte de João Batista, Jesus não se amedrontou com a atrocidade de Herodes, Ele continua pregando e evangelho de Deus. Sobre a pregação de Jesus enfatizamos três verdades:

a)       A pregação do evangelho é anunciada com movimentação. V.14
14 Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus”.

Jesus estava sempre em movimento, Ele não esperava as pessoas procurar Ele, pelo contrário, ia em busca das pessoas para lhes anunciar o evangelho da graça. A igreja tem estado parada, presa entre quatro paredes, 90% das atividades das igrejas são voltadas para entreter crentes dentro de suas denominações, poucas igrejas se movimentam em busca dos perdidos. Jesus foi para Galileia pregar, mas Ele não foi divulgar qualquer mensagem, foi pregar o evangelho de Deus, falar da grande obra de Deus em favor da humanidade para lhes dar vida eterna. O pastor Jeremias Pereira da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte disse que a missão da Igreja é bem simples: “Para dentro, edificação e para fora evangelização”. A maioria dos crentes nunca levaram uma pessoa a Cristo e nem se esforçam para isso, estão deitados em “Berço Esplendido”, como diz certo cantor: “Com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar”. Saia desta inércia, pregue o evangelho, anuncie Jesus!

Quantas pessoas que estão vivendo uma vida miserável à espera de alguém que lhes anuncie o evangelho.  Conta-se uma história de uma tribo em que havia uma superstição que entrasse no santuário sagrado seria lançado de um despenhadeiro e uma criança chamada Lindik entrou, na sua inocência, naquele lugar e foi arrancada dos braços dos pais para ser lançada do despenhadeiro. Depois chegaram os missionários cristãos e, ao ouvir o evangelho da graça, aquela tribo se converteu, os pais daquela menina vez por outra paravam próximos ao despenhadeiro e diziam: “Porque vocês demoraram tanto a vir? Se vocês tivessem chegado antes, Lindik estaria viva”. Jesus estava sempre em movimento e nós porque estamos parados? Jesus não perdia tempo, estava sempre pregando o evangelho e nós o que estamos esperando? Vamos pregar o evangelho irmãos!

b)       A pregação do evangelho é anunciada com urgência. V.15a
15 dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo [...]”

A pregação do evangelho deve ser feita com urgência porque muitas pessoas estão vivendo perdidamente longe de Cristo. Muitos são os que estão caminhando a passos largos para o inferno. A vida é rápida como um breve pensamento (conto rápido (Sl 90.9), passa e nem se percebe. A aceitação desta mensagem também deve ser feita sem protelação, o Senhor Jesus na sua primeira pregação disse que o tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo [...]” (v.15a), muitos estão sempre adiando a decisão de seguir a Cristo como as pessoas que estão obesas, sabem disso, e prometem iniciar um regime na próxima segunda – feira que nunca chega. Adiar a decisão e seguir a Cristo é uma insensatez, pois você pode ser pego de surpreso como o homem rico que teve sua roça dando-lhe muitos mantimentos, ele pensou em construir celeiros novos e dizer para sua alma viver bem, porque tinha riquezas para muitos anos, o Senhor lhe: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma, o que tens preparado? Para quem será?” (Lc 12.20). A palavra tempo (Gr. Kronos, sig. Tempo limitado), ou seja, houvera chegado a hora de Deus se fazer homem e habitar entre os homens, eles deveriam aproveitar esta oportunidade que Deus lhes dava, o ministério do Messias duraria apenas três anos e meio e eles não sabiam disso da mesma forma que você está tendo a oportunidade agora de buscar a Deus e você não sabe ainda quanto tempo terá esta chance de escutar esta palavra, pois a vida é passageira e a qualquer momento você pode ser chamado para prestar contas a Deus. Estás preparado para isso? Se a resposta for não, se prepare que este dia pode chegar logo.

O comentarista bíblico Dewer M. Mulholland  vai explicar que: “A proclamação de Jesus de que "é chegado o reino de Deus" eclipsa o chamado de João para "preparar o caminho do Senhor". A era dos profetas antigos se encerra com a prisão de João; Aquele que deveria vir já chegou. Em outras palavras, a pregação de João Batista acendeu a expectativa do reino, enquanto que Jesus a torna realidade. Deus invade a história na pessoa de Jesus para redimir aqueles que estavam separados dele” (MULHOLLAND, 1999, p.28), Deus havia decidido visitar pessoalmente a humanidade mediante seu Filho Jesus Cristo para salvar pecadores que estavam vivendo longe Dele. Esta aceitação deveria ser urgente, pois já estava próximo o dia que Ele se manifestaria. Hoje nós também continuamos pregando que você precisa voltar-se para Deus, pois o retorno do Rei está próximo e você precisa estar preparado! Você está preparado para se encontrar com o Senhor e prestar contas a Ele? Se sua resposta é não, hoje ainda renda-se a Cristo e acerte sua vida, pois o dia da prestação de contas se aproxima.

c)       A pregação do evangelho é anunciada com exigência. V. 15b
“[...] arrependei-vos e crede no evangelho”.

O evangelho traz uma realidade bendita da graça de Deus, mas este mesmo evangelho nos faz exigência, por isso que toda “graça” que lhe ensine uma salvação sem necessidade de arrependimento deve ser rejeitada. Dietrich Bonhoefer disse que “o maior inimigo do cristianismo é a graça barata e que esta graça barata é exatamente a pregação do perdão sem arrependimento, é a graça sem discipulado, sem a cruz, sem o Cristo vivo e encarnado”, A salvação segundo as Escrituras é somente pela graça, como Paulo afirma que 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9), mas este mesmo evangelho diz que esta salvação é vista na nossa vida pelos homens através de uma vida de boas obras, como o próprio Paulo afirma: Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10), ou seja, a graça nos leva à pratica de boas obras (obediência), a primeira obra que acontece na vida de alguém que conheceu a Cristo é o arrependimento, pois este é a porta de entrada no Reino de Deus, é o modo de ter os seus pecados perdoados, o reino de Deus havia chegado até os homens e estes deveriam se arrepender para entrar Nele (v.15), a mensagem da igreja ainda deve ser esta, se arrependa dos seus pecados, conforme esta verdade, no dia de Pentecostes, a igreja foi cheia do Espirito Santo, Pedro pregou um inflamado sermão, homens que ouviram, sacudidos pelo Espírito Santo, disseram com os seus corações compungidos, “que faremos irmãos?” (At 2.37), Pedro respondeu dizendo: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38). A mensagem da igreja hoje não pode ser diferente, mas ainda hoje deve ser: ARREPENDA-SE DOS SEUS PECADOS ENQUANTO É TEMPO!!!

Outra exigência que a pregação do evangelho exige é a fé (crença) no evangelho. O verbo crer utilizado nesta passagem vem do grego pisteuete e significa confiar. Crença e fé são palavras sinônimas que indicam uma confiante entrega a Cristo para salvação, entregando em suas mãos o seu passado (ele apaga), o seu presente (Ele lhe guia) e o seu futuro (Ele salva eternamente). Você precisa crer no evangelho, crê em Jesus Cristo para a salvação, Jesus disse: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28), você para crê verdadeiramente em Jesus precisa ter certeza de vida eterna, pois foi o próprio Jesus que afirmou isso, Ele disse que dá a vida eterna (presente) e aqueles que foram salvos verdadeiramente jamais se perderão (futuro), assim sendo, se você não tem certeza de salvação plena e segura para o presente e para o futuro, você não está no Jesus bíblico, mas em jesus fabricado pela sua corrente religiosa. CREIA EM JESUS, ELE TE GARANTE SALVAÇÃO NÃO APENAS AGORA, MAS POR TODA ETERNIDADE!!!

Resumindo: Na trajetória da vida cristã precisamos pregar o evangelho. Aplicação: A igreja para pregar o evangelho deve movimentar-se, pregar com urgência e convidas as pessoas pare tomar uma decisão urgentemente e, precisa trazer a exigência de arrependimento e crença em Jesus. Precisamos ir em busca das pessoas fora da igreja, levar paz aos atormentados, amor aos machucados pela vida e sociedade, temos feito isso? Devemos pregar o evangelho com urgência, pois o inimigo não para, nós devemos pregar com urgência e convidar as pessoas para que urgentemente recebam a Jesus se arrependendo dos seus pecados, bem como depositando a sua fé Nele. Você já se entregou a Cristo, já tem certeza de salvação? Se sua resposta é não, eu tenho uma boa noticia pra você, hoje mesmo podes entregar-te a ao Senhor e o receber como seu único Senhor e Salvador e terás um tesouro no céu. Faça isso!!

3.       NA TRAJETÓRIA DA VIDA CRISTÃ SOMOS DESAFIADOS A ANDAR COM JESUS. VV.16-20

a)       As pessoas que andam com Jesus são ocupadas e chamadas para a mais nobre ocupação que é servi-lo. V.16, 19
16 Caminhando junto ao mar da Galileia, viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. 19 Pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes”.

Jesus viu alguns homens junto ao mar da galileia que pescavam, eram Simão e André, Tiago e João, estes homens eram ocupados com uma empresa de pesca, talvez eles pensassem que Jesus deveria ir em busca de outras pessoas que não tivessem tantos afazeres como eles tinham. As vezes a gente pensa que seguir a Jesus é tarefa para desocupados, mas não é. Jesus chama pessoas ocupadas para a mais nobre ocupação que é servir a Ele. Aqueles homens tinham muitas coisas para fazer, mas uma ocupação era mais urgente seguir Jesus e se ocupar com as questões do Reino de Deus. As Escrituras afirmam: Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). era justamente esta verdade que Jesus queria que estes homens entendessem, servir a Jesus é a mais nobre das ocupações, buscar permear na sociedade os valores do Reino de Deus. Precisamos ter cristãos nas universidades sejam como professores ou alunos divulgando o Reino dos céus ali contra o ateísmo e a falsa caricatura que fazem do cristianismo. Necessitamos de médicos cristãos nos sistemas de saúde para ser ativistas pró vida contra o aborto. É mister a presença de psicólogos cristãos que aconselhem as pessoas dentro de uma perspectiva saudável, levando em conta a ciência e a fé, pois São Tomaz de Aquino dizia que “Fé e razão convergem”.  Ocupe-se em fazer ocupação estratégica para que a cosmovisão cristã ocupe toda a sociedade.

Aqueles homens simples e humildes estavam sendo chamados para sacolejar toda aquela época, eles se tornaram o grupo mais próximo, mais íntimo de Jesus em momentos muito importantes Cristo contou com aqueles homens que, mesmo falhos, se ocuparam em andar com o Senhor Jesus e espalhar as boas novas da salvação em Jesus. André: Foi discípulo de João Batista e seguiu a Jesus (Jo 1.40), quando conheceu a Cristo convidou Pedro para seguir Jesus (Jo 1.41-42), foi um servo de Deus que pouco se sabe sobre sua vida, mas seu nome está arrolado no céu.  Pedro: O homem inconstante entre trancos e barrancos, uma hora confessou que Jesus era o Cristo o Filho de Deus (Mt 16.16), depois disse que Jesus não deveria ir á cruz (Mt 16.22); um instante corta a orelha de um soldado para defender  Jesus (Jo 18.10) e outra hora nega Jesus diante de escravos (Jo 18.26), porém, este homem, depois de restaurado por Cristo e cheio do Espírito Santo foi usado por Deus para pregar e vidas se converter a Jesus (At 2.41). Tiago: Homem valente que, junto com seu irmão João, desejava orar cair fogo do céu e consumir quem não recebesse Jesus (Lc 9.51-56), um dos pilares da Igreja primitiva, queria ocupar lugar de destaque no reino de Deus e foi advertido por Jesus (Mc 10.35-45), foi morto por causa da sua fé pelas mãos assassinas de Herodes por não negar a sua fé em Cristo (At 12.2). João: O discípulo a quem Jesus amava que tinha intimidade com Ele (Jo 13.23), tinha defeitos como os citados acima junto a Tiago, João foi a apóstolo que viu Cristo agonizante na Cruz, sendo humilhado e ensanguentado, viu grandes milagres de Jesus, mas sua maior glória foi ver Cristo vivo e glorificado sentado num  trono de glória, governando a igreja, a história e dizendo a ele que um dia voltaria para consumar o Reino. Estes quatro homens que com suas falhas, mas levaram Jesus a sério, todos eles, com exceção de João, morreram pelo viés do martírio porque não negaram a sua fé naquele que um dia em uma praia disse: “Sigam-me” e eles o seguiram! Leve Jesus a sério, leve sua fé a sério! Divulgue Jesus onde você está!  

b)       As pessoas que andam com Jesus devem levar outras pessoas a Ele. V.17
17 Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”.

O chamado envolve uma dupla missão:

Primeira. Seguir jesus: “Vinde após mim”, traz a ideia de a orientação sobre ser guiado de um mestre, de um líder, então o primeiro passo para servir a Jesus é segui-lo. Jesus vai ensinar sobre isto: 23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. 25 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?” (Lc 9.23-25). Aqui aprendemos algumas lições: Primeira, é preciso querer seguir Jesus, nada é forçado (v.23a); Segunda, é necessário negar a sua vontade para fazer a de Cristo (v.23b); Terceira, é mister morrer para o mundo para seguir a Jesus (v.23c); Quarta, é licito perder a vida que o mundo oferece para ganhar a vida eterna (v.24b; Quinta, é necessário saber que deixar de seguir a Cristo implica em condenação eterna, ser sentenciado à perdição eterna (v.25). Seguir após Cristo está muito acima de se tornar membro de igreja, de ser um evangélico, de ser presbiteriano, ou mesmo reformado, implica seguir a Cristo ainda que isto lhe traga prejuízos humanos, ou mesmo que lhe custe a própria vida. Seguir Jesus é o projeto mais fascinante de vida, é o projeto mais apaixonante que alguém pode ter.

Segunda, levar o evangelho de Cristo aqueles que ainda não o conhecem: e eu vos farei pescadores de homens”, indica que aqueles que conhecem Jesus querem que outros também o conheçam, pregam o evangelho. Você precisa, como cristão, levar o conhecimento de Cristo aqueles que ainda sabem nada sobre Ele, sobre as Escrituras afirmam que: “Esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio” (Rm 15.20), não é tentar pescar em aquário, é pescar no mar (mundo) onde estão muitos que sofrem vivendo uma vida distante de Cristo e da sua salvação. É impossível que a gente creia em Jesus e não tenha desejo ardente de falar sobre Ele. Será que temos mais prazer de falar do nosso Senhor e Salvador ou de coisas passageiras como política, futebol ou questões supérfluas deste vida. Quem segue Jesus fala do seu amor pelas pessoas.

c)       As pessoas que andam com Jesus deixam tudo para servi-lo. V.18, 20
18 Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. 20 E logo os chamou. Deixando eles no barco a seu pai Zebedeu com os empregados, seguiram após Jesus”.

Aqueles discípulos depois de ouvir o chamado de Jesus não pensaram duas vezes, eles abandonaram tudo para seguir a Ele e se tornar os seus discípulos, pois imediatamente vem do grego “euthos” e significa logo ali, na mesma hora. Abandonaram a sua empresa de pesca (v.18), deixaram para trás família (v.20), seus sonhos, projetos humanos ficaram tudo no passado para seguir a Cristo. Detalhe: Aqui está tratando de um chamado específico para seguir a Jesus ministerialmente, mas também se aplica a todos que seguem Jesus. Pois, a partir do momento que o Senhor nos chama para seguir a Ele, nada é mais importante do segui-lo, então a partir do momento que o servimos, tudo que fizermos será para Ele, seja no trabalho, escola, faculdade, família. Assim seremos uma igreja que é desprovida de apegos banais para se apegar a Cristo como a sua jóia de inigualável valor. João Calvino disse: “Eu deixei tudo por Cristo e em cristo eu encontrei tudo”, ou seja, quando você abandona tudo por Jesus, você encontra tudo Nele. O cantor Luiz de Carvalho (saudosa memória) entoava uma canção que dizia: Quem tem Jesus, tem tudo, quem não tem, não tem nada/Mas quem tem Jesus Cristo, no céu já tem morada/Quem tem Jesus tem vida, que não se acabará/Mas quem não tem Jesus, no céu não entrará/Quem ama este mundo lá no céu não tem nada/Mas quem tem Jesus cristo, no céu já tem morada/As riquezas do mundo só traz tribulação/Faz ficar orgulhoso e não tem salvação/No céu há um tesouro que Jesus tem pra dar/A quem deixar o mundo e a ele se entregar”. Se o homem se entregar a Cristo, receber a Jesus como seu único Senhor e Salvador, Ele recebe tudo que precisa. Você já tem a Jesus Cristo como seu Único Senhor e Salvador? Já tem certeza de salvação? Se você responde não, precisas entregar a vida a Cristo e recebê-lo como seu único Senhor e salvador. Faça isso hoje, agora! Em Nome de Jesus!!!

Resumindo: Na trajetória da vida cristã somos chamados andar com Jesus. Aplicação: Somos chamados para a mais nobre ocupação que é servi-lo, levar outras pessoas e Cristo e deixar tudo para servir a Ele. Coloque Cristo como a principal de todas as suas ocupações e perceberás que seu coração será totalmente preenchido por Ele, serás plenamente feliz. Se pertencemos a Cristo devemos ter prazer de compartilhar seu amor com outros. Temos feito isso? Abandone tudo para seguir Cristo, sonhos, ilusões, prazeres, deixe tudo para trás e siga Jesus, Nele receberás tudo que precisas. Faça isso urgente!!!

AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário