Total de visualizações de página

domingo, 27 de abril de 2014

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM MARCOS 1.29-31


TEXTO: MARCOS 1.29-31
 “29 Em seguida, saiu da sinagoga e foi a casa de Simão e André com Tiago e João. 30 A sogra de Simão estava de cama com febre, e logo lhe falaram a respeito dela. 31 Então Jesus, chegando-se e tomando-a pela mão, a levantou; e a febre a deixou, e ela passou a servi-los”.

INTRODUÇÃO
Necessidade é tudo aquilo que precisa ser suprido, seja em qualquer área da vida, há sempre necessidades que precisam ser sanadas, você possui muitas necessidades, mas a maior necessidade que temos é de Deus, pois somente Ele supre plenamente nossas necessidades. Marcos visa apresentar as boas-novas sobre Jesus a um público gentio de Roma, foi escrito por volta de 62-69 d.C. e tinha como finalidade revelar que Jesus era o messias esperado, o Filho de Deus e queria estender estas boas novas aos gentios. Neste trecho trata da cura da sogra de Pedro. Marcos está narrando a preocupação de Jesus com as necessidades das pessoas, Ele não fechava os ouvidos para eles, pelo contrário, trazia a solução. Sobre esta verdade iremos trazer algumas lições, tendo como base o tema exposto a seguir.

TEMA: JESUS, A SOLUÇÃO PARA OS NECESSITADOS.

1. JESUS ESTÁ SEMPRE DISPONÍVEL PARA SOCORRER QUEM PRECISA. V.29, 30
29 Em seguida, saiu da sinagoga e foi a casa de Simão e André com Tiago e João. 30 A sogra de Simão estava de cama com febre, e logo lhe falaram a respeito dela”.

Jesus havia chamado Simão, André, Tiago e João para segui-lo (Mc 1.16-20), certamente eles estavam com ele na sinagoga e viram ele expulsar o demônio do homem (Mc 1.21-28), agora ele na sua agenda não tinha reuniões com pessoas poderosas, tinha marcado uma visita à casa de dois homens simples como Simão e André para socorrer a sogra de Pedro (Mc 1.29-31), Ele estava disponível para os necessitados, sobre esta verdade, algumas lições nos saltam aos olhos, as quais são:

a) Ele utiliza um dia de descanso para ir socorrer os aflitos. V.29-30a

Jesus ao sair da sinagoga poderia ter ido descansar, mas buscou socorrer os necessitados, como o texto afirma: 29 Em seguida, saiu da sinagoga e foi a casa de Simão e André com Tiago e João. 30 A sogra de Simão estava de cama com febre, e logo lhe falaram a respeito dela”(vv.29,30). Como afirma William Barclay: “Jesus nunca esteve demasiado cansado para ajudar as pessoas. A necessidade delas era mais importante do que seu próprio desejo de descanso. Ele foi à sinagoga de manhã, ensinou e libertou e, agora, vai à casa de Pedro para curar sua sogra. Na sinagoga, o milagre foi público, na casa de Pedro, longe dos holofotes. Ele não precisava de público para fazer uso do seu poder”, Ele estava sempre em busca de pessoas necessitadas, Ele nunca estava indisponível para o grito dos aflitos, o cantor Nelson Ned, de saudosa memória, tinha uma canção que dizia: “Quem é este que ouve o clamor dos aflito, Ele atende seu grito”, Ele não tem hora marcada, ouve e atende os necessitados, entende a sua mão ao que precisa, Ele saiu de um lugar onde expulsou um demônio e vai em outro curar uma pessoa doente, ou seja, necessitada de cura. Jesus nos direciona sempre para irmos onde há necessitados. O evangelho deve chegar em todos os lugares, em todos eles há pessoas que carecem de Jesus. Jesus não descansou, trocou o descanso pela obra de Deus. O missionário muitas vezes fica extenuado, devido ao cansaço de fazer a obra, pois Ele está indo em busca de pessoas necessitadas de Jesus. Pessoas carecendo de ouvir o evangelho é o que não falta, pois em todo lugar tem pecador precisando de perdão. Jesus foi ao encontro de uma pessoa necessitada e devemos fazer o mesmo!

b) Ele utiliza homens para rogar em favor dos necessitados. V.30b

Algumas pessoas clamam a Jesus em favor dos necessitados, como atesta o texto: “e logo lhe falaram a respeito dela” (v.30b), eles rogaram a Jesus que a curasse (Lc 4.38), viram a libertação que Ele fez na sinagoga, agora queriam que ele curasse e lhe rogaram a cura dela, o mundo precisa das orações do povo de Deus, pois é uma recomendação das escrituras orar, vejamos: Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz” (Jr 29.7), a nossa cidade e o nosso país precisam das nossas orações, os governantes são meros seres humanos necessitados de uma intervenção divina para que dê certo. Warren Wiersbe nos alerta “o cristão não deve ter Jesus somente na igreja, mas para onde quer que esteja pode contar com Ele para aliviar seus fardos”. Ore por você, mas ore também pelos necessitados para que Deus supra as suas carências, rogue a Deus pelas pessoas que estão com COVID - 19, pelos médicos, enfermeiros, policiais que estão correndo riscos. Clame ao Senhor e peça que os abençoe! Quanto tempo você ora por outras pessoas?

c) Ele utiliza os impossíveis aos homens para torná-los possíveis. Lc 4.39

Aquela febre estava mantendo ela acamada, ardendo em febre (Mt 8.14), conforme os estudiosos aquela doença, mui provavelmente seria uma malária, que era muito comum naquela região, era algo impossível para a medicina daquele período de tempo, mas Jesus chegou e: “Inclinando-se ele para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou; e logo se levantou, passando a servi-los” (Lc 4.39), para ele tanto faz qual o problema, Ele pode resolver tudo, sobre isso William Hendriksen afirma que “a febre, ventos, as ondas, as tempestades, nada disso fazia diferença para Jesus. Ele exercia completo controle sobre tudo isso”, Jesus faz que os impossíveis se tornem fatos realizados, devemos confiar Nele e depositar as nossas necessidades, medos e ansiedades nesta época de pandemia nas mãos do Senhor. Ele tem todo poder e, querendo Ele, age imediatamente, como fez com a sogra de Pedro. Jesus é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente (Hb 13.8), sua ação continua a mesma ainda hoje, pode fazer com que as lutas que nos afligem deixem de existir ou mesmo, pode nos fazer passar por elas cantando louvores a Deus. Busquemos Nele a solução para a nossa vida, Ele cuida de cada um de nós, derrama sobre nós sua graça cuidadora e pode nos socorrer mesmo em meio aos maiores problemas. Confiemos no Senhor pois, além de poderoso, é gracioso, tem prazer de abençoar e cuidar de nós!

2. JESUS TEM CONTATO PRÓXIMO COM AS PESSOAS NECESSITADAS. V.31abcd
“Então Jesus, chegando-se e tomando-a pela mão, a levantou; e a febre a deixou [...]”

Jesus não tinha as exigências de muitos líderes religiosos da época que não queriam se misturar às pessoas, Ele tocava e se deixava tocar pelas pessoas. Ele ministrava sua graça e poder na vida delas. Ele ministrava ensinando, libertando e agora curando, algumas verdades serão enfatizadas:

a) Jesus chega-se para perto da pessoa. V.31

Aqui na passagem Marcos narra que Jesus não ficou de longe, Ele se aproximou da sogra de Pedro, como bem define a passagem: “Então Jesus, chegando-se [...]” (v.31a), Ele se aproxima das pessoas, mesmo que elas estejam desprezadas das demais pessoas. Muitos pastores visitam somente suas ovelhas ricas e abastadas, aqui Jesus visitou dois de seus discípulos que eram pescadores (v.29), uma profissão que não tinha status social, ali se aproxima de uma pessoa com uma doença um tipo de febre comum em regiões de lago ou pântano e que estava “ardendo em febre” (Mt 8.14), William Hendriksen afirma que “isto indica que era uma febre não comum, mas algum tipo de febre mortal daquela época e região, uma espécie de malária”. Jesus se aproximou dela, também se aproxima de nós com as nossas doenças da alma, pois temos algo pior do que uma febre, que é o pecado, e Jesus se aproxima de nós. Ele quer estar perto do homem, deseja mudar a vida do ser humano. Ele não é um Deus distante como afirma o “Evolucionismo Teista”, mas sempre presente conosco!

b) Jesus toma a pessoa pela mão. V.31b

Jesus tomou a sogra de Pedro pela mão, pois o texto afirma que “tomando-a pela mão” (v.31b), ou seja, devido a febre ela não conseguia se levantar sozinha, todos sabemos que a febre desidrata, desanima e nos deixa sem querer levantar-se, então Jesus tomando ela pela mão a levantou. Max Lucado comenta que “embora este texto seja literal, podemos extrair lições para nossas vidas, pois sozinhos os problemas nos sucumbem, precisamos de alguém mais forte para nos levantar e tirar da situação em que estamos, para nos colocar em uma nova situação”. Jesus toma pecadores caídos pela mão, os levanta, coloca eles em uma situação diferente da que eles estavam antes. Isto é mérito do Senhor, Ele é quem faz. Philip Yancey fala que “a mão de Deus toma pessoas, tira de um lugar inseguro, lava, e as coloca em um lugar de segurança”. Jesus pode hoje te tomar pela mão e te dar certeza de salvação, trazer paz para o teu coração, sentido para a tua vida e alegria para a tua alma.

c) Jesus levanta quem os homens não podiam. V.31c

A passagem continua dizendo que Jesus “a levantou” (v.31c), nenhum daqueles homens poderiam fazer isso, pois a febre alta a impedia de levantar-se. Quem sabe eles a tentaram reanimar e não conseguiram. Jesus conseguiu levantá-la e ela instantaneamente ficou sã. Os homens criam muitas coisas para tentar levantar o ser humano, agora existe o coaching buscando fazer o homem se sentir seguro, forte, capaz, mas isto são artimanhas que se mantem por algum tempo, depois saem da moda. Jesus permanece o mesmo, Ele está disposto a levantar os caídos, dar-lhes uma nova perspectiva, esperança. Jesus é especialista em levantar caídos e fazer deles uso para demonstrar a sua glória. Jesus levantou a sogra de Pedro literalmente, Ele pode te levantar espiritualmente hoje e fazer de ti uma nova pessoa, com uma nova vida e um novo coração, basta que você reconheça que está caído, que não pode levantar-se sozinho e a Ele suplicar por socorro, O salmista disse que o Senhor o tirou de um lamaçal e o colocou em uma rocha, pois nele um cântico de louvor ao Senhor (Sl 40.2-3). Ele pode fazer o mesmo por nós!

d) Jesus traz a cura que a pessoa necessita. V.31d

Jesus trouxe a cura para ela imediatamente confirmado pela partícula do versículo que diz: “e a febre a deixou [...]”, os sintomas sumiram, Jesus não usou palavras de hipnose como eram usadas por charlatões, ele a curou literalmente. Marcos já havia apresentado Jesus como quem tem autoridade quando ensina, sobre os demônios e agora define Ele com autoridade sobre as doenças e moléstias. A febre a deixou. Adoph Pohl afirma que “ali tinha muitos casos de malária em Cafarnaum que era uma febre mortal, mui provavelmente a sogra de Pedro estava acometida dela”, Jesus trouxe a cura instantânea para um mal que os homens não podiam remediar. Jesus pode aliviar os males que afligem a nossa alma, que nenhum ser humano pode resolver. Devemos depositar tudo o que nos aflige nas mãos de Jesus, entregar a Ele, o apostolo Pedro diz em outra passagem: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, pois Ele tem cuidado de vós” (I Pe 5.7). A sogra de Pedro necessitava daquela cura, Jesus foi no foco da sua necessidade, Ele conhece todas as nossas necessidades, sabe tudo que precisamos, eu vi uma frase no facebook que dizia: “Aquilo que Deus não me deu é porque não necessito, quando necessitar, Ele me dará”. Confiemos no Senhor e esperemos Nele, pois Ele supre as nossas necessidades, como o salmista expressou: “Eu sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim” (Sl 40.17). Ouse colocar as suas necessidades diante Dele, Ele cuida de ti e supre todas as tuas carências.

3. JESUS É SERVIDO POR TODO AQUELE QUE FOI TOCADO E CURADO POR ELE. V.31e
“[...] e ela passou a servi-los”.

a) Ela passou a servi-lo ministerialmente: “E ela passou a servi-los (v.31)

Há palavras utilizadas para definir o que é servir como “doulos”, ‘leitorgea”, mas o termo usado aqui vem do grego diaconya e significa ministrar um serviço, aquela mulher serviu a Cristo ministerialmente, ou seja, tudo que ela fazia era pra Jesus que estava fazendo. João Calvino era favorável ao engajamento feminino na igreja que é um ministério muito abençoado, mas não à ordenação feminina como presbítera ou pastora, pois são cargos eminentemente masculinos. A mulher pode se envolver com a igreja, mas não com autoridade de homem. Aquela mulher serviu a Cristo e tantas outras também o fizeram. Os judeus jogavam as mulheres para fora e Jesus as chamava para dentro. Gloria Deus pela vida das mulheres da nossa igreja, pela Nossa SAF que tanto tem abençoado a IPB. Tudo que fazemos para Cristo é uma ministração, isto se estende a toda nossa vida, Calvino dizia que “tudo que fazemos é culto a Deus”, Aquela serva de Deus estava ministrando um serviço sagrado ao Senhor e nós também somos ministros do Senhor. Todo cristão ministra ao Senhor com os dons que recebeu Dele. Como está a sua ministração ao Senhor no trabalho, escola, sociedade?

b) Ela passou a servi-los imediatamente: “Inclinando-se ele para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou; e logo se levantou, passando a servi-los” (Lc 4.39).

Ela passou a servia a Cristo imediatamente, pois logo vem do grego “euthos” e significa imediatamente. Ela não esperou fazer um curso para servir, tão logo foi curada e pôde levantar-se, já o serviu. Muitos cristãos tiveram sua vida restaurada por Jesus, foram libertos dos pecados, opressões que os afligiam e esquecidos disso passam anos e anos sem lembrar de servir ao Senhor com a sua mão-de-obra, suas finanças, sua influência em favor do Reino de Deus. A sogra de Pedro não perdeu tempo, sobre isso Hernandes Dias Lopes diz que “quando a febre a deixou, os sintomas da febre desapareceram, ela imediatamente se levantou e passou a servi-los”, Ela não esperou, não adiou, nem ficou pensando se valia a pena, ela logo passou a servi-lo, porque SERVIR A JESUS VALE MUITO A PENA!!! Busque fazer tudo para Jesus urgentemente, há muito trabalho e muita gente está de braços cruzados, descruza estes braços, pois O TEU SENHOR MORREU DE BRAÇOS ABERTOS!!! Esta mulher deu exemplo para muita gente, servindo a Cristo tão logo Ele a deu condições de fazer. O Senhor já te deu condições de servir a Ele, não espere mais tempo para evangelizar, abre a sua boca e Deus te encherá (Sl 81.10), Ele vai te usar, pois não chama capacitados, Ele capacita os que Ele chama. Disponha seu coração para estudar a Bíblia e Deus te usará poderosamente! Disponha-se para servir ao Senhor! O que está esperando?

CONCLUSÃO:
Nesta mensagem vimos que Jesus é a solução para os necessitados, examinamos que:
Primeira, Jesus está sempre disponível para socorrer quem precisa: utiliza um dia de descanso para ir socorrer os aflitos, homens para rogar em favor dos necessitados e, utiliza os impossíveis aos homens para torná-los possíveis. Aplicação: Você abre mão do seu tempo para ir à busca de ajudar pessoas aflitas? Tem orado pelas suas necessidades e dos outros? Tem confiado em Jesus quando tudo parece impossível? Busque encontrar tempo na sua agenda para ajudar pessoas, Ore, busque a Deus e confie Nele, Dele vem a solução para as nossas necessidades.
Segunda, Jesus tem contato próximo com as pessoas necessitadas: Ele chega-se para perto da pessoa, toma a pessoa pela mão, levanta quem os homens não podiam e traz a cura que a pessoa necessita. Aplicação: Devemos entender que Jesus está próximo de nós e nós devemos também buscar nos aproximarmos de quem precisa para atender-lhes, Jesus nos toma pela mão e nos levanta, para que possamos dar a mão a quem está caído e ajuda-lo a levantar-se, Jesus curou nossas necessidades para que sejamos canal de cura e benção para as pessoas, temos agido assim?
Terceira, Jesus é servido por todo aquele que foi tocado e curado por ele: A sogra de Pedro passou a servi-lo ministerialmente e imediatamente. Aplicação: Aquela mulher depois de curada passou a servir a Jesus com tudo que tinha, e ela não adiou a sua decisão. Você já tem certeza da sua salvação? Tem plena convicção de que se partisse daqui hoje iria morar no céu com Jesus? Se você não tem esta certeza imite a sogra de Pedro e passe a servir a Cristo a partir deste instante. Entregue-se ao Senhor Jesus hoje, receba-o como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador. Quer fazer isso agora?

REFERENCIAS

BARCLAY, William. Comentário de Marcos. Buenos Aires – Argentina: Editora La Aurora, 1974

HENDRIKSEN, William, Comentário do Novo Testamento: Marcos. 1 ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2002

LOPES, HERNANDES DIAS. Marcos, o Evangelho dos Milagres. 1 ed. São Paulo: Hagnos, 2008.

LUCADO, Max. Lições de Vida – Marcos. 1 ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2014

WIERSBE, Warren. Comentário do Novo Testamento: Marcos. Wheaton, Illinois, 1994.

YANCEY, Philip. Maravilhosa Graça. 3 ed. São Paulo: Editora Vida, 2001

AUTOR: Pr. Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário