Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de abril de 2014

ESTUDANDO OS EVANGELHOS – MATESU CAP. 8



INTRODUÇÃO:
          O evangelho de Mateus foi escrito para narrar a vida de Jesus e sua obra aos judeus, para provar que Ele era o Cristo. Para isto narrou varias ações de Cristo nas pessoas, seja curando, dominando as forças da natureza ou libertando pessoas do poder do diabo. Tentamos trazer algumas lições destes eventos para nossas vidas expostas abaixo:

TEMA: A AÇÃO DE JESUS NA VIDA DO SER HUMANO

1.       O QUE JESUS NOS ENSINA NA AÇÃO DA CURA DO LEPROSO? (1-4)

a)       Jesus caminhava seguido por ___________ _________________. Um leproso se aproximou e o __________________ disse: ___________, se _____________, _____________ ________________ me. Ou seja, quando estamos em adoração ao Senhor, reconhecemos sua vontade. Ele faz tudo segundo sua vontade (Mt 8.1-2).

b)      Jesus estendeu sua mão, _______________, tocou-lhe, dizendo: __________, __________ ____________. ________________ o homem ficou limpo da sua lepra. Jesus deseja tocar em nós, Ele deseja nos purificar do nosso pecado como fez com aquele leproso. Você já recebeu o toque de Jesus? (Mt 8.3)

c)       Jesus ordenou ao leproso purificado que fosse se apresentar ao ________________ e oferecer sua oferta para servir de ______________ ao povo. Jesus estava orientando que aquele homem que foi tocado e limpo por ele fosse para a igreja da época, apresentar-se ao líder da época, ou seja, devemos participar da igreja e testemunhar sobre Jesus (Mt 8.4).

2.       O QUE JESUS NOS ENSINA NA AÇÃO DA CURA DO CRIADO DO CENTURIÃO? (5-13)

a)       Jesus em Cafarnaum foi procurado por um _______________ Ele reconheceu Jesus como ___________ ao contar o drama do seu __________ que sofria _____________. Ou Seja, para se aproximar de Jesus é preciso reconhecer Ele como Senhor da nossa vida (Mt 8.5-6).

b)      Jesus disse que iria curar o seu criado. O Centurião disse ______ _______ ________ ____ _______ _________ ____ ________ ___________, ele ainda creu que só com uma ___________ Jesus curaria o criado doente, pois da forma como ele que dava ordens aos seus _____________ e eles obedeciam. Precisamos confiar na Palavra de Jesus, pois ela tem poder para nos abençoar (Mt 8.7-9).

c)       Jesus disse que nem mesmo em Israel achou ____ como a daquele homem e que muitas pessoas viriam do _____________ e do __________ e se _________ à mesa com Abraão, _________ e Jacó (no céu). Ao passo que muitos filhos do reino (Israel) seriam lançados nas ___________ onde haverá __________ e ranger de dentes. Ele ainda disse ao centurião que tudo seria feito conforme sua ______. Ou seja, para agradarmos a Deus precisamos ter fé (confiança) Nele e não apenas conhecer ELE (Mt 8.10-13).

3.       O QUE JESUS NOS ENSINA NA AÇÃO DA CURA DA SOGRA DE PEDRO E DE OUTRAS PESSOAS? (14-17)

a)       Jesus chegou na casa de Pedro e cursou sua __________ que estava __________ e ________ em ___________. Jesus cura doenças, precisamos confiar no seu agir e não ficar desesperados (8.14).

b)      A sogra de Pedro depois que foi curada passou a __________ . Ou seja, Jesus nos deu uma saúde perfeita e devemos usar ela para servi-lo (Mt 8.15).

c)       Jesus curou muitos expulsou ___________ através da sua __________________. (Quando estamos debaixo da proteção de Deus o diabo não pode nos tocar (Mt 8.16; I Jo 5.18, 19).

d)      Jesus curou também muitos ______________ para se cumprir o que disse o _______________, que Ele tomou sobre si as __________________ e as nossas ____________. Jesus pode curar ainda hoje, no entanto, ele pode usar um médico, uma enfermeira, uma erva, mas quem cura é Jesus. (Mt 8.17).

4.       O QUE JESUS NOS ENSINA NA AÇÃO DE POR A PROVA QUEM DESEJA SEGUI-LO? (18-22).

a)       Jesus vendo muita gente ordenou que passassem para a outra _______________. Aproximando-se um _________ disse que queria seguir Jesus por onde quer que Ele fosse, mas Jesus disse que as _____________ tem seus ___________ as ________ do céu têm ___________, mas o Filho do Homem não tem onde _______________ a ________________. Jesus estava dizendo que para ser discípulo podemos muitas vezes encontrar desconforto. Jesus não nos promete uma vida de conforto ou de riqueza, mas de paz interior e salvação (Mt 8.18-20).

b)      Outro discípulo disse que queria segui-lo, mas precisava primeiro sepultar seu ________, Jesus disse que ele deveria deixar os ______________ sepultar os seus próprios ___________, ele deveria _________ Jesus. Jesus estava falando contra a desculpa daquele jovem que queria esperar seu pai morrer para primeiro seguir Jesus,  Ele fala para nós que não devemos ficar presos por causa de pessoas que não têm compromisso com Deus, mas que estão mortos em pecados. Não devemos adiar o momento de seguir Jesus, pois amanhã pode ser tarde (8.21-22).

5.       O QUE JESUS NOS ENSINA NA  SUA AÇÃO DURANTE A TEMPESTADE? (23-17)

a)       Jesus estava no barco com seus ___________, sobreveio uma grande _________________, entretanto Jesus _______________. O Senhor dormindo transmite paz, pois com Jesus no barco da nossa vida tudo vai muito bem. Jesus nos convida a descansar Nele, mesmo na tempestade (Mt 8.23-24).

b)      Os discípulos acordaram ___________, clamando: ___________, ____________ _____! _______________. Jesus pergunta o porque de serem _____________ de ______________ _______. Depois ele repreendeu os _________ e o ______________ e fez-se grande __________________. Eles estavam assustados, pensaram que já estavam perdidos, quando disseram “perecemos!”, ou seja, estamos perdidos. Jesus estava ali para livrá-los, deveriam esperar o socorro do Senhor, pois Ele tem poder para acalmar nossas tempestades (Mt 8. 25-26, Sl 121.1-2).

c)       Aqueles homens se maravilharam dizendo _______ ___ _________ ________ _________ __________ __________ ___ _____ ________ _______________. Aqueles homens ficaram admirados, pois somente Deus teria o poder sobre as forças da natureza, este trecho mostra que Jesus é Deus e que nossas tempestades com Ele terão um fim (Mt 8.27).

6.        O QUE JESUS NOS ENSINA NA AÇÃO DA CURA DE DOIS ENDEMONHINHADOS GADARENOS? (28-34)

a)       Tendo Jesus chegado a outra margem, a terra dos _________________, vieram ao seu encontro _____ ____________________, eles saíram dentre os ________________, e ninguém podia passar  por aquele _________________. As pessoas que estão fora da aliança com Cristo estão entregues ao agir do diabo. Você já tem uma aliança com o Senhor? (Mt 8.28).

b)      Os demônios ao encontrarem Jesus gritaram: ___ _________ ____________, ___ _______ ___ ___________! ________ aqui __________________ antes do tempo? Jesus é o Filho de Deus e até os demônios sabem disso! E Você já recebeu Jesus, o Filho de Deus, em tua vida? (Mt 8.29).

c)       Jesus expulsou aqueles demônios dos dois homens e eles entraram nos porcos, por que Jesus permitiu que eles entrassem nos porcos? (Mt 8.30-33; Mc 5.16. 17)

(       ) Os donos dos porcos valorizavam mais os porcos do que os seres humanos.

(       ) Deus não se preocupa com os animais.

(       ) Porque comer carne de porco é pecado.

d)      Qual foi a reação dos outros homens ao verem os endemoninhados libertos? (Mc 5.14-17; Lc 8.3) _________
_____________________________________________________________________________________________

e)       Qual foi a reação dos homens que foram antes endemoninhados e agora estavam libertos? (Mc 5.18-20; Lc 8.38-39) __________________________________________________________________________________

f)        Qual seria a sua reação diante de um fato como este? ____________________________________________

CONCLUSÃO:
         Esta mensagem apresentou algumas lições sobre algumas ações feitas por Jesus. A primeira ação foi cura foi de um leproso e aprendemos que Deus faz tudo conforme sua vontade; a segunda foi a cura do criado de um centurião e nos ficou de lição a fé daquele homem em Deus; a terceira ação de Jesus foi a cura da sogra de Pedro e de outras pessoas e refletimos que se Deus nos deu saúde é para que o sirvamos; a quarta ação de Jesus foi Jesus colocar a prova os seus seguidores, aprendemos que Ele não nos oferece uma vida só de conforto e que não podemos adiar muito o dia de segui-lo, pois amanhã pode ser muito tarde; a quinta ação de Jesus foi afastar uma tempestade e aprendemos que Ele é Deus que tem poder sobre a natureza e as nossas tempestades podem ter um fim Nele; a sexta ação de Jesus foi a libertação de dois endemoninhados e aprendemos que pessoas são mais importantes que coisas e que quando somos libertos pelo Senhor devemos anunciar as suas maravilhas. Qual a sua reação diante destas ações de Jesus vai querer distância Dele ou se aproximar Dele?

APLICAÇÃO:
Leitura: “Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros [...]” (Tg 4.8a)
Cântico: Ao findar o Labor desta vida (Cristiano Borges)
Oração: Todos os presentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário