Total de visualizações de página

domingo, 6 de abril de 2014

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 1.7-11


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MARCOS 1.7-11
“[7] E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de, inclinando-me, desatar a correia das alparcas. [8] Eu vos batizei em água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo. [9] E aconteceu naqueles dias que veio Jesus de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão. [10] E logo, quando saía da água, viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele; [11] e ouviu-se dos céus esta voz: Tu és meu Filho amado; em ti me comprazo.

EXÓRDIO:
          Um testemunho é algo que alguém relata sobre outra pessoa. O testemunho pode ser bom ou mal, pois depende de quem fala ou de quem se está falando. O senador Cristóvão Buarque dizia em um dos seus discurso que o testemunho da população brasileira é que ela está abandonada com uma saúde e educação das piores do mundo. Então, testemunhar é falar sobre algo ou alguém. Temos testemunhado sobre Jesus?

NARRAÇÃO:
          Este evangelho foi escrito por João Marcos ou como conhecemos “Marcos”, ele tinha um propósito de testemunhar de Cristo e contar como outros testificaram sobre Ele. Neste trecho ele está falando do testemunho de um homem chamado João Batista, no qual este testifica que Jesus é de fato o messias prometido por Deus. O testemunho dado sobre alguém relata a relação que se tem com esta pessoa. Eu gostaria de lançar um questionamento sobre o porquê de falarmos sobre Jesus, faremos isso baseados no tema abaixo:

TEMA: PORQUE PRECISAMOS TESTEMUNHAR SOBRE JESUS?

1.       PORQUE ELE É SUPERIOR A TUDO QUE FAZEMOS PARA ELE. V.7
“E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de, inclinando-me, desatar a correia das alparcatas”.

1.1      Jesus é Deus, sendo assim superior a nós e a nossas obras.
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1).
“Estas coisas disse Isaías, porque viu a sua glória, e dele falou” (Jo 12.41)
“Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (Jo 5.18)
“[...] e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Is 9.6b).

1.2      Jesus é criador do universo e tudo que existe nele, sendo superior aos mesmos.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1.3).
“Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele” (Cl 1.16).

1.3      Jesus tem o governo de tudo em suas mãos, sustentando todas as coisas.
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros [...]” (Is 9.6a)
“Sendo ele o resplendor da sua glória e a expressão exata do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder [...]” (Hb 1.3a).

2.       PORQUE ELE DERRAMA O ESPÍRITO SANTO SOBRE SUA IGREJA. V.8
“Eu vos batizei em água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo. [9] E aconteceu naqueles dias que veio Jesus de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão”.

2.1      Jesus derrama o Espírito Santo como água em quem está sedento Dele.
“Porque derramarei água sobre o sedento, e correntes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre a tua descendência” (Is 44.3).
“Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias” (At 1.5)

2.2      Jesus derrama o Espírito Santo para que sua igreja proclame o evangelho.
“[17] Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: [18] O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, [19] e para proclamar o ano aceitável do Senhor” (Lc 4.17-19)

2.3      Jesus derrama o Espírito Santo para o aperfeiçoamento da Igreja.
[7] Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo. [11] E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, [12] tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.7, 11, 12)

3.       PORQUE ELE É O ÚNICO MEIO DE NOS ACHEGARMOS A DEUS. V.9-11

3.1     Jesus identificou-se com a nossa humanidade. V.9
“E aconteceu naqueles dias que veio Jesus de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão”.

3.2     Jesus abriu os céus para nós. V.10
“E logo, quando saía da água, viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele”.

3.3     Jesus é o modo de agradarmos a Deus de maneira perfeita. V.11
“E ouviu-se dos céus esta voz: Tu és meu Filho amado; em ti me comprazo”.

CONCLUSÃO:
          Vimos nesta mensagem sobre o porquê de darmos testemunho de Cristo, sugerimos que se deve dar testemunho Dele porque é superior a nós e tudo que fazemos para ele; porque derrama seu Espírito sobre sua igreja e; porque Ele é o único meio de nos achegarmos a Deus. Temos testemunhado de Cristo verdadeiramente? Nossas palavras e nossas ações testemunham sobre Jesus?

APLICAÇÃO:

Leitura: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (At 1.8).
Que possamos ser testemunhas de Cristo, falando sobre o seu amor e vivendo nEle. Amém

Autor: Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário