Total de visualizações de página

sábado, 5 de abril de 2014

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 1.1-6

TEXTO: MARCOS 1.1-6

 “1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2 Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar o teu caminho; 3 voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; 4 assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados. 5 E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. 6 Ora, João usava uma veste de pêlos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre”.

TEMA: CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO EVANGELHO

1.       É CENTRALIZADO NA PESSOA DE JESUS. V.1-3

Jesus é o Centro do evangelho, Ele é o personagem principal desta história de amor que culmina na salvação do pecador. Jesus é o maior nome da história, muitas histórias são contadas tendo muitos personagens, mas se você for no lugar onde foram sepultados vai ver a epigrafe: “Aqui jazem os restos mortais de Confúcio, Alan Kardec, Karl Marx, John Lennon, etc”. Porém, há um personagem que a cruz que o pregaram está vazia, o tumulo onde o sepultaram está vazio, porém, o trono do céu está ocupado, pois ressuscitou para todo o sempre. Este homem é o centro da pregação do verdadeiro evangelho. Algumas lições que podemos extrair desta sua centralidade são:

a)       Jesus é o centro porque tem autoridade divina. V.1
“Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”.

A palavra princípio (Gr.  “Archē”, significa início), ou seja, Jesus é o início do evangelho, pois na eternidade, antes do homem pecar, o plano de Deus para salvar a humanidade passava pela obra de Cristo como João informa em Apocalipse que o cordeiro foi  morto desde antes da fundação do mundo (Ap 13.8), depois do homem pecar, as Escrituras afirmam Jesus como a semente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15), todas as pessoas do Antigo Testamento foram salvas pela graça do Senhor (At 15.11). As Escrituras afirmam que não há salvação fora de Cristo, pois não há outro nome pelo qual possamos clamar e ser salvos (At 4.12), Pois Jesus é o princípio da evangelho da salvação! Nunca haverá salvação sem ser por Cristo. Fora Dele não há salvação! Ele tem autoridade divina para salvar, pois somente por meio Dele temos salvação, pois somente Ele tem autoridade para salvar, pois é o princípio, Não há salvação antes Dele nascer nem depois sem que seja por meio Dele. Creia Nele!!! Entregue-se a Ele Hoje!!!

O termo evangelho (Gr. “euangelious”, Sig. Noticia boa e alegre). Jesus é a melhor notícia que podemos receber, Ele é a notícia boa que nos traz salvação, que nos traz alegria completa, por isso que o crente não sente falta das alegrias passageiras que o mundo oferece. Jesus traz alegria real, traz uma alegria que as circunstâncias não podem nos tirar. Jesus é o evangelho, Ele é alegria, paz, que faz a nossa alma viver em constante louvor, como uma canção que diz: Vivo alegre e feliz com Jesus/A Minh ‘alma só vive a cantar/Minha vida não é mais aquela/Porque Cristo entrou no meu lar”. Se sua alma está angustiada, desesperada, sem paz interior, venha Para Jesus e receba paz, alegria e salvação.

O nome de nosso Senhor Jesus Cristo (Gr. “Iēsou”, Sig. Yawé salva; “Christou”, sig. Ungido), isto quer dizer que Jesus é o Deus salvador, portanto o seu nome revela sua identidade salvadora, Ele tem poder para salvar o mais miserável dos pecadores. Nele há copiosa redenção. Cristo indica que ELE é o ungido de Deus para salvar a humanidade. O termo ungido vem do Velho Testamento, sendo o ato de ungir profetas, sacerdotes e reis, portanto, Jesus é o nosso profeta, pois falou a Palavra e continua ainda hoje levando a sua Palavra através dos pregadores. Cristo também é nosso perfeito sacerdote pois ofereceu o mais perfeito dos sacrifícios por nós (Hb 1.3), porém ressuscitou e está à direita do Pai intercedendo por nós (Hb 7.25; Rm 8.34). Ele é o nosso Rei porque nos conquistou para Ele pelo seu sangue e nos ajuda a vencer nossos inimigos.

As Escrituras também afirmam que Jesus é o Filho de Deus que quer dizer isso? Alguns respondem a isto dizendo que Jesus sendo filho não é Deus, mas menor do Deus e abaixo de Deus. Mas, vejamos o que as Escrituras afirmam, pois João narrando uma discussão de Jesus com religiosos disse “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (Jo 5.18), ou seja, quando as Escrituras afirmam que Jesus é Filho de Deus está dizendo que Ele é igual a Deus ou simplesmente que Ele é Deus. Noutra passagem em que novamente Jesus afirma ser Filho de Deus os judeus o acusavam de blasfêmia, vejamos o que eles disseram: Disse-lhes Jesus: “Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais? Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo” (Jo 10.32-33). Jesus é o centro do evangelho porque Ele tem autoridade divina para salvar. Aleluia!!!

b)       Jesus é o centro porque é o tema principal das Escrituras. V.2
“Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar o teu caminho”.

O tema principal das Escrituras, inclusive do Antigo Testamento é a pessoa de Jesus, podemos verificar isto no termo “Conforme está escrito no profeta Isaías”, ou seja, as escrituras testificam sobre Jesus (Jo 5.39), Cristo presente em cada livro do Antigo Testamento, iremos resumir isso da seguinte forma: Genesis: A semente da mulher, arca da salvação, o descendente de Abraão, Melquisedeque o Rei de justiça e paz que não tem princípio de dias nem fim de existência; Êxodo: Libertador do seu povo da escravidão para uma nova terra; o tabernáculo, o cordeiro da pascoa; Levítico: Cristo é o centro do culto, todos os sacrifício apontavam para o culto, o Sumo – Sacerdote perfeito que penetrou os céus; Números: Ele é a nuvem durante o dia e a coluna de fogo á noite; Deuteronômio: Ele é a cidade de refúgio onde o pecador encontra abrigo; Josué: Ele é o tecido vermelho na janela de Raabe que salvou a sua vida; Juízes: Ele é o justo juiz; Rute: Ele é o resgatador fiel da sua noiva, a igreja; I e II Samuel: Ele é o profeta confiável; I e II Reis e Crônicas: Ele é o Rei Soberano; Esdras: Ele é o nosso fiel escriba que escreve a nossa história; Neemias: Ele é o reconstrutor de tudo que o inimigo destruiu em nossa vida; Ester: Ele é o nosso vigia fiel que nos protege dos inimigos; : Ele é o redentor que vive para sempre; Salmos: Ele é motivo do meu cântico; Proverbios e Eclesiastes: Ele é a nossa divina sabedoria; Cantares: Ele é o amado da nossa alma; Isaias: Ele é o servo que sofre no lugar do seu povo: Jeremias e Lamentação: Ele é a razão da minha esperança, é o estancar do meu choro; Ezequiel: Ele é quem me dá coração novo, vida nova e me enche do Espírito Santo; Daniel: Ele é o Deus presente com os seus servos, seja na fornalha, cova dos leões ou quaisquer aflições; Oséias: Ele é o esposo sempre fiel a sua noiva (igreja); Joel: Ele é quem derrama sobre nós o Espírito Santo; Amós: Ele leva os nossos fardos e nos traz alivio; Obadias: Ele é o nosso bendito salvador; Jonas: Ele é o missionário fiel que leva a Palavra ao mundo; Miqueias: Ele é o mensageiro dos pés formosos, é o guia que apascenta o seu povo; Naum: Ele é o vingador do seu povo; Habacuque: Ele é tão puro de olhos que não pode ver o mal, é quem traz avivamento para obra e alegria ao coração; Sofonias: Ele é ´poderoso para salvar; Ageu: Ele é o segundo templo mais glorioso, é a restauração da herança perdida em Adão; Zacarias: Ele é a fonte da nossa vitória; Malaquias: Ele é o Sol da justiça que traz salvação nas suas asas”. Cristo está presente em cada lugar do Antigo Testamento, por isso que o pregador batista inglês Charles Haddon Spurgeon disse que “cada passagem do Antigo Testamento tem um caminho que nos leva a Cristo”. Creia nas Escrituras, pois elas falam sobre Jesus!

c)       Jesus é o centro e se serve de homens para anunciar para anunciar sobre Ele. V.3
“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”.

Jesus é um Rei Divino e todo rei antes da sua chegada em determinado lugar, havia um cerimonial de preparação para o recebimento daquela pessoa revestida de majestade, Jesus se serviu de homens para preparar este cerimonial. No Antigo Testamento Moisés já falava de outro profeta que seria levantado e deveria ser ouvido, os profetas anunciavam que Ele viria o Deus se tornaria um de nós e nasceria de uma virgem (Is 7.14), que nasceria na menor cidade de Judá (Mq 5.2), depois é dito que seria  enviado um profeta como precursor Dele (Is 40.3). Jesus continua se servindo de homens para anunciar a sua Palavra, não espere um anjo vir anunciar o evangelho, pois quem precisa anunciar este bendito evangelho sou eu e você. Paulo diz que pregação o evangelho é uma obrigação de cada um de nós e aí de nós se não pregar o evangelho (I Co 9.16). Qual o seu maior prazer, compartilhar a vitória do seu time de futebol, do seu politico ou proclamar as boas novas do evangelho de Cristo? Jesus quer te usar meu irmão para ganhar almas, então abandone a preguiça. Comodismo e pregue este evangelho para honra e glória do Senhor!

2.       VISA TRANSFORMAÇÃO DA VIDA. V.4-5

a)       A Transformação da vida é acompanhada de arrependimento. V.4
“Assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados”.

O termo batismo de arrependimento era um ritual de purificação que identificava o remanescente fiel de Israel que serviria ao Messias, ou seja, receber o batismo de João era dizer que cria na vinda do Messias, pois passam-se 400 anos desde a última profecia do Antigo Testamento, até que João Batista surge, numa região  desértica, bradando a plenos pulmões: “Arrependei-vos porque está próximo o Reino dos Céus” (Mt 3.2), multidões se aproximavam uns quebrantados outros por religiosidade. Aos quebrantados Ele dizia mudem de vida, dividam o que vocês possuem com quem nada tem, Aos publicanos diziam sejam honestos nos seus negócios, não cobrem mais do que devem, aos soldados disse não maltratem ninguém injustamente, não recebam propina, somente o seu salário, não aceitem denuncia falsa (Lc 3.10-14). Aos religiosos que não queriam mudar de vida dizia: “Raça de víboras (serpentes), quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Lc 3.7-8). Este último profeta foi João Batista, a voz que clamava no deserto, aquele que preparou o caminho do senhor e endireitou as veredas, convidando o povo ao arrependimento para que recebessem o Rei. Jesus sempre se serviu de homens para levar a sua mensagem!!!

Semelhante a João Batista estamos convidando você para voltar-se para o Rei, Ele voltará, por isso que nossa mensagem para você é esta: “Arrependa-se, pois Cristo está próximo de voltar”. Os sinais da sua vinda se manifestam a cada dia com maior intensidade, e a qualquer momento os céus irão se abrir, ouvir-se-á a voz da trombeta celeste e o Rei surgirá com poder e muita glória para levar a sua igreja. Ainda há tempo, volte-se para Deus, abandone os seus pecados. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Arrependa-se!!!

b)       A transformação da vida é acompanhada de mudança de atitude. V.5a
“E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém [...]”

Os moradores da Judeia e Jerusalém saíram das suas casas e foram até onde João estava, eles tomaram uma decisão de acreditar nas palavras de João Batista de que viria logo o Messias, houve neles uma mudança de atitude, movimentaram-se em direção ao servo de Deus para ouvir a Palavra. Deus requer uma ação do ser humano, saia deste buraco que você entrou, se levante que Ele tem mudança, transformação para fazer na sua vida. Tem uma canção do Presbitero Jeronimo Gusmão que diz: “Dê um passo pra Jesus, Ele quer te salvar”. Faça como fizeram os habitantes da Judeia e Jerusalém, abandone toda confiança em si mesmo, para ouvir a verdade sobre Jesus. Ninguém ou nada pode fazer alguma coisa por você, somente Jesus pode transformar a sua vida velha em uma nova criatura e garantir um lugar no céu ao lado Dele. Experimente Jesus como aquelas pessoas fizeram e sua vida nunca mais será a mesma!!!

c)       A transformação da vida é acompanhada de confissão e abandono do pecado. V.5b
“[...] e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados”.

Aquelas pessoas eram batizadas no Rio Jordão e confessavam os seus pecados. Elas estavam se identificando com Cristo quando se batizavam e ao confessar os seus pecados elas estavam atestando que o que estavam fazendo era para valer, estavam abandonando todo o pecado. O Grupo Sal da terra entoa um cântico que trata sobre isso, cito aqui um trecho: “Quando Cristo abracei, dei de mão para o pecado, vida velha eu deixei, por Jesus fui transformado”. Eles estavam confessando os seus pecados, mas também abandonando a velha vida pregressa. Quando Cristo encontrou-se com a mulher adúltera, ele perguntou a ela onde estavam seus acusadores que queriam apedrejar, ela respondeu que ninguém a condenou, Jesus deu uma resposta formidável dizendo: “Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais” (Jo 8.11). Não adianta você reconhecer que é pecador se não decidir abandonar o pecado, pois a transformação acontece na vida não de quem confessa o pecado, mas de quem abandona o pecado, sobre esta verdade, no livro de Provérbios atesta que “o que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28.13). Abandone o pecado, somente assim sua vida será transformada pelo Senhor!

3.       FOI ENTREGUE POR DEUS A PESSOAS HUMILDES. V.6
6 Ora, João usava uma veste de pêlos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre”.

João Batista era filho de Zacarias e Isabel (Lc 3.2), o pai era sacerdote (Lc 1.5), ele poderia seguir o ministério do pai e ter algumas benesses, mas ele quis ser fiel ao chamado de Deus para ser profeta. Um homem humilde que foi considerado por Cristo como o maior entre os nascidos de mulher (Mt 11.11), porém, seus hábitos denotavam que ele era um humilde servo de Deus, como examinamos a seguir.

a)       João Batista iniciou seu ministério no deserto um lugar sem conforto. V.4
“Assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados”.

João não pregava na cidade, mas no deserto, um lugar inóspito, sem nenhum conforto, além de tudo era distante do perímetro urbano. Ele iniciou seu ministério bradando naquele lugar sem atrativo algum, com um calor insuportável. A humildade do profeta foi vista até no lugar que escolheu, não quis ter um local limpo, iluminado e com acústica agradável, mas em um lugar cheio de poeira, ele iniciou sua pregação. As pessoas foram atraídas para ir ouvir a sua pregação, porque Ele não dependeu de si, mas de Deus. Não é o lugar que atrai pessoas para o evangelho, o próprio Deus atrai pecadores para ouvir a palavra e converter-se a Cristo. Não dependa dos confortos humanos para pregar a palavra, dependa de Deus. O próprio Deus é quem acrescenta os salvos à igreja (At 2.47). Faça como João Batista dependa de Deus para pregar o evangelho e não das coisas externas!

b)       João Batista usava vestimentas simples. V.6a
6 Ora, João usava uma veste de pêlos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre”.

O profeta João Batista não usava roupas que eram comuns nas grifes da época. Os sacerdotes da sua época seguiam um elitismo, com roupas cheias de pompa, as classes religiosas da época gostavam de ostentar roupas caríssimas, João rompeu com tudo isso, se vestiu com uma roupa simples. O pastor Forrest Keener disse “as vestimentas de João Batista eram vestes comuns para pobres usar”, ou seja, Ele se vestiu simples. Eu fico preocupado quando vejo pessoas da igreja se aproximam e valorizam pessoas pela aparência, sem se preocupar com a piedade e a vida com Deus. Temos a mesma responsabilidade de João Batista de sermos simples, humildes de não querer impor as pessoas um padrão de vestuário ou de vida para que assim a admiremos. Não queira viver de aparência! Viva a simplicidade da vida. Quando você vai falar de Cristo para alguém, ela não será aceita por Ele pelo que ela tem, mas pelo que ela se tornou ao recebê-lo como seu Senhor e salvador.

c)       João Batista se alimentava de modo simples. V.6b
6 Ora, João usava uma veste de pêlos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre”.

João Batista tinha uma alimentação simples, sobre isso Hernandes Dias Lopes falou que “João Batista não era homem dado aos finos banquetes. Viveu longe dos holofotes. Era homem de hábitos simples. Ele alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Gafanhotos eram considerados alimentos limpos para os judeus (Lv 11.22)” LOPES, 2006, p.19). Havia muitas formas de alimentação mais refinadas, João Batista preferiu alimentar-se de uma forma mais humilde, sobre William Barclay disse que “a dieta de João era uma das mais simples da época”. O modo de vida daquele profeta era um grito contra os poderosos da sua sociedade que menosprezavam os que nada tinham. Alimentar-se de gafanhotos e mel silvestre era uma forma de dizer, eu não quero me conformar a cultura dos homens, quero ser uma contracultura ao mundo para que Cristo seja visto na minha vida. Você é uma pessoa humilde?

CONCLUSÃO:
Vimos que o verdadeiro evangelho é centralizado na pessoa de Jesus, visa transformação da vida e, foi entregue por Deus a pessoas humildes. Qual nossa reação ao conhecer este evangelho santo? Aceitação ou rejeição?

APLICAÇÃO:
Crentes: Sua vida é centralizada na pessoa de Jesus? Sua vida foi transformada? Você é uma pessoa humilde? Se você percebe que sua vida não está centralizada em Cristo, que falta transformação e humildade, precisas agora mesmo quebrantar-se diante do Deus Todo-Poderoso. Faça isso agora!
Não crentes: Você tem certeza que se partisse daqui agora iria morar eternamente no céu com Jesus? Se falta a certeza de vida eterna precisas entregar a vida a Cristo e crê no verdadeiro evangelho. Quer fazer isso agora?

Autor: Pr. Veronilton Paz da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário