Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de abril de 2014


ESTUDANDO OS EVANGELHOS – MATEUS CAP. 9

Autor: Veronilton Paz da Silva

INTRODUÇÃO
          Continuamos a estudar no evangelho de Mateus as ações Jesus em favor das pessoas e novamente houve curas, libertação, ensino, pregação e Jesus sempre fazendo o bem às pessoas como Ele faz em todo o seu ministério terreno. Convidamos todos vocês a continuar esta aventura que é buscar aplicações práticas neste ministério maravilhoso que é o de Jesus. Continuando o tema anterior, vamos a esta aventura:

TEMA: A AÇÃO DE JESUS NA VIDA DO SER HUMANO (CONTINUAÇÃO)

1.       O QUE APRENDEMOS NA AÇÃO DE JESUS AO CURAR O PARALÍTICO DE CAFARNAUM? (1-8).

a)       Jesus entrou na sua própria cidade e lhe trouxeram um ______________________ deitado num _________. Jesus vendo-lhes a _______, perdoou os ______________ do _____________________. O perdão de pecados acontece quando temos fé em Cristo. Você já tem essa fé? Já se entregou a Jesus? (Mt 9.1-2).

b)       Mas alguns _____________ diziam que ele ______________, porque só ________ podia perdoar pecados. Jesus estava provando para aqueles homens que Ele é Deus (Mt 9.3; Lc 5.21).

c)       Jesus conhecendo –lhes os _________________, disse que eles cogitavam o _________ no ______________ e para provar que não estava apenas falando sobre o perdão dos pecados, mas que tinha poder para curar disse _______________, _________ ___ ______ ___________ e _______ _______ _______ __________. O paralítico _______________, partiu para sua ____________.Jesus estava nos ensinando que Ele tem poder para curar nossas doenças, se Ele quiser, Ele faz (Mt 9.4-7).

d)       As multidões que presenciaram a _________ do ________________ glorificaram a ________ pela ______________ que deu aos ___________. Quando vemos as ações maravilhosas de Deus, precisamos glorificar a Ele por nos dá saúde (Mt 9.8).

2.       QUAIS AS LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER NA AÇÃO DE JESUS AO CHAMAR MATEUS PARA O SEGUIR? (9-13).

a)       Jesus viu alguém sentado na __________ chamado Mateus, Jesus disse-lhe: ___________. E ele se _____________, e o _____________. Podemos aprender aqui que Jesus não nos chama para sermos desocupados, mas para a maior das ocupações que é servir a Ele. Ainda aprendemos que ele exige de nós uma decisão, e esta decisão deve ser rápida, não podemos ficar adiando a hora de servir Jesus, pois amanhã pode ser muito tarde (Mt 9.9).

b)       Jesus foi para casa de __________ e ali comia com ___________ e ______________ e com seus ________________. Jesus está em busca de pecadores que queiram segui-lo, não importa quais os seus pecados, na hora que se aceita Jesus Ele apaga os nossos pecados. Você deseja seguir Jesus? (Mt 9.10).

c)       Um grupo de pessoas que não gostavam de Jesus chamados de ___________ reclamavam porque Jesus comia com ______________ e _______________. Eles se achavam sem pecados, o que é mentira, pois todos pecaram (Rm 3.23), você reconhece que é pecador? (Mt 9.11).

d)       Jesus disse que os _____ não precisam de ___________ , e sim os _____________, que Ele quer _____________ e não ______________. Disse ainda que não veio chamar ___________, e sim _____________ ao _________________. Jesus nos ensina que se somos pecadores precisamos Dele para nos salvar, que Ele usa de misericórdia conosco e nos convida a nos arrependermos dos nossos pecados e atendermos ao seu chamado. Você já atendeu ao chamado de Jesus? (Mt 9.12-13).

3.       O QUE PODEMOS REFLETIR NA AÇÃO DE JESUS AO REFLETIR SOBRE O JEJUM? (14-19)

a)       O que Jesus quis dizer quando respondeu sobre a ausência de jejum dos seus discípulos, dizendo que não podem estar tristes os convidados enquanto, mas quando o noivo fosse tirado jejuariam? (Mt 9.14-15) _________________
________________________________________________________________________________________________

b)       O que Jesus queria transmitir quando respondeu que não se põe remendo de pano novo em veste velha e vinho novo em odres velhos? (Mt 9.16-17) ________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________

4.       QUE ENSINOS PODEMOS APRENDER NA AÇÃO DE JESUS AO CURAR A FILHA DE JAIRO? (18, 23-26)

a)       Um ________ chamado Jairo se __________________ de Jesus e o ______________, depois pediu a Ele que fosse a sua casa para impor a mão sobre sua filha que havia ______________ para que ela tornar-se a _____________. Para conhecermos a Cristo precisamos nos aproximarmos de Jesus e adorá-lo, Jairo antes de receber qualquer milagre adorou a Jesus. Temos adorado a Jesus? (Mt 9.18).

b)       Jesus chegou na casa de jairo e encontrou os tocadores de __________ e o povo em __________, quando disse que a menina não estava ___________, mas __________, eles __________ Dele. Muitas pessoas não confiam na palavra de Jesus e vivem uma vida longe de Deus. Você confia nas palavras de Jesus? Descansa nas suas promessas? (Mt 9.23-24).

c)       Jesus entrou na casa e tomou a ___________ pela ___________, ela se _____________ e a fama deste _______________ correu por toda aquela terra. Jesus sempre traz vida para os que se aproximam Dele. Quando conhecemos a Cristo e recebemos a vida que só Ele no dá não devemos ficar calados, Jairo espalhou a notícia por toda aquela terra (Mt 9.25-26)

5.       QUAIS AS REFLEXÕES RETIRADAS DA CURA DA MULHER QUE TINHA O FLUXO DE SANGUE? (19-22)

a)       Jesus e seus discípulos foram andando e uma ___________ que padecia durante ______ anos de uma ___________ e veio por trás Dele e tocou na __________ da sua _________. Muitas pessoas tocaram em Jesus, pois Ele estava em uma multidão, mas o importante não era tocar somente Nele, mas tocá-lo com fé, será que aquela mulher tocou Nele com fé? (Mt 9.19, 20).

b)       Aquela mulher _______ em Jesus, pois dizia consigo mesma: _____ _____ ___________ ____ _______ ___ __________, ficarei _______. Aquela mulher teve algo muito importante ao se aproximar de Jesus chamada fé, pois sem fé ninguém agrada a Deus (Hb 11.6), somente por meio da fé nos aproximamos de Cristo. Você já tem essa fé em Jesus? (Mt 9.21).

c)       Jesus voltando-se para aquela mulher disse: ____ ______ ______________, _____, ______ ____ ______ ____ ___________, desde aquele instante a mulher ficou sã. As palavras de Jesus para aquela mulher foram palavras de incentivo à vida e de salvação. Você deseja receber de Jesus palavras de salvação? Se entregue a Cristo e você receberá dele a vida eterna (Mt 9.22).

6.       QUAIS AS EXPERIENCIAS ADQUIRIDAS NA AÇÃO DE JESUS AO CURAR OS DOIS CEGOS? (27-31)

a)       Quando Jesus partiu da casa de Jairo ele foi seguido por ______ ___________ que diziam: ______ ______________ de _______, filho de ________. Estes homens cegos estavam seguindo a pessoa certa, somente Jesus poderia ajudar eles, ainda clamaram por sua ajuda e reconheceram que Ele era o Rei divino que viria da linhagem de Davi para salvar o seu povo, segundo os profetas. Temos reconhecido que Jesus é o Cristo enviado por Deus para salvar a nossa vida? (Mt 9.27).

b)       Quando os cegos se aproximaram Jesus perguntou se eles se eles ______           que Ele poderia _____ ______, ou seja curar eles, eles responderam que _______ e Jesus disse que seria feito conforme a _____ deles e os __________ deles se ____________. Jesus nos dá responsabilidades, ele quer que sejamos pessoas que confiem Nele. Temos confiado em Jesus? (Mt 9.28-30).

c)       Aqueles homens ___________ a fama de ___________ por toda aquela terra. Muitas vezes nós não temos coragem de divulgar, declarar, confessar nossa fé em Cristo, mas se eu creio em Cristo, outras pessoas precisam saber (Mt 9.31)

7.       QUE TEMAS IMPORTANTES PODEMOS INFERIR NA LIBERTAÇÃO DO MUDO ENDEMONINHADO? (32-34)

a)       Jesus mais uma vez liberta alguém do poder do mal, libertando um ________ _________________. Jesus tem todo o poder sobre as forças do inimigo. Nenhum demônio por mais forte que seja é páreo para o nome de Jesus (Mt 9.32, 33).

b)       As ___________ se maravilhavam, dizendo: ___________se _____ tal coisa em __________. Aquelas pessoas ficaram maravilhadas com as obras que Jesus fazia libertando pessoas, nós como reagimos quando vimos alguém que vivia oprimido liberto, ficamos maravilhados ou descrentes?

c)       Havia ali um grupo bem conhecido chamado ______________, eles disseram que Jesus expulsava demônios pelo ______________ dos ______________. Eles além de não gostarem de Jesus o acusam de está com demônios, isto é a demonstração de um coração duro e incrédulo. Você crê que os milagres de Jesus eram com o poder dos céus? (Mt 9.34)

8.       QUAIS OS ASSUNTOS IMPORTANTES QUE APRENDEMOS SOBRE AS AÇÕES DE JESUS EM SEU MINISTÉRIO? (35-38)

a)       Jesus percorria as ___________ e ________________ fazendo o bem as pessoas. Seu ministério era composto de três ações em favor das pessoas que eram _______________, ________________ e _________________. Jesus leva ensino de Deus para as pessoas, curas para suas mazelas e pregando o evangelho do reino. Como você tem feito, tem ido em busca das pessoas, trazido cura para suas doenças do corpo e da alma? (Mt 9.35).

b)       Jesus se ___________ das __________________, pois estavam _____________ e ______________ como ovelhas sem _____________. Precisamos ter compaixão das pessoas, pois nós não podemos como cristãos ignorar o sofrimento alheio. Temos feito isso? (Mt 9.36).

c)       Jesus diz para os seus discípulos que a __________, na verdade, é ______________, mas os _________________ são ______________. Ou seja, poucas pessoas estão se dispondo para trabalhar para o Senhor, que nós possamos trabalhar mais para o Senhor (Mt 9.37).

d)       Jesus agora dá a receita para que aumentem o número de trabalhadores na sua seara que é ___________ ao ___________ da seara para que ele envie mais ________________ para sua seara. É impossível fazer a obra de Deus sem oração, precisamos orar para que o Senhor desperte mais vidas para servi-lo (Mt 9.38).

CONCLUSÃO:
          Vimos nesta mensagem a continuação da mensagem anterior sobre a ação de Jesus em favor das pessoas e vimos que Ele tem poder para perdoar pecados, após vimos no chamado de Mateus que Jesus chama pecadores para o seguir; a seguir vimos um pouco sobre o jejum e a necessidade da igreja jejuar durante o seu tempo aqui e com um novo relacionamento com Deus; na ressurreição da filha de Jairo vimos que precisamos adorar, confiar e falar sobre Jesus; na cura da mulher do fluxo de sangue vimos que precisamos tocar em Jesus (ir até Ele) com fé, confiar Nele e Ele traz salvação para nós; na cura dos dois cegos vimos que eles reconheceram a autoridade de Jesus, confiaram Nele e divulgaram sobre Ele; na libertação de um mudo endemoninhado constatamos que Ele tem poder sobre todos os poderes do mal, que precisamos ficar maravilhados com o que Jesus faz e que não devemos ter coração duro como os fariseus; por ultimo sobre as ações de Jesus em seu ministério vimos que Ele ia em busca as pessoas com compaixão e que nos precisamos orar ao Senhor por mais trabalhadores para sua obra.

APLICAÇÃO:
Leitura: “Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E desde aquela hora a mulher ficou sã” (Mt 9.22).
Musica: Deixa Deus te ajudar (Ad Souto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário