Total de visualizações de página

domingo, 21 de maio de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO NO SALMO 17

TEXTO: SALMO 17
1 Ouve, SENHOR, a causa justa, atende ao meu clamor, dá ouvidos à minha oração, que procede de lábios não fraudulentos. 2 Baixe de tua presença o julgamento a meu respeito; os teus olhos vêem com eqüidade. 3 Sondas-me o coração, de noite me visitas, provas-me no fogo e iniqüidade nenhuma encontras em mim; a minha boca não transgride. Quanto às ações dos homens, pela palavra dos teus lábios, eu me tenho guardado dos caminhos do violento. 5 Os meus passos se afizeram às tuas veredas, os meus pés não resvalaram. 6 Eu te invoco, ó Deus, pois tu me respondes; inclina-me os ouvidos e acode às minhas palavras. 7 Mostra as maravilhas da tua bondade, ó Salvador dos que à tua destra buscam refúgio dos que se levantam contra eles. 8 Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas, 9 dos perversos que me oprimem, inimigos que me assediam de morte. 10 Insensíveis, cerram o coração, falam com lábios insolentes; 11 andam agora cercando os nossos passos e fixam em nós os olhos para nos deitar por terra. 12 Parecem-se com o leão, ávido por sua presa, ou o leãozinho, que espreita de emboscada. 13 Levanta-te, SENHOR, defronta-os, arrasa-os; livra do ímpio a minha alma com a tua espada, 14 com a tua mão, SENHOR, dos homens mundanos, cujo quinhão é desta vida e cujo ventre tu enches dos teus tesouros; os quais se fartam de filhos e o que lhes sobra deixam aos seus pequeninos. 15 Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança”.

INTRODUÇÃO
A Bíblia afirma que nós devemos fazer tudo para a glória de Deus (I Co 10.31), na oração não é diferente, devemos orar dentro da vontade de Deus, se assim fizermos, o buscando segundo sua vontade, Ele nos ouve (I Jo 5.14), assim sendo nossa oração precisa ter a vontade de Deus como o centro da nossa vida. Este salmo é um outro salmo de lamento que busca refugio no Senhor. A autoria é dada a Davi, ele estava sendo atacado por falsos homens (v.10), assim o servo de Deus decide deixar que Deus o defenda (v.13), o resultado é que ele finaliza com alegria esperançosa (v.15), vamos aprender algumas lições com este salmo a partir do tema abaixo.

 TEMA: O PEDIDO DE UM HOMEM QUE ESTÁ NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS.

1.     É UMA ORAÇÃO POR JUSTIÇA. V.1-2

1.1  O Senhor ouve a oração do justo de maneira certa. V.1a
1 Ouve, SENHOR, a causa justa, atende ao meu clamor [...]”

1.2  O Senhor ouve a oração do justo que é sincero. V.1b
[...] dá ouvidos à minha oração, que procede de lábios não fraudulentos.

1.3  O Senhor ouve a oração do justo por meio da sua onisciência. V.2

a)     Ele julga o que está no coração do seu servo. V.2a
2 Baixe de tua presença o julgamento a meu respeito [...]”

b)     Ele vê o que está dentro do coração do seu servo. V.2b
“[...] os teus olhos vêem com eqüidade”.

2.     É UMA ORAÇÃO EM BUSCA DE SANTIDADE. V.3-5

2.1  Ele pede que o Senhor faça um diagnostico do seu coração. V.3

a)     Pede que o Senhor sonde o seu coração. V.3a
3 Sondas-me o coração [...]”

b)     Pede que o Senhor o visite de maneira especial. V.3b
“[...] de noite me visitas [...]”

c)     Pede que o Senhor o prove para ver se não há iniqüidade. V.3c
“[...] provas-me no fogo e iniqüidade nenhuma encontras em mim; a minha boca não transgride”.

2.2  Ele busca se afastar do mal que pode prejudicar o seu coração. V.4, 5

a)     Pede que Deus o afaste da violência. V.4
Quanto às ações dos homens, pela palavra dos teus lábios, eu me tenho guardado dos caminhos do violento”.

b)     Pede que Deus o afaste da inconstância. V.5
5 Os meus passos se afizeram às tuas veredas, os meus pés não resvalaram”.

3.     É UMA ORAÇÃO DE FORMA CONFIANTE NO SENHOR. V.6-15

3.1  O servo de Deus reconhece que Deus responde orações. V.6
6 Eu te invoco, ó Deus, pois tu me respondes; inclina-me os ouvidos e acode às minhas palavras”.

3.2  O servo de Deus reconhece que Deus protege os que lhe pertencem. V.7-14

a)     Deus protege os seus servos por causa da sua bondade. V.7
7 Mostra as maravilhas da tua bondade, ó Salvador dos que à tua destra buscam refúgio dos que se levantam contra eles”.

b)     Deus protege os seus servos com um cuidado especial. V.8
8 Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas”.

c)     Deus protege os seus servos dos seus inimigos. V.9-12
9 dos perversos que me oprimem, inimigos que me assediam de morte. 10 Insensíveis, cerram o coração, falam com lábios insolentes; 11 andam agora cercando os nossos passos e fixam em nós os olhos para nos deitar por terra. 12 Parecem-se com o leão, ávido por sua presa, ou o leãozinho, que espreita de emboscada”.

d)     Deus protege os seus servos com sua mão poderosa. V.13-14
13 Levanta-te, SENHOR, defronta-os, arrasa-os; livra do ímpio a minha alma com a tua espada, 14 com a tua mão, SENHOR, dos homens mundanos, cujo quinhão é desta vida e cujo ventre tu enches dos teus tesouros; os quais se fartam de filhos e o que lhes sobra deixam aos seus pequeninos”.

3.3  O servo de Deus reconhece que Deus concede salvação eterna a quem serve a Ele. V.15

a)     Ser salvo é para quem Deus justifica. V.15a
15 Eu, porém, na justiça [...]”

b)     Ser salvo é contemplar a face do Senhor. V.15b
[...] contemplarei a tua face [...]”

c)     Ser salvo é tornar-se semelhante a Cristo. V.15c
“[...] quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança”.

CONCLUSÃO

O salmista Davi deixou registradas neste salmo algumas lições sobre a oração, tendo a vontade de Deus como centro, que foram extraídas por esta mensagem, as quais foram: Primeira, É uma Oração por Justiça : Deus ouve o justo de maneira certa, quando é sincero e, por meio da sua onisciência. Segunda, É uma Oração em Busca de Santidade: Pede que o Senhor diagnostique seu coração, e busca se afastar do mal que prejudica seu coração. Terceira, É uma Oração de Forma Confiante no Senhor: Reconhece que o Senhor responde, protege e salva eternamente os que lhe servem. Temos orado tendo Deus como centro da sua vida? Nossa oração tem sido por justiça, para esperarmos em Deus? estamos buscando santidade? Confiamos no Deus que estamos orando? Se assim é, Deus seja glorificado; mas se há algo que precisamos mudar façamos isto agora. Em Nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário